quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Unidade 6: Apresentações para nossas aulas

"As apresentações são recursos interessantes para mostrar, de forma resumida e ilustrada, o assunto sobre o qual falamos e discutimos".
O que devemos observar para criar uma apresentação?
De que maneira tal recurso pode contribuir   na prática pedagógica?

47 comentários:

  1. Sim. Devemos observar se a apresentação está de acordo com a idade da criança. Cada uma tem seu tempo de aprender. Este recurso pode incentivá-lo e despertá-lo na busca e na troca de informações vivenciadas no mundo escolar.

    ResponderExcluir
  2. Serão interessantes desde que, suas apresentações sejam feitas na linguagem do aluno. Estes recursos de forma direcionada muito poderão contribuir na prática pedagógica e na formação do aluno.

    ResponderExcluir
  3. As apresentações são recursos interessantes e muito importantes. Devemos observar se elas estão respeitando a faixa etária da criança e o seu desempenho escolar.

    ResponderExcluir
  4. As apresentações são "veículos" mediadores entre professor e aluno. Desenvolvem o interesse na busca de mais e mais conhecimentos, informações, favorecendo assim o aprendizado nos conteúdos trabalhados.

    ResponderExcluir
  5. A atenção da criança para as coisas relacionadas a tecnologia é realmente impressionante, e quanto à apresentação, eles ficam fascinados quando veêm os slides passando e as imagens e informações colocadas de forma a chamar bem a atenção. É interessantíssimo...

    ResponderExcluir
  6. As tecnologias fazem parte de nosso dia-a-dia trazendo novas formas de pensar, sentir e agir, a sua utilização na sala de aula passa a ser um instrumento para contribuir para a inserção do cidadão na sociedade, ampliando sua leitura de mundo e possibilitando sua ação critica e transformadora .

    ResponderExcluir
  7. As tecnologias ,bem como a Internet, permitem criar uma apresentação de slides usando um plano de trabalho e recursos básicos que tem o poder de tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas, favorecendo aprendizagem dos conteúdos.

    ResponderExcluir
  8. Devemos criar apresentações que despertem o interesse dos alunos com imagens criativas e bem ilustradas, adequadas ao nível da turma. Esse recurso contribuirá muito na pratica pedagógica favorecendo o aprendizado dos mesmos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Devemos tomar o cuidado de produzir apresentações que sejam adequadas à faixa etária da turma e ao seu nível de entendimento.Agindo assim, com certeza o resultado será satisfatório, pois aprender através de slides é muito mais prazeroso, bonito de se ver e despertará o interesse dos alunos.

    ResponderExcluir
  11. Deve ser observado em uma apresentação a maturidade da criança; as ilustrações e linguagem deve ser de acordo com a faixa etária.Este recurso pode contribuir muito no desevolvimento da criança, pois é importante que a mesma tenha vários recursos para desenvolver suas habilidades.

    ResponderExcluir
  12. Deve ser apresentado o essencial, as ideias chave que poderão ser o ponto de partida para a informação ou o ponto de partida para a discussão de ideias.O uso das apresentações é um recurso poderoso, mas que deve ser utilizado com cuidado para que as aulas não sejam transformadas em apresentações e que professores e alunos não fiquem dependentes delas.

    ResponderExcluir
  13. Em nosso trabalho de educadores devemos sempre oportunizar aos alunos o acesso à informação e a construção de conhecimentos coletivos. Ao oferecermos este tipo de vivência, buscamos a motivação do aluno e o comprometimento do mesmo com a aprendizagem individual e do grupo ao qual ele pertence.Mesmo que a escola não ofereça subsídios para a inserção das novas tecnologias o professor tem o dever, como agente de transformação e formador de opinião, de oferecer para seus alunos conhecimentos e interações, permitindo ao aluno um contato direto com a realidade de mercado, fundamental para sua formação e sucesso. Mesmo com as dificuldades naturais em relação à elaboração da produção escrita,

    ResponderExcluir
  14. É importante que o professor faça uso das novas tecnologias em sala de aula. Nada melhor que no caminhar do conteúdo trabalhado traga para seus alunos uma apresentação de slides. Tudo bem planejado e feito com responsabilidade fará com que professor e aluno se sintam realizados ao final da aula. É uma maneira de facilitar o trabalho do professor e o aluno terá um maior êxito em sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  15. As apresentações é um grande recurso tecnológico que o professor poderá usar para tornar suas aulas mais dinâmicas. Precisa prestar bastante atenção ao preparar suas aulas, observar se está adequado à faixa etária dos alunos.
    Esses avanços tecnológicos proporcionam ao estudante mais interesse e contribui para o processo de ensino-aprendizagem, onde o professor terá uma grande responsabilidade ao preparar as apresentações. Preocupando-se com os objetivos propostos e as palavras ou frases chaves que formarão o contexto.

