segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Atividade 3.2

Atividade 3.2: Contextualizando a mudança - da teoria à prática

21 comentários:

  1. Os projetos permitem ao educador ultrapassar os limites do ensino por simples transmissão de conhecimentos, transferindo a responsabilidade do processo de construção do saber ao próprio aluno. Ao desenvolver o projeto “Meu Bicho Preferido”, utilizamos as tecnologias e mídias com o objetivo de aprofundar o conhecimento. Foi de grande importância para os alunos, pois foram sanadas algumas dúvidas sobre os animais de estimação de cada um. Os assuntos abordados foram: reprodução e respiração, mas o que mais despertou o interesse das crianças foi sobre a reprodução que os levou ao assunto “sexualidade”. Foi nesse momento que tivemos de readaptar o projeto com o objetivo de sanar as duvidas dos alunos. Foram usados vários recursos, tais como: livros, vídeos, internet, câmera fotográfica, impressora e outros. Portanto, o trabalho com projetos favorece uma nova visão de educação, pois os alunos podem expressar seus pensamentos por meio de diferentes linguagens e formas de representação.
    Resende Costa, 24 de outubro de 2011, Léia, Imaculada e Elaine.

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  2. Desenvolver uma atividade desenvolvendo o diálogo entre Professor e Aluno
    Como mencionei na atividade 3.1, acredito ser o diálogo entre professor e aluno uma prática exercida em nosso magistério cotidiano, pelo menos, aqui, em Resende Costa.
    Para cumprir a proposta da presente atividade, me vali do projeto que desenvolvi usando o Retro-Multimídia. Partindo do pressuposto que um bom diálogo se desenvolve através de uma boa conversa, da troca de sugestões e ideias, solicitei aos meus alunos uma avaliação sobre a utilização do recurso tecnológico. O resultado foi positivo. Segundo eles, (mais precisamente o 3.º ano ),” a aula foi boa, ficaram mais atentos “.
    Então, tendo em vista a reação e os conseqüentes comentários dos estudantes das turmas nas quais leciono e desenvolvi o projeto, a utilização do Retro-Multimídia só veio a acrescentar.

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  3. Atividade -3.2- PROINFO-100 horas-Tecnologias da Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC

    A atividade planejada e executada junto com os alunos do 3º ano foi um filme: “Alice no País das Maravilhas”. Onde poderiam ser integradas várias disciplinas do currículo. A sugestão desse filme foi das próprias crianças. Pois muitas já haviam lido o livro.
    No momento de sua exibição do filme, no Retro-Multimídia todos prestaram muita atenção e depois houve comentários.
    Ocorreu um diálogo, depois do reconto oral, aconteceu o registro escrito sobre a história do filme. E, todos puderam expressar suas idéias com diversas formas. Vários assuntos foram trabalhados: como diferenças sociais e físicas, já que cada personagem do filme possui características próprias. Houve o uso de vários recursos como: Retro-Multimídia , computadores, filme, livros etc.
    No final com tudo certo, os objetivos foram alcançados e mais que isso houve uma maior interação entre professor e aluno, um dialogo que aproximou mais professor e aluno, um ambiente mais caloroso e humano. E, também a afetividade que deve ser construída no cotidiano escolar a fim de que a aprendizagem se torne mais prazerosa.

    Ângela Ribeiro, Susana Valéria e Suzana Costa.

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  4. RELATO DE EXPERIÊNCIA

    LEITURA E INTERPRETAÇÃO– TRABALHANDO LÍNGUA PORTUGUESA COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR.


    Autores: Alunos do 3° ano

    O objetivo principal desta atividade foi trabalhar o conteúdo da disciplina Língua Portuguesa com o auxílio da tecnologia. Eles leram um texto e depois fizeram a interpretação usando o computador para a digitação. Percebi que o computador é uma ferramenta que muito contribui com a dinâmica do professor e do aluno. Percebi com isso que a aula ficou mais interessante, oferecendo ao aluno, a oportunidade de expressar sua criatividade e construir o seu conhecimento.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Durante o segundo bimestre do ano de 2011 e os alunos do terceiro ano estudamos o tema “liberdade e determinismo". A partir do tema “liberdade e determinismo” os alunos desenvolveram textos analisando filmes clássicos.

