domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade 1.1

Atividade 1.1: Reflexões iniciais, realizadas em duplas, acerca dos desafios da escola na sociedade atual, que devem ser registradas usando o editor de textos e compartilhadas com os colegas.

38 comentários:

  1. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
    Vivemos em uma sociedade cada vez mais dinamizada, mais globalizada. O ritmo de desenvolvimento científico e tecnológico é frenético. O homem, enquanto personagem principal deste processo, busca incansavelmente avanços significativos para o aprimoramento e melhoramento de sua vida.
    Enquanto profissionais da educação – responsáveis pela transmissão de conhecimento – precisamos fazer uso da tecnologia para aprimorarmos nossas aulas. E não é só questão de, dar uma “aula diferente”, precisamos nos interagir com os novos tempos, caso contrário, o resultado de nosso trabalho deixará a desejar.
    Para começo de conversa, devemos levar em conta, que a realidade de trabalho oferecida aos docentes não é homogênea em todo o país, há escolas que não dispõe de laboratórios de informática. E há, alunos que nunca chegaram perto de um computador. São questões políticas e administrativas que requerem uma atenção maior dos devidos responsáveis. Realmente fica complicado, com um quadro destes.
    Mas no que diz respeito, a nós que temos acesso às tecnologias de informação, como a internet, como devemos convertê-las em produção de conhecimento? Bom! O primeiro passo é reconhecer que hoje em dia, educação e tecnologia caminham juntas para um resultado melhor. É correr atrás, mesmo! É fazer curso, é aprimorar! Depois, é conscientizar nossos alunos que as informações postadas na internet, só tendem a enriquecer os seus estudos em prol de seus sonhos. Porém, devemos alertá-los que as consultas e pesquisas devem ser feitas de forma crítica e apurada.
    Por último, tentarmos desfrutar ao máximo de tudo que a tecnologia de informação e conhecimento tem a nos oferecer – professores - para tentarmos desempenhar o nosso ofício de forma mais eficiente e contemporânea.

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  2. ATIVDADE 1.1- SINTESE DO TEXTO DE JUAN IGNACIO POZO
    A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
    Tecnologias trazem o mundo para a escola, o que denominamos de novas tecnologias refere-se a todas as tecnologias, mídias, ou seja todos dispositivos digitais.Estes dispositivos possibilitam uma comunicação onde estudantes e professores são co-autores no processo de produção do conhecimento. Este fato se dá pelo novo modelo de sociedade informatizada, que tem na escola um ambiente promissor para a utilização das novas TICs, de modo orientado e adequado favorecendo o processo de aprendizagem, de autonomia da comunidade local. O momento é paradoxal, pelo fato da sociedade, incluindo a escola, não estarem preparados para absorver todos os benefícios educacionais das novas TICs. É um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. E sem dúvida o foco das TICs na escola são os alunos.
    Sendo assim, todos os projetos envolvendo as TICs devem consolidar a participação ativa dos alunos, como sujeito na busca de informações, desenvolvendo sua criatividade, co-autoria e senso crítico.
    Para Juan Ignacio Pozo, qualquer indivíduo pode se utilizar das novas TICs, porém são poucos que conseguem dialogar com essas tecnologias, já que as mesmas exigem uma série de elementos cognitivos para a sua compreensão. Neste sentido, a mudança na concepção de aula, a partir das TICs, permite ultrapassar os limites da sala de aula, da ideia de espaço e tempo.
    Assim, teremos a escola no mundo e o mundo na escola. As novas tecnologias nos permitem a uma conectividade que nos acompanha por todos os lugares.
    Ou, como afirma Juan Ignacio, “... a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem e de conversão em estratégias de utilização dessas novas TICs na formação da cidadania.
    Agora os professores têm uma série de instrumentos que propiciam a prática pedagógica: seja um blog, um site de pesquisa, softwares que simulam os fenômenos da natureza e do corpo humano. Ou seja, o currículo passa a ter nas novas TICs uma gama de possibilidades, mesmo que virtuais, de representação dos conteúdos propostos.
    Com todos esses desafios o governo tem disponibilizado programas para a formação continuada de professores na utilização das TICs. Porém,
    programas voltados para a TICs têm como preocupação principal a capacitação dos professores.
    Várias pesquisas têm sido desenvolvidas, tendo como destaque em todos os projetos a formação dos educadores, a prática de uso das tecnologias e a pesquisa científica.
    Contudo, é uma ação que se dá a longo prazo, já que trabalha com a mudança de mentalidade do profissional formado em uma época em que a tecnologia digital era algo muito distante da sociedade e dos cursos de formação dos docentes. Esta é sem dúvida uma mudança radical no tradicional modo de ensinar e de pensar dos professores exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores.

