domingo, 6 de novembro de 2011

Atividade 4.3

Ø  Atividade 4.3: Leitura do texto de Sílvio P. Costa " Mídia- Educação no contexto escolar; Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis", reflexão e discussão sobre mídia-educação.

28 comentários:

  1. A época atual requer um grau de conhecimento midiático, quanto ao letramento nas mídias e letramento aos textos impressos; o que auxilia o aluno ler e escrever de forma autônoma, crítica e criativa através das comunicações existentes.
    Em relação às experiência vividas no campo da mídia, afirmamos por exemplo, que grande parte de nossos alunos realizam suas pesquisas na internet, apresentam os trabalhos em data show e divulgam seus trabalhos através da mídia. ( Bete e Rita)

    ResponderExcluir
  2. O uso de tecnologias em sala de aula é uma realidade.Atualmente é algo imprescindível ao desenvolvimento do processo de aprendizagem.Acredito "piamente" que ser professor hoje em dia pressupõe uso das tecnologias de informação e comunicação.
    Então, como utilizá-las?
    Bom, utilizar recursos de mídia, como dvds, microsistem, retromultimídia, data-show, já acrescentam em "muito" os planos de aula. Particularmente, já me vali, de tais, com exceção do data-show. Através dos mesmos, apresentei o filme "O Nome da Rosa", a canção da Legião Urbana " Pais e Filhos", vídeos downloadiados do You Tube e Tv Câmara, durante o ainda corrente,ano letivo de 2011.
    E, podemos ir além. Com a exposição dos contéudos em aula, muitas vezes utilizo de exemplos assistidos em Tv, discuto sobre a incorporação e o consumismo muitas vezes "exacerbado" das inovações tecnológicas incorporados pela sociedade.
    São experiências que desenvolvi com o lecionamento de Sociologia, que a meu ver, reforçam a intrínseca relação entre mídia-educação.

    ResponderExcluir
  3. Atividade 4.3-Leitura,reflexão e discussão sobre mídia- educação

    A mídia deve ser usada como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo .Os jovens precisam não só aprender a ler,mas também a escrever e a ler o mundo através dos meios de comunicação do seu tempo. Um projeto que nós conhecemos que faz o uso das mídias na escola é o PROERD. As mídias são tomadas como ferramentas pedagógicas para enriquecer o conhecimento dos alunos. Durante o curso são usados diversos recursos tecnológicos, como:data show, som, dvd, além de materiais impresso(jornais,apostilas,etc). A tecnologia é um aspecto bastante trabalhado no projeto,mas apenas como ferramenta de ensino pelos coordenadores do projeto. Os alunos são meros espectadores das mídias, eles não tem acesso diretamente a elas.
    SUELY RESENDE, CIDA COSTA, ANATÁLIA, ANATÉRIA

    ResponderExcluir
  4. A mídia deve ser usada como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Os jovens precisam não só aprender a ler, mas também a escrever e a ler o mundo através dos meios de comunicaçao de seu tempo.
    Um projeto que nós conhecemos que os coordenadores fazem uso das mídias na escola é o PROERD. As mídias são usadas como ferramentas pedagógicas para enriquecer o conhecimento dos alunos. Durante o curso são utilizados vários recursos tecnológicos como: datashow, TV, DVD, som, material impresso, etc.
    A tecnologia é um aspecto bastante trabalhado no projeto, mas apenas como ferramenta de ensino pelos coordenadores do projeto. Os alunos são meros espectadores das mídias, nesse projeto eles não têm muito contato com elas. Suely Resende

    ResponderExcluir
  5. Seegundo Pereira é muito importante haver dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais, espaços de reflexões a respeito do papel dos meios de comunicação em nossa vida. Hoje em dia com tanta informação visual e sonora os brasileiros estão deixando o hábito de ler. O que está acarretando o uso indevido da gramática tradicional. Sílvio diz: “A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação.” A perspectiva do século XXI é que os jovens aprendam a ler e s “escrever” utilizando as TICs disponíveis em seu tempo.