    O desenvolvimento desta proposta aconteceu pela exposição do tema proposto, com o apoio de alguns recursos didático-pedagógicos, tais como quadro e giz, DVD e/ ou televisão. Como ponto de partida a problematização do tema proposto foi desenvolvido.
    PROGRAMAÇÃO:
    1ª aula
    Titulo: O Existencialismo Sartreano
    Apresentação dos principais conceitos da filosofia existencialista através do texto e resumo de apoio, com o intuito de facilitar a compreensão da filosofia sartreana e sua importância na contemporaneidade.
    2ª aula:
    Titulo: Liberdade e Angústia
    Exibição do filme “Walking life”, com duração de 2:04’, ressaltando, ao fim da exibição, o conteúdo filosófico do filme: o existencialismo, a escolha e a responsabilidade.

    Essas análises foram apresentadas também para a turma durante as aulas. Para realizar as análises dos filmes os grupos se orientaram por questões como:
    - Que tipo de determinismo está presente no filme? O que influencia o comportamento dos personagens?
    - Existem personagens que se voltam contra as determinações impostas? Quais? Quais momentos do filme justificam essa análise do grupo?
    - O filme mostra um confronto entre o indivíduo e as determinações? Em qual cena do filme podemos ver esse confronto?

    A turma voltou a reunir em sala retomando e conceituando questões como liberdade, determinismo, acaso e fatalismo. Depois das colocações do professor, o grupo apresentou suas conclusões e pareceres a respeito do assunto e das atividades

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  7. A atividade foi realizada com os alunos da Educação Infantil, turno da tarde com a dramatização da história: "Pinóquio".
    A história foi escolhida porque mostra para as crianças exemplos comuns do cotidiano infantil como mentiras, distração, o mundo imaginário da criança, valorização da escola e da família e valores que estão sendo esquecidos.
    A apresentação foi feita por alunos da escola e os mesmos demonstraram muito interesse por ser uma história conhecida por todos.
    Após a apresentação, houve diálogo coletivo onde os alunos puderam manifestar suas opiniões.
    As crianças já têm noção do certo e errado, mas foi uma oportunidade para frisar valores, estimular a criança a apreciar e participar das apresentações e atividades propostas pela escola, desenvolvendo a linguagem oral, a espontaneidade, afetividade, senso de responsabilidade...

    Cidinha, Eleana, Maria Isabel, Sildes e Vanda

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  8. Aproveitamos o dia das Crianças e trabalhamos um pequeno texto, onde todos são importantes, independentes de cor, raça, religião. O texto escolhido foi "Crianças do Mundo". Fizemos uso da internet onde vimos crianças de rua, orfanatos, creches, etc. Frisamos sobre a importância de ser criança, seus valores, direitos; Como é maravilhoso estudar, brincar, respeitar as outras crianças; construir uma vida em família com amor e sabedoria. Falamos que os brinquedos e brincadeiras, esportes, teatros, estórias e, principalmente os amigos tornam nossa vida cheia de alegria e um adulto feliz e responsável.
    Ao final do projeto, fizemos uma dramatização, onde cada aluno defendiam um ideal. Fizemos fantoches, desenhos com colagem e pintura. Todos participaram com interesse, interação, desenvolvendo a espontaneidade, criatividade e afetividade.

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  9. Uma das experiências mais emocionantes deste ano letivo foi a elaboração de cordéis com o 9º ano 1, da Escola Municipal Paula Assis. Uma das propostas do livro didático adotado pela escola era que o aluno elaborasse um cordel levando em consideração o contexto do Coronelismo no Brasil. Fomos mais ousados. Utilizamos a nossa realidade, a história de nossa cidade e os “causos” que fazem parte da vida dos nossos alunos. Foi fantástico!!!
    O resultado foi a elaboração de quatro cordéis – Coisas de Resende Costa; Romeu e Julieta; Meu Amigo e Tapetes das Lages.
    Nunca estivemos tão próximos: ali os alunos mostravam suas próprias criações. Um dos alunos, Lucas Resende, fez a arte das capas. Eis alguns cordéis sobre Resende Costa:
    Resende Costa
    Resende Costa é uma cidade
    O artesanato é sua riqueza
    Sua maior e grande beleza
    Que virou sinônimo de qualidade
    Seu por do sol é maravilhoso
    É uma terra de artistas
    Visitada por muitos turistas
    Que acham tudo grandioso
    O tear patê insistente
    E escreve a história dessa gente
    Cassiano

    Resende Costa
    O qui é Resende Costa caboco?
    É uma cidade diferente
    Das outra que ocê cunhece por aí

    É uma cidade minera
    Sem mistura de estrangero,
    Uma cidade nacioná
    Que ocê não consegue compará!