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  3. Nesse novo mundo globalizado, onde há mudanças na cultura, na sociedade, na economia e na educação, os professores estão buscando através de cursos se capacitarem para se sentirem mais preparados para esses novos desafios da tecnologia e desses novos alunos, nessa nova década. Sabemos que o avanço tecnológico nas escolas deixa muito a desejar, mas não é por isso, que vamos desanimar. As mudanças só acontecem quando há pessoas capazes de se interligarem com uma ação conjunta e com um objetivo comum. Desenvolver um trabalho de qualidade é a nossa meta, à medida que o fazemos com dedicação estamos contribuindo para melhorar a vida dos que estão à nossa volta: famílias, colegas de trabalho e principalmente nossos alunos. Nosso papel como educadoras se torna a cada dia mais complexo, temos que trabalhar muito a questão de valores, priorizando a questão de responsabilidade, solidariedade e justiça, pois estes valores são imprescindíveis para a convivência social e democrática. É necessário inovar, fazer da escola um lugar especial, pois muitos alunos procuram algo novo, onde possa encontrar soluções para muitos dos seus problemas, onde possa trocar idéias, encontrar amigos, onde possa aprender culturas diferentes daquela que já possui. Um lugar onde esse aluno se sinta seguro e tenha prazer de aprender, de assumir responsabilidades. Para que a escola seja um lugar “gostoso” é necessário que o professor repense em seu plano de aula e traga para sua sala questões úteis, aulas diferentes com data show e outros recursos tecnológicos. Que faça da sua sala um ambiente de respeito, interesse e compromisso. Estamos sempre aprendendo a aprender coletivamente, voltadas a um futuro almejado, isto é, uma escola que possa desenvolver em nossos alunos a vontade de aprender a aprender.
    Resende Costa - 22 de agosto de 2011 - Léia, Elaine, Imaculada

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  4. Atualmente, vivenciamos um momento de muitas discussões acerca do papel
    da escola e de seu compromisso social. Estas discussões perpassam pela
    reconstrução de práticas educativas que valorizem o saber do aluno e o
    incentivem a construir seu próprio conhecimento, cada um dentro de suas
    particularidades e especificidades .Precisamos ter nossas idéias, ponto de
    vista, mas não necessariamente esquecer as já existentes, complica-se o
    entender sobre que tipo de cidadão formar, os capazes de enfrentaras
    imprevisibilidades ou sujeitos a aceitar o que lhe é apresentado. Ver-se que na
    sociedade hoje é necessário e exigido que para acompanhar a evolução quase
    que assustadora da tecnologia tem que adaptar-se a ela, desenvolvendo nos
    alunos o conhecimento preciso para enfrentar os desafios da nova ''sociedade
    da aprendizagem. Com as novas tecnologias abre-se um leque de variáveis
    formas de ensinar, aprender, conhecer, saber, buscar, sendo estes os grandes
    desafios da educação na sociedade com as atuais demandas.”E notável a
    necessidade que cada ser humano tem de se aperfeiçoar diariamente para
    poder compreender e atuar de modo seguro no palco da vida, nasce daí o
    desejo e a exigência social de aprender constantemente nos estimulando a
    criar novas formas de ensinar e aprender.”Por isso, torna-se cada vez mais
    necessário mudar a forma de enxergar a realidade das nossas salas de aula,
    pois o grande desafio nos dias atuais é aprender de modo construtivo e usar de
    forma consciente. Para tanto é necessário planejar, agir, refletir e possibilitar a
    construção constante de conhecimentos desta área. Todavia, faz–se
    necessário mudar a prática educativa de modo consciente, transformando a
    metodologia em um canteiro de obras capaz de absorver novas teorias e
    fazendo uso de métodos mais atrativos e eficientes.
    Resende

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  5. Atualmente, vivenciamos um momento de muitas discussões acerca do papel da escola e de seu compromisso social. Estas discussões perpassam pela reconstrução de práticas educativas que valorizem o saber do aluno e o incentivem a construir seu próprio conhecimento, cada um dentro de suas particularidades e especificidades .Precisamos ter nossas idéias, ponto de vista, mas não necessariamente esquecer as já existentes, complica-se o entender sobre que tipo de cidadão formar, os capazes de enfrentaras imprevisibilidades ou sujeitos a aceitar o que lhe é apresentado. Ver-se que na
    sociedade hoje é necessário e exigido que para acompanhar a evolução quase que assustadora da tecnologia tem que adaptar-se a ela, desenvolvendo nos alunos o conhecimento preciso para enfrentar os desafios da nova ''sociedade
    da aprendizagem. Com as novas tecnologias abre-se um leque de variáveis formas de ensinar, aprender, conhecer, saber, buscar, sendo estes os grandes desafios da educação na sociedade com as atuais demandas.”E notável a necessidade que cada ser humano tem de se aperfeiçoar diariamente para poder compreender e atuar de modo seguro no palco da vida, nasce daí o
    desejo e a exigência social de aprender constantemente nos estimulando a criar novas formas de ensinar e aprender.”Por isso, torna-se cada vez mais necessário mudar a forma de enxergar a realidade das nossas salas de aula,
    pois o grande desafio nos dias atuais é aprender de modