domingo, 6 de novembro de 2011

Atividade 4.4.

  Atividade 4.4: Planejamento de objeto multimídia relatando o Projeto de Aprendizagem 

12 comentários:

  1. Documento multimídia: A independência da América Portuguesa
    Roteiro:
    1. Textos: a parte inicial do projeto é um texto que irá introduzir o assunto de maneira introdutória. No texto, assuntos preliminares, que envolvem desde a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, até o ano da Independência do Brasil, foram abordados.
    http://www.portalimpacto.com.br/09/material2010/medio_e_vest/docs/vest/his/f2/aula14_independencia_e_estado_nacional.pdf
    2. Fotos: os alunos pesquisaram em casa e selecionaram duas imagens para analisar o fato histórico. Optaram por trabalhar com apenas uma: O grito do Ipiranga, de Pedro Américo.
    http://www.brasilescola.com/historiab/independencia-brasil.htm
    http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/07/7-de-setembro-dia-da-independencia-do-brasil/
    http://www.fotosimagens.net/independencia-do-brasil.html
    3. Vídeo: durante a realização do projeto, nenhum vídeo foi incorporado. Passados alguns dias, para a realização da Atividade 4.1 - Conhecendo objetos em multimídia, analisamos uma animação interessante, apesar de ser indicada para o Ensino fundamental, e não para o Ensino Médio, para o qual o projeto foi desenvolvido.
    http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/Plen/swf/Semana_Indepencia/exposicao.swf
    4. Áudio: Para analisar o processo de independência de maneira mais crítica, os alunos irão ouvir o Hino da Independência, quase nunca executado nos ambientes escolares. Os alunos irão ouvi-lo e analisá-lo.
    5. Produção dos alunos: Os alunos desenvolveram dois tipos de produção: a primeira delas foi uma Linha do Tempo, em que o aluno utilizou os fatos históricos do texto para analisá-los cronologicamente. Para finalizar a atividade, os alunos fizeram uma análise da imagem escolhida, produzindo um pequeno comentário.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Atividade 4.4: Planejamento de objeto multimídia relatando o Projeto de Aprendizagem.
    Texto midiático para estudo: animais – a vida em movimento.
    Esquema:
    a)Material de apoio: o início do projeto acontece com a leitura do texto: “quem cuida dos animais?” Abrangendo as necessidades dos animais, a alimentação, os animais e o ambiente, a importância dos animais..., todos esses textos foram lidos e comentados em sala de aula.
    b)Slides: o grupo de professores em aderência ao estudo proposto sobre os animais decidiu montar alguns slides sobre os mesmos.
    c)Fotos: os alunos com o auxílio de professoras tiraram algumas fotos de animais domésticos e de estimação.
    d)Vídeos: várias turmas puderam ir ao laboratório de informática para assistirem aos vídeos: “ Direito dos animais”, “De onde vem o leite” e “A origem do ovo”.
    e)Cartazes: os alunos pesquisaram em casa várias fotos de animais domésticos e animais selvagens para a confecção dos cartazes.
    f)Jogos interativos: nesses jogos os alunos puderam resolver cruzadinhas, nomear os animais e fazer a identificação de animais através dos sons emitidos pelos mesmos.
    Elba,Eunice,Lucilea,Ozita,Rogéria,Suely Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Planejamento de objeto multimídia
    Conteúdo: Estado e Democracia.
    Séries: 2.º e 3.º anos do Ensino Médio.
    Objeto multimídia utilizado: vídeo do you tube. ( A
    ditadura militar no Brasil).
    Objetivo: Aprimorar e enfatizar o conteúdo trabalhado
    durante o 4.º momento de 2011.

    ResponderExcluir
  4. Atividade 4.4:Planejamento de objeto multimídia.
    A atividade desenvolvida nas turmas de 1º e 2º anos, se serviu dos recursos tecnológicos presentes no dia-a-dia da maioria de nossas crianças. Selecionamos jogos onde elas puderam se divertir ao mesmo tempo que assimilaram conceitos e valores ligados ao raciocínio lógico e ao cumprimento de regras de convivência e respeito pelo outro.
    Após sua execução, registradas através de fotos, criamos slides que demonstraram o decorrer de cada passo estabelecido previamente. Esses slides, a princípio, continham fotos, frases, animações e imagem relacionadas ao tema. Decidimos melhorá-los incrementando suas apresentações lançando mão de um fundo musical muito apreciado que serviu para tornar nosso trabalho mais expressivo. Acrescentamos também outras fotos, ampliando assim nossos registros, e fizemos uma gravação onde alguns alunos foram entrevistados e expressaram suas opiniões a respeito da atividade que eles desenvolveram.
    Dessa forma, nosso trabalho ficou muito melhor, mais bem elaborado, e tudo isso devido as diversas funções das TICs na educação, que são caminhos que enriquecem e tornam a busca pela construção do conhecimento muito mais prazerosa e significativa.

    ResponderExcluir
  5. Atividade 4.4: Planejamento de objeto multimídia relatando o Projeto de Aprendizagem.
    Tema trabalhado: LIXO
    1º) Livro didático: leitura de textos e atividades ,discutindo e orientando a importância da reciclagem,bem como a maneira correta de acondicionar o lixo de acordo com a separação do mesmo.
    2º)Realização de tarefas de acordo com as turmas.
    3°)Pesquisa de campo,observando a separação do lixo no povoado.
    4º)Confecção de cartazes e símbolos da reciclagem.
    6º)Plantando em garrafas pet.
    7º)Vídeo: João Lambão.
    8º)Produzindo receitas em slides junto com os alunos.

