domingo, 6 de novembro de 2011

Atividade 3.5

Ø  Atividade 3.5: Reflexões acerca do conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

26 comentários:

  1. Atividade 3.5
    Currículo
    Conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as
    atividades educativas, as formas de executálas
    e suas finalidades. Geralmente, exprime e
    busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles
    personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de
    currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e
    sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que
    a concretizam na sala de aula.
    Sendo assim, o currículo é um apoio para o professor.

    Ângela Ribeiro, Susana Valéria e Suzana Costa

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  2. “O currículo pode ser concebido como um projeto, trajetória, cujo processo de construção e desenvolvimento é interativo, implica interdependência entre o que é estabelecido no plano normativo e o que se desenvolve no contexto escolar.” Como prática pedagógica, o currículo configura-se por medidas internas e externas ao contexto escolar, de acordo com as perspectivas dos diversos sujeitos e momentos históricos, e inclui elementos das dimensões normativas. O currículo se expressa naquilo que se diz que se ensina; o currículo é o que se ensina ou se deixa de ensinar
    Nos dias atuais são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica. Ao adotar esta nova ferramenta metodológica, o professor deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão construtores de seu próprio conhecimento.

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  3. O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a execução dos objetivos propostos. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que, como e quando avaliar. Ele é um documento flexível. O projeto que trabalhamos estava inserido no currículo formal, porém usamos as tecnologias com o intuito de incrementar as aulas e tornar o projeto mais atraente para os nossos alunos.
    Resende Costa, 7/11/2011, Léia, Elaine e Imaculada

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  4. Atividade 3.5 – PROINFO 100 Horas
    TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC

    Currículo – são conjuntos de dados, que são organizados para orientar as atividades. Define como forma de executá-las e suas finalidades. Busca um modelo ideal de escola exigidapela sociedade.
    O currículo envolve os aspectos básicos, fundamentos filosófico e sociopolítico da educação.
    O currículo é uma base para o professor.

    Ana Flávia, Cleide e Rossana

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  5. O que é currículo?
    Podemos distinguir o uso dessa palavra para denotar o conteúdo de um assunto abordado e também para referir o programa total de uma instituição por outra.
    O desenvolvimento do currículo é claro e importante e que deve ter prioridade, uma vez que estabelece com base firme.
    Portanto precisamos de definição ao mesmo tempo neutra, em termos de valor, e abrangente, para nos proporcionar um planejamento conjunto de todas as atividades escolares.
    Resende Costa 25/10/2011
    Ativ. 3.5- Cida Resende - Dirceu Geraldo -Lucilvania
    Rafaela

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  6. O que é currículo?
    O currículo é um projeto. Não se trata de algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente no dia-a-dia da escola, com a participação de todos os interessados na atividade educacional, particularmente daqueles que atuam diretamente no estabelecimento escolar, como educadores e educandos, mas também dos membros da comunidade em que se situa a escola.
    O projeto desenvolvido com os nossos alunos não faz parte do currículo formal, e sim da parte diversificada uma vez que usamos recursos tecnológicos como meio de ampliar os direitos dos educandos através das tecnologias, comunicação e informação.
    O currículo formal considera indispensável a participação efetiva na vida social e ao prosseguimento dos estudos nos níveis superiores. No entanto, o nosso projeto envolvendo as TICs também promoverá a inserção do educando na sociedade e abrirá caminhos para estudos posteriores.

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  7. Atividade 3.5

    Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
    O conceito de currículo pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que refere à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades” (César Coll), o qual acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças.
    As tecnologias, hoje, dão suporte na implementação do currículo, tornando-se meios de comunicação e expressão do pensamento, através da incorporação de diferentes mídias como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, etc.
    As relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios. Sendo assim, o bom desenvolvimento do currículo implica no uso das novas tecnologias, sendo o primeiro construído na ação, ou seja, o currículo é um processo dialético que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias como construção social, política e histórica.
    A integração currículo e tecnologia no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo deve se dar por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento. Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído com a participação de todos os envolvidos no processo educativo.