    Tivemos uma experiência muito legal a respeito das mídias em sala de aula: A partir do relato sobre uma notícia de jornal comentada em sala de aula pelos alunos, exploramos a mesma usando multimídia trabalhando a visualização, a leitura, a escrita e interpretação da notícia. Isso possibilitou a reflexão da importância de usarmos as mídias não só para entretenimentos ou bate papos, mas que a mesma é muito rica em informações interessantes. Para que esse diálogo entre “mídia, computador e indivíduo” continue ocorrendo de forma criativa e produtiva será essencial a interação de toda sociedade.

    ResponderExcluir
  6. As aulas de História sempre foram alvo da cobrança de utilização de recursos midiáticos. Definida como um conteúdo que remete à reflexão do passado, a dificuldade em visualizá-lo "parecia" ser sanada pela mídias. Os filmes, campeões de uso nas aulas de História, sempre foram utilizados muito mais como uma ferramenta pedagógica do que como objeto de estudo. Bastava assistir a um filme e/ou um documentário e depois relatar o que foi visto relacionando ao conteúdo trabalhado e estava tudo bem.
    Hoje a realidade é outra e os professores tiveram que se adequar a esse novo momento. Mais do que utilizar vídeos, tv's, computadores e internet, os alunos se servem de diferentes recursos midiáticos. Trabalhos bem sucedidos são aqueles em que alunos produzem o seu próprio conhecimento, valendo-se das tecnologias. Pesquisa, digitação, imagens, exibições são caminhos e estratégias interessantes para a socialização do conhecimento.

    ResponderExcluir
  7. As mídias são importantes ferramentas que devem ser utilizadas no dia a dia da educação.
    A alfabetização tem que ser ampla, os jovens precisam ler e escrever através das mídias do seu tempo. A escola não pode focar o trabalho na aquisição de habilidades técnicas, mas fazer com que os alunos tomem consciência do que pode ser feito com as tecnologias disponíveis, Daí a necessidade dos professores utilizar como recurso, data- show, internet, som, DVD.
    A leitura de jornais, revistas, livros também é fundamental para chegar ao aprendizado positivo e evolutivo.

    Ana Flávia, Cleide e Rossana

    ResponderExcluir
  8. Nos dias atuais são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino .Devemos tirar proveito dos espaços criados pelas mídias,promovendo junto aos alunos a alfabetização tecnológica, auxiliando-os a ler e escrever de forma autônoma e critica através das diversas possibilidade de comunicação. Ao adotar esta nova ferramenta metodológica, o professor deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador proporcionando situações de aprendizagem significativas.
    Em relação às experiência vividas no campo da mídia procuro utilizá- las em minhas aulas como por exemplo filmes, músicas, pesquisas... Já que a tecnologia está inserida no cotidiano dos nossos alunos é preciso proporcioná -los um aprendizado onde ele assimile sua realidade com os conteúdos trabalhados

    ResponderExcluir
  9. As tecnologias trouxeram mudanças para o nosso cotidiano. São grandes os desafios, não só para os professores mas também para os alunos. Sabendo que os educandos já chegam nas escolas lendo produtos de mídias, cabe a nós educadoras criar estratégias que levem esses alunos a serem críticos e reflexivos quanto ao processo de aprendizagem dessa nova alfabetização tecnológica.
    Com o curso de capacitação do Proinfo, está sendo desenvolvido vários projetos cujo objetivo é
    colocar em prática as estratégias para a melhoria do uso das tecnologias atuais.

    Resende Costa,7 de novembro de 2011
    Imaculada, Elaine e Léia

    ResponderExcluir
  10. Atividade -4.3- PROINFO-100 horas-Tecnologias da Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC

    Trabalhar com as midias implica em trazer para a sala de aula novas formas de ensinar e aprender. Os alunos aprendem à medida que fazem. A realização de atividades com midias requer uma postura de valorização do trabalho em grupo que desenvolve vínculos de solidariedade, respeito e cuidado com a contribuição de cada um para o todo, num sentido de igualdade, onde todos podemos aprender com todos.
    Nas nossas experiências foi possivel observar que os alunos desenvolvem o espírito de colaboração, disciplina, senso crítico, maturidade para as tomadas de decisões, iniciativa, criatividade. Com isso há o desenvolvimento no aluno da auto-estima ao perceber que é capaz de vencer desafios.
    Cabe ao professor criar situações de aprendizagem que norteiem e vinculem o conteúdo das midias ao currículo de sua disciplina. Ao trabalhar com instrumentos diversos temos a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina e de facilitar a realização das atividades pelos alunos.
    Os alunos que estão muitas vezes mais conectados as novas tecnologias do que nós professores, sempre acabam usando-as de maneira que até nos surpreendem, e isso torna o trabalho com uso de midias mais enriquecedor, dinâmico e prazeroso.
    Angela Ribeiro, Susana Valeria e Suzana Costa

    ResponderExcluir
  11. A leitura feita ao texto de Sílvio P. Costa “Mídias-Educação no contexto escolar; Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis”leva-nos a refletir sobre as questões presente em nosso contexto educacional relacionado ao uso das mídias. A escola pode e deve fazer uso dessas mídias,porém deve se preocupar em saber quando e como utilizá-las. No entanto,essa preocupação deve ser pautada principalmente no seio familiar. A mídia nos proporciona benefícios,mas também há pontos negativos que precisam ser analisados,antes de serem utilizados.
    É necessário que o profissional da educação acompanhe a evolução tecnológica,de forma ativa e reflexiva,para possibilitar ao educando o desenvolvimento de sua capacidade de aprender a aprender, estimulando a sua autonomia através de projetos temáticos, multidisciplinares e interdisciplinares fundamentados no aprender fazendo, experimentando, criando, investigando.
    Renata e Silvanda

    ResponderExcluir
  12. Ao ler o texto de Sílvio Costa (Midia-Educação no contexto escolar), podemos verificar a influência da mídia em nossa vida,principalmente no contexto escolar.
    Ao ler as experiências que Sílvio Costa teve em algumas escolas deve ser ressaltado a importância das tecnologias como necessidade de trabalhar pedagogicamente e também como estudo. Hoje podemos perceber uma realidade bem diferente com a presença das tecnologias, até mesmo atavés das mídias.O mundo exige hoje de nós um aprimoramento enfocado neste contexto, uma vez que mesmo já tendo trabalhado com tecnologias em nosso cotidiano, não as usamos como meio de estudo, mas pedagogicamente.
    Cida Resende,Dirceu,Lucilvânia e Rafaela.
    7 de novembro de 2011

    ResponderExcluir
  13. O uso midiático na educação, torna-se muito presente em grande parte de nosso dia a dia. Segundo Silvio Costa, nós enquanto educadores não devemos nos limitar apenas à leitura de jornais/revistas, entre outros e partirmos para a percepção e inserção direta do aluno como agente mobilizador na sua realidade. Para se ler o mundo a partir dos olhares dos outros, é fundamental que seus leitores aprendam antes a ler o mundo em que vivem, por meio da construção de suas próprias narrativas. Assim será possível a construção do conhecimento, a transformação do educando em sujeito de sua própria história.

    ResponderExcluir
  14. A influência tecnológica não modifica o mundo apenas, mas ela transforma o ser humano como um todo. A explosão do uso das mídias na comunicação interpessoal está presente em sites, vídeos, celulares ou qualquer outro meio de comunicação. O uso desses meios garante àqueles que o utilizam um complexo processo que se divide em três códigos: o verbal, o textual e a imagem. Estes três códigos são facilmente utilizados em salas de aulas ao serem integrados a novas formas de ensino; formas essas que utilizam a tecnologia como incentivadora e modificadora da aprendizagem e que estão cada vez mais presentes na vida escolar.
    Alessandra Lara, Cleire Urquiza e Vívian Daher

