segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital

"Uso das tecnologias na escola e o papel do educador diante dessa nova realidade".Como tal ferramenta, pode afetar e modificar as relações entre alunos e professores?

76 comentários:

  1. O uso de novas tecnologias de comunicação provoca mudanças no contexto educacional. As práticas pedagógicas hoje, não podem ser vistas sem a presença do mundo virtual, portanto o educador deve buscar de forma criativa meios que possibilitem a melhoria do seu papel em sala de aula e que ele seja um mediador de conhecimntos.

    ResponderExcluir
  2. O uso das tecnologias em sala de aula vai modificar a relação entre alunos e professores.Tal ferramenta possibilitará um número maior de informações disponíveis onde o papel do professor será o de direcionar,procurando se adequar aos novos tempos.

    ResponderExcluir
  3. O uso da tecnologia ainda é um desafio,tanto para os alunos como para os professores.Com as possibilidades que a tecnologia proporciona espera-se que haja uma integração maior entre aluno,professor e escola.

    ResponderExcluir
  4. Há uma grande expectativa quanto ao uso das tecnologias na escola.

    Espero que o processo de aprendizagem com os alunos conectados pela internet tenha um melhor aproveitamento com a ampliação significante do papel do professor.

    ResponderExcluir
  5. O acesso à novas tecnologias facilita a aprendizagem e nos atualiza quanto aos acontecimentos no mundo. Cabe à escola se adequar para proporcionar aos alunos novas vivências.

    ResponderExcluir
  6. A evolução tecnológica deve ser usada como mais um recurso que facilite o trabalho do professor no seu cotidiano e os alunos possam também usufruir dessa ferramenta para construir seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. Não há dúvida que a Internet é uma ferramenta que tem auxiliado o crescimento humano, pois o conhecimento que podemos armazenar e consultar através dela é muito grande.Mas para muitos educacionais é uma grande ferramenta que poderá auxiliar no dia a dia em sala de aula e para os alunos é um veiculo que se sabendo usá-la irá orientar e evoluir nas pesquisas, enfim é um meio prático e ágil para nossos estudos e diverções.

    ResponderExcluir
  8. O uso da tecnologia pode trazer benefícios como maleficios para o aprendizado.

    ResponderExcluir
  9. Atualmente a internet é imprescindível na vida dos educadores e educandos. Ela nos oferece grandes recursos didáticos além de facilitar o nosso trabalho de elaboração de atividades. Quanto ao uso da internet pelos alunos, ainda é necessário que haja uma abrangência maior.

    ResponderExcluir
  10. O uso da informática na educação irá trazer grandes mudanças na relação entre professor e aluno. A essa evolução tecnológica na educação deve ser usada como mais uma ferramenta no trabalho cotidiano do professor.

    ResponderExcluir
  11. É claro que as mudanças na educação no uso da tecnologia, principalmente o computador e da internet dão condições para que as pessoas, no seu dia-a-dia aconteçam de forma rápida e eficaz,contribuindo para uma total globalização.
    Por esse motivo,cabe ao educador incentivar o uso de técnicas modernas e usar ferramentas que incurtam a distãncia e o tempo das informações e transformações na vida do aluno na escola.

    ResponderExcluir
  12. A tecnologia hoje faz parte da vida das pessoas .a internet é uma ferramenta que auxilia os educadores em suas atividades,e também os alunos em suas pesquisasA.tecnologia irá beneficiar tanto aos alunos quanto aos professores com seus inumeros recursos .

    ResponderExcluir
  13. com a evoluçao da tecnologia somos obrigados a aconpanhar as mudanças o uso do computador e´essencial em nosso cotidiano .A internet sem duvida nos ajudam em varias situaçoes conhecemos qualquer assunto que queremos.

    ResponderExcluir
  14. O ACESSO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PRINCIPALMENTE O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET DÃO CONDIÇÕES PARA AS PESSOAS NO SEU DIA-A-DIA DE ENCURTAR DISTANCIAS.

    ResponderExcluir
  15. O uso das tecnologias na escola pode aproximar educadores e educandos; facilitar e auxiliar o trabalho dos educadores, melhorando assim a qualidade de suas aulas e consequentemente o interesse dos alunos pela busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  16. A evolução tecnológica entrou em nossas vidas e não podemos ficar alheios a essas mudanças. devemos sim, discernir o que é bom para nossa vida profissional e descartar aquilo que não irá nos enriquecer.Assim iremos crescer juntamente com nossos alunos, e nosso trabalho será mais estimulante.

    ResponderExcluir
  17. A escola deve se adequar para que o uso da tecnologia na sala de aula faça parte do cotidiano do professor e do aluno.Esse é um recurso dos dias atuais que proporcionará prazer a aprendizagem e irá ampliar a visão de mundo de todos.

    ResponderExcluir
  18. O uso da tecnologia tem um papel importante na vida escolar do aluno porque o ajuda a entender os acontecimentos à sua volta.

    ResponderExcluir
  19. o uso das tecnologias modifica muito a relação entre alunos e professores. o professor deve interagir com seu aluno buscando formas criativas para possibilitar cada vez mais o seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  20. O uso da tecnologia na escola é ferramenta essencial para a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  21. O uso de novas tecnologias a educação vem trazer para professor e aluno uma nova visão de como aprender uns com os outros ,aproveitando todas as ferramentas de que a tenologia dispõe,se interagindo entre si e com o mundo .

    ResponderExcluir
  22. o uso das tecnologias afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos de tabalhar e de aprender.O papel do professor será buscar estudos,leitura, navegação, socialização, publicação de idéias para o trabalho realizado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  23. Nos dias de hoje é importante que o professor faça o uso da tecnologia em sala de aula, pois encontrará várias possibilidades de aprendizagem e propiciará aos alunos variadas atividades e pricipalmente uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  24. A tecnologia torna a educação mais rápida e melhor. E é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico para todos os professores e alunos.

    ResponderExcluir
  25. As tecnologias estão presentes em nosso dia-a-dia, porém a maioria das pessoas não estão preparadas para utilizá-las. Cabe à escola se modernizar e utilizar as tecnologias disponíveis para formar alunos aptos para sua utilização.

    ResponderExcluir
  26. A tecnologia na escola amplia a capacidade humana de armazenar informaçôes para o progresso e bem estar de todos,tanto do professor quanto do aluno.

    ResponderExcluir
  27. A tecnologia é um bem que as escolas deveriam utilizar, porque ajuda os alunos a compreenderem melhor o mundo a sua volta.Porém muitas vezes ficam trancadas em salas longe do alcance de professores e alunos.

    ResponderExcluir
  28. A tecnologia na escola veio facilitar o trabalho dos profissionais nela existente.Esses perceberam que é possível realizar o seu trabalho com um esforço muito menor e com um resultado mais satisfatório.No entanto,para que essa tecnologia seja vista dessa forma é necessário uma interação administração/profissionais/alunos.

    ResponderExcluir
  29. O uso da tecnologia nas escolas contribui para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho.O professor precisa estar capacitado para lidar com os recursos tecnológicos e atuar como um facilitador de ensino com plena consciência das necessidades de seus alunos, ajustando assim à realidade atual.

    ResponderExcluir
  30. As tecnologias nas escolas incentiva as mudanças de atitudes e cria novas perspectivas de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  31. A tecnologia tem como objetivo melhorar a vida das pessoas
    e em relação à internet,ela é a evolução da comunicação humana.

    ResponderExcluir
  32. Nossos alunos são produtos de um mundo moderno, informatizado. Como os seus professores, responsáveis por inseri-los em um mercado de trabalho, podemos trabalhar alienados da informatização? Apesar de a educação ser um processo de troca de informações, de experiências entre professores e alunos, os educadores precisam sempre estar um passo à frente. Além do mais, as escolas estão sendo informatizadas. No meu entender, todos os professores devem estar aptos para utilizar qualquer matewrial didático-pedagógico que a escola puder oferecer.

    ResponderExcluir
  33. Não há dúvidas que o uso da tecnologia na escola através da Internet veio para acrescentar o trabalho do professor em seu ofício. Sâo inúmeros os caminhos que podem ser seguidos na busca por atividades que podem enriquecer o trabalho em sala de aula. O professor precisa estar capacitado para lidar com essas novas tecnologias ajustando às necessidades de seus alunos.

    ResponderExcluir
  34. O uso da tecnologia é sem dúvida de grande importancia, mas resta saber se professores, alunos e escola estão preparados para essa nova realidade. Inovar é preciso, buscar novas fontes de conhecimento é fundamental para educadores diante dessa nova modalidade.

    ResponderExcluir
  35. O uso da tecnologiaem sala de aula facilita o aprendizado e atualiza professor e aluno.

    ResponderExcluir
  36. A inclusão digital, afeta e modifica o cotidiano escolar.O novo papel do professor agora é de intermediário, mediador para isso deve estar sempre se preparando!!!!

    ResponderExcluir
  37. o papel do professor é fundamental para o processo de ensino/aprendizagem. A tecnologia esta cada vez mais presente na vida dos alunos e usada de forma correta ela se torna uma grande aliada do professor em sua tarefa como educador na sala de aula.O computador e a internet aproxima a relação professor/aluno e disciplina estudada.

    ResponderExcluir
  38. O uso da tecnologia na educacão é muito importante, pois além de promover a interação entre todos os participantes(educador e educando), ela também nos propicia o desenvolvimento da autonomia e da construção do conhecimento na área do saber.

    ResponderExcluir
  39. A tecnologia atualmente tornou uma ferramenta indispensável para a melhoria da educação, pelo fato da facilidade de se encontrar informações, facilitando o trabalho do professor e abre caminhos para adquirir conhecimentos.Outro benefício trazido pela tecnologia é a aproximação do professor com o aluno aumentando essa relação em favor da melhoria do aprendizado.

    ResponderExcluir
  40. Com o avanço da tecnologia facilitou o trabalho do profissional da educação, dando ênfase aos objetivos específicos entre professor e alunos.

    ResponderExcluir
  41. O acesso à tecnologia facilita a atualização quanto ao que acontece no mundo. O ideal é que o processo de aprendizagem dos alunos envolvendo acesso à internet tenha melhor aproveitamento, cabendo ao professor mediar esse processo.

    ResponderExcluir
  42. Com certeza, o uso das tecnologias afeta e modifica a relação e a prática educacional. Mas, principalmente, está como sempre nas mãos dos professores, nós que temos que ser mediadores desse processo, e com isso temos que estar inseridos nesse meio. Às vezes encontramos alunos com muito mais competencias adquiridas do que nós próprios.

    ResponderExcluir
  43. O uso da tecnologia na educação se tornou uma necessidade, não há como fugir desses recursos atualmente.Para isso, se torna necessário que o professor se atualize constantemente para acompanhar o desenvolvimento tecnoĺógico dos alunos.

    ResponderExcluir
  44. A tecnologia na escola faz com que o aluno se interage de uma forma agradável, acessando internet professor e aluno num aprendizado mais atualizado.

    ResponderExcluir
  45. A tecnologia hoje faz parte da vida das pessoas .Ela irá beneficiar tanto aos alunos quanto aos professores com seus inumeros recursos .

    ResponderExcluir
  46. Segundo Moram, o conviver virtual vai tornar-se tão importante quanto o presencial. E estamos realmente caminhando nessa diração. Então, enquanto educadores devemos arregaçar as mangas e buscar cada vez mais conhecimentos para poder repassá-los aos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  47. A tecnologia nos facilitará a aprendizagem dos alunos.melhorando o conhecimento da realidade em que vivem
    adquirindo,transformando a sua vida cotidiana mais criativa ,mais fácil inovadores com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  48. Nos dias atuais é de suma importância o uso da tecnologia para o trabalho do professor,para que possa transmitir para seus alunos.

    ResponderExcluir
  49. nos dias de hoje é muito interessante o uso da tecnologia
    nas escolas ,principalmente para o professor buscando cada vez mais conhecimentos para pasar para os alunos.

    ResponderExcluir
  50. A tecnologia contribui de forma significativa para uma prática inovadora, melhorando a interação escola, professores e alunos possibilitando a aquisição de novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  51. "É preciso descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital."
    IED - pág.9

    ResponderExcluir
  52. Atualmente a educação precisa familiarizar-se com os avanços tecnológicos buscando melhorias a cada dia,
    aperfeiçoando a prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  53. Nos dias atuais a importância da tecnologia na área da educação é muito discutida, mas quando falamos de educação ela se torna quase obrigatória uma vez que muitas pessoas dependem desse meio para rer acesso ao aprendizado.

    ResponderExcluir
  54. Atualmente,não se pode falar em educação sem a inclusão digital. Mesmo sabendo que a tecnologia traz alguns ranços, não podemos esconder a grande interação que ela abre entre aluno e professor, facilitando e enriquecendo
    ainda mais a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  55. o uso da tecnolgia fará uma verdadeira revolução na educação.Com isto o trabalho do professor ficou bem mais interessante para o professor.A relação entre professor e aluno ficará muito mais rica e criativa de modo que o aluno deve ser incluido entre os cursos de computação.

    ResponderExcluir
  56. A utilização das tecnologias na sala de aula impõe um sério desafio, pois o seu uso deve estar adaptado à realidade da escola, refletindo os interesses dos professores e dos alunos. Não resta dúvida que, na atualidade, o computador e a Internet são fundamentais no processo ensino/aprendizagem. E é nesse ponto que se encontra o desafio, pois não basta o acúmulo de informações oferecidos pela Net, mas sim a qualidade das informações, para que essa utilização seja realmente um caminho para se chegar ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  57. A tecnologia na educação é quase obrigatória pois a cada dia que passa nossos alunos ficam mais próximos ou até mais dependentes da internetet e dos computadores,então eles nos obrigam a capasitarmos para podermos acompanhá-los e não ficarmos para trás.A tecnologia deve também funcionar como um método ou uma ferramenta de aprendizado.

