terça-feira, 9 de novembro de 2010

Unidade 7: Criação de blogs

Como você está vendo, um cidadão comum pode ter acesso a informações localizadas nos mais distantes pontos do globo terrestre, e é isso que torna  a internet revolucionária - criar, gerenciar e distribuir informações em larga escala, em âmbito mundial.
Na unidade 7 vimos que uma característica fundamental dos blogs é a interatividade. Qual é o impacto dessa ferramenta sobre a aprendizagem e comunicação?

48 comentários:

  1. A importância da internet para a aprendizagem e comunicação vai além do que imaginamos. É uma imensa biblioteca.Sabendo localizar e organizar você tira grande proveito para suas aulas, não só para o professor mas também para o aluno.Um exemplo que estou vivenciando de como é importante a internet para a educação é a EAD (Educação a Distância). É um tipo de ensino que estimula a auto-aprendizagem e a pesquisa e há uma interatividade muito grande entre pessoas de vários lugares com um só objetivo: uma educação de mais qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Através dos blogs temos uma comunicação em tempo real e um leque de informações que nos proporciona um vasto conhecimento que nos ajuda profissionalmente.

    ResponderExcluir
  3. O uso de blogs na educação, além de promover a interação, a cooperação e despertar o interesse pela aprendizagem, também provocam um grande estímulo, por colocarem em evidência, os comentários, fazendo com que todos se sintam importantes.

    ResponderExcluir
  4. Os blogs são muito importantes para compartilhar informações, descobertas e novidades que possam interessar a todos que tenham os mesmos objetivos ou interesses em que as nossas leituras e comentários possam ajudar para que haja a evolução da educação propriamente dita.

    ResponderExcluir
  5. A participação nos blogs proporciona a todos mais interatividade, comunicação virtual, troca de experiências, abrindo um grande leque de informações e opniões. A tecnologia tem um grande poder de levar as informaçãoes nos lugares mais distantes, facilitando, assim, o conhecimento de todos, basta força de vontade e participação.

    ResponderExcluir
  6. A internet tem despertado um grande interesse devido à sua capacidade de circulação e articulação de informações nas mais diferentes midias além da interatividade. Considerando esses aspectos a internet é uma ferramenta que pode criar e apoiar um ambiente propício para construção coloborativa de aprendizagem.Frente adversidades de fontes e informações, podemos deparar com elementos até então desconhecidos.Neste sentido, tanto o professor como o aluno terão contato inicial com a informação ao mesmo tempo com capacidade de articulação de conteudos. Podemos dizer ainda habilidades de aprender juntos.

    ResponderExcluir
  7. O blg é um importante instrumento de comunicação, interação, compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, e por estas características torna-se uma importante ferramenta que pode ser explorada na área da educação.
    Além de tantas possibilidades educativas,os blogs aproximam as pessoas, as ideias, permitem reflexões, colocações, troca de experiências, amplia a visão de mundo e oferece a todos as produções realizadas.
    Assim sendo, pode-se afirmar que, o grande impacto da utilização de blogs sobre a aprendizagem e a comunicação consiste em fazer com que os alunos expressem suas ideias, produzam conhecimentos, se comuniquem e tenham interação social. Essas são peças fundamentais para que um indivíduo se desenvolva e mostre seu valor de cidadão nessa sociedade informatizada em que vivemos.

    ResponderExcluir
  8. Através dos blogs podemos dividir informações, nos comunicar nas mais distantes e variadas localizações. Na educação eles podem ir além de nossa imaginação. Professor e aluno sentem necessidade de compartilhar conhecimentos, expressar idéias e ações com interesses em comum e,se mostrarem ao mundo.

    ResponderExcluir
  9. Os blogs vieram para ficar e o profissional, principalmente de comunicação e educação, que investirem no seu uso como ferramenta de informações, troca de experiências serão mais valorizados. É uma forma de professor e aluno manterem contato e sanar dúvidas sobre atividades propostas em sala de aula.

    ResponderExcluir
  10. Os blogs são como se fossem um diário virtual,onde professor e aluno se interagem na troca de experiências, informações vivenciadas no seu cotidiano escolar e compartilham com o mundo. Ele pode servir como uma ferramenta muito iumportante na educação entre pessoas com interesses em comum.

    ResponderExcluir
  11. Hoje, o blog é o meio mais simples do professor se comunicar com seus alunos, mantendo um contato direto e, ainda sem a necessidade de enviar emails ou ficar devendo atividades e documentos apresentados em sala de aula. Se, usados corretamente pode ser uma forma de despertar o interesse pela aprendizagem e, ao mesmo tempo estimulando os alunos a partilhar suas vivências, experiências, fazendo ainda que se, sintam importantes.

    ResponderExcluir
  12. Hoje, o blog é o meio mais simples do professor se comunicar com seus alunos, mantendo um contato direto e, ainda sem a necessidade de enviar emails ou ficar devendo atividades e documentos apresentados em sala de aula. Se, usado corretamente pode ser uma forma de despertar o interesse pela aprendizagem e, ao mesmo tempo estimular os alunos a partilhar suas vivências, experioências, fazendo ainda que se, sintam importantes.