    ResponderExcluir
  15. O universo de tecnologias existentes modifica o ser humano, pois o volume de informações e a velocidade com que estas chegam até nós interfere nos modos de percebermos o mundo, de expressarmos sobre ele e de transformá-lo.
    Segundo(BELLONI, 2005, p. 17), faz-se, portanto, necessário, refletir sobre a presença dos
    meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de
    forma crítica e criativa. Para que possamos escolher quais mídias são mais apropriadas
    às nossas necessidades pessoais e coletivas, quais usos desejamos dar a cada uma, ou
    quais usos pretendemos evitar.
    Hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos
    como importantes espaços educativos e socializadores. Isso ressalta a importância de
    haver, dentro das escolas, das famílias e das demais instituições sociais, espaços de
    reflexão a respeito do papel político, cultural e econômico das mídias. As tecnologias de
    informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas têm
    passado a se preocupar em mudar a vida das mídias.
    A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e isso traz grandes desafios para o campo da Educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão.
    No âmbito educacional, as tecnologias da informação é uma ferramenta indispensável, por isso precisamos estar conectado com o mundo para buscar estratégias de trabalho e ao mesmo tempo vencer os desafios gerados por tantas possibilidades oferecidas.
    Gosto de contar sobre minhas experiências pedagógicas, vou citar duas delas que envolvem o uso de tecnologias: Em 2008, eu e uma colega de área participamos de uma capacitação oferecida pela Secretaria Estadual de Educação (FIT), depois repassamos o curso para duas turmas de 20 alunos cada uma. Decidimos montar um jornal da escola. Juntamente com os nossos alunos que nos ajudaram a fazer as reportagens conseguimos editar um jornal de 6 páginas e fazer a impressão de 1000 cópias que foram distribuídos na escola e na comunidade.
    Em 2010, desenvolvi um projeto de trabalho em grupo com uma turma de terceiro ano do ensino médio. O trabalho teve como objetivo a construção de um vídeo sobre a produção do etanol, e posteriormente apresentado para a turma. Os alunos gostaram muito de fazer o trabalho, pois utilizaram tecnologias que ultrapassaram as fronteiras da sala de aula.

    ResponderExcluir
  16. Vivemos em uma sociedade moderna em que os meios de comunicação interferem diretamente na vida das pessoas. Por isso é importante que a escola disponibilize aos alunos todos os tipos de mídia, principalmente os impressos como jornais, revistas e outros.
    Como trabalhamos em uma escola da zona rural onde os alunos não têm acesso a esse tipo de mídia, procuramos sempre estar levando esses materiais impressos para que eles possam ter contato e adquiram o hábito de ler jornais e revistas além de estarem adquirindo conhecimento. Sempre usamos as mídias disponíveis na escola como: computadores, retroprojetor, DVD e microssistem.

    Eunice e Ozita

    ResponderExcluir
  17. A tecnologia hoje está ocupando um espaço enorme em nossas vidas. Cada vez mais as pessoas têm acesso a sites, blogs e diversos outros tipos de mídias. Apesar disso ser ponto positivo, algumas pesquisas mostram que os brasileiros estão trocando a boa leitura pelo uso da internet.
    É necessário que as pessoas saibam tirar vantagens das mídias sem deixar que as mesmas interfiram no hábito da leitura.
    As mídias precisam ser utilizadas na escola
    como ferramenta para que educadores e educandos, juntos possam construir o conhecimento.


    Sildes, Maria Isabel, Eleana e Cidinha

    ResponderExcluir
  18. Na Escola Estadual Assis Resende os alunos do 3º ano do Ensino Médio do ano de 2010 do turno da manhã montaram um telejornal que era usado na apresentação dos trabalhos em todas as áreas.
    Neste ano de 2011 uma aluno do 3º ano noturno dessa mesma escola apresentou um trabalho de Física sobre blindagem eletrostática. Duas alunas filmaram em formato de telejornais com repórteres e apresentadores.Elas relataram notícias sobre blindagem eletrostática e um repórter maluco fazia experiências durante o telejornal.

    ResponderExcluir
  19. No Centro Educacional Sementinha, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental desenvolveram um projeto chamado "O Jornal na Escola", onde eles colhiam informações de acontecimentos escolares e do município, para apresentarem em forma de jornal para os colegas, era um jornal escrito que circulava na escola mensalmente. Esse projeto foi muito interessante, pois todos os alunos da escola ficavam motivados em selecionar notícias para fazer parte do jornal.

    9 de novembro de 2011 13:11

    ResponderExcluir
  20. Na Escola Municipal Conjurados Resende Costa, foi apresentado um jornal feito pelos alunos do 5º ano. Neste jornal foi falado de algumas notícias como: a violência nas escola, meio ambiente e a importância da reciclagem, sendo apresentado por dois alunos enquanto toda a escola foi para local da apresnetação e ali assistiram.

    ResponderExcluir
  21. As mídias deve ser usada como ferramenta de trabalho e é muito importante no contexto escolar, abrangendo a família e outras instituições sociais. Nossas vidas está sendo modificada à medida que ampliamos conhecimentos em relação as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  22. Atualmente, trabalhar com as tecnologias de informação e comunicação requer muita interatividade entre docente e discente.
    Tendo em vista que nossos alunos são questionadores e têm uma percepção melhor para o desempenho das mesmas. O uso dos recursos tecnológicos proporcionam aos alunos o prazer de aprender, porque os conteúdos ficam mais fáceis de serem manuseados. Montamos um projeto sobre os animais e aplicamos com recursos de mídia, como: DVD, retromultimídia, data-show que puderam dar um respaldo exelente na aprendizagem. Usamos também o filme “Madascascar” para fazer a resenha e a sinopse(5º ano e 8º ano). Quanto aos alunos da educação infantil, estes fizeram a apreciação. Notamos que foi uma experiência enriquecedora e que prova que a vida cotidiana moderna está mergulhada nos grandes desafios tecnológicos,tanto em termos de reflexão quanto de intervenção.
    Rogéria, Suely Oliveira, Elba e Lucilea

    ResponderExcluir
  23. Segundo os textos básicos mídia- educação no contexto escolar de -Sílvio da Costa Pereira- a comunicação vai muito além de simples novidades tecnológicas, os diversos meios de comunicação atuam na produção e na disseminação de cultura, moral e ideologia.
    Para podermos nos apropriarmos da comunicação de forma crítica e criativa.
    As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossa vida.
    Segundo Silverstone, nós que vivemos no século XXI, temos que ter o grau de conhecimento que vai além da alfabetização em massa na época da mídia impressa.
    Temos que ter capacidade de ler os produtos de mídia e sermos capazes de questionar suas estratégias.
    Temos de ser alfabetizados e letrados na mídia como diz "Buckingham 2003,p.4".Por isso tanto a alfabetização e letramento midiáticos precisam ser promovidos junto aos jovens e adultos.
    Flávia, Selma,Irnamara e Mariléia.

    ResponderExcluir
  24. O mundo atual são constantes as mudanças tecnológicas com avanços rápidos das novas mídias que exigem dos educadores estarem atualizados a essas novas ferramentas, ferramentas estas que bem trabalhadas e aproveitadas proporcionam aos alunos uma aprendizagem mais atraente, o que desperta o interesse o gosto de aprender.O aluno, aquele já acostumado às tecnologias interessa mais pela aula, aqueles que não tem acesso tem a oportunidade de conhecer e a descobrir um novo mundo. Portanto, para que as mídias contribuam integralmente para o ensino , o professor tem que ser preparado ( cursos, palestras, etc), ter clareza de intenção ao utilizá-la ou poderá tomar um "baile" do aluno ou perder o objetivo.

    Déia e Solange

    ResponderExcluir
  25. Em São João Del Rei, o Instituto Auxiliadora, um colégio dirigido pelas Irmãs Salesianas, distribui para toda a comunidade escolar um jornal, o Conexão IA. Assessorados por professores, alguns alunos formaram uma equipe e são responsáveis pela redação, diagramação, ilustração e editoração.A utilização dessa mídia escrita com certeza proporciona além do do prazer da leitura uma maior interação entre alunos x escola x família.
    Luciana, Ivana e Jeanete

    ResponderExcluir
  26. Uma das principais ferramentas usadas na educação é a mídia. Através dos meios de comunicação as pessoas interagem e a exploração das mídias na educação é um caminho para despertar o interesse dos educandos de uma forma geral. Utilizo filmes, músicas, data show, etc. Com isso procuro buscar novos caminhos para despertar o interesse e o gosto dos meus alunos pela escola.
    Vanda Resende

    ResponderExcluir
  27. ativ.4.3

    Após ler o texto de Sílvio Costa "Mídia Educação no Contexto Escolar" de ler sua experiências em algumas escolas citadas no seu texto ressaltamos a importância das tecnologias como necessidade de trabalhar e também como estudar. Hoje nós temos que aprimorar e trabalhar mais com as tecnologias em nosso dia a dia. As mídias devem ser usadas como ferramentas de trabalho e é muito importante no contexto escolar.

    Regina Resende

    ResponderExcluir