quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: Correio eletrônico

O e-mail é uma forma de comunicação e interação. Podemos nos comunicar em tempo real com qualquer pessoa que esteja conectada à rede em qualquer parte do planeta. Tal ferramenta é bastante utilizada atualmente, inclusive por nossos alunos. Poderíamos utilizar o e-mail na nossa prática pedagógica? De que forma? Existe uma limitação para esse uso?

33 comentários:

  1. O e-mail é realmente um excelente e rápida forma de comunicação.Através dele interagimos com amigos, diminuimos distâncias,recebemos mensagens,anúncios,notícias.Trocamos atividades,avaliações com colegas de trabalho,passamos e recebemos em tempo real.Um professor prepara uma determinada atividade, envia pro colega,este analisa para ver se está a altura da turma que leciona e imprime para aplicar nos alunos.Mesmo que precisa de reajustar alguma coisa, isso já nos facilita, uma vez que nas escolas é díficil reunir todos em tempo real, para preparar atividades, provas,etc.
    Usamos e-mail, também pra estudos como em Pós- graduação,ou mesmo graduação.É muito eficiente esta forma de comunicação.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. O e-mail é uma forma de comunicação eficaz, onde podemos ter individualidade em envio de mensagens para as outras pessoas, também com rapidez e em tempo real.As notícias circulam mais depressa no correio eletrônico, e isso favorece as expectativas do tipo de vida que levamos hoje em dia, onde tudo é preciso ser rápido e eficiente.A forma de envio dos e-mails vai depender da necessidade de cada um e o limite também.Todos devemos ter consciência do que fazemos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nos últimos anos, o computador e a internet propagam os serviços de comunicação e interação entre as pessoas,mesmo estando distantes.Essa interação permite a troca de mensagens, intercâmbio de informações e a propagação do conhecimento(pós graduação à distância-NEAD),que mesmo estando longe,o aluno torna-se sujeito ativo,dentro do tempo e espaço próprio.
    O e-mail é uma forma rápida,quase instantânia e que em nossa prática, facilitará de maneira considerável, onde se dará uma sintonia virtual de nossos alunos no mundo tecnológico,possibilitando também a troca de tarefas e conteúdos no nosso dia a dia, como professores.
    A limitação e a necessidade quanto ao seu uso,dependerá de cada pessoa e de que maneira ela usará esta ferramenta.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza. Poderíamos usar o email em uma aula sobre os meios de comunicação, por exemplo. E é claro que devemos ter o cuidado de mostrar aos alunos que esse tipo de comunicação deve ser utilizada de forma segura e consciente pois, pode ser muito perigoso se usada de maneira errada.

    ResponderExcluir
  6. Sim.O e-mail é uma ferramenta usada na busca e na troca de informações, objetivando propiciar aos aprendizes condições mais rápidas e aguçadoras de conhecimento.Quanto ao uso dessa ferramenta importante é preciso conhecer as suas possibilidades de forma crítica e criativa.

    ResponderExcluir
  7. O mail nos possibilitam trocar mensagens com pessoas distantes geograficamente,isso implica em novos modos de se relacionar e consequentemente de se comunicar.Podemos estudar pesquizar e trocar ideias com nossos colegas e com nossos professores em nosso cotidiano.Vemos a educação a distancia ganhar força,viabilizada por novas relaçôes com o conhecimento e pela tecnologia da informação e comunicaçâo ou seja,tecnologias voltadas para a interaçâo entre sujeitos.A limitaçâo quanto aõ uso dependera de cada individuo e quando usar.

    ResponderExcluir
  8. O e-mail é uma forma de comunicação veloz, que encurta distâncias. Através dele podemos realizar na área educacional variadas atividades propostas em sala de aula, trocar ideias ou informações, avaliações e outras coisas mais. Por ser um tipo de correio eletrônico devemos ter cuidado quando e como utilizá-lo.

    ResponderExcluir
  9. Sendo o e-mail uma ferramenta de transmissão de documentos e mensagens entre pessoas de todas as localidades através do uso de computadores devemos saber utilizá-lo. Para mim, ele agiliza minhas atividades em sala de aula com diferenciados textos, figuras, na troca de informações com meus colegas da área.