    30 de setembro de 2010 16:05

    ResponderExcluir
  58. As tecnologias que agora estão a nossa disposição e mais tarde poderão ser utilizadas durante as aulas só vêm contribuir para o aprimoramento da atividade educacional. Sabemos que muitos de nossos alunos fazem uso diário de tais tecnologias e, justamente por isso, é preciso que o professor esteja capacitado para que possa acompanhar seu aluno. Acredito que as aulas ministradas com o apoio "digital", por assim dizer, serão bem mais interessantes e prenderão muito mais a atençao dos alunos.

    Viviane

    ResponderExcluir
  59. os recursos tecnologicos facilitam a passagem do modelo mecanista para uma educação siciointeracionista, cabe ao professor a maneira como ele se depara com essa tecnologia e a forma como ele prepara o ambiente escolar. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante que porporcione oportunidades para que seus alunos pesquisem e participem na comunidade com autonomia

    ResponderExcluir
  60. Atecnologia nos dias de hojé é muito importante tanto para os professores tanto para os alunos.novos caminhos estão abertos é preciso descobrir.

    ResponderExcluir
  61. os alunos ja vem para a sala de aula com o pensamento estruturado dentro dessa cultura digital e desafia o professora trabalhar no mundo no qual eles vivem .

    ResponderExcluir
  62. O uso da tecnologia tem um papel relevante na vida dos professores,pois proporciona um maior enriquecimento das praticas pedagogicas,fazendo com que eles tenham maior interação-professor-aluno e vice-versa.

    ResponderExcluir
  63. o uso da internet na escola é um recurso de grande valor para a educação, onde os alunos devem aproveitar de maneira correta e o professor fazer seu papel de mediador.

    ResponderExcluir
  64. O uso da tecnologia em sala de aula proporciona uma relação diferente entre educador e educando. No qual o professor ira buscar de forma criativa meios que possam melhorar e facilitar sua vida escolar.

    ResponderExcluir
  65. Hoje, o uso da tecnologia é fator primordial e importante para o ensino aprendizagem. Além de ser uma ferramenta que nos auxilia no dia-a-dia, é um veículo que se, soubermos usá-la irá nos orientar nas pesquisas, estudos e lazer.

    ResponderExcluir
  66. A TECNOLOGIA ATUALMENTE TORNOU-SE UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA SE ATUAR A EDUCAÇÃO.A INCLUSÃO DIGITAL VEIO PARA FACILITAR A VIDA DOS PROFESSORES E ALUNOS.

    ResponderExcluir
  67. A tecnologia avança a cada dia mais.Com ela o professor tem um grande leque de opções metodológicas.Ela nos ajuda na construção da qualidade de ensino ao interagir com os alunos.

    ResponderExcluir
  68. É notório que a vida atual de educadores,de alunos e de grande parte de outras profissões exigem o uso da tecnologia.Assim, esta pode ser favorável ou não, ao aprendizado.Deve-se ter sempre o cuidado de fazer a seleção dos conteúdos para sortir um bom efeito.

    ResponderExcluir
  69. O uso de novas tecnologias é um desafio e nós professores temos que estar prontos para essas mudanças. Pois faz parte do nosso dia-a -dia, ajudando os alunos e professores a interagirem.

    ResponderExcluir
  70. A utilização das tecnologias na escola contribui para a criação de novas estratégias de ensino e aprendizagem. O professor precisa se familiarizar com os recursos digitais e tê-los como poderosos aliados na transformação e atualização da sua prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  71. Nos dias atuais é impossível viver sem as teconologias, a utilização da internet irá inovar e tornar as nossas aulas mais prazerosas e eficientes.

    ResponderExcluir
  72. O uso das tecnologias na escola faz com que ocorram mudanças na maneira de pensar e de agir do professor e do aluno. O apoio tecnológico permite realizar atividades que proporcionam aprendizagem de forma significativa.

    ResponderExcluir
  73. O uso de tecnologias nos permite uma aproximação dos alunos, pois os mesmos fazem parte de uma geração que cresceu com os avanços tecnológicos. Dessa forma, nós, os professores, passamos a ter a mesma linguagem que a do alunado.

    ResponderExcluir
  74. A tecnologia hoje está muito avançada e tudo gira em torno da internet; podemos fazer tudo através de um computador e sentados na comodidade de nossa casa...É necessário que nós, educadores, aprendamos a lidar e trabalhar dentro desse contexto que muito pode nos auxiliar em nosso dia a dia, uma vez que a internet, o computador, os jogos atraem as crianças tornando a aprendizagem muito mais fácil e divertida.

    ResponderExcluir