domingo, 6 de novembro de 2011

Atividade 4.2

Atividade 4.2: Navegando por vídeos e outras mídias

17 comentários:

  1. Exposição da independência
    Ficha Técnica
    Estrutura curricular
    Educação Básica::Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
    Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal
    Objetivo
    Fazer com que os alunos entendam sobre acontecimentos históricos, contados através de imagens
    Descrição
    Essa simulação aborda alguns fatos históricos através de imagens. O usuário necessita apenas escolher um personagem e usar as setas do teclado
    Observação
    Plugin: Flash Player Para o funcionamento da mídia é necessário descompactar o arquivo: PlenarinhoExposicaoDaIndependencia.zip
    Autor
    Plenarinho
    Fonte do recurso
    Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Origem
    http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Plen/swf/Semana_Indepencia/exposicao.swf
    Licença

    O Plenarinho, por meio de permissão dada em seu site, autoriza a utilização e reprodução desta mídia, desde que contenha a assinatura Plenarinho - Câmara dos Deputados

    ResponderExcluir
  2. Ao acessarmos o portal do professor , conhecemos alguns projetos onde havia o envolvimento do uso das tecnologias e que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens. Notamos que a informática pode ser usada em diversas atividades escolares, mas nunca substitui o professor. Com a tecnologia podemos incrementar nosso planejamento e tornar nossas aulas mais atraentes. Para que aconteça a aprendizagem devemos ser responsáveis com nossas criações e atitudes.

    Resende Costa, 7/11/2011, Léia, Imaculada e Elaine

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena acessar o site “Portal do Professor”. Acessei o link sobre músicas e sugestões de aulas. Achei as atividades muito interessantes, pois permite aos alunos conhecerem vários estilos musicais de forma dinâmica e prazerosa. Além disso, nos ajuda a enriquecer nossas aulas relacionadas a arte na escola.

    ResponderExcluir
  4. Palavra-chave:Língua Portuguesa

    Nível de ensino:Educação inicial

    Tema:Pontuação

    Ficha Técnica
    Estrutura curricular
    Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação
    Objetivo
    Apresentar as regras de uso de sinais de pontuação na língua portuguesa com um novo formato, mais dinâmico e contextualizado
    Descrição
    Vídeo do programete Mais Educação que apresenta as regras para utilização de sinais de pontuação de uma forma dinâmica e objetiva. Faz uso de exemplos e analogias
    Observação
    Tempo de duração:00:01:00. Criação e Animação:Leandro Ferreira. Dublagem e Roteiro:Elaine Cristina. Pesquisa:Vinícius Cineli. Revisão:Paulo Ferrarezi, Edson Roberto Bogas Garcia. Direção de áudio: Vilmar Júnior. Coordenador do curso de letras:Eduardo César Catanozi. Coordenadora do curso de jornalismo: Ana Paula de Morais Teixeira
    Autor
    Ferreira, Leandro
    Fonte do recurso
    Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Origem
    http://br.youtube.com/watch?v=wbS65XwRJ34

    Achamos esse vídeo interessante para ser usado nas aulas de Língua Portuguesa, repassando o conteúdo de forma divertida e prazerosa.

    ResponderExcluir
  5. Para uma aula ser prazerosa não precisa de muita coisa. Basta selecionarmos e avaliarmos alguns softwares educacionais. Porque aprender brincando é muito melhor e eficaz do que ficar decorando. Visite os softwares abaixo e veja que interessante.
    Multiplicação Geológica
    Idade Recomendada do Jogo: 6 ou +
    Descrição do Jogo: Responda corretamente as questões de multiplicação para escavar os fósseis enterrados!
    http://www.gameseducativos.com/multiplicacao-geologica/matematica

    Pescaria Matemática
    Idade Recomendada do Jogo: 7 ou +
    Descrição do Jogo: Pegue o peixe que possui a resposta certa para o problema de multiplicação.
    http://www.gameseducativos.com/pescaria-matematica/matematica

    Acerte a Cor
    Idade Recomendada do Jogo: 3-8
    Descrição do Jogo: Relacione os objetos com suas cores para completar o desafio!
    É um joguinho muito interessante para crianças do Pré I que estão trabalhando com cores!!! Adorei !
    http://www.gameseducativos.com/acerte-a-cor/infantis
    Corrida Alfabética
    Idade Recomendada do Jogo: 5-12
    Descrição do Jogo: Você tem que clicar nas letras do alfabeto na ordem correta, mas para isso você terá apenas 30 segundos. Boa Sorte!

    http://www.gameseducativos.com/corrida-alfabetica/portugues
    Devegar e Sempre
    Idade Recomendada do Jogo: 6 ou +
    Descrição do Jogo: Selecione a respostas que completam os textos corretamente para vencer esta corrida.
    http://www.gameseducativos.com/devegar-e-sempre/portugues
    Encontre No Brasil
    Idade Recomendada do Jogo: 7 ou +
    Descrição do Jogo: Encontre no mapa o estado brasileiro indicado.
    http://www.gameseducativos.com/encontre-no-brasil/geografia

    ResponderExcluir
  6. Achamos interessante visitar os links do "portal do professor", onde encontramos alguns que nos chamaram a atenção pela forma dinâmica de trabalhar os conteúdos da Educação Infantil.
    Acessamos os vídeos sobre movimento.

    http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=105

    Sildes, Maria Isabel, Eleana e Cidinha

    ResponderExcluir
  7. O Portal do professor é um site bastante prático para se navegar... já conhecia este site pesquisando conteúdos a serem ministrados . sites como este facilita a vida do professor, já que proporcionam novas alternativas para tornar a nossas aulas mais interessantes e criativas.

    ResponderExcluir
  8. Ao acessarmos o portal do professor, deparamos com várias atividades muito interessantes, que proporcionam aos alunos participação e incentivo nas diversas atividades escolares.
    Com a tecnologia podemos inovar nosso trabalho e procurar direcionar o conteúdo com formas mais atraentes, instigando o interesse dos alunos.
    Mesmo com as novidades tecnológicas em sala de aula, é imprescindível a participação do docente no processo de ensino. O professor não perderá espaço, só trabalhará de uma maneira diferente em que o aluno e professor se unem à tecnologia em busca da melhoria dos processos de aprendizagem.
    Resende Costa 14/11/2011
    Ativ. 4.2 – Cida Resende/Dirceu/ Lucilvânia/Rafaela

    ResponderExcluir
  9. Queimadas
    Ficha Técnica
    Estrutura curricular
    Educação Básica::Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental
    Objetivo
    Possibilitar que o aluno adquira conhecimentos acerca da degradação ambiental, em especial, a derrubada e/ou queima de florestas.
    Descrição
    Imagem que ilustra o que vem ocorrendo com as florestas do nosso planeta, diante das queimadas e do desmatamento desenfreado.
    Observação
    Se desejar abrir este objeto educacional diretamente no site da APEV, é necessário fazer o cadastro, obtendo assim, um login e uma senha de acesso. Além disso, tenha instalado em seu computador um visualizador de imagens.
    Origem
    http://energiaverdepr.ning.com/photo/2198628:Photo:159?context=latest

    ResponderExcluir
  10. Toda crianca tem seu tempo de aprender. No site do "portal do professor", deparamos com diversas atividades, jogos, que desenvolvem, incentivam e estimulam os alunos no processo ensino-aprendizagem. Com a tecnologias, ficou mais f[acil buscar novas novas alternativas para inovar nossas aulas e direcionar nossos alunos na prendizagem.

    ResponderExcluir
  11. Pesquisa realizada no Distrito Federal mostra o empenho dos professores de história em criar um ambiente pedagógico favorável à criatividade. Os professores ouvidos reconhecem a necessidade de criar condições para o desenvolvimento do potencial criativo do aluno e buscam alternativas didáticas inovadoras que possam tornar o ambiente pedagógico mais atraente.
    As conclusões são da própria autora da pesquisa, Maria de Fátima Magalhães Mariani, que entrevistou 16 professores de história de 5ª a 8ª série (6º a 9º ano) de cinco escolas públicas e cinco particulares de Brasília, com dois anos de experiência, pelo menos. O trabalho fez parte de sua dissertação de mestrado em psicologia, intitulada Criatividade no trabalho docente segundo professores de história: limites e possibilidades , apresentada em 2001, na Universidade Católica de Brasília.
    Professora de história, já aposentada, com atuação no ensino fundamental e médio da rede pública do Distrito Federal e nas áreas de alfabetização e educação de adultos, atualmente Fátima Mariani é aluna de graduação em psicologia. Na época em que fez a pesquisa, ela trabalhava como coordenadora pedagógica em uma escola pública de Brasília e observou que suas limitações no trabalho docente eram semelhantes às dos colegas. “O que mais me angustiava era não conseguir que todos os meus alunos se interessassem pelas aulas de história. Nem mesmo com os recursos audiovisuais conseguia a atenção de todos”, conta Fátima Mariani.
    Segundo ela, as notas em média eram boas, mas tinha muita dificuldade em conseguir que os alunos fizessem silêncio a fim de explicar o conteúdo. “No fim do turno estava rouca, estafada e desmotivada.” Ao relacionar aspectos do trabalho pedagógico com criatividade surgiu a questão: "como tornar as minhas aulas mais atrativas para mim e para meus alunos?" Foi aí que pensou que seria interessante conhecer a percepção dos professores de história sobre criatividade, quais as barreiras e as possibilidades encontradas no trabalho docente.
    Fátima Mariani diz que a pesquisa selecionou duas categorias de facilitadores e de limitações relacionadas com a organização do trabalho pedagógico e com aspectos pessoais de cada participante. Com relação à organização do trabalho pedagógico, ela salienta que o aluno foi indicado como facilitador e limitador da expressão criativa do professor. “Este dado é bastante relevante e deve ser pesquisado, trazendo de novo a questão do relacionamento professor-aluno”, destaca.
    Os facilitadores mais enfatizados pelos professores foram liberdade e paixão pelo trabalho. Entre os limitadores, os mais destacados foram a falta de habilidade na relação com o aluno, o medo de desafios, falta de tempo, sobrecarga de trabalho e exigências administrativas.
    “Descobri que não há muita diferença entre os docentes dos dois tipos de escola quanto aos problemas pedagógicos, diz Fátima Mariani. De maneira geral acredita, as semelhanças são relativas a problemas na relação professor-aluno e queixas dos professores com relação às instituições, tais como rigidez, estruturas fechadas à inovação e pouca abertura à participação da comunidade escolar nas decisões da escola.
    (Fátima Schenini)
    Leia mais
    Gibis estimulam aprendizagem de história
    Conteúdo de história se transforma em literatura de cordel
    Banquete medieval desperta interesse de alunos para estudo da história
    Documentos de família estimulam pesquisas e revivem a história