    ResponderExcluir
  16. Uma apresentação de slides tem muitas utilidades para o professor e para o aluno. Ela permite a apresentação do resumo de uma aula de forma organizada e pode, portanto, servir de roteiro de estudo para o aluno;
    é possível apresentar esquemas, desenhos, ilustrações ou qualquer outro tipo de imagem digitalizada;
    além das imagens, a apresentação de slides permite que se agregue som e movimento, ou seja, é possível até mesmo inserir filmes em uma apresentação.Mas ,é preciso ficar atento ao conteúdo de acordo com a idade do aluno.

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente,o professor deve observar a faixa etária dos alunos.A seguir ele deverá criar estratégias criativas e bem direcionadas,possibilitando o aprendizado de forma contextualizada.

    ResponderExcluir
  18. Devemos Observar:
     A letra;
     Cor do fundo;
     Efeitos visuais;
     Organização do conteúdo;
     Forma de apresentação do assunto;
     Quantidade de informação;
     Quantidade de slides,
     O tempo;
     A exposição oral e outros.
    As apresentações são recursos interessantes para mostrar, de forma resumida e ilustrada o assunto sobre o qual estamos estudando. Uma aula bem elaborada pode contribuir muito para a aprendizagem do aluno, pois é uma aula diferente e desperta o interesse dos alunos,prendendo a atenção dos mesmos.

    ResponderExcluir
  19. Devemos observar o que esta sendo apresentado através de slides esta adequado a faixa etária e ao nível da turma.As crianças interessam quando vêem os slides tornando uma aula prazerosa e isso contribuirá para seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  20. Para que se faça uma boa apresentação, o professor deverá preocupar-se com o conteúdo a ser trabalhado, deixando a apresentação concisa e objetiva. Assim, a aula torna-se mais atrativa, colorida e informativa.

    ResponderExcluir
  21. A apresentação de slides é muito útil, permitindo que o professor ilustre sua aula e apresente de forma resumida e prática o conteúdo a ser abordado.

    ResponderExcluir
  22. Nós,enquanto ducadores,devemos observar algumas habilidades de comunicação e de digitação.Começando pela combinação de imagens e textos,depois para movimento e interatividade,incorporando animações,sons,interações simples e mais complexas.
    Esse recurso proporciona um ambiente que pode promoverpromover a aprendizagem,a compreesão, como também despertam aafetividade dos participantes e podem produzir efeitos sobre seus sentimentos, emoções e reações.

    ResponderExcluir
  23. As apresentações são recursos importantes e interessantes no desenvolvimento de uma aula.Porém devem ser observados: a qualidade, a objetividade, a adequação , o assunto em questão, dentre outros , para que não fique desinteressante e incoerente com que está sendo trabalhado.

    ResponderExcluir
  24. As apresentaçoes são importantes quando realizadas com responsabilidade levando em conta a faixa etária de cada turma.
    nadir.

    ResponderExcluir
  25. Devemos ter muito cuidado ao trabalhar com apresentação de slides. Esse é um recurso interessante, que pode tornar a aula prazerosa e contribuir para a aprendizagem.
    Mas, é relevante que se observe a letra a ser trabalhada, a organização do conteúdo, o tempo, a cor do fundo, os efeitos visuais, a quantidade de informações contidas, entre outras coisas.
    Assim sendo, os slides despertarão a atenção dos alunos e eles nunca esquecerão do "show" que assistiram.
    Ressaltando que, temos que apresentar o "show" de acordo com a platéia.Logo, é de suma importância que os slides estejam de acordo com a faixa etária e a realidade da turma.

    ResponderExcluir
  26. Para criar uma apresentação, devemos observar uma maneira que favoreça a sintonia do assunto para os alunos; usando a linguagem do aluno, sua idade e tempo de aprender o tal assunto que será apresentado. O que pode contribuir na prática pedagógica para que os alunos se sintam motivados, incentivados para participar e opinar sobre o referido assunto.

    ResponderExcluir
  27. Sabemos que o papel do educador é de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem, pois se trata do mediador entre o conhecimento e o aluno. Diante disso, deve assumir uma postura critica e investigativa diante das transformações que vem ocorrendo na sociedade e na educação. Deve atualizar-se no intuito de beneficiar seu trabalho e seus educandos com o uso de slides.

    ResponderExcluir
  28. Como sabemos o papel do educador e de mediador do conhecimento,então os recursos tecnológicos apresentados devem ser usados para auxiliar o professor em suas aulas para que estas se tornem mis dinâmicas.

    ResponderExcluir
  29. As crianças ficam fascinadas em tudo que é voltada da tecnoloia. a apresentação pode contribuir e muito na aprendizaem mas, devemos ter o cuidado de apresentar slides de acordo com a realidade da turma.

