terça-feira, 9 de novembro de 2010

Unidade 8: Cooperação e interação em rede

"... a inclusão digital não é apenas colocar computador nas escolas, torná-los mais baratos e acessíveis... a inclusão digital toma como referência os "benefícios" e mudanças que a informática pode fazer por um indivíduo..".
Assim, de que maneira as TICS contribuem e poderá contribuir em sua prática pedagógica?

47 comentários:

  1. As TICS podem contribuir para a inclusão na medida em que nos permite proporcionar aos alunos a possibilidade de interação com tecnologias as quais eles não têm oportunidade de conhecer em suas vidas fora da escola.

    ELBA RESENDE - PROINFO 40 HORAS
    INSTRUTORA: GORETTI RESENDE

    ResponderExcluir
  2. Espero que como cursista do PROINFO conheça mais a utilização destas tecnologias no ensino e possa desenvolver novos aprendizados e construir experiências ricas e consistentes na minha prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  3. Com as TICS os professores tem a oportunidade de inovar suas aulas dando uma maior oportunidade a seus alunos de estarem vivenciando aulas mais atrativas.Hoje posso preparar minhas aulas buscando um material rico através da tecnologia.

    ResponderExcluir
  4. A revolução na Educação se dará pelo acesso à tecnologia. As escolas terão que se adequar, o poder público terá que destinar recursos para equipá-las, e não é só criar um laboratório com dez ou vinte computadores não, é muito mais do que isso. Queremos nosso aluno interessado, criando, pensando, analisando, enfim, torná-lo capaz de superar as expectativas pessoais e dos educadores, criando outro perfil de cultura educacional no Brasil. Utilizar a Internet, computadores, etc, de forma coerente para com isso facilitar o processo educacional.

    ResponderExcluir
  5. A velocidade com que vem se transformando as tecnologias, está exigindo dos educadores constante capacitação e atualização, para que possam dar conta do seu cotidiano em sala de aula, com uso de internet, computadores,slides. Quando estamos numa sala de aula virtual, por exemplo, precisamos ter o domínio das tecnologias de informação e comunicação.
    Entretanto, esse domínio de ferramentas já não é suficiente, pois precisamos trabalhar de forma diferenciada daquela que utilizamos numa sala de aula .
    É necessário que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja estimulada entre os alunos de forma que a internalização do conhecimento não seja só de pessoa a pessoa, na sua individualidade, mas compartilhada e enriquecida com a experiência de cada.

    ResponderExcluir
  6. A tecnologia, no mundo atual, não é mais luxo, é uma grande necessidade. Principalmente para nós professores, não conseguiremos mais viver sem esta ferramenta nas nossas vidas. Ferramenta que auxilia o professor a preparar suas aulas com maiores possibilidades de argumentações, criatividades e ilustrações. Com este avanço,todos terão que progredir junto, pois a escola terá que adequar a essa realidade. A contribuição na prática pedagógica é constante.
    Atualmente, os alunos convivem com este mundo virtual, portanto, torna-se necessário que o educador melhore suas aulas garantindo o bom desempenho de seus alunos. Assim, as aulas tornarão mais interessantes, todos trocando experiências de vidas, professor e aluno nesse mundo virtual.

    ResponderExcluir
  7. A era digital veio com tudo para ficar, inovar e facilitar a vida dos professores na preparação e no desenvolvimento de suas aulas. As TICS dão oportunidades aos alunos de interagir e integrar com o mundo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  8. A inclusão digital nos proporciona oportunidades variadas de buscar, adequar, inovar e vivenciar aulas mais atrativas, onde professor e aluno se interagem no mundo virtual.

    ResponderExcluir
  9. A revolução que fez a tecnologia na educação: desenvolveu novos aprendizados, novas práticas que levaram alunos e professores a mudar seu cotidiano escolar. Com as TICS os professores procuram deixar suas aulas mais interessantes, dinâmicas e atrativas.