    Enquete
    Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

    Física Criativa Supervisão Escolar Arte na Escola
    Resultados anteriores
    Fim do Conteúdo
    Postado por Maristela Peluzi às 08:35 Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no orkut0 comentários:

    Postar um comentário



    Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)

    ResponderExcluir
  12. Visito bastante o "Portal do Professor"e encontro várias atividades para meus alunos de 4º ano e EJA. Na última visita ao portal procurava material sobre educação ambiental e encontrei muita coisa como dinâmicas criativas e muitos textos. Adorei e recomendo o texto "O homem e o mundo" e o teste de água limpa

    Deía e Solange

    ResponderExcluir
  13. Percebe-se diante das mudanças na Escola que corresponde às necessidades geradas pelas transformações sociais e acesso amplo às informações e às múltiplas possibilidades que tornam disponíveis pela aplicação digital. É notável o uso eficaz das pesquisas avançadas do “portal do professor”.
    Nele temos inúmeras possibilidades desafiadoras constantemente na busca de novas metodologias e de instrumentos tecnológicos que possibilitam a aprendizagem na busca do conhecimento.
    Neste blog pode ser encontrada uma plataforma com várias entrevistas interessantes, nas quais vale a pena conferir.
    LINK: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html
    Rogéria, Suely Oliveira, Elba e Lucilea

    ResponderExcluir
  14. O Portal do Professor nos proporciona inúmeras possibilidades e atividades. Nele encontramos atividades interessantes, que incentivam professor e aluno na busca de melhorar o ensino-aprendizagem.
    Com o Portal, podemos inovar nosso trabalho, buscando novas e diversas atividades, incorporando as novas tecnologias ao nosso dia a dia.
    LINK: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html
    (Miridan Leila, Cida Machado, Rosimeyre, Paulo, Irléia)

    ResponderExcluir
  15. Ao acessar o portal do professor deparei com vários vídeos muito interessantes. As possibidades de atividades vão surgindo e se abrindo como um leque a nossa frente. Para que a aula se torne uma fonte de prazer é preciso que o professor esteja sempre inovando e no portal do professor há várias alternativas para que isto ocorra.
    http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=105
    Vanda Resende

    ResponderExcluir
  16. Atv.4.2
    O portal do professor é um saite muito interessante e prático para navegar, ele nos ajuda e facilita a nossa vida como professor ajudando a elaborar atividades para o nosso dia a dia , tornando assim as aulas mais criativas e interessantes.

    Regina Resende

    ResponderExcluir
  17. Cursista:Ermelinda de Fátima Amaral Pinto
    Tutora:Goretti
    Navegar pelo portal do professor é sempre muito prazeroso pois podemos ver experiências vivenciadas por diversos professores que podem nos ajudar a melhorar a nossa prática,como também,podemos se inscritos mostrar nossas experiências e assim trocar figurinhas com colegas de profissão que nos ajudariam a buscar um melhor jeito de chegarmos com mais sucesso em nossos alunos.Todo site educativo tem uma experiência que nos contagia e que merece nossa apreciação e porque não o nosso ¨plágio¨de leve.

    ResponderExcluir