    ResponderExcluir
  10. O e-mail é uma forma de trocar mensagens entre usuários. Como não é necessário que o destinatário esteja conectado à rede no momento em que a mensagem chegar, facilita que troquemos ideias, atividades em geral, avaliações, entre outros. Deve ser usado de forma correta e coerente.

    ResponderExcluir
  11. Sim. O e-mail ou correio eletrônico é um serviço que está disponível na internet e que tem a função de controlar o envio e o recebimento de mensagens, textos, atividades em geral, propostas pedagógicas com objetivos de melhores condições aos seus usuários. Antes de tudo temos que ensinar e mostrar para nossos alunos a maneira adequada de como se envia um e-mail.

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia, pode-se contar que em cada dez crianças, duas tem computador em casa com acesso à internet. Temos que orientá-los para que, usem corretamente. Na educação, modificou minha vida escolar, pois troco informações com meus colegas, atividades, avaliações.etc.

    ResponderExcluir
  13. O uso do e-mail possibilita uma troca de informações com usuários de diferentes localizações. Podemos obter notícias , mensagens etc. Na educação troca-se atividades, avaliações , opiniões com outros colegas com o objetivo de um maior aprendizado. Com uma maior comodidade, podemos resolver algumas atividades com mais facilidade sem mesmo sair de casa. Mas lembrando que ele deve ser utilizado de uma maneira correta.

    ResponderExcluir
  14. O e-mail pode sim ser uado como recurso pedagógico como forma de interação entre alunos ou entre aluno e professor.Como o nome diz, é um correio, portanto tem a função de levar materiais de ujm lado a outro e de uma forma muito rápida. Mas é preciso que se tenha cuidado para que seu uso não seja banalizado.

    ResponderExcluir
  15. As tecnologias proporcionam uma forma de conhecimento de maneira mais rápida.
    O E-mail pode ser usado em nossa prática pedagógica como um meio para alunos e professores acompanharem as atividades diárias.
    Poderíamos receber trabalhos de nossos alunos, enviar textos interessantes, visando o crescimento educacional.
    Se houver um uso consciente do E-mail
    Também poderíamos nos corresponder por E-mail com colegas de trabalho, trocando experiências que enriquecessem nossa prática pedagógica.
    Ressaltando que o E-mail é um correio eletrônico rápido e eficaz e cada participante contribui no horário que lhe convier. Logo, isso nos traz muita comodidade.
    Se o E-mail for usado de forma consciente e responsável, não há necessidade de limitar seu uso, pois todos os participantes farão dessa ferramenta um apoio a sua comunicação.

    ResponderExcluir
  16. O e-mail, quando utilizado de maneira correta,é uma importante ferramenta de comunicação que facilita e agiliza o nosso trabalho através da troca de informações,atividades e outros.Quanto aos alunos,poderão utilizá-lo da maneira certa com o objetivo de enriquecê-los na busca da construção do conhecimento.Cabe a nós educadores, orientá-los de maneira segura e consciente.

    ResponderExcluir
  17. Através do e-mail, podemos trocar informações com nossos colegas, e com isso trabalhar com mais rapidez para enriquecermos nossa pratica pedagogica

    ResponderExcluir
  18. O e-mail é o meio de comunicação mais popular da Internet. Prático, funcional, versátil, acessível, rápido e económico. o e-mail conquistou milhões de pessoas de todo o mundo, promovendo e fortalecendo laços de amizade e relações profissionais ao mesmo tempo que contribuiu decisivamente para a difusão e partilha do conhecimento.Com estas características, faz todo o sentido estudar a melhor forma de integrar esta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  19. Sim.O e-mail é o meio de comunicação de grande importância se utilizado com segurança,é uma forma de estar conectada com o mundo,é uma maneira prazerosa de trabalhar com os alunos mostrando mais um recurso de comunicação,sua eficiência e entreterimento.

    ResponderExcluir
  20. Sim, pois é um dos recursos da internet que possibilita a troca de arquivos e mensagens de maneira rápida e versátil. A limitação para o seu uso está mais relacionada ao nosso posicionamento,em relação ao que entendemos por certo ou errado.

    ResponderExcluir
  21. O e-mail é uma forma de comunicação e interação rápida e eficiente. Ele tem se tornado um recurso capaz de ajudar a solucionar problemas mesmo as pessoas estando em locais distantes. Assim pode auxiliar tanto professores e alunos tirando suas dúvidas e favorecendo o ensino e a aprendizagem entre ambos. Essa ferramenta deve ser usada de maneira correta e a limitação fica a critério de cada um dependo de sua necessidade.