    ResponderExcluir
  6. Atividade 4.4:Planejando a produção de um documento multimídia.
    Depois de rever o material produzido na execução do projeto pedagógico "O gato xadrez", projeto desenvolvido com alunos do 2º ano, o aspecto que consideramos relevante e que agradou as crianças, foram as músicas e o jogo sobre os animais. Assim sendo, gostaríamos de acrescentar ao nosso projeto o vídeo no yotube da música "Atirei o pau no gato".Queremos acrescentar também , a produção de uma paródia e ilustrar com a dobradura de um gato.Nosso objetivo principal no entanto, é a produção de um vídeo multimídia em que relatamos,com mais detalhes a concretização do nosso projeto pedagógico.

    ResponderExcluir
  7. Através do Projeto Criança relatamos todas as atividades realizadas durante a semana da criança. Através de fotos criamos um filme sobre este projeto com o tema Projeto Criança. Com o objetivo de melhorar o nosso projeto, criamos um novo filme usando mídias diferentes: música, animações e imagens da internet.
    Constatamos que acrescentando outras mídias o nosso projeto ficou bem melhor.
    Este projeto passou a ser chamado Projeto Multimídia.
    Sildes, Maria Isabel, Eleana e Cidinha

    ResponderExcluir
  8. Planejamento de objeto multimídia desenvolvido na Educação Infantil
    De início, levamos as crianças até a biblioteca municipal, onde assistimos o filme Bom Dia Todas as Cores (Ruth Rocha).
    Após o filme pedimos que alguns alunos recontassem a história com a intervenção das professoras fazendo com que as crianças relembrassem das cores que apareceram em cada momento da história.
    Aproveitando o momento “especial” de estar na biblioteca municipal conscientizamos nossos alunos da importância do livro na vida de cada um e também conheceram o laboratório de informática.
    Ao chegar na escola foi dada uma atividade com pintura , onde as crianças puderam misturar as cores primarias e confeccionar as cores secundárias, relembrando as cores que o personagem principal usou durante a história.
    Foram confeccionadas as máscaras dos personagens com os alunos para uma dramatização da história.
    Dramatização da história: BOM DIA TODAS AS CORES.

    Resultados obtidos:
    Esse foi um projeto bastante atraente, tanto para os alunos quanto para nós professores da Educação Infantil, pois só de sair da escola já foi de grande valia para todos. Nossos alunos sentiram-se envolvidos durante todo o desenvolvimento das atividades propostas. Muitos não conheciam a biblioteca municipal e foi muito “gostoso” observar a curiosidade em cada rostinho. Tiveram facilidade de manusear a tinta na descoberta das cores secundárias e aprenderam que cada um tem o seu valor e que “quem não agrada a si mesmo não pode agradar a ninguém”.

    RESENDE COSTA, 21/11/2011, ELAINE, LÉIA E IMACULADA

    ResponderExcluir
  9. Através do Projeto Criança relatei todas as atividades realizadas durante a semana da criança. Através de fotos criei um filme sobre este projeto com o tema "Projeto Criança". Com o objetivo de melhorar o meu projeto, criei um novo filme usando mídias diferentes: música, animações e imagens da internet.
    Constatei que acrescentando outras mídias o meu projeto ficou bem melhor.
    Este projeto passou a ser chamado Projeto Multimídia.
    Vanda Resende

    ResponderExcluir
  10. Planejamento de objeto multimidia desenvolvido no 6º ano, inciamos o trabalho com apresentação de software poly, mostrando as figuras de sólidos platônicos, depois realizamos um debate envolvendo as diversas soluções encontradas. Em continuidade foi destribuido a turma fotocópias das planificações para que os alunos confeccionassem seus sólidos e realizassem uma comparação com os detalhes que o Poly lhe proporcionou.
    Com o termino da confecção e das comparações o grupo criado foi o seguinte: V+F=A+2 e criaram uma tabela, para finalizar as atividades os alunos discutiram suas experiências.Pude observar uma integração muito grande entre os alunos,foi um grande aprendizado.

    ResponderExcluir
  11. Proinfo integrado
    Tecnologias na Educaçação e
    Aprendendo com as TIC
    ATIV_4.4 _suelyresende


    Planejamento de objeto multimídia relatando o projeto de aprendizagem
    Tema : Uso da tecnologia na preservação do meio e ambiente.
    1)Apresentação: Letra e música de Chitãozinho e Xororó,Planeta Azul compatíveis com a letra da musica “PLANETA AZUL”.
    2)Digitação de um pequeno texto sobre o meio ambiente.
    3)Procuraram imagens na internet,copiaram e colaram no texto.
    4)Salvaram seus trabalhos em pastas renomeadas no computador

    ResponderExcluir
  12. Proinfo integrado
    Tecnologias na Educaçação e
    Aprendendo com as TIC
    ATIV_4.5suelyresende


    Planejamento de objeto relatando o projeto de aprendizagem.
    Tema : Uso da tecnologia na preservação do meio e ambiente.
    1)Apresentação: Letra e música de Chitãozinho e Xororó,Planeta Azul compatíveis com a letra da musica “PLANETA AZUL”.
    2)Digitação de um pequeno texto sobre o meio ambiente.
    3)Procuraram imagens na internet,copiaram e colaram no textos e salvaram em pastas renomeadas no computador.

    ResponderExcluir