segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta

O uso do computador modifica a forma de dar aulas.
O que exatamente muda? O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?

56 comentários:

  1. Muda tudo.Na nova era da educação digital o aluno pode ser o braço direito do professor para acompanhar a crescente presença de tecnologiasda informaçâo na sala de aula.O professor deve entâo ter total interaçâo com o computador.

    ResponderExcluir
  2. muda bastante. Com uso do computador podemos enriquecer nossas práticas pedagógicas de forma criativa e produtiva.

    ResponderExcluir
  3. Hoje, não conseguimos viver sem um computador, estamos "conectados" às suas facilidades.O seu uso muda a forma de conceber o processo de ensino e aprendizagem. Nós educadores precisamos acreditar que o computador é uma ferramenta indispensável, que nos faz ganhar tempo, melhora o nosso desempenho profissional e desenvolve habilidades para se atuar no mundo atual.

    ResponderExcluir
  4. É transformação total. Nos dias atuais, o aluno tem que acompanhar a evolução tecnológica. O educador deve interagir de forma a incluir e direcionar para esses avanços.

    ResponderExcluir
  5. Muda completamente, porque o que antes era de difícil acesso, hoje tornou-se um recurso de comunicação e interação.

    ResponderExcluir
  6. Muda completamente, porque o que antes era de difícil acesso, hoje tornou-se um recurso de comunicação e interação.

    ResponderExcluir
  7. Com a tecnologia digital são muitas as possibilidades de inovação numa sala de aula. O professor tem muito mais acesso às informações e o aluno também; as aulas podem se tornar mais interessantes, facilidade na elaboração de atividades que certamente são mais bem feitas e diversificadas.E muito mais que isso, o professor, através da capacitação adequada, tem condições de orientar o seu aluno de maneira positiva quanto ao uso do computador.

    ResponderExcluir
  8. Estamos em uma etapa de grandes mudanças na transição para a sociedade da informação, que afetam a educação.A educação começa a ser modificada onde professores e alunos serão desafiados a encontrar novos modelos em todas as situações. Estas mudanças trazem transformações ao conhecimento do indivíduo.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza.Facilita na visualização de conteúdos previamente preparados e organizados pelo professor,que vai ser o mediador do processo de ensino aprendizagem.Isso não significa que só o computador deva ser usado nas aulas,pois o aluno pode se tornar dependente dele.

    ResponderExcluir
  10. O uso do computador na sala de aula é uma ferramenta inovadora que se aliou a educação e que só traz benefícios A utilização da informática na educação deve ser analisada como processo de modernização, renovação e troca de resultados. Com o uso inteligente, seria incluir mudanças no sistema atual de ensino, fazendo com que este fosse utilizado pelo aluno como uma ferramenta para a construção do conhecimento, possibilitando a ele criar, pensar e manipular a informação.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O computador modifica a forma de dar aulas,porém a torna prazerosa e interessante,pois a curiosidade do aluno faz com que ele vá mais além de cada nova descorbeta.Até mesmo o professor consegue prender mais a atenção do aluno,fazendo a turma interagir e absorver do mesmo aprendizado em sala de aula.Diante dos recursos de comunicação e interação,o educador precisa estar sempre se aperfeiçoando para que o processo de ensino e aprendizagem torne-se cadavez melhor.

    ResponderExcluir
  13. O uso do computador muda tudo em nossas aulas.É um recurso que dinamiza as aulas tornando-as mais interessantes, mais atrativas para os alunos, motivando-os ainda mais!É preciso estar disposto a acompanhar essas mudanças,buscar ações de integrar a informática com a escola.

    ResponderExcluir
  14. O computador muda em tudo as aulas.Os educadores precisam acreditar que o computador é uma ferramenta indispensável,ajuda a ganhar tempo, melhora o desempenho profissional e desenvolver habilidades para se atuar no mundo atual.

    ResponderExcluir
  15. O uso do computador em sala de aula faz com que as aulas tornem-se mais dinâmicas e ricas em informações. Os alunos poderão interagir com o mundo. O educador passa a ser o mediador do processo, e seu papel é fazer com que esse "mundo" de informações se transforme em conhecimento.

    ResponderExcluir
  16. O uso do computador em sala de aula aumenta o interesse de aprendizagem pelos alunos. Eles se sentem mais motivados para obter conhecimentos.Mas temos que aprender a conviver com as pessoas; desenvolver o trabalho em equipe, para mais interação no meio social.

    ResponderExcluir
  17. Uma das maiores contribuições do uso de computador em sala de aula é a grande gama de informações acessíveis na internet, troca de opiniões com colegas. Para isso o professor precisa ser um moderador, um encaminhador, como se fosse uma peneira, para que as tecnologias sejam de fato usadas em benefício do aluno.

    ResponderExcluir
  18. Ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em voga e o professor que não se adaptar, ficará para trás. O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do dia-a-dia do aluno e cobrar dele interesse pelas aulas. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.

    ResponderExcluir
  19. O uso do computador em sala de aula deve ser tomado como um insentivo ao progresso do aluno e da educação,mas não deve ser feito sem antes uma conscientização do seu uso.O professor deve ser o mediador e grande apoio do aluno neste novo horizonte que se vislmbra.

    ResponderExcluir
  20. As mudanças trazidas pelo uso do computador em sala de aula são muitas.Cabe aos educadores, se prepararem para orientar os alunos de maneira adequada, favorecendo um crescimento global, ou seja,alunos mais interessados serão profissionais mais capacitados.O professor também usufrui de muitas opções em seu trabalho, como atividades mais bem feitas em menos tempo e fonte de pesquisa rica para inovar suas aulas.

    ResponderExcluir
  21. O uso do computador nas aulas é mais um recurso que o professor passa a ter, ele permite que os alunos tenham acesso a mais informações. Cabe ao educador orintá-los para fazer uso correto desse meio de comunicação e interação.

    ResponderExcluir
  22. O uso do computador em sala de aula tem como papel ultrapassar as fronteiras do educar convencional.Transforma a sala de aula num espaço de interação. As aulas podem ser de uma forma nunca antes imaginada. Professor e aluno juntos irão interagir. Cabe ao professor conscientizar e caminhar em direção ao desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  23. O uso do computador provoca uma grande mudança na forma de dar aula, pois ele possibilita a busca de informações além das contidas nos livros didáticos possibilitando uma aula mais atraente e também dá oportunidade de professores e alunos através da internet trocarem experièncias.

    ResponderExcluir
  24. São muitas mudanças trazidas pelo uso do computador em sala de aula.Cabe aos educadores, se prepararem para orientar os alunos de maneira adequada.O professor também tem muitas opções em seu trabalho, como atividades mais bem feitas em menos tempo e fonte de pesquisa rica para inovar suas aulas e prepar bem os seus alunos.

    ResponderExcluir
  25. Muda muito. O computador faz que o professor ganhe tempo,melhora o desenvolvimento intelectual dos alunos, desenvolve habilidades. E traz informações novas para o conhecimento.

    ResponderExcluir
  26. muda muito.o computador faz com que o professor ganhe tempo, melhora o desenvolvimento intelectual dos alunos, desenvolve habilidades. E tra informações novas para o conhecimento.

    ResponderExcluir
  27. O uso do computador muda a forma de ensinar. Professor e aluno tem mais acesso à informações e se tornam aliados. As aulas podem se tornar mais ricas e dinâmicas.

    ResponderExcluir
  28. Modifica bastante, pois o uso do computador na educação deve ser visto como um processo de busca de inovação, troca de informações,que deve ser usado de forma correta.

    ResponderExcluir
  29. O uso do computador viabiliza a vida do aluno e do professor, mas depende de como a aula será proporcionada aos alunos. Ajuda na troca de experiências, na criatividade e principalmente na informação.

    ResponderExcluir
  30. O uso do computador modifica e enriquece as nossas aulas, fazendo com que tanto o professor quanto o aluno possam usufruir das suas facilidades.

