domingo, 6 de novembro de 2011

Atividade 4.1.

Ø  Atividade 4.1: Conhecendo objetos em multimídia

23 comentários:

  1. O trabalho do Professor Lucas com o bloco “O Passo” inspira a idéia de cooperação entre todos os que trabalham em uma escola. Para chegar ao aprendizado – objetivo central da educação – é necessário ter disciplina. Além disso, todos os elementos que compõem a ESCOLA devem estar em harmonia. O Professor Lucas deixa bem claro que podemos nos valer daquilo que temos em mãos. Assim, basta transformar o ambiente de trabalho. Se visamos a formação do indivíduo, ela deverá ser analisada em grupo. E valendo-se doa “Quatro eixos” apontados pelo professor – corpo, representação, grupo e cultura - é que o trabalho será orientado de forma equilibrada. Trabalhar em equipe é difícil, mas o resultado é fantástico. Para utilizar a tecnologia, o trabalho do Professor Lucas também é muito representativo, pois de nada basta a máquina e os recursos se não houver a interatividade.

    ResponderExcluir
  2. Ao assistir aos vídeos, analisamos e chegamos à conclusão que devemos repensar nossas práticas pedagógicas. O avanço das tecnologias nas escolas traz consigo pontos positivos e pontos negativos na aprendizagem.Devemos utilizar o computador em nossas atividades curriculares, mas não atuando sempre da mesma forma, só mudando o material de trabalho, mas sim motivando os alunos a buscarem novos conhecimentos e valorizando a realidade de cada um. É necessário incentivarmos os alunos à leitura de jornais, revistas, livros com a finalidade de sanar as dificuldades ortográficas que muitas vezes são frutos da “errada maneira” de escrever no mundo tecnológico.

    Resende Costa, 7/11/ 2011, Léia, Elaine e Imaculada

    ResponderExcluir
  3. Ao assistirmos os vídeos vemos que precisamos rever mudanças para fazer com que o aluno aprenda com mais prazer.
    As tecnologias nos ajudam no processo de ensino aprendizagem. Estamos no século XXI, e o mundo se prepara para a globalização. Hoje com o uso das tecnologias, o aluno precisa ser crítico, criativo para acompanhar o avanço tecnológico.
    É essencial que a escola se torne interessante e desperte o desejo de aprender do aluno.
    O papel do computador na Educação é de fundamental importância para formar pessoas capazes de criar e pensar.

    Ana Flávia, Cleide e Rossana

    ResponderExcluir
  4. Após assistir os vídeos, pude perceber que devemos inovar nossa prática pedagógica. Com a popularização dos computadores, saber usá-los passou a ser uma habilidade essencial que deve ser incluída no nosso cotidiano como educadora. Cabe a nós educadores mostrar a nossos alunos diversas fontes de pesquisa, para que os alunos aprendam a escrever e falar corretamente. Acredito que na escola podemos propor atividades para todos só que cada um tem seu nível de aprendizagem, portanto é necessário respeitar as diferenças. Ele quer mostrar para nós que devemos nos envolver um com os outros e que é necessário ter sintonia, autonomia e confiança no nosso trabalho ou em qualquer atividade que formos realizar no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  5. No mundo atual são constantes as mudanças tecnológicas com avanços rápidos de novas mídias que exigem dos educadores estarem atualizados.
    O uso dessas tecnologias proporciona aos alunos uma aprendizagem mais significativa e atraente, o que desperta o interesse, o gosto pelo aprender.
    Para o educador é um meio de aprimorar e ampliar seus conhecimentos e também enriquecer seu planejamento e execução de suas aulas e consequentemente terá mais segurança para auxiliar os alunos a transformarem informações em conhecimentos.
    Nós, enquanto educadoras, percebemos que a rede municipal de ensino está caminhando em busca de inclusão de novas tecnologias na educação.