    Ora que ocê chega em Resende Costa.
    Ocê vê a beleza do artesaná.
    Que gôsto que dá. [...]

    É essa Resende Costa caboco
    Uma cidade bem brasilera.
    E que não é estrangera
    Venha a Resende Costa que ocê vai gostá.
    Gustavo

    Resende Costa (
    Meu amor vamos agora
    Já está na hora
    Vamos que eu quero ver a aurora
    de Resende Costa vamos agora.

    Aqui hoje cheguei e viverei
    Vou nas lajes passear
    E minha namorada buscar
    Eu ainda vou no artesanato
    Do Seu Nonato.
    Ana Paula
    Artesão
    Eu sou artesão
    Para um encanto
    Mostrando a simpatia
    Sendo eu
    Com o tear batendo
    Subindo a poeira
    No tecer
    No artesanato
    Levando o encanto
    Do tapete
    Mônica

    Saudades de Resende Costa
    Saudades da minha Resende Costa...
    Saudades da minha terra querida...
    Por mim jamais esquecida!
    Mas nela tudo conseguir
    Deus me permitiu a chance
    De na roça um dia sorrir...
    Muita agradecida...
    Por um dia...
    Ali poder estar!
    Mas que em breve eu vou voltar!
    Júnia

    Tear da vida
    No tear da vida
    Muita gente que trabalha
    Teceu a história da cidade
    Que agora é assim!
    No tear da vida
    Um tapete de trabalho
    Foi criado
    Em uma loja
    Ele foi vendido
    E para outra cidade
    Levado!
    Rafaela

    Resende Costa
    Se eu morrer neste lugar
    Cessando aqui minha lida
    Lá do outro lado da vida
    Da laje vou lembrar
    E se Deus me castigar
    Será branda a punição
    Pois ele dirá que:
    - pior castigo foi ser
    Um herói e viver
    Longe lá do Rochedo

    João Victor

    Resende Costa
    Resende Costa com seus teares
    Encanta todo mundo
    Viajantes pegam encomenda
    Para aumentar a sua renda!
    Keroly

    Tapetes das Lajes
    Nas ruas de Resende Costa
    Um bate boca não para
    Como se fosse uma guerra
    Quem consegue ser o mais rápido
    Há também montes de tapetes
    E bolas de pano
    Pessoas nas portas amarrando tapetes
    E olhando para as lajes
    E conversando sobre a luz do mundo!
    Leonardo
    Resende Costa
    Meu amor irei reinventar
    Hoje eu vim lhe buscar
    Em Resende Costa vamos morar
    Lá tem as lajes e artesanato
    No artesanato vou comprar
    Uma boneca de pano
    Para presentear quem eu amo
    Agora vou embora com saudades.

    Para ler outros cordéis, é só acessar http://hisdasgerais.blogspot.com/









    Ana Paula

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  10. Atividade escolhida, planejada e desenvolvida junto com os alunos do quarto ano foi um projeto sobre Resende Costa, uma riqueza de Minas.
    Durante a aplicação do projeto todos prestaram atenção e houve vários comentários sobre o assunto(passado e presente da cidade).
    Depois da exibição do projeto, aconteceu um registro sobre a cidade de Resende Costa, sendo assim, cada aluno contribuiu com o depoimento escrito e vivido em algum lugar da cidade.
    Houve variedade de assuntos e até mesmo sobre o poder aquisitivo das pessoas.
    Exploramos vários recursos como:computador, fotos antigas e atuais livros...
    Os objetivos desse projeto foramalcançados e houve interação entre professor- aluno e aluno-aluno.
    A turma se sentiu estimulada e interessada a pesquisar, enriquecendo sua aprendizagem e avançando muito em seus conhecimentos.
    Resende Costa 26/10/2011
    Ativ. 3.2 Cida Resende- Dirceu Geraldo- Lucilvania