    ResponderExcluir
  13. O blog proporciona a todos usuários compartilhar, informar, interair...
    Faz com que professores, alunos se comuniquem e tenham interação.

    ResponderExcluir
  14. Hoje a maneira de comunicar muda a cada dia e a razão disto tudo é para que fique mais rápido e mais fácil a comunicação.E o uso de blogs está revolucionando o debate entre pessoas que se relacionam com o meio educacional.Manter este contato diretoé antes de tudo revolucionar a educação.

    ResponderExcluir
  15. Através dos blogs, podemos adquirir informações novas e preciosas para melhorar o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  16. O blog na educação pode servir como ferramenta de comunicação, interação, busca e troca de informações entre professor e aluno que tenham interesses em comum.

    ResponderExcluir
  17. A utilização deste recurso faz com que pessoas em diferentes lugares possam interagir dando sua opinião sobre determinados assuntos.
    Professores e alunos fazendo uso deste recurso terão oportunidade de conhecer novas idéais e com certeza estarão estudando e aprendendo juntos.

    ResponderExcluir
  18. Com a participação em um blog podemos expor a nossa opinião sobre o assunto falado e também conhecer outras opiniões, podendo assim adquirir um maior conhecimento sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Através de um blog podemos ter acesso a várias informações, atividades e opiniões diferentes que nos auxiliam em nosso dia a dia escolar, além de ainda poder ser um meio de interação entre professores e alunos, alunos e escola, pais e escola.

    ResponderExcluir
  20. O blog propicia a criação e publicação de aulas e oportunidade de comentar sugestões,permitindo que haja práticas colaborativas entre professores.

    ResponderExcluir
  21. Percebe-se hoje,um veloz progresso científico,com uma aceleração do avanço tecnológico.E,ainda,compreendido que tais recursos disponíveis tem exigido do educador de hoje,habilidades em sua ação pedagógica,reconhecendo a necessidade de formação e planejamento de recursos didáticos como estratégia facilitadora de seu trabalho. Com o uso da criação dos blogs,nos deparamos com possibilidades de tecnologias,visando aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem.Dessa forma,as tentativas de ampliar a educação podem ser entendidas como formas de aproximar o universo na vida da escola,em busca de uma prática pedagógica que privilegie a formação do indivíduo na sociedade.

    ResponderExcluir
  22. Os blogs promovem a interatividade entre a pessoa que o criou,(o Autor) e seus leitores. Essa interatividade surge de forma cooperativa, objetivando melhorar o conteúdo do blog e quando são divulgadas as ideias que podem ser lidas e discutidas com outras pessoas(aquelas que visitam o blog),certamente vai sortir um impacto dessa ferramenta: a aprendizagem conectada à comunicação que atualmente se faz necessária ao mundo globalizado.

    ResponderExcluir
  23. É através de blogs que podemos expressar nossas opinões, colher informações,interar com outras pessoas,adquirir conhecimentos e aperfeiçoar no ensino/aprendizagem diante da sociedade.

    ResponderExcluir
  24. O trabalho com blogs,possibilita a interação entre os sujeitos,formando uma rede de novos conhecimentos,que ao serem publicados e partilhados entre os autores,poderão desenvolver a auto-estima e a autonomia.

    ResponderExcluir
  25. A utilização de blogs faz com que ocorra uma interatividade entre os seus participantes, onde todos podem expor suas opiniões e buscar informações e conhecimentos de maneira participativa entre seus membros.

    ResponderExcluir
  26. Através de um blog podemos ter acesso a diferentes informações, atividades e opiniões que nos auxiliam em nosso dia a dia, e também poder ser um meio de interação entre professores e alunos, alunos e escola, pais e escola.

    ResponderExcluir
  27. Através dos blogs podemos compartilhar informações , descobertas de maneira interativa onde todos podem dar suas opiniões, trocar experiências com capacidade de aprender juntos.

    ResponderExcluir
  28. Essa ferramenta - o blog - nos permite compartilhar opiniões, conferir dados, interagir e desenvolve nossa capacidade de influenciar, criar idéias, inovar.

    ResponderExcluir
  29. No meio educacional a criação de um blog será um espaço, no qual se ampliará as discussões e reflexões. Além de possibilitar a socialização dos conhecimentos, o que irá interferir, de forma significativa, na aprendizagem dentro do contexto de inclusão digital.

    ResponderExcluir
  30. Já havia visitado vários blogs de Ciências para procurar atividades para meus alunos. Acho que os trabalhos que são postados nos blogs são muito bons e interessantes e, o que ainda é melhor podem ser comentados.Quando tiver um tempinho vou postar meus trabalhos no meu blog também. K

    ResponderExcluir
  31. Sendo a interatividade, a característica principal dos blogs, fica mais fácil compatilhar idéias, informações, experiências com várias pessoas e colegas de trabalho da educação do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  32. 7-Enriquecendo –as pois três recursos nos permite diversificar nossas aulas com slides,despertando novas emoções.
    E o uso de blogs,estaremos aprendendo algo novo e assim com essa intervenção e interação estaremos contribuindo para que mais pessoas estejam conectadas com essas ferramentas e assim tem mais acesso á informação de qualquer lugar e de qualquer hora,em todo mundo.

    ResponderExcluir
  33. 7-Enriquecendo –as pois três recursos nos permite diversificar nossas aulas com slides,despertando novas emoções.
    E o uso de blogs,estaremos aprendendo algo novo e assim com essa intervenção e interação estaremos contribuindo para que mais pessoas estejam conectadas com essas ferramentas e assim tem mais acesso á informação de qualquer lugar e de qualquer hora,em todo mundo.

    ResponderExcluir
  34. As novas ferramentas virtuais de aprendizagem, surgidas pelas tecnologias de informação e comunicação, têm trazido às pessoas uma oportunidade sem igual para que desenvolvam seu potencial criativo e crítico, de forma independente, em ambientes virtuais de aprendizagem que cada vez mais, põem em xeque os ambientes de interação e de ensino e aprendizagem tradicional. Diante dessa realidade inquietante, a atual sociedade contemporânea impõe novos desafios para os profissionais preocupados com a educação, e enfatiza a necessidade de buscar novas estratégias educacionais por meio de ferramenta eletrônica de informação e comunicação que possam contribui no processo de ensino aprendizagem.
    Dentre várias ferramentas interativas

    ResponderExcluir
  35. O blog é muito importante no trabalho e é a ponte que pode se estabelecer entre os próprios professores na troca de experiências de práticas pedagógicas. Professores de culturas diferentes podem interagir e selecionar o que podem trazer de bom para suas próprias práticas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  36. A criação de blogs é um instrumento muito rico para que haja interação, participação e conhecimento das ideias. Faz com que alunos e professores compartilham e expressem suas experiencias e busquem novos conhecimentos enriquecendo o trabalho de ambos.

    ResponderExcluir
  37. Os blogs é um importante instrumento para comunicação. Para a aprendizagem é algo que porpociona troca de experiências, informações, descobertas e novidades. Isso faz com que os alunos expressem suas ideias e tenham uma visão de mundo. É uma busca e troca de experiências entre os membros, que não estão juntos fisicamente mas, virtualmente.

    ResponderExcluir
  38. A criação dos blogs facilita a interação de idéias e trocas de experiências. É uma ferramenta que possibilita abranger, de tudo o que a imaginação possa permitir. Assim, um grupo se reúne em torno de assuntos comuns, de interesses privados ou não, pode estabelecer relações, trocar experiências e interagir com agilidade e rapidez. Trocar idéias, ampliar e recriá-las ao mesmo tempo, é de fundamental importância. De maneira simples e rápida, através dos blogs, as pessoas buscam atualizar conteúdo em qualquer parte do planeta

    ResponderExcluir
  39. É um exelente espaço de troca de idéias, de informações.Estamos dando um grande passo, pois essa troca com os colegas vai enriquecer bastante nossa prática. Acredito que de início entre nós, mas num futuro não muito distante entre nós e nossos alunos.

    ResponderExcluir
  40. A utilização dos blogs na aprendizagem e na comunicação é bem interessante, pois ajudam os profissionais e alunos a exercitarem a atualização com o mundo em contínua evolução, principalmente o mundo virtual. Os blogs estão nesse ambiente virtual, porém é interativo, esse é o seu diferencial. A internet em geral tem informações e os blogs expressam o conhecimento e as opiniões daqueles que dele fazem parte.

    ResponderExcluir
  41. Através dos blogs é possível a troca de experiências além de proporcionar aos visitantes atualização contínua e na aquisição de novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  42. O blog é uma ferramenta que nos permite ampliar o nosso conhecimento através da troca de informações constantemente. Através da comunicação em âmbito mundial a aprendizagem se torna muito mais fácil, interessante e autônoma.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. O uso de blogs na educação proporciona uma maior interatividade com diversas pessoas, de diferentes localizações, possibilita novas informações a cada dia , aumentando o conhecimento, uma melhor comunicação e diversos pontos de vista para um melhor entendimento.

    ResponderExcluir
  45. O blog possibilita uma grande socialização de conhecimentos,além de ser um espaço que ampliará discussões e reflexões relacionadas à educação,de forma significativa,favorecendo assim,a aprendizagem no atual contexto social.

    ResponderExcluir
  46. Com certeza a aprendizagem acontece na troca de informações e o blog nos permite uma reflexão num campo maior, nos dando grandes recursos.

    ResponderExcluir
  47. Com certeza a aprendizagem acontece na troca de informações e o blog nos permite uma reflexão num campo maior, nos dando grandes recursos.

    ResponderExcluir
  48. Através dos blogs, podemos interagir buscando informações necessárias à nossa prática, além de possibilitar troca de informações, discussões e reflexões possibilitando novas experiências.

    ResponderExcluir