    ResponderExcluir
  31. A internet é uma tecnologia que revolucionou o mundo. Não conseguimos mais trabalhar ou viver sem o computador. Para nós, o uso do computador usado de forma lícita e precisa, nos coloca em sintonia com o mundo atual. É também um instrumento indispensável no processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  32. O uso do computador nos proporciona planejar e executar ações pedagógicas inovadoras, fazendo com que ocorram mudanças em nossa maneira de ensinar.

    ResponderExcluir
  33. O uso do computador faz com que professor e aluno descbram um mundo novo, com maior velocidade, desenvolvendo habilidades que vão ajudar no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  34. Estamos hoje vivendo em um mundo globalizado para tanto se faz necessário que as novas técnicas trazidas através do uso do computador tragam aos educadores e educandos ferramentas fundamentais para que juntos construam novas aprendizagens.

    ResponderExcluir
  35. Estamos numa era bastante avançada com a chegada da informática nas escolas.Com isso nossos alunos vai aprender com mais entusiasmo e economizando tempo para os professores.

    ResponderExcluir
  36. O computador está se tornando indispensável. Ele desperta a curiosidade do aluno e isso faz que saiamos da mesmice.A integração com o mundo se faz necessária e a forma mais rápida e eficiente é o computador.

    ResponderExcluir
  37. É lógico que muda. O computador hoje é uma ferramenta indispensável, estamos sempre "conectados" a ele, adquirindo descobertas, facilitando o processo de ensino aprendizagem com mais rapidez e agilidade. Como educador, o professor pode enriquecer sua prática pedagógica de maneira criativa, prazerosa e produtiva.

    ResponderExcluir
  38. Com o uso do computador o professor passa a ter mais tempo para realizar outras atividades e isso facilita muito o processo. Os alunos usufruem desse meio pelas experiências trazidas pelo professor e por causa da maneira mais fácil de interagir com as atividades trazidas.

    ResponderExcluir
  39. A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós, por isso a necessidade de repensar o currículo escolar. O computador deve ser usado não só como um instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos escolares, além de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
    Os recursos tecnológicos devem ser usados como mais uma ferramenta na construção de conhecimentos. O professor faz parte deste processo gerando autonomia e facilitando a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  40. O Uso do computador modifica muito a forma de dar aulas podemos aprimorar tanto no âmbito educacional geral como em situações específicas,que envolvem pessoas com necessidades especiais.O professor,ao propor uma pesquisa sobre determinado assunto na internet, não tem como prever as múltiplas opçoes e de respostas que serão encontradas pelos alunos.Neste sentido, tanto professor como o aluno terão contato inicial com a informação ao mesmo tempo.Podemos dizer,a habilidade de aprender junto possibilitanto a interação entre as pessoas,proporcionando,através das trocas de informações , a construção de conhecimentos em meio virtual.

    ResponderExcluir
  41. Muda completamente. O aprender torna-se fácil e adaptado à realidade, preparando estes alunos para o presente e o futuro de onde continuarão inovando ainda mais.

    ResponderExcluir
  42. Defendo ouso de recursos tecnológicos na escola, de modo reflexivo,devendo haver uma integração inteligente e educativa entre o homem e o computador.O computador induz as trocas e experiências em grupo, permitindo pontos de vista divergentes e trazendo novas perspectivas à relação professor/aluno e aluno/conhecimento.A presença do educador continua sendo necessária, a favor do processo ensino/aprendizagem,exercendo o papel de “catalisador das informações.

    ResponderExcluir
  43. O computador é um instrumento capaz de aumentar a motivação dos alunos, considerando que oferece uma infinidade de informações , que a escola pode utilizar trazendo uma aprendizagem prazerosa , visto que as crianças de hoje tem o computador como parte de seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  44. No mundo atual, o computador é uma ferramenta de trabalho, pesquisa e até mesmo uma fonte de conhecimentos e diversão para as pessoas.
    Nós educadores, precisamos nos preparar e dar subsídios aos nossos alunos, para que esses possam atuar nessa sociedade informatizada.
    O uso do computador tornará nossas aulas mais atrativas, dinâmicas e prazerosas. Haja vista que, assim sendo, a aprendizagem será efetiva e a busca de conhecimentos trilhará um caminho de novas informações.

