segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede

Visite o site http://www.eca.usp.br/pro/moran/
Na opção "educação humanista inovadora", leia e comente o texto indicado abaixo.


Educação e Tecnologias: Mudar para valer!
 José Manuel Moran

66 comentários:

  1. A tecnologia proporciona a sociedade inumeras oportunidades de estar ao mesmo tempo ligadas ,vendo um mesmo conteudo e com isto voce comunica ,bate papo e descobre o quanto a tecnologia é importante na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. A tecmologia tras a aprendizagem a distancia estando todos sintonizados na mesma coisa.
    existe uma conexão entre varias pessoas de lugares diferentes ligados no mesma conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia na educação está cada vez mais presente.É preciso que a escola mude e todos estejam preparados para isso.

    ResponderExcluir
  4. O uso da tecnologia na educação irá contribuir para a formação de cidadãos mais críticos, conscientes e participativos.É preciso que haja recursos para que todos os educadores tenham acesso a essa nova ferramenta de trabalho.Assim sendo, educadores e educandos navegarão em busca de novos mundos, conhecimentos e sonhos.

    ResponderExcluir
  5. O uso da tecnologia permite uma participação mais ativa e proveitosa do aluno na escola.

    ResponderExcluir
  6. É necessário que nós professores, resgatemos de nossos alunos o interesse pela escola.Torná-la um espaço de prazer, com a ajuda das novas tecnologias é nosso papel.Devemos sempre inovar,pois nossos alunos estão vivendo na era da tecnologia e temos que orientá-los para essa nova visão de mundo.

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia tem que estar presente na educação, pois o público de hoje busca novas alternativas para alcançar o aprendizado. Educadores e educandos devem estar preparados para tantas mudanças...

    ResponderExcluir
  8. A tecnologia possui várias alternativas proporcionando ao aluno a inclusão num mundo mais inteirado com a comunicação.

    ResponderExcluir
  9. De nada vai valer toda e a tecnologia disponível nos tempos atuais ,se a escola não estiver disposta ,bem organizada ,e estruturada para atender a essa geração de alunos criados no computador.

    ResponderExcluir
  10. cabe aos educadores criar coragem para implantar de vez a tecnologia na escola e inovar a prética pedagógica para garantir o interesse dos seus alunos em ir para a escola.

    ResponderExcluir
  11. O conhecimento se constrói a partir de constantes desafios e de atividades significativas, que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade. As possibilidades de interação serão diretamente proporcionais ao número de pessoas, o que faz a diferença no avanço é a qualificação das pessoas. Encontraremos na educação novos caminhos de integração do humano e do tecnológico; do racional, sensorial, emocional e do ético; do presencial e do virtual; da escola, do trabalho e da vida em todas as suas dimensões.

    ResponderExcluir
  12. O projeto de nossa vida é um constante aprendizado. Construir sempre para a felicadade, em busca do crescimento espiritual. Por isso, é necessário que prestemos atenção nas nossas atitudes, para não passar o tempo, e no final, constatarmos que não vivemos.
    É muito importante o progresso para todos, mas temos que observar como estamos agindo, se estamos evoluindo num todo, ou apenas uma parte. Para que no futuro não tornemos indivíduos tristes e frustrados.
    Assim. o uso da tecnologia proporcionará melhor qualidade de vida para os educadores e esducandos.

    ResponderExcluir
  13. Vivemos em uma era tecnológica em que as informações nos chegam através de várias fontes. Cabe à escola criar oportunidades para que os alunos usufruam dessa tecnologia em favor da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. A tecnologia com certeza é um bem que contribui para a aprendizagem.Mas os professores tem que orientar os alunos para que a utilize de maneira correta.

    ResponderExcluir
  15. Com a tecnologia a maneira de se dquirir conhecimento foi se aperfeiçoando.A educação à distância possibilitou um maior acesso das pessoas ao conhecimento.É preciso,porém,
    que essa possibilidade seja feita de maneira consciente e
    responsável.

    ResponderExcluir
  16. Se a escola não estiver organizada, bem estruturada não haverá tecnologia que resolva.

    ResponderExcluir
  17. A cada dia que passa professores e alunos se encontram desmotivados.Nossas salas de aula continuam do mesmo jeito.Para que haja mudanças é necessário que nós professores tenhamos o verdadeiro reconhecimento como profissionais, principalmente o financeiro.

