quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Unidade 9: Solução de problemas com planilhas eletrônicas

Após o estudo da Unidade 9 (Uso do Calc) podemos agora explorar o potencial que as planilhas eletrônicas nos oferecem.
Sendo assim, as práticas de planejamento, de gastos, de controle de recursos, de objetos, de notas, de alimentos, de atividades que antes eram feitos no papel, agora podem ser realizados em planilhas eletrônicas.
Você achou válido o aprendizado sobre planilha eletrônica?
De que forma a utilização de planilhas eletrônicas pode facilitar o dia a dia do profissional da educação?

42 comentários:

  1. Claro que foi válido aprender sobre planilhas. Vou utilizá-las para somar as notas no final do ano. Por falar em final de ano, ele já chegou.

    ResponderExcluir
  2. Aprender sobre planilhas eletrônicas foi muito válido. Uma vez que esta é uma ferramenta que serve muito à organização do trabalho do professor.
    Podemos utilizar planilhas eletrônicas para: organizar dados de uma pesquisa, horário de aulas, registro de notas, cadastros de nossos alunos, entre outras coisas.
    Logo, as planilhas são recursos que facilitarão nosso trabalho e nos darão uma interpretação mais abrangente dos dados.

    ResponderExcluir
  3. Claro que sim. Quando falamos de tecnologias da informática e da comunicação,não nos referimos apenas à internet,mas sim ao conjunto de técnicas,informações que permitem a aquisição,produção,armazenamento e transmissão de dados que irá nos favorecer.Uma delas,é a planilha eletrônica que será indispensável na organização no dia a dia do professor.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente,tudo que aprendemos é válido, é lucro. Planilha é um tipo de programa de computador que utilizamos para realizar cálculos ou apresentação de dados quaisquer. Na educação ela facilita o trabalho do professor e possibilita ainda fazer uma comparação de dados e atividades anteriores com as atuais.

    ResponderExcluir
  5. Para mim foi muito interessante e importante este capítulo. A planilha eletrônica é composta de colunas e linhas que aprendemos ser "células". O fato de podermos colocar a quantidade de colunas e linhas que desejarmos facilita nosso trabalho como professor. A somatória das notas, conceitos, entre outros.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei feliz ao aprender sobre as planilhas eletrônicas. É uma implementação por meio do computador. Com isso tenho abertura para acompanhar de perto o rendimento escolar de cada aluno. Mais uma vez a tecnologia em nosso mundo escolar.

    ResponderExcluir
  7. Aprendí que a planilha eletrônica é um tipo de programa de computador que utilizamos para fazer tabelas. Na educação é uma ferramenta que me auxilia para fazer uma comparação de dados dos alunos de cada turma que desenvolveram, que estão em desenvolvimento e, ainda dos que permaneceram paralisados nas atividades propostas em sala de aula.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito importante e interessante, pois ví que através da planilha eletrônica podemos encurtar nossas tarefas. Na educação e para mim especificamente, posso usar nos boletins da cada aluno.

    ResponderExcluir
  9. O aprendizado sobre planilha eletrônica foi muito válido.Através dessas planilhas o profissional da educação conseguirá inovar o seu trabalho em relação as notas dos seus alunos.

    ResponderExcluir
  10. O uso das planilhas eletrônicas possibilita coletar, analisar e apresentar informações. Para o profissional da educação ela pode ser utilizada como uma ferrramenta de apoio ao processo de construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Com certeza foi muito válido o aprendizado sobre planilha eletrônica. É um aprendizado significativo e indispensável para o professor que deseja e que está empenhado em inovar seu trabalho como profissional de educação.

    ResponderExcluir
  12. CLARO QUE SIM .POIS É UMA FERRAMENTA MUITO ÚTIL NA VIDA DO PROFESSOR QUE DESEJA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO TECNOLOGICA.

    ResponderExcluir
  13. Claro que sim.Não é simplesmente falar que tem um computador ligado à internet e sim saber como usar essa ferramenta de tamanha importância no processo de construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. Explorar as planilhas eletrônicas foi uma grande descoberta para nós professores, pois trabalhar com essa ferramenta facilitará para somar os resultados finais dos nossos alunos.E ainda possibilitará a agilidade nos processos burocráticos da escola.

    ResponderExcluir
  15. As planilhas eletrônicas são instrumentos que vieram para facilitar nossas vidas em termos de tempo,cálculos, organização,inovação.

    ResponderExcluir
  16. As planilhas eletrônicas servem para ajudar os professores nos trabalhos com agendas de notas de alunos,dimensionando uma forma organizada de favorecer e auxiliar o cotidiano.

    ResponderExcluir
  17. É sempre muito bom aprender algo novo. As planilhas eletrônicas são recursos que faciltarão o trabalho do cotidiano do professor.

    ResponderExcluir
  18. Sim.Esteaprendizado veio dar o respaldo para as mais diversas tarefas que envolvem os números.As situações que podem ser pensadas são inúmeras,como por exemplo:registros de notas,horários de aulas,orçamentos,controle de empréstimo de livros,gráficos,tabelas,entre outros.

    ResponderExcluir
  19. Sim. É uma poderosa ferramenta, que possibilita a realização de cálculos com extrema rapidez e precisão, além de agilizar o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  20. O uso das planílhas são recursos que facilitarão o trabalho do professor. E este é um recurso que iremos utilizá-lo,ganhando tempo, organizaçáo e aprendizagem e além de tudo mais bonito de se ver.

    ResponderExcluir
  21. Claro que foi válido, afinal, as planilhas estão aí para nos ajudar em nosso dia a dia. Não somente na escola somando notas dos alunos, mas também nas contas domésticas. É um excelente material a ser utilizado por todas as pessoas, já que estas facilitam nossa vida.

    ResponderExcluir
  22. Foi de grande valia aprender sobre planilhas. Em sala, pode ser usada com as notas, somas, médias e no meu caso especificamente, com materiais gastos na merenda, limpeza, venda de salgados no recreio... De qualquer forma, é um adendo a mais para facilitar nossa vida profissional.

    ResponderExcluir
  23. A utilização de planilhas veio agilizar, organizar e contribuir para que o trabalho do professor tenha menor margem de erros. Afinal, o lançamento de dados quantitativos deve ser realizado com muita atenção. Não só em escolas, mas em todos os setores em que se trabalha com custos, recursos, planejamento, controle de material, etc. deve lançar mão da planilha para que se obtenha um resultado coerente, organizado e rápido.
    Rita castro - Prof. E.M.Paula Assis

    ResponderExcluir
  24. O estudo sobre as planilhas eletrônicas é válido, pois é uma forma de organização para o profissional da educação. Pode-se agendar as notas, conceitos e o desevolvimento bimestral e anual de cada aluno e assim facilitando o trabalho do professor.

    ResponderExcluir
  25. Com certeza foi válido.No cotidiano,onde se utiliza cálculos matemáticos,as planilhas eletrônicas substituem com melhoria,nossas antigas calculadoras.Para o professor é um recurso importante para o registro de notas e conceitos.

    ResponderExcluir
  26. É mais uma exelente ferramenta para tornar a vida do professor mais organizada e prática.

    ResponderExcluir
  27. É fundamental utilizar diversos instrumentos de trabalho:As planilhas eletrônicas é um recurso eletrônico de grande importância que nos auxiliam na organizaçâo e facilitará em nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei impressionada com mais esta vantagem que o computador nos dá,pois em se tratando de tecnologia eu sou completamente fora de eixo.Mas realmente é um grande avanço poder contar com tão preciosa ajuda na hora de somar as notas dos nossos alunos.Foi e será de grande ajuda daqui pra frente...

    ResponderExcluir
  29. As planilhas eletrônicas são extremamente úteis a qualquer profissional, e nós educadores podemos utilizá-las de várias maneiras. Por exemplo, controle de notas dos alunos, organização dos horários, utilizando calendário nas planilhas.

    ResponderExcluir
  30. É uma ferramenta muito prática que facilita o trabalho do professor nas notas, que antes tinham que ser calculadas através de calculadoras, além de diexar os trabalhos organizados.

    ResponderExcluir
  31. Foi muito válido. A planilha eletrônica é uma ferramenta que facilita muito o trabalho do professor, agilizando as tarefas e possibilitando a comparação de dados e diagnóstico dos alunos.

    ResponderExcluir
  32. A planilha eletônica permite a organização sistematizada do trabalho do professor, do rendimento dos alunos; sendo possível modificá-las quando necessário e o melhor agiliza e facilita o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  33. Foi de suma importância o aprendizado sobre planilhas.Facilita contas que antes eram feitas somente no papel, possibilita modificações a qualquer tempo e hora, com mais opções e recursos, gerando mais organização e menos tempo gasto.

    ResponderExcluir
  34. Foi de grande importância aprender a utilizar a planilha eletrônica,pois facilita e agiliza o nosso trabalho por ser uma ferramenta que realiza cálculos com muita precisão e rapidez.

    ResponderExcluir
  35. Sim,foi importante para facilitar o dia-a-dia do profissional,tais:
    -somatória de notas.
    -comparação de atividades.
    -coletar,analisar e apresentar dados de pesquisa etc...

    ResponderExcluir
  36. Aprender algo é sempre bom. A utilização de planilhas facilita o trabalho do profissional da educação. As planilas podem ser utilizadas para somar notas do bimestre, organizar horários de aula, realizar cadastros de alunos etc...

    ResponderExcluir
  37. Claro que sim .AS PANILHAS podem ser utilizadas para somar as notas dos alunos com mais facilidade ,podendo acompanhar os resultados de forma prática,repensando a nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  38. Foi muito bom,pois facilita muito o trabalho doprofessor,dando oportunidade de acompanhar bem de perto o rendimento do aluno.

    ResponderExcluir
  39. Sim. O professor podera acompanhar o rendimento do aluno atraves de uma planilha eletrônica e além disso, podera organizar melhor seu trabalho.

    ResponderExcluir
  40. Muito válido, pois permite que o trabalho, professor e aluno,seja acompanhado mais de perto em termos de resultado numérico.

    ResponderExcluir
  41. A utilização de planilhas eletrônicas pode atender a objetivos diversos: ser fonte de informação, auxiliar o processo de construção de conhecimentos, desenvolver a autonomia.

    ResponderExcluir
  42. Qualquer aprendizado é muito válido, ainda mais se tratando de tecnologia, informática,etc. E a utilização de planilhas facilita, e muito, o trabalho do profissional da educação na organização de notas, comparação de dados dos alunos, e muito mais.

    ResponderExcluir