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  11. A atividade desenvolvida com os alunos da educação infantil, 1º e 2º anos foi uma apresentação sobre os animais exibida no retroprojetor.
    Logo após os alunos puderam demonstrar o que aprenderam modelando animais com massinha e também pesquisando em livros e jornais recortaram figuras para a confecção de cartazes segundo as classificações dos animais.
    Essa atividade despertou o interesse e a participação de todos nos mostrando mais uma vez que a tecnologia é uma grande aliada do ensino.
    Eunice e Ozita

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  12. A atividade aplicada por nós, uns dos professores do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, que priorizou p diálogo foi o filme “o Galo Ataliba” _Chico Bento. Tendo em vista que este filme foi usado como culminância do nosso projeto executado- “Animais domésticos e Animais selvagens”. Ao assistirem o filme por duas vezes, os alunos puderam fazer questionamentos, enfim dialogaram sobre a importância da preservação da espécie e do carinho que devemos ter com os animais. Desse modo, quando os alunos terminaram de assistir o filme, foi proposta uma roda de conversa entre professores e alunos, no sentido de aguçar o diálogo. A atividade desenvolvida gerou muitos comentários relevantes acerca dos cuidados que se devem ter com os animais. Notamos que este trabalho foi de grande conscientização, pois puderam manifestar ao público infantil a importância dos animais, em especial os domésticos.
    Rogéria, Suely e Luciléa

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  13. A atividade desenvolvida para a interação e dialogo entre professor e aluno foram histórias em quadrinhos.Essa atividade foi aplicada com os alunos do 2º ano.Trabalhamos as histórias em quadrinhos e suas peculiaridades (balões,linguagens utilizadas ,desenhos entre outras).As histórias em quadrinhos criam um ambiente favoravel e lúdico que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem,despertando interesse, compreensão da história.Possibilitou a dedução do enredo de forma intuitiva, observando as sequencias de imagens.Começamos o estudo falando sobre a vida e a obra do autor Maurício de Sousa.Disponibilizamos gibis para os alunos folhearem e lerem, conversamos sobre o que é uma história em quadrinhos e quais os favoritos de cada um.Os alunos produziram uma história em quadrinhos com desenhos,personagens,balões e escrita do texto.Depois utilizamos software livre HagáQuê para mostrar algumas histórias em quadrinhos.

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  14. Relatório da atividade:Produção de texto à vista de gravura desenvolvida com os alunos do 1º e 2º anos.
    Ao trabalhar esta atividade , foi oferecida à criança uma oportunidade de refletir sobre o que ela estava visualizando. Fizemos perguntas relacionadas ao desenho, incentivando, explorando primeiramente a oralidade, para depois desenvolverem a escrita.
    Buscamos a interdisciplinariedade em: matemática, trabalhando ordem e sequência da história. Também conscientizamos os alunos das atitudes de respeito e o cuidado que precisamos ter com a preservação do meio ambiente em ciências.
    A culminância do nosso trabalho foi uma confecção de um “lixinho” para cada
    aluno , feito de garrafa pet, na aula de artes.
    Utizamos o retro-multimídia para melhor visualização das imagens.
    Os alunos participaram das atividades de forma prazerosa e envolvente,houve diálogo e interação por parte dos professores e dos alunos
    demonstrando atenção, interesse e assim uma aprendizagem satisfatória.

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  15. A aula aconteceu em uma turma multi-seriada, de 1° e 2° ano, onde inicialmente foi explicado que a aula seria com o auxilio de um computador tipo notebook, e todos teriam a oportunidade de manusear a máquina, em seguida foi mostrado aos alunos fotos em forma de slides de vários tipos de frutas, logo após esta apresentação foi revisto com a turma o nome das frutas e criado uma lista de palavras no computador onde em duplas eles teriam que escrever o nome das frutas, e a quantidade de sílabas e letras que elas tem. A aula foi sem duvida muito proveitosa, pois a maioria dos alunos nunca teve contato com o computador o que tornou a aula mais interessante para eles, tornando a desafio mais prazeroso e inovador.