    ResponderExcluir
  18. A tecnologia está presente na educação.Aescola é um espaço de inovação.Não precisamos acabar com tudo,mas implementar mudanças com equilibrio.Podemos avançar muito mais em organizar aulas diferentes

    ResponderExcluir
  19. Moran foi perfeito: a tecnologia é um apoio que veio para dar uma arejada na mesmice da sala de aula (professor fala, aluno ouve). Agora, com o uso de recursos tecnológicos, há mais interação, mais dinamismo, mais atençãoe, por que não, mais emoção? Afinal, a educação pressupõe emoção, tanto da parte do professor quando do aluno.

    ResponderExcluir
  20. Na educaçâo, com todos os recursos existentes, ainda se encontra no formato tradicional. O que faz com que alunos e professores se sintam desmotivados. É necessário um maior incentivo e adequação do ambiente de trabalho para realização dessas novas mídias à nossas aulas.

    ResponderExcluir
  21. Com o avanço da tecnologia facilitou o trabalho do profissional da educação, dando ênfase aos objetivos específicos entre professor e alunos.

    ResponderExcluir
  22. A tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos. E a escola precisa se adaptar o mais rápido possível a essas mudanças, e começar a inovar em seus conteúdos para tornar as aulas mais produtivas e interessantes aos olhos dos alunos.

    ResponderExcluir
  23. o professor não deve continuar na tradicionalidade agora que temos o avanço da tecnologia, porque precisa inovar e crescer no conhecimento.Assim, fazer de suas aulas mais atrativas e enriquecedoras para os alunos.

    ResponderExcluir
  24. A tecnologia está presente na vida das pessoas, e a escola tem que acompanhar as mudanças para tornar as aulas mais interessantes e agradáveis.

    ResponderExcluir
  25. Após conhecermos o mundo digital é chegada a hora de mudar.Buscar novos conhecimentos, trocando experiências, aceitando inovações e com isso proporcionar aulas mais interessantes para os alunos.

    ResponderExcluir
  26. A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e nas salas de aula,trazendo-nos grandes beneficíos e muita informação.com essas novas tecnologias introduzidas nas salas de aulas, o professor pode oferecer aulas mais dinâmicas, tornando-as bem mais interativas e menos cansativas para os educandos.

    ResponderExcluir
  27. A tecnologia tornou indispensável ao trabalho do profissional da educação, pois ela está presente no dia-a-dia dos nossos alunos.Através dela podemos estar sempre buscando novas informações e melhorando a qualidade do nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  28. A tecnologia chegou para facilitar a vida de todos.Com a chegada da internet temos o mundo aos nossos pés.A educação à distância foi um avanço,não precisamos estar mais juntos no mesmo lugar para aprender.

    ResponderExcluir
  29. A tecnologia está presente na vida de todos nós, inclusive dos nossos alunos, que às vezes têm mais domínio do que nós mesmos. Precisamos é ter discernimento para escolher e aproveitar o que é bom e mudar o que não é para um bom aproveitamento. Estamos todos conectados...

    ResponderExcluir
  30. O uso da tecnologia e muito interessante ,pois adquirimos mais conhecimentos para o professor passar para os alunos

    ResponderExcluir
  31. Com a introdução da tecnologia na educação, a mudança, com certeza, tem que ser pra valer. Mas, será que as escolas estão preparadas para tais inovaçoes?

    ResponderExcluir
  32. A tecnologia é um grante avanço mundial em todos os aspéctos principalmente a internet que gerou grande avanço na educaçâo.Devemos usala com responsabilidade como guia para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  33. Com a internet podemos ter tudo em nossas mãos.Devemos fazer o uso consciente em favor da aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  34. A tecnologia é um grande avanço mundial em todos os aspectos principalmente a internet que gerou grande avanço na educaçâo.Devemos usá-la com responsabilidade como guia para nossos alunos.

    ResponderExcluir
  35. A Tecnologia trouxe grandes mudanças para o mundo da educação e com ela novas exigências também surgirão. Por isso é importante que nós, educadores, estejamos bem preparados para orientar nossos alunos a utilizar de forma responsável e consciente as informaçoes disponíveis nesse mundo virtual.