    ResponderExcluir
  22. O e-mail é uma excelente oportunidade que temos de nos comunicar, através dele podemos entrar em contato com pessoas em diversos pontos do Planeta.
    O mesmo nos possibilita enviar documentos, mensagens,compartilhar informações...
    Na prática pedagógica pode ser utilizado como recurso para que professores e alunos possam interagir.

    ResponderExcluir
  23. Sim. O e-mail é uma forma muito rápida de comunicar, trocar experiências, facilitando o trabalho e dando oportunidade ao professor de continuar seus estudos à distância. Quanto à limitação, como tudo na vida, cada pessoa deverá fazer a sua.

    ResponderExcluir
  24. Como meio extremamente versátil, o e-mail aplica-se a diversos fins,em qualquer disciplina,e permite abrir a escola ao mundo.Quanto à limitação,é preciso ficar atento ao uso do e-mail.

    ResponderExcluir
  25. Com certeza. O e-nail é uma mensagem eletrônica que é enviada de uma pessoa a outra através dos computadores conectados à rede. Devemos direcionar nossos alunos para seu uso correto. Para nés. profissionais da educação encurtou distâncias para busca, troca de novas informações e ideias no cotidiano escolar.

    ResponderExcluir
  26. A tecnologia tem muito a ajudar a unir pessoas através do computador com mensagens eletrônicas e muito rápidas.A educação teve um grande avanço neste campo devido ao uso de estudos a disancia usando o meio virtual.

    ResponderExcluir
  27. Devemos sim usar o correio eletrônico na prática pedagógica. O email pode se transformar em uma ferramenta de estudo e entretenimento, proporcionando assim aos alunos e professores uma comunicação em tempo real onde todos buscam a troca de conhecimentos. Não se deve limitar o uso de emails, mas nao podemos ignorar que no mundo virtual existem as "netiquetas".

    ResponderExcluir
  28. O email deve sim ser utilizado na prática pedagógica.Através dessa comunicação pode-se estimular a criatividade dos alunos, favorecer o trabalho dos professores e também proporcionar a troca de conhecimentos. A era da conectividade requer habilidades e atenção por parte dos usuários.( professor e aluno).

    ResponderExcluir
  29. O e-mail permite nos comunicar com mais rapidez. Podemos transmitir mensagens e arquivos, nos interagir com as pessoas. Mesmo com a distância podemos nos comunicar e obter conhecimento, informações, cursos, graduação, entre outros. O e-mail facilita a troca de informação e busca muitos conhecimentos para os alunos e professores. Para o uso do e-mail devemos ter cuidado para utilizá-lo de forma segura e ter consciência do que estamos fazendo.

    ResponderExcluir
  30. Nos dias de hoje, tornou-se trivial o comentário de que a tecnologia está presente em todos os lugares, o que certamente seria um exagero. Entretanto, não se pode negar que a informática, de forma mais ou menos agressiva, tem intensificado a sua presença em nossas vidas. Gradualmente, o computador vai tornando-se um aparelho corriqueiro em nosso meio social. Paulatinamente, todas as áreas vão fazendo uso deste instrumento e fatalmente todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida pessoal assim como também na vida profissional. Na educação não seria diferente. A manipulação dos computadores, tratamento, armazenamento e processamento dos dados estão relacionados com a idéia de informática. O e-mail é uma forma de comunicação eficaz, onde podemos ter individualidade em envio de mensagens para as outras pessoas, também com rapidez e em tempo real.

    ResponderExcluir
  31. O e-mail é uma ferramenta de muita utilidade para os professores para troca de informações, desde que usado com clareza e respeito.Referente ao aluno, o uso do e-mail deve ser acompanhado pelo professor ou responsável.

    ResponderExcluir
  32. Em nossa prática pedagógica o e-mail pode ser utilizado para se comunicar com os alunos e também para que os professores tenham uma maior interação e para troca de experiências.Essa forma de comunicação,no entanto,requer o bom senso ao utilizá-la.

    ResponderExcluir
  33. O e-mail é uma rápida e eficaz forma de comunicação, e, é claro que podemos usá-lo em nossa prática pedagógica. Porém, devemos utilizá-lo com segurança e responsabilidade.

    ResponderExcluir