    ResponderExcluir
  6. Segundo o professor,Lucas,aprender implica em obedecer a regras, compartilhar o que se aprende numa influência recíproca.Mas para que isso ocorra,o educador,tem que ser ousado:ser dinâmico,porque trabalhar em grupo exige maior esforço,mais apropriação da pesquisa,enfim,ele deve ter um bom jogo de cintura na idealização dos projetos de trabalhos propostos.Assim,quando se fala em desempenhar atividades em grupos,o uso da tecnologia faz-se necessário para dar o respaldo final.Todavia esta é funcional quando ocorre a interação entre ela e os membros que a utilizam.
    Rogéria,Suely Oliveira e Lucilea

    ResponderExcluir
  7. RELATOS DOS VÍDEOS:
    Ao assistir os vídeos indicados pelo o guia dos cursistas podemos constatar como é importante colocarmos as novas TICs em nosso planejamento.Pensando sobre as possíveis mudanças com a Internet estamos começando a ter que modificar a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como também nos de educação continuada, à distância. Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais, pois, desmotivam continuamente os professores e os alunos. Tenho uma sensação de que em muitas aulas convencionais perde-se tempo e possibilita o desinteresse. É necessário modificar a forma de ensinar e também de aprender, sendo que a forma de ensinar deve ser mais compartilhada, orientada, coordenada pelo professor, conciliada com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente. Atualmente as tecnologias podem trazer dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor - o papel principal - é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Aprender depende também do aluno, de que ele esteja pronto, maduro, para incorporar a real significação que essa informação tem para ele, para incorporá-la em sua vivencia. Enquanto a informação não fizer parte do contexto pessoal não se tornará verdadeiramente significativa, não será aprendida verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  8. Adorei os vídeos do professor Lucas, gostei muito também das entrevistas dele. No próximo ano, estava com um projeto de trabalhar o estudo da Química com música . A indicação de assistir aos vídeos do professor Lucas vai me ajudar muito, vou indicar esses vídeos para meus alunos.

    ResponderExcluir
  9. As tecnologias estão presentes em nosso dia-a-dia, e na escola não é diferente, as tecnologias estão chegando e cabe a nós professores fazer uso delas para diversificar e melhorar nossas aulas.

    Eunice e Ozita

    ResponderExcluir
  10. Foi muito interessante assistir os vídeos do professor Lucas e também suas entrevistas. Com os vídeos podemos modificar a nossa maneira de ensinar e procurar formas de incentivar o aluno a aprender com prazer.
    O uso das tecnologias é muito importante para que o aluno tenha interesse e também para que haja interação entre a mesma e aqueles que as usa para fins educativos ou mesmo de entretenimento.

    Sildes, Maria Isabel, Eleana e Cidinha

    ResponderExcluir
  11. As estratégias utilizadas consideradas úteis são: o próprio diálogo, conhecimento prévio de cada um sobre o assunto em estudo, espaços para perguntas e respostas. As tecnologias são muito importante e facilitadoras no processo atual do ensino-aprendizagem desenvolvendo assim os processos cognitivos, sociais e efetivos. Com as novas tecnologias, elas podem auxiliar na aprendizagem do educando através de pesquisas, vídeos, imagens,músicas, internet.

    ResponderExcluir
  12. Devemos repensar nossas práticas pedagógicas, pois hoje percebemos uma realidade bem diferente com a atuação das tecnologias.
    Ela desafia as ferramentas já existentes de conhecimento, proporciona novas maneiras de motivar alunos e oferece oportunidades de criatividade.
    Não abandonar as ferramentas que temos em mãos, mas procurar inovar( internet, jogos de computadores) mas para que haja resultado positivo não podemos considerá-las apenas como tecnologia e sim como formas de cultura e comunicação.
    Resende Costa 14/11/2011
    Cida Resende /Dirceu/Lucilvânia/ Rafaela

    ResponderExcluir
  13. O trabalho feito pelo professor Lucas Ciavatta no Bloco do Passo é muito importante, porque envolve o trabalho em conjunto e cada membro desenvolve suas habilidades e competências fazendo movimentos diferentes A parte gratificante é que os estudantes estão sempre vencendo os desafios que aparecem.Baseando no professor Lucas, devemos também, identificar as dificuldades dos alunos e investir no que eles já sabem e no que podem fazer usando as tecnologias.Muitos alunos possuem conhecimentos prévios referente ao uso da tecnologia, e outros não.portanto, devemos levar em consideração quando formos preparar nossas aulas.Quando trabalhamos em conjunto,a experiência de cada um contribui para a construção do conhecimento de todos.