    ResponderExcluir
  30. Tudo que se diz respeito a computador, tecnologia é de interesse do aluno. As apresentações tornam-se indispensáveis no desenrolar das aulas. Todos os temas a serem abordados no cotidiano escolar tem que ser de forma prazerosa, onde o aluno possa além de tudo, viajar, imaginar, favorecendo o aprendizado.

    ResponderExcluir
  31. Devemos observar como o uso da tecnologia pode ajudar na aprendizagem do aluno e se está de acordo com a sua realidade.

    ResponderExcluir
  32. As apresentações são com certeza de grande utlilidade quando se deseja repassar qualquer assunto, uma vez que oferece recursos adequados dentro do tema que se deseja trabalhar.
    Para que uma apresentação seja bem sucedida é necessário que haja bom senso, ou seja é preciso observar alguns detalhes como: tamanho da letra, plano de fundo, efeitos, tempo de duração, quantidade de slides...
    Um estudo bem elaborado e contendo grandes atrativos desperta o interesse dos alunos e enriquece a prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  33. Para criar uma apresentaçâo é necessário que o professor observe a faixa etária dos alunos, o conteúdo a ser explorado, os objetivos e os recursos da tecnologia.

    ResponderExcluir
  34. As apresentações são recursos que auxiliam o professor a ilustrar o conteúdo a ser trabalhado.Com esse recurso é possível desenvolver ótimas aulas sobre determinado conteúdo.As aulas ficam mais animadas,hà um maior interesse dos alunos.

    ResponderExcluir
  35. É necessário que as apresentações estejam de acordo com a faixa etária dos alunos, com o seu conhecimento escolar e que a linguagem esteja de acordo com a linguagem desenvolvida pelo aluno.

    ResponderExcluir
  36. O uso das apresentações é um recurso precioso, mas deve ser utilizado com cuidado para que as aulas não sejam transformadas em simples
    apresentações.

    ResponderExcluir
  37. As apresentações de slides é um recurso muito interessante na qual pode proporcionar uma aula criativa,prazerosa que estimula a aprendizagem.É importante que o conteúdo apresentado esteja de acordo com a faixa etária dos alunos.

    ResponderExcluir
  38. Devemos observar o público-alvo e chamaria a sua atenção e principalmente, o que mais se ajustasse a sua realidade. Fazer algumas interferências e pedir aos alunos que questionem e opinem. Se bem dosado, pode ser utilizado para fugir do desgaste de uma aula explanativa por parte do professor e apenas assistida,por parte do aluno.

    ResponderExcluir
  39. O mais importante é definir claramente o que se deseja comunicar, utilizando somente informações relevantes. Tal recurso contribuirá de maneira positiva, dinamizando e melhorando a nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  40. A apresentação de slides é uma forma bem dinâmica de ministrar uma aula. Já consegui durante esse curso propor um trabalho de vídeo para os meus alunos, alguns grupos fizeram sob a forma de slides , deu certo.

    ResponderExcluir
  41. Devemos observar se as apresentações estão de acordo com o tema,interesse e faixa etária do aluno, sendo diretas e bem elaboradas para puxar uma discussão e reflexão sobre o assunto tratado. observando tudo isto, com certeza elas contribuirão muito para aumentar o interesse e consequentemente a aprendizagem e formação do aluno.

    ResponderExcluir
  42. 6-Devemos criar apresentações que cause uma boa impressão,pois devemos tentar prender a atenção dos alunos durante às apresentações.
    Para que isso ocorra devemos inserir imagens nos slides,cores ,textos e formato de que os faça compreender o assunto que sendo trabalhado.

    ResponderExcluir
  43. Os recursos serão apresentados de acordo com a realidade da turma(do aluno)e faixa etária dos mesmos e com o conteúdo a ser ensinado.As apresentações devem despertar interesse nos alunos,facilitando a aprendizagem e ao mesmo tempo despertando interesse para apresentação de novos conteúdos.

    ResponderExcluir
  44. Devemos planejar nossas apresentações tomando sempre o cuidado de adequar o conteúdo às imagens. É um recurso bastante interessante, pois o visual, o som atrai mais a atenção,causa maior interesse e o aluno assimila melhor o conteúdo.

    ResponderExcluir
  45. A apresentação de slides é um recurso muito rico e interessante desde que seja utilizado de forma contextualizada. É necessário observar, de acordo com a turma, letras, imagens, sons, tempo, enfim, a organização da apresentação deve estar em consonância com o tema a ser trabalhado de forma a garantir o entendimento e a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  46. Acredito que devemos nos preocupar na hora de escolher a imagem, o texto, as melhores palavras, enfim, tudo isso e mais, para que consigamos alcançar nosso objetivo.

    ResponderExcluir
  47. Esse tipo de recurso deve ser utilizado de maneira responsável pelos profissionais da educação, de forma a proporcionar ao aluno aulas prazerosas, dinâmicas, criando apresentações que despertem o interesse e levem ao aprendizado.

    ResponderExcluir