    ResponderExcluir
  36. A tecnologia veio como uma ferramenta criativa para uso em sala de aula,mas o professor deve ser um inovador e usá-la para que o aluno se interesse mais em assistir nossas aulas.Mudando para valer é a proposta que estamos envolvidos e temos que ter coragem para tanto.

    ResponderExcluir
  37. A tecnologia nos proporciona grandes oportunidades, tanto aos educadores como aos educandos, possibilitando que todos se interagem de uma forma descontraída e prazerosa.

    ResponderExcluir
  38. Se observarmos a história dos seres humanos, podemos verificar que sempre está vivendo em descobertas na busca de soluções. É real também, o caminho para a adaptação dessas novas descobertas que na maioria das vezes se torna difícil devido à não aceitação de parte da sociedade que ainda resiste ao novo.
    Contudo, hoje, a sociedade convive com o mundo digital e deve se ajustar e aderir a esse mundo contribuindo para que ele seja somente positivo.

    ResponderExcluir
  39. Confesso que sempre fui resistente aos cursos "à distância". Um sistema "bimodal", ou seja, que alterne a prática presencial e a prática à distância tal como Moran descreve parece-me mais confortável. É, na verdade, mais condizente com a realidade que nos propõe o uso das tecnologias no ensino. Essa prática, no entanto, não substitui o professor como mediador. Mais do que isso, ele passa a ser peça-chave, pois é à "distância" que seu papel de orientação se faz mais necessário....

    ResponderExcluir
  40. “A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”(Arnaud Soares Júnior)

    ResponderExcluir
  41. A tecnologia e´ a fonte que da oportunidade para que os professores se interagem com os alunos de forma prazerosa que eles adiquiram conhecimentos e interesse pelos conteudos. UM novo desafio se faz presente e necessario; A alfabetizaçao tecnologica.

    ResponderExcluir
  42. A tecnologia e´ extremamente importante e dinâmica oferecendo oportunidades de interação e comunicação.

    ResponderExcluir
  43. Os professores precisam acompanhar o avanço tecnológico,pois os nossos alunos exigem aulas diversificadas.Por isso, é importante que nós professores estejamos preparados para orientar nossos alunos e também para usar internet como fonte de pesquisa para enriquecer nossas práticas pedagógicas

    ResponderExcluir
  44. A TECNOLOGIA ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTE EM NOSSA VIDA. E NÃO É DIFERENTE EM NOSSA VIDA ESCOLAR. PARA ISSO TODOS NÓS PROFESSORES E ALUNOS PRECISAMOS TER APORTUNIDADES PARA ESTE MUNDO DIGITAL.

    ResponderExcluir
  45. A tecnologia encurta distâncias. Na educação permite que busquemos novas alternartivas para o aprendizado. Educadores e educandos devem se organizar, estruturar e direcionar para atender a este avanço tecnológico.

    ResponderExcluir
  46. A tecnologia na educação ira contribuir muito para formação dos alunos.Para que tornem cidadãos críticos e participativos.

    ResponderExcluir
  47. A tecnologia na escola garante a todos estar presente no mundo atual.

    ResponderExcluir
  48. Nos dias atuais não é possível imaginar o desenvolvimento do processo educacional sem que se faça uso dos avanços tecnológicos. Precisamos transformar a escola em um espaço privilegiado de análise, discussão, reflexão e desenvolvimento, e é importante que isso esteja relacionado aos recursos digitais.

    ResponderExcluir
  49. Atualmente, nós, educadores temos um grande desafio.
    Ensinar conteúdos para adolescentes e jovens que nasceram e vivem meio a tantos instrumentos tecnológicos de comunicação.
    De um lado temos alunos que lidam com a internet, mas se perdem a tantas informações ou sequer sabem tirar proveito de tal recurso. De outro, temos alunos que não têm acesso ao computador ou a internet.
    E nós? Estamos preparados para mais uma inovação educacional? Quais os nossos anseios? Será que nossas metas de ensinar conteúdos serão alcançadas?
    Olha, precisamos ser polivalentes, precisamos entender que as inovações tecnológicas tem que ser aplicadas, pois elas já fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Temos que buscar meios de ensinar conteúdos relacionando-os aos recursos tecnológicos que dispomos, para que possamos chegar até nossos alunos.

    ResponderExcluir
  50. A tecnologia se tornou um meio prático e eficaz, na comunicação entre as pessoas.Então tendo em vista, a importância dos recursos tecnológicos, nada mais plausível do que aproximar realidade escolar e virtual.

    ResponderExcluir
  51. As tecnologias são meios eficaz que nos facilita na aprendizagem.Uma vez que a tecnologia está revolucionando nossa vida no cotidiano.

    ResponderExcluir
  52. A tecnologia está cada vez mais presente, seja em nosso dia-a-dia ou na escola. Cabe a nós, escola, criar oportunidades de aprendizagem para contribuir na formação de nossos alunos.

    ResponderExcluir
  53. É na tecnologia que buscamos novas alternativas para alcançarmos o aprendizado. É preciso tirar proveito com responsabilidade, estrutura e organização.

    ResponderExcluir
  54. A tecnologia surge a cada dia com coisas diferentes para a educação,e com isso a nessecidade de nós educadores estarmos acompanhando estas novas realidades que surgem,mudar é preciso renovar também,mas as escolas estão preparadas para mudar?

    ResponderExcluir
  55. Embora existam resistências é inegável aceitar que a tecnologia traz enormes benefícios para a nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  56. As tecnologias estão presentes no nosso dia-a-dia, dando apoio, criando oportunidades, trocando experiências e melhorando o aprendizado tanto do professor quanto do aluno.

    ResponderExcluir
  57. Nos dias atuais a educação através de recursos tecnológicos faz com que professores e alunos se tornem sujeitos autônomos e criativos no processo de ensino e aprendizagem. A escola atual precisa se adequar às mudanças para que ocorra uma boa interação entre educação e tecnologia.

    ResponderExcluir
  58. Certamente que tudo que se faz hoje é através do computador. Esses avanços nos traz informações inovadas, capacitações e novas experiências. Devemos nos organizar e estruturar para deixar nossas aulas mais interessantes e dinâmicas.

    ResponderExcluir
  59. A tecnologia na educação é de fundamental importância e essencial no mundo escolar moderno. Pois o professor deve adequar seus alunos, criar oportunidades para que os mesmos usufruam dessa evolução em favor da aprendizagem em busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  60. A tecnologia busca novas alternativas para despertar o interesse dos alunos.É hora de, nós professores, nos empenharmos para esta mudança e este desafio.

    ResponderExcluir
  61. Na educação a tecnologia permite que busquemos novas maneiras e variadas alternativas de ensinar. Favorece ap edicador no sentido de estruturar e organizar o ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  62. A escola já não deve ser encarada como um espaço fechado e triste, mas sim como um lugar de prazer e de aprendizagem. Para tal, a contribuição do professor é fundamental. Ele deve estar aberto às constantes mudanças socioculturais. O educador deve ver o aluno já não como um auditor que deve transcrever e memorizar as mensagens, mas sim como um aprendiz que, utilizando todos os meios disponíveis, contribui para a sua própria aprendizagem. A utilização das novas tecnologias põe à disposição dos professores meios suficientes para trazer até ao aluno um mundo até bem pouco tempo distante.
    Contudo, muitos professores desconhecedores desta realidade ignoram estas inovações, provavelmente por não as conhecerem e não as dominarem. Hesita-se em alterar as estruturas existentes há muito tempo, simplesmente porque as inovações exigem uma formação, uma preparação e uma organização suplementares.

    ResponderExcluir
  63. Segundo Moran, as tecnologias são consideradas como apoio, meios.Mas elas nos permitem realizar atividades de aprendizagem de formas diferentes às de antes.Assim,podemos aprender juntos em lugares distantes,sem precisarmos estar sempre juntos numa sala para que isso aconteça. Os mecanismos da comunicação se interagem com rapidez.

    ResponderExcluir
  64. A tecnologia certamente, proporcionará à alunos e professores a utilização de um meio muito forte para a formação de cidadãos cada vez mais ativos e participativos na sociedade, que sabem pensar por si mesmos e sabem lutar pelos seus sonhos, desejos e verdades.

    ResponderExcluir
  65. Através da tecnologia nossos conhecimentos ficam mais práticos, agiliza nossos trabalhos do dia-a-dia. Não precisamos abandonar as ferramentas que temos mas procurar o novo.É uma necessidade procurar evoluir e aprender juntos e é preciso planejar, estudar, e aos poucos se envolvendo com novas mudanças.

    ResponderExcluir