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  8. O currículo é um guia que preside as atividades educativas escolares, define suas intenções e proporciona orientações de ações adequadas e úteis para os professores, que são diretamente responsáveis por sua execução. O projeto que eu desenvolvi em minha turma foi multidisciplinar. Foi utilizada a tecnologia virtual para a exploração da literatura infantil. Foi interessante porque comecei com um propósito de ensinar os alunos a manusear os computadores e acabei entrando no Domínio Público no assunto sobre Literatura Infantil e de repente despertou a necessidade de explorar os livros.Com isso, o projeto se estendeu tornando se prazeroso porque as crianças puderam ler de uma forma diferente da que estavam acostumadas.

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  9. Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com os alunos estão inseridos no currículo formal, pois o projeto realizado envolveu atividades matemáticas: adição e subtração e sistema numérico.
    Durante a realização do mesmo, foi possível perceber que uma aluna, de ínicio, não conseguia manusear o mouse e no decorrer da aula ela foi se familiarizando; ao final já estava jogando sozinha. E, ao elaborar o projeto, na verdade, ensinar o aluno a manusear o mouse não estava em nossos planos, não pensamos nisso. Foi uma aprendizagem importante para ela, algo novo, diferente.
    Diante dessas questões, o uso de tecnologias passa a parte do currículo, seja ele formal ou não. Pois o que ensinamos aos alunos, é tudo aquilo que precisam aprender para que possam se sentir parte do meio em que vivem. Educar para a vida em sociedade é possibilitar aos alunos uma aprendizagem significativa e fazer com que eles saibam utilizar aquilo que aprenderam em sua vida cotidiana.
    Portanto, currículo não é apenas o programa dos conteúdos que devem ser ensinados, é muito mais do que isso. É tudo aquilo que ensinamos de acordo com as necessidades dos nossos alunos e que envolvem os aspectos sociais, culturais, psicológicos, tecnológicos, tendo como base uma educação de qualidade.

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  10. O que é currículo?
    _ Do latim, curriculum significa percurso, carreira, curso, arte de correr.
    Tradicionalmente significou a relação de matérias ou disciplinas com o seu corpo de conhecimentos organizados sequencialmente em termos lógicos.
    Atualmente o termo currículo é usado num sentido mais amplo, para referir-se à vida e a todo o programa da escola, inclusive as atividades extraclasse.
    Rogéria,Suely Oliveira e Lucilea

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  11. Currículo é um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Geralmente, exprime e busca concretizar as intenções dos sistemas educacionais e o plano cultural que eles personalizam como modelo ideal de escola defendido pela sociedade. A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
    Fonte: Agência Educa Brasil

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  12. PROINFO – 100 HORAS “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC” Atividade 3.5 A primeira função do currículo, sua razão de ser, é a de explicitar o projeto que preside as atividades educativas escolares. De acordo com a definição de Samuel Rocha Barros, “em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares”. Pode-se adotar também outras tantas definições de currículo, mas ele é a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola, ou mesmo todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria, atividades estas através das quais o aluno tem capacidade de aprender. Desta forma, currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino. Plano de estudos é a lista de matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou ano escolar. Programa de ensino é a relação dos conteúdos correspondentes a cada matéria do plano de estudos, em geral, e em cada ano ou grau, com indicação dos objetivos, dos rendimentos desejados e das atividades sugeridas ao professor para melhor desenvolvimento do programa e outras instruções metodológicas. De forma ampla ou restrita, o currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola. Atividades estas que correspondem a uma finalidade e são executadas de acordo com um plano de ação determinado, isto é, estão a serviço de um projeto educacional. Enquanto projeto, o currículo é um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor. Mas é de suma importância ter-se consciência de que o currículo não substitui o professor, mas é um instrumento a seu serviço. Cabe ao professor orientar e dirigir o processo de ensino-aprendizagem, inclusive modificando o próprio currículo de acordo com as aptidões, os interesses e as características culturais dos educandos. Vívian Daher , Alessandra Lara e Cleire Urquisa 1 de novembro de 2011

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  13. Currículo é um projeto que envolve as atividades através das quais o aluno aprende. É desenvolvido dentro da escola, sendo importante para o crescimento pessoal.
    Enquanto projeto, o currículo é um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor.
    Ao desenvolver o currículo, o professor passa a ser um mediador da aprendizagem facilitando na construção do conhecimento.

    Sildes, Maria Isabel, Eleana e Cidinha

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  14. O nosso projeto se chama soletrando, ele consiste em um jogo onde alunos de toda a escola, divididos em grupos de alunos com faixa etária parecida, disputam uma boa colocação. O que de início parece uma brincadeira na verdade tem princípios didáticos, pois os alunos se divertem e aprendem estudando para não sair da competição.

    O conteúdo abordado no projeto é a ortografia das palavras, que é inserido no currículo formal de português, porém nada nos impede de fazer uma interdisciplinaridade, afinal todos os outros conteúdos precisa da escrita.

    No currículo formal os professores de português trabalhariam em sala de aula provavelmente apenas com quadro e giz regras de ortografia ou talvez trabalhassem com a leitura individual, que em muitos casos não adianta, pois tem alunos que lêem e não prestam à atenção no que lêem. Com o projeto os estudantes poderão aprender e ao mesmo tempo se divertir sem aquela pressão de prova ou até de obrigação.

    Apesar da metodologia abordada no projeto e da forma de avaliação não fazerem parte do currículo formal temos certeza de que a aprendizagem de uma forma descontraída e sem pressão é maior.
    Para montarmos um projeto almejamos atingir um objetivo que na maioria das vezes está ligado a algum conteúdo do currículo formal seja diretamente ou indiretamente, isto quer dizer, que o projeto complementa o currículo. O que o professor deve ficar sempre atento é que não devemos abandonar o currículo formal pra trabalharmos só com projetos, pois o conteúdo é importante para o currículo do aluno, e não devemos também ficarmos presos apenas ao planejamento que em muitas vezes é preparado no início do ano para todo o ano letivo.

    No mundo em que vivemos o conhecimento está em constante transformação então devemos ser bastante flexíveis para acompanhar todas as mudanças que a tecnologia e conhecimento nos oferecem com o passar do tempo. A melhor maneira de fugirmos um pouco da rotina e também acompanharmos a evolução do mundo de hoje é trabalhando com os projetos que aborda conteúdos presentes no currículo, mas trabalhado com uma metodologia diferenciada.

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  15. Sugerimos que se procure, no currículo, reescrever o conhecimento escolar usual, tendo-se em mente as diferentes raízes étnicas e os diferentes pontos de vista envolvidos em sua produção.
    Na sociedade e nas escolas há uma maior consciência da diversidade, das diferenças e das desigualdades que configuram nossa formação social, política e cultural. Diversidade que educadores e educandos levam para as escolas, diversidades sócio-étnico-raciais, de território, geração de deficiências, etc. Ver a diversidade como um dado positivo, libertá-la de olhares preconceituosos e superar práticas classificatórias são indagações nucleares dos currículos,
    bem como as concepções de conhecimento, de cultura, de saberes e valores, de processos de socialização e aprendizagem.
    Flávia, Irnamara, Léia, Selma

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  16. PROINFO 100 HORAS
    ATIV.3.5
    CURRÍCULO

    O currículo determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação a ser executado pelo professor, buscando uma educação de qualidade.
    Sendo assim, podemos dizer que o currículo pode ser um apoio para o professor, pois ele permite organizar as atividades.Ressaltando que este é flexível e precisa ser construído com a participação de todos os envolvidos no processo educativo.
    O uso das tecnologias passou a fazer parte do currículo, uma vez que estas fazem parte da nossa realidade e os alunos precisam aprender de acordo com o meio em que vivem.Então, a aprendizagem será significativa e enriquecedora.

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  17. E um meio pelo qual a escola se organiza, propoe seus caminhos e a orientacao para a pratica, ou seja, sobre o que, quando e como ensinar e como avaliar.O curriculo tem varios sentidos e varias definicoes tem sido apresentadas de modo que e importante estabelecer no inicio o que queremos, ou seja, relacionar principios e operacionalizacao, teoria e pratica, planejamento e acao. Curriculo e o oferecimento de conhecimentos, habilidades e atitudes socialmente valorizados e postos a disposicao dos alunos, atraves de uma variedade de arranjos, durante o tempo em que estao na escola, na faculdade ou universidade. A proposta curricular e apenas um pont de partida. A sociedade atual exige das escolas a formacao de um aluno participativo, critico e criativo e com as novas tecnologias, a escola busca auxiliar nossas criancas e jovens a se troanarem adultos autonomos e capazes de enfrentar as lutas sociais, objetivando a construcao de uma sociedade justa e fraterna.

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  18. O que é currículo? Currículo é definido pelo conjunto de saberes produzidos na escola. Segundo Gimeno Sacristam ( 1998, p. 125)) :" A escolaridade é um percurso para os alunos e o currículo é o seu recheio, seu conteúdo , o guia de seu progresso pela escolaridade".
    Em nosso país não existe um currículo único nacional, o método que cada escola usa para a definição do conhecimento que vai trabalhar diz muito sobre como ela encara o desafio de ensinar a todos.

    Solange e Déia.

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  19. Os projetos desenvolvidos nas escolas têm seu conteúdo geralmente inserido no currículo formal. Como sempre reclamamos que o conteúdo para cada série é maior do que o número de aulas disponível, temos sempre que adequar os projetos ao currículo. É fundamental delimitar conceitos, atitudes e procedimentos que fazem parte do currículo para um resultado mais satisfatório.
    O uso das tecnologias em processos de aprendizagem materializa o resultado desse processo de conhecimento, uma vez que podemos identificar as dificuldades e os avanços dos alunos. Podemos ainda reconhecer o que foi trabalhado do currículo. Enfim, as tecnologias contribuem efetivamente para o desenvolvimento do currículo.
    Mas, afinal, o que é o currículo?
    O currículo trabalha com o conhecimento organizado, sistematizado e que deve levar em consideração o conhecimento que o aluno traz de seu contexto. É relacionado com o ensino, mas vai além das grades curriculares e ultrapassa o universo escolar, envolvendo tudo o que interfere nas relações estabelecidas no processo educacional.
    Ana Paula

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  20. Atividade 3.5- Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

    Desde muito tempo, se discute quais conhecimentos, valores e habilidades que as instituições de ensino devem oferecer aos seus alunos e qual a formação mais adequada para os educandos. Podemos constatar que as propostas curriculares foram se alterando ao longo dos tempos, mudando suas ideias pedagógicas em relação aos conhecimentos a serem disponibilizados aos alunos. Inúmeras situações históricas fizeram que o currículo fosse repensado, reformulado e substituído, ou seja, a educação é pensada e caracterizada de acordo com o momento histórico em que estamos vivendo.
    O currículo, diz respeito ao conhecimento organizado e sistematizado, mas ele envolve também a vida dos alunos, a escola como um todo e os conhecimentos da sociedade.
    Estamos passando por um momento histórico em que as tecnologias de informação e comunicação e o crescente aumento da complexidade do conhecimento, estão interferindo na dinâmica do processo educacional. Portanto, temos que pensar em uma educação voltada para práticas pedagógicas que propiciem o uso dessas tecnologias e que vão além dos livros didáticos e do que é trabalhado nas escolas. Dessa forma, uma nova proposta curricular deve ser elaborada, levando em consideração as necessidades da sociedade atual. Pois, se o currículo escolar não integrar as novas tecnologias, corremos o risco de os conteúdos escolares ficarem ultrapassados e estaremos privando nossos aluno de aprendizagem mais significativa e apropriada à sociedade atual.

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  21. Currículo pode ser entendido como um conjunto de normas, conteúdos, disciplinas relativos à escola, organizados a fim de orientar as atividades educacionais.
    Pode também, ser concebido como um projeto, que determinará os objetivos da educação e especifica o que ensinar e avaliar.
    Mas não é apenas isso. Devemos entendê-lo como tudo que fazemos ou ensinamos de acordo com a necessidade de cada aluno, o que interfere no universo escolar e nas suas relações.
    (Miridan Leila, Cida Machado, Rosimeyre, Paulo, Irléia)

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  22. O conceito de currículo pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades, o qual acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças.
    As tecnologias, hoje, são suportes na implementação do currículo, são meios de comunicação e expressão do pensamento, através da incorporação de diferentes mídias como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, e etc.
    As relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios. Sendo assim, o bom desenvolvimento do currículo implica no uso das novas tecnologias, sendo o primeiro construído na ação, ou seja, o currículo é um processo dialético que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias como construção social, política e histórica.
    A integração currículo e tecnológica no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo deve se dar por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento. Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo.

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  23. Curriculo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e como avaliar. A tecnologia é uma ferramenta para que o professor deixe de ser um mero transmissor para se tornar um mediador de conhecimentos.
    Vanda Resende

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  24. De acordo com o dicionário Aurélio, Currículo são as disciplinas de um curso escolar, englobando as metodologias e estratégias que deverão ser utilizadas para que o currículo seja cumprido como programado.
    Um currículo educacional e um caminho a percorrer rumo ao aprendizado dos alunos. E formado, alem dos componentes curriculares, por tudo aquilo que acontece na escola.
    Atualmente são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e aprender, interagindo com o conteúdo. São muitas as contribuições das tecnologias para a educação e dentre elas podemos citar a articulação entre disciplinas e mídias digitais, a tecnologia digital de busca, seleção, articulação, a produção de novas informações, a produção colaborativa de conhecimento, as metodologias que levam em conta o interesse e as preferências de aprendizagem dos alunos.
    A o utilizar as novas tecnologias para o planejamento e desenvolvimento de suas aulas, o professor estará abrindo caminho para uma aprendizagem construcionaista e proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vinculo com os alunos, pois deixara de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando uma aprendizagem significativa, onde os alunos constroem seu próprio conhecimento.
    Uma das formas de se trabalhar o currículo é utilizando projetos de aprendizagem que atendem as necessidades reais dos aluno.


    Regina, Novembro de 2011

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  25. Neneca:
    Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino. Neste sentido, o currículo abrange dois outros conceitos importantes: o de plano de estudos e o de programa de ensino.Plano de estudos é a lista de matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou ano escolar, com indicação do tempo de cada uma, expressa geralmente em horas e semanas. Programa de ensino é a "relação dos conteúdos correspondentes a cada matéria do plano de estudos, em geral, e em cada ano ou grau, com indicação dos objetivos, dos rendimentos desejados e das atividades sugeridas ao professor para melhor desenvolvimento do programa e outras instruções metodológicas" De forma ampla ou restrita, o currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola.É as atividades educativas escolares correspondem à idéia de que existem certos aspectos do crescimento pessoal, considerados importantes no âmbito da cultura do grupo, que não poderão ser realizados satisfatoriamente ou que não ocorrerão deforma alguma, a menos que seja fornecida uma ajuda específica, que sejam exercidas atividades de ensino especialmente pensadas para esse fim. São atividades que correspondem a uma finalidade e são executadas de acordo com um plano de ação determinado, isto é, estão a serviço de um projeto educacional. A primeira função do currículo, sua razão de ser, é a de explicitar o projeto - as intenções e o plano de ação - que preside as atividades educativas escolares.


    Atividade -3.5 –Proinfo-100 horas –Ensinando e Aprendendo com as TIC.
    Ermelinda de Fátima Amaral Pinto –Cursista
    Goretti –Tutora

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  26. CURRÍCULO

    É toda bagagem que trazemos do cotidiano, que somada ao conhecimento científico, possibilita ao aluno construir conhecimento e não apenas repeti-lo.
    A partir da pedagogia com projetos, pode-se constatar que o uso das tecnologias contribui para a mudança e construção de um novo currículo na escola.
    A tecnologia, a mídia o conhecimento científico, ou seja, os conhecimentos prévios, fazem parte da nossa prática se integram no currículo e estes são necessários para a reconstrução do conhecimento dos alunos e de nosso próprio conhecimento.

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