    Regina Resende, 05 de novembro de 2011

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  16. A atividade realizada com os alunos do 2ºano, foi na aula de Ensino Religioso, em que de acordo com o conteúdo trabalhado: Meio ambiente, foi proposta a leitura da Carta da Terra. Como o texto era grande e não dava para imprimir e nem somente ler para os alunos, resolvemos pesquisar na internet e encontramos o livrinho “Carta da Terra para Crianças”. Foi muito bom, levamos os alunos para o laboratório de informática e salvamos o livro em cada PC. Eles mesmos iam mudando de página, vendo as gravuras, ouvindo a leitura realizada pelos colegas e pelo professor e discutindo cada item. Certamente a aula foi muito mais prazerosa e interativa.
    Portanto, houve maior envolvimento e participação dos alunos e isso mostra que sem diálogo essa forma de trabalhar não acontece de maneira positiva.

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  17. Foi trabalhado em Ensino Religioso a fábula “O leão e o ratinho”, com os alunos do 1º ano, onde foi abordado a amizade ,solidariedade e cooperação.
    Estratégias:
    • Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, através da conversa;
    • Assistir o filme;
    • Exposição das ideias gerais da fábula;
    • Assistir o filme paulatinamente, comentando cada cena;
    • Desenhar a cena mais relevante e escrevendo o nome da mesma;
    • Interpretação escrita da fábula;
    • Correção coletiva da interpretação.
    Houve uma conversa sobre o conceito de fábula, onde eles falaram que não conhecia, perguntei se eles conheciam a fábula: O leão e o ratinho, eles também não a conhecia. Eles assistiram o filme atentamente, expuseram as suas ideias sobre a fábula, depois eles assistiram e comentaram cada cena do filme. Em seguida, desenharam a cena mais interessante do escrevendo o que desenhou. Eles responderam a interpretação escrita da fábula, na qual, eles copiaram as questões do quadro negro e as responderam, depois houve a correção individual e coletiva.
    A experiência foi ótima, pois atingi meu objetivo, quando os educandos comentaram o filme por completo e paulatinamente, com isso, participando das atividades propostas.

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  18. Foi trabalhado um assunto sobre Porcentagem, na turma do 8º 1 da Escola Municipal Paula Assis, usando um programa no computador onde houve diálogo,pois eles perguntavam e tiravam dúvidas sobre a questão envolvida.

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  19. Neneca
    Comecei a minha aula mudando a disposição das carteiras fazendo um círculo.
    Depois fiz uma dinâmica com a turma para lembrar os nomes de todos ,pedindo para que cada um falasse seu nome e do que mais gostava.Depois foram feitas outras brincadeiras com perguntas de acordo com a ordem de um sorteio que fui fazendo através de bolas de bingo.A turma toda falou e se conheceram mais um pouco através destas questões diversas que foram perguntadas.Como sempre o alvo maior foi o professor todos queriam saber de tudo o que podiam,e a medida em que sendo questionada se a pergunta fosse impossível responder o aluno pagaria uma prenda por ser tão curioso,e assim a brincadeira fluiu alegre e discontraida.

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  20. SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO ADOLESCÊNCIA

    O projeto foi desenvolvido com alunos do 8º ano I e II, com a duração de três semanas.
    Para o desenvolvimento do projeto “Adolescência” foi necessário utilizar DVD, som e máquina fotográfica digital: recursos pouco utilizados no dia a dia.
    Interessante foi perceber que os alunos ao utilizar recursos diferentes daqueles utilizados no cotidiano, se mostraram mais animados e participativos.
    Quanto à escolha das turmas, foi justamente pela necessidade de trabalhar temas que envolvem a fase em que os alunos se encontram.
    Vale ressaltar, que de forma anônima, os alunos fizeram depoimentos sobre o que pensam e sentem enquanto adolescentes e estes foram aleatoriamente distribuídos em sala, lidos pelos próprios alunos, em seguida digitados pela professora, e finalmente expostos em murais pelos alunos, juntamente com gravuras de adolescentes diante da vida. Posteriormente, foram afixados nos murais da escola. Tanto o projeto quanto os depoimentos e fotos, estão postados no blogsupedu.cultura da professora de Ensino Religioso, Rita., onde os alunos terão aceso imediato aos depoimentos bem como aos temas desenvolvidos durante as aulas.
    Enquanto educadora, trabalhar com o projeto “Adolescência”, foi uma experiência enriquecedora, afinal foram trabalhados e discutidos temas vivenciados pelos alunos e professora, com alto índice de participação e interesse dos alunos.

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