    ResponderExcluir
  45. Sim, ocorrem muitas mudanças, que podem ser benéficas ou não no que se refere ao relacionamento entre alunos e professor. Digo isso, pois ao propor aulas em um laboratório de informática que tem acesso à internet, pude perceber que os estudantes mostraram-se muito independentes, pois dominam a ferramenta. Este aspecto tem um ponto positivo, pois reforça a independência, porém, tem como ponto negativo o fato de o professor tornar-se figura à parte do processo de ensino-aprendizado.

    ELBA RESENDE: PROINFO 40 HORAS
    INSTRUTORA: GORETTI

    ResponderExcluir
  46. O uso do computador muda muito a maneira de trabalhar.
    As aulas se tornam mais proveitosas para o aluno e professor.

    ResponderExcluir
  47. Certamente. Com a tecnologia, o professor tem acessibilidade à troca de informações, tornando as aulas mais interessantes, dinâmicas e bem elaboradas. O aluno por sua vez, se interage diante dos avanços e recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  48. O computador e a internet na sala de aula possibilita ao aluno buscar uma infinidades de informações e cabe ao professor fazer a mediação para que isso se torne conhecimento. O aluno não precisa depender tanto do professor e com o tempo e uso ele se torna mais autônomo na busca de outros conhecimentos.
    O uso desses recursos facilita e agiliza as aulas do professor, aumentando muito o campo de buscas de idéias, informações recentes,descobertas científicas. O aluno tem ainda,oportunidade de visualizar melhor muitos processos em qualquer área, através de vídeos ou online, o que antes era possível através do livro didático.

    ResponderExcluir
  49. O computador modifica e muito a forma de dar aula, tornando-a mais dinâmica, prazerosa, rica em informações. Faz com que o aluno fique atento e interaido

    ResponderExcluir
  50. Com o uso do computador o professor pode ampliar os seus objetivos, pois com esse apoio tecnológico são muitas as possibilidades de se trabalhar um conteúdo.As aulas ficam mais dinâmicas e interessantes.O educador adquire possibilidades de proporcionar aos seus alunos um amplo conhecimento de cada conteúdo estudado.

    ResponderExcluir
  51. Tudo muda, uma vez que as aulas tendem a ficar mais chamativas e atrativas para o aluno, já que a maioria dos alunos, já sabem trabalhar com a internet, pesquisar e brincar utilizando a mesma.

    ResponderExcluir
  52. Muda muito.os recursos tecnológicos se tornaram um apoio fundamental para deixar as aulas mais interessantes e prazerosas. cabe ao professordirecionar o aluno a fazer um uso correto desse valioso meio de comunicação e interação.

    ResponderExcluir
  53. No começo de minha carreira e na época que estudava os recursos oferecidos eram muito poucos e não tínhamos oportunidades como os jovens de hoje têm . Atualmente, estamos diante de tantos recursos que podem facilitar a nossa vida (professor e aluno), e o retorno da maioria dos alunos não é satisfatório.

    ResponderExcluir
  54. Modifica e muito. O professor irá buscar novos conhecimentos, e diferentes formas de ensinar , tornando as aulas mais prazerosas e interessantes tanto para os alunos quanto para os professores.

    ResponderExcluir
  55. Muda muito. O aluno gosta de novidades,de coisas que despertem seu interesse. O computador é uma forma eficaz e atraente de se chegar a ele.O professor tem um enorme desafio; mudar sua forma de ensinar, porém de forma criteriosa para não se perder e levar o aluno a dissernir o que de bom a tecnologia nos oferece.

    ResponderExcluir
  56. Acredito que todo aluno gosta de novidades e o mundo tecnológico é um leque que enriquece, inova e viabiliza a aprendizagem.

    ResponderExcluir