    ResponderExcluir
  14. Os vídeos 1 e 2 vêm nos mostrar que a tecnologia não veio substituir o tradicional, nas reinventar, agilizar e globalizar. Existem pessoas no mundo todo que fazem coisas extraordinárias ou até mesmo simples, mas que chamam a atenção, que salvam vidas e antes do avanço tecnológico poucas pessoas ficavam sabendo.
    5 de novembro de 2011 11:46

    ResponderExcluir
  15. Análise de vídeos para possível trabalho em sala de aula
    Analisando os vídeos indicados para atividade 4.1 ( Coeida, Mistery Guiterman e Bloco: o Passo), podemos concluir que tais, apresentam possiblidades reais a serem discutidas .
    No primeiro (Coeida), vemos um trabalho direcionado para a junção de imagens alicerçada por cores e sons. Dá a impressão de ser uma tela pictórica em movimento. No segundo ( Mistery Guiterman), conhece-se um cara com um talento “fantástico” em produzir um vídeo dinâmico, chamativo. E, no terceiro (o Passo), há uma tentativa em apresentar uma proposta musical alicerçada no trabalho em grupo e na disciplina. Ensina-se música, sem a utilização de instrumentos de percussão, as “palmas” são as protagonistas da aprendizagem.
    Há similaridade dos três vídeos, a meu ver, se funde na criatividade e na imaginação. Pontos estes, que podem ser desenvolvidos em sala de aula. Pois, podemos discutir com os alunos, o quanto a informática pode ser dinâmica e evolutiva a cada dia, auxiliando no desenvolvimento tecnológico, artístico e cultural. E, o quanto, um trabalho simples feito em equipe, dispondo apenas das “mãos” pode alcançar resultados altamente produtivos e satisfatórios, como no caso, do Prof. Lucas.

    ResponderExcluir
  16. Adoramos o video, entendemos que a tecnologia pode ser usada para agregar o metodo ja existente nas salas de aula com imagens, internet, musicas, entre outros. Por outro lado, devemos estimular e incentivar outras leituras, para nao deixar nossos alunos com varios erros ortograficos. Podemos alcancar resultados positivos e muito satisfatorios em propostas escolares, por mais simples que seja, se forem feitos em grupo. Um auxilia o outro.

    ResponderExcluir
  17. Ao assistirmos aos vídeos propostos pelo "Guia do Cursista", foi possível constatar a necessidade de incluirmos novas TICs em nosso cotidiano escolar.
    É preciso acompanhar as mudanças tecnológicas, trazendo-as para o dia a dia de nossos alunos.Cabe a nós, professores, inovar nossa prática, tornando nossas aulas prazerosas e a aprendizagem significativa.
    Os vídeos reforçam a ideia de que quando um trabalho é feito em equipe, com dedicação, responsabilidade e incentivo, o resultado é satisfatório e há uma troca de experiências.
    Vimos no trabalho do professor Lucas, o quanto a criatividade, interatividade e sintonia(professor/aluno) alcançam o sucesso.