    ResponderExcluir
  10. A inclusão digital não consiste somente em mostrar aos alunos que nas escolas podemos fazer uso de computadores, internets e outros. Sim interagí-los de forma que, possam desenvolver, trazer novas experiências e aprendizados que transformem seu cotidiano escolar. Devemos trabalhar de maneiras diferentes: numa sala de aula virtual, temos que saber, integrar, dominar os avanços tecnológicos, o que não acontece em uma sala de aula escolar.

    ResponderExcluir
  11. Não podemos ser profissionais que se situam a margem do avanço tecnológico. Para isso, o professor precisa ter disponibilidade interna para buscar a formação continuada e se adequar as necessidades conteporâneas.As TICS podem ser consideradas como um novo espaço pedagógico ou seja uma nova organização deste espaço que permeia e sustenta a comunicação, funcionando como um fio condutor no processo de aprendizagem . Nesta perspectiva, verificamos que as TICS proporcionam os recursos e ferramentas possíveis a mediação na construção de conhecimentos sem a pretensão de esgotar explicações sobre os recursos tecnológicos existentes, podemos citar a internet como grande revolucionadora na forma de aprender. a internet, por ser uma mídia aberta,aumenta a cada dia o número de pessoas ou grupos que criam suas próprias páginas. As redes de contatos são estabelecidas e, neste caso, muitas pessoas com seus pensamentos e suas idéias são conectadas em todo o mundo.

    ResponderExcluir
  12. A crescente demanda por uma educação de qualidade e inovadora, as TICS podem contribuir muito para a interação e inclusão digital do indíviduo,devido não somente à expansão populacional,como sobretudo a evolução dos conhecimentos científicos e tecnológicos que estão exigindo mudanças a nível da função e da estrutura escolar.Sendo assim,a "revolução tecnológica"colocará o educador um grande desafio: compreender que estamos diante do surgimento de uma nova cultura,onde exigirá de cada um envolvido uma nova maneira de ver,de ler,de pensar,de aprender e de ensinar...

    ResponderExcluir
  13. A inclusão digital faz com que os professores possam deixar as aulas mais interesssantes e dinâmicas. Dando oportunidade a muitos alunos de interagir com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  14. A tecnologia tornou-se uma necessidade primordial, e as escolas terão que se adequar, buscando novos recursos pedagógicos de forma coerente com o processo educacional. As TICS poderão contribuir muito para a interação dos alunos nesses avanços tecnológicos.

    ResponderExcluir
  15. O professor poderá diversificar o seu trabalho, inovar suas aulas, possibilitando ao aluno adquirir mais conhecimentos.

    ResponderExcluir
  16. Todo recurso precisa ser explorado e inovado. A informática traz grandes benefícios, mas é preciso que os mesmos sejam utilzados de maneira que as aulas sejam criativas, trazendo enriquecimento para a prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  17. Com as TICS os professores podem ampliar e melhorar a sua prática pedagógica.É importante que os profissionais tenham consciência e busquem se atualizar para desenvolver um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Com a utilização das TICs, os professores poderão melhorar o seu desempenho, o seu trabalho pedagógico, procurando cada vez mais inovar seu trabalho, trazendo para a sala de aula, atividades mais atrativas e diferentes que irá despertar o interesse e o conhecimento dos alunos.

    ResponderExcluir
  19. A integração das TICS nos processos de aprendizagem pode constituir um fator de inovação,proporcionando novas modalidades de trabalho na escola.Porém,a escola tem de acompanhar as transformações sociais.

    ResponderExcluir
  20. As TICS promovem o aprender mediado.Esse aprender exige muito mais que o simples manejar das tecnologias digitais.É preciso que ocorra desafios na busca de encaminhamentos e soluções de forma conjunta entre os participantes,fazendo assim, valer a ideia do aprender mediado,que é imprescindível na minha prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  21. O uso das TICS proporcionam a relação entre a tecnologia seus reflexos sobre a aprendizagem.Podem promover a troca de experiências,reflexão, discussão negociação,cooperação, compartilhamento,porque não se separa forma de conteúdo.Eainda, o uso de novas tecnologias para o acesso à informação requer do educador a organização de modos diferenciados.

