domingo, 6 de novembro de 2011

Atividade 4.5.

Atividade 4.5: Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico

11 comentários:

  1. No projeto A independência da América Portuguesa, desenvolvido no 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Paula Assis, foram observadas uma série de falhas que deveriam ser sanadas. A primeira delas foi que apostei que meus alunos analisariam a imagem O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo de maneira mais crítica e que não aceitariam a imagem com uma “verdade histórica”. Infelizmente a maioria considerou a imagem como uma versão verídica do momento da independência e sequer pensaram a pintura como um documento posterior ao acontecimento, repleto de visões construídas e versões distorcidas da realidade histórica.
    A inserção dos novos elementos do projeto tais como o vídeo Exposição da Independência e o Hino da Independência, de Evaristo da Veiga, irão permitir a visualização de outras fontes sobre o mesmo assunto e, com uma orientação mais eficaz, esses novos recursos irão fazer toda a diferença para o desenvolvimento de uma análise mais crítica do processo de Independência do Brasil e da imagem que foi “construída” do fato histórico na História do Brasil.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Produzindo o relato multimídia de seu projeto pedagógico
    A opção por escolher o vídeo sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) foi “ acertada”. É um trabalho com imagens e músicas da época, apresentando cenas que marcaram a história política e social do Brasil durante o golpe militar.
    Os alunos ficaram atentos, a não ser, um ou outro, que imprimia alguma “brincadeirinha” sem graça, típica da adolescência. Mas, faz parte do nosso trabalho...

    ResponderExcluir
  3. Atividade 4.5: Produção – relato multimídia do projeto pedagógico
    O desenvolvimento do projeto “Animais”, aplicado na Educação Infantil, nos 1º, 2º, 3º e 4º anos das escolas municipais da cidade e da zona rural, percebemos que os alunos têm curiosidade, interação e motivação para pesquisa. Assim, foi possível trabalhar com a conscientização e a proteção dos animais, de forma lúdica, que é mais prazerosa e significativa para a aprendizagem.
    Elba,Eunice,Lucilea,Ozita,Rogéria,Suely Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Produzindo o relato multimídia do projeto
    pedagógico.
    A escolha da entrevista feita com os alunos, através de vídeo, para enriquecer o nosso Projeto Pensar através de jogos, foi muito oportuna.Os alunos demonstraram interesse e ficaram muito atentos.Tudo aconteceu conforme o planejado e os resultados foram positivos e relevantes.

    ResponderExcluir
  5. Relato multimídia do projeto pedagógico
    O Projeto Criança foi aplicado na Educação Infantil, na 1ª e 2ª etapas do turno da tarde. Para enriquecimento do mesmo utilizamos mídias diferentes como: música, animações e imagens da internet.
    Observamos como um mesmo tema pôde gerar outros recursos. Foi então que o Projeto Criança, passou a ser chamado Projeto Multimídia.
    Sildes, Maria Isabel, Eleana e Cidinha

    ResponderExcluir
  6. Relato multimídia do projeto pedagógico
    Escolhemos a História "Bom dia todas as cores" de Ruth Rocha pelo motivo da visualização das cores, onde é importante para as crianças dessa idade aprender através do concreto.Não aprenderam somente as cores, mas principalmente se auto-valorizar e também puderam sentir "prazer" de ter uma aula diferente usando recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
  7. No desenvolvimento do trabalho buscou-se de uma forma simples ampliar o conhecimento dos alunos com relação ao destino do lixo e a importância da reciclagem.Foi realizada uma apresentação no PowerPoint utilizando imagens produzidas pelos alunos e pelas professoras.Percebemos, que o interesse dos alunos durante as aulas realizadas no computador,surtiram efeitos de maior compreensão e aprendizagem a respeito do tema trabalhado,ou seja,os objetivos propostos foram alcançados satisfatoriamente.












    Léia, Selma,Irnamara e Flávia

    ResponderExcluir
  8. Relato multimídia do projeto pedagógico
    O Projeto Criança foi aplicado na Educação Infantil, na 1ª e 2ª etapas do turno da tarde. Para enriquecimento do mesmo utilizei mídias diferentes como: música, animações e imagens da internet.
    Observei como um mesmo tema pôde gerar outros recursos. Foi então que o Projeto Criança, passou a ser chamado Projeto Multimídia.
    Vanda Resende

    ResponderExcluir
  9. Relato multimídia do projeto pedagógico
    Escolhi o Tema Sólidos Platônicos que foi aplicado no 6º ano,pelo motivo que achei importante por que muitos alunos não sabiam direito trabalhar com essas figuras, o trabalho com software deu mais enfase ao trabalho deles. E a aula ficou mais rica e mais prazeroza de ter uma aula diferente usando recursos tecnológicos.

    Regina Resende

    ResponderExcluir
  10. Relato multimídia do projeto pedagógico
    Escolhemos a História "Bom dia todas as cores" de Ruth Rocha pelo motivo da visualização das cores, onde é importante para as crianças dessa idade aprender através do concreto.Não aprenderam somente as cores, mas principalmente se auto-valorizar e também puderam sentir "prazer" de ter uma aula diferente usando recursos tecnológicos.
    Imaculada, Elaine e Léia.

    ResponderExcluir
  11. SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO ADOLESCÊNCIA

    O projeto foi desenvolvido com alunos do 8º ano I e II, com a duração de três semanas.
    Para o desenvolvimento do projeto “Adolescência” foi necessário utilizar DVD, som e máquina fotográfica digital: recursos pouco utilizados no dia a dia.
    Interessante foi perceber que os alunos ao utilizar recursos diferentes daqueles utilizados no cotidiano, se mostraram mais animados e participativos.
    Quanto à escolha das turmas, foi justamente pela necessidade de trabalhar temas que envolvem a fase em que os alunos se encontram.
    Vale ressaltar, que de forma anônima, os alunos fizeram depoimentos sobre o que pensam e sentem enquanto adolescentes e estes foram aleatoriamente distribuídos em sala, lidos pelos próprios alunos, em seguida digitados pela professora, e finalmente expostos em murais pelos alunos, juntamente com gravuras de adolescentes diante da vida. Posteriormente, foram afixados nos murais da escola. Tanto o projeto quanto os depoimentos e fotos, estão postados no blogsupedu.cultura da professora de Ensino Religioso, Rita., onde os alunos terão aceso imediato aos depoimentos bem como aos temas desenvolvidos durante as aulas.
    Enquanto educadora, trabalhar com o projeto “Adolescência”, foi uma experiência enriquecedora, afinal foram trabalhados e discutidos temas vivenciados pelos alunos e professora, com alto índice de participação e interesse dos alunos.

    ResponderExcluir