    SANDRA,VERA EUNICE E GLÁUCIA

    ResponderExcluir
  18. O passo começa quando buscamos aprimorar nossos conhecimentos .
    Ao assistir os vídeos,observamos as estratégias e a criatividade que cada autor busca para alcançar o objetivo que deseja no processo de ensino aprendizagem. Atualmente podemos usufruir das tecnologias digitais, elas nos possibilitam várias maneiras de transmitir nossas ideias e auxiliarmos no processo de ensino e aprendizagem, basta usar a imaginação e a criatividade e fazer a diferença .
    Segundo Lucas Ciavatta,são as inferências que fazem o resultado, são imagens que entram em nossa mente ,a forma como vai se construindo essas imagens em nossa mente se resume no tempo .Para ele, o passo começa quando sentimos a dificuldade e passamos a perceber o tempo certo para tudo.
    Vimos nos vídeos :Coieda, Takagi Masakatsu ,Mystery Guitar Man, que reproduziu o tango, “por uma cabeza”de Carlos Gardel . O bloco “O Passo”, e a entrevista do professor Lucas Ciavatta. São trabalhos importantes que nos faz refletir e perceber, o quanto é necessário, vencer os desafios e inovar nossas práticas educativas. Assim, podemos crescer profissionalmente ,criando novas situações de ensino- aprendizagem de diversos conteúdos .A utilização desses recursos ,torna o aprendizado mais interessante, cria um ambiente favorável para o correto entendimento das atividades de maneira intuitiva e lúdica .

    ResponderExcluir
  19. Assistindo aos vídeos,pudemos perceber que o trabalho do professor não é fácil, mas devemos usar o que tivermos em mãos para transformar em aprendizado. O uso das tecnologias, por exemplo, proporciona uma aprendizagem mais significativa e prazeroza, o que torna a aula mais atraente ao aluno.
    (Miridan Leila, Cida Machado, Rosimeyre, Paulo, Irléia)

    ResponderExcluir
  20. Ativ.4.1 PROINFO 100horas
    Conhecimento objetos em multimídia
    Após assistir os vídeos, percebi que nós devemos sempre estar inovando nossas práticas pedagógicas. O uso dessas tecnologias proporcionam aos nossos alunos uma aprendizagem mais interessante.É necessário modificar a forma de ensinar e também de aprender.Com o uso das tecnologias o aluno tera mais interesse e também para que haja interação entre as mesmas, o que tornam as aulas mais atraentes.

    Regina Resende

    ResponderExcluir
  21. Cursista:Ermelinda de Fátima Amaral Pinto
    Tutora:Goretti
    Assistindo aos vídeos vemos a importância de colocar a tecnologia dentro da sala de aula para incrementar nossas aulas.Já que hoje o nosso aluno convive o tempo todo com esta tecnologia,devemos dar espaço para que eles as usem e tomando consciência de como e onde pode ser usada e com devido controle sem se deixar levar por sites que não levam a nada de construtivo.

    ResponderExcluir
  22. O trabalho feito pelo professor Lucas Ciavatta no Bloco do Passo é muito importante, porque envolve o trabalho em conjunto e cada membro desenvolve suas habilidades e competências fazendo movimentos diferentes A parte gratificante é que os estudantes estão sempre vencendo os desafios que aparecem.Baseando no professor Lucas, devemos também, identificar as dificuldades dos alunos e investir no que eles já sabem e no que podem fazer usando as tecnologias.Muitos alunos possuem conhecimentos prévios referente ao uso da tecnologia, e outros não.portanto, devemos levar em consideração quando formos preparar nossas aulas.Quando trabalhamos em conjunto,a experiência de cada um contribui para a construção do conhecimento de todos.

    ResponderExcluir
  23. O trabalho feito pelo professor Lucas Ciavatta no Bloco do Passo é muito importante, porque envolve o trabalho em conjunto e cada membro desenvolve suas habilidades e competências fazendo movimentos diferentes A parte gratificante é que os estudantes estão sempre vencendo os desafios que aparecem.Baseando no professor Lucas, devemos também, identificar as dificuldades dos alunos e investir no que eles já sabem e no que podem fazer usando as tecnologias.Muitos alunos possuem conhecimentos prévios referente ao uso da tecnologia, e outros não.portanto, devemos levar em consideração quando formos preparar nossas aulas.Quando trabalhamos em conjunto,a experiência de cada um contribui para a construção do conhecimento de todos.
    Léia,Irnamara,Selma, Flávia

    ResponderExcluir