    ResponderExcluir
  22. Desde as primeiras experiências pedagógicas com o uso do computador, até o momento atual, os educadores brasileiros perceberam a necessidade de mudança dos procedimentos no processo de ensino-aprendizagem, quanto à adoção deste recurso. A flexibilização dos currículos, a libertação da tradicional rotina da sala de aula, assim como a formação dos professores, inserem-se na discussão sobre a adequação da escola quanto à utilização pedagógica das TIC. TICs na prática escolar, quando mediada pelo trabalho colaborativo e reflexivo de um grupo, tendo junto alguém com experiência no uso da informática, pode efetivamentedesencadear um processo de mudança da cultura docente e da cultura escolar

    ResponderExcluir
  23. A revolução tecnológica chegou de forma rápida e eficiente para proporcionar aos professores e alunos uma aprendizagem interativa no mundo cada vez mais globalizado. As TICs ajudam os professores a tornaren suas aulas mais interessantes e significativas.

    ResponderExcluir
  24. Dominar técnicas de informática, para aplicá-las à educação, é um dos grandes desafios de hoje para os docentes.O uso das mídias educacionais trabalhadas de forma integrada vem nortear a inserção dos sujeitos envolvidos(professor/aluno)no cenário atual:a sociedade tecnológica.
    Não basta introduzir recursos tecnológicos na escola,é preciso discutir com os professores e orientá-los sobre os métodos e técnicas de sua utilização.
    Dessa forma, as TICS irão contribuir para que a inclusão digital aconteça com interação e prazer, dando oportunidades a todos de viver essa realidade.O conhecimento será construído e compartilhado e a aprendizagem efetiva.
    Gostaria de terminar esse comentário parafraseando Guimarães Rosa: "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."

    ResponderExcluir
  25. Com a utilização das TICs, os professores poderão procurar cada vez mais inovar seu trabalho, trazendo para a sala de aula, atividades mais atrativas e diferentes que irá despertar o interesse dos alunos.

    ResponderExcluir
  26. a A utilização ds novss tecnologias estão presentes no dia a dia das pessoas fazendo com que estejamos conectados com o mundo em tempo real. A presença dos recursos tecnologicos inovam as nossas ações pedagógicos tornando a aprendizagem mais eficiente.

    ResponderExcluir
  27. Podem trazer informações aos alunos presentes somente em bibliotecas européias, por exemplo. Podem também trazer dados e mapas atualizados, tudo isso em questão de segundos. Esses recursos, se bem utilizados só tem benefícios a trazer aos alunos.

    ResponderExcluir
  28. Um professor se as Tics está sem suporte, precisa ser reciclado. Estou totalmente dependente das Tics.

    ResponderExcluir
  29. A revolução tecnológica é sem dúvida um grande avanço na educação,mas deve ser vista com cuidado ,pois não é somente levar os alunos para mecher no computador e sim ensiná-los a usar esta tecnologia com segurança e criticidade,pois nem tudo que está na net é confiável.

    ResponderExcluir
  30. 8-por serem considerados populares esta é uma ferramenta muito útil,pois são empregadas na condição de diários digitais,na publicação de notícias e assuntos diversos levando as pessoas a se expressarem de uma coisa de uma maneira bastante espontânea.

    ResponderExcluir
  31. Inclusão Digital é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.

    ResponderExcluir
  32. As novas tecnologias exigem uma reavaliação no processo de ensino-aprendizagem. O grande número de recursos digitais oferecidos, se bem aproveitados, nos dão suporte para dinamizar a nossa didática e desenvolver atividades mais atrativas com os alunos.

    ResponderExcluir
  33. Com a utilização e conhecimento das novas tecnologias, o professor poderá inovar seu trabalho e procurar direcionar o conteúdo usando formas mais atraentes em sua sala de aula, instigando o interesse do aluno.Mas, o professor ás vezes se depara com o novo e sente inseguro diante de tanta mudança.Para que o trabalho seja repassado com segurança é preciso conhecer e planejar suas aulas.

    ResponderExcluir
  34. A melhoria das aulas com as TICS é notória, vai desde o planejamento das atividades diárias à execução das mesmas com os alunos. De início, pode ser que tanto professor quanto aluno, sinta um pouco de dificuldade, mas com exercício e planejamento, com certeza as aulas terão outra dimensão. A dimensão de um mundo incluído na era digital.
    Rita Castro - E.M.Paula Assis

    ResponderExcluir
  35. Professores, alunos e escola precisa progredir juntos com essa nova tecnologia. Hoje isso se tornou uma necessidade para o trabalho, estudo, lazer... A inclusão digital proporciona um leque enorme para variadas buscas no dia-a-dia. É uma troca muito grande para nós e que faz o ser humano crescer socialmente.

    ResponderExcluir
  36. Diante do que estamos vivendo, as TICS invadindo nossas vidas, fica impossível viver sem elas. o professor tem que deixar o comodismo praticar o que aprendeu e com certeza a paritr daí suas aulas terão mais qualidade. E o alunos só se beneficiará com tudo isso.

    ResponderExcluir
  37. O uso das TICs promove a incluão digital na comunidade escolar, qualificando os processos de ensino e dando oportunidades variadas aos alunos e professores de interagir e integrar no mundo virtual.

    ResponderExcluir
  38. Com a inclusão digital as TICS possibilitam novas metodologias de ensino, despertando nos alunos maior interresse e envolvimento com o conteúdo apresentado. Além disso, estimula habilidades cognitivas e contato com o mundo virtual.

    ResponderExcluir
  39. As TICs chegaram para ficar não há como negar.O uso delas tornará as aulas mais dinâmicas,atraentes já que é uma ferramenta que os alunos dominam.

    ResponderExcluir
  40. As TICs podem contribuir de forma enriquecedora e prazerosa já que, hoje, fazem parte da vida de todos nós. Porém, é preciso lembrar que devemos estar preparados para sermos mediadores da aprendizagem pois, qualquer um pode pesquisar o que quiser na internet. "Não podemos ficar perdidos dentro dessa nova tecnologia".

    ResponderExcluir
  41. A inclusão digital proporciona uma inovação e aperfeiçoamento no trabalho dos educadores para com seus alunos. Desenvolve um maior interesse dos alunos com aulas mais interessantes, atrativas e dinâmicas e assim, possibilitando um maior aprendizado.

    ResponderExcluir
  42. O emprego das TICs propiciará a inclusão digital no cotidiano escolar,favorecendo assim a criação de oportunidades de interação e aquisição de novos conhecimentos a partir das descobertas do mundo virtual.

    ResponderExcluir
  43. Inclusão digital veio para proporcionar aulas mais agradáveis,facilitando o trabalho do professor, dando mais oportunidade de aprendizagem no mundo de hoje que tudo se faz através das TICs.

    ResponderExcluir
  44. A pedagogia escolar, hoje em dia, não pode mais resistir ao mundo tecnológico, uma vez que professor e aluno devem somar o que já se tem com os recursos do computador.

    ResponderExcluir
  45. utilizar esse conjunto de ferramentas em sala de aula para torná-las interessantes e atrativas, possibilitando aos alunos diferentes momentos de construção do conhecimento. Posso dizer que está sendoum curso proveitoso, interessante e sem dúvida bastante útil tanto para minha vida pessoal quanto profissional.”

    ResponderExcluir
  46. As TICs contribuem para a inclusão digital na medida em que proporcionamos aos alunos a interação com as tecnologias, buscando dinamizar nossa prática, desenvolvendo atividades cada vez mais ricas e prazerozas.

    ResponderExcluir
  47. As TICS possibilitam novas metodologias de ensino, despertando nos alunos maior interresse e envolvimento com o conteúdo apresentado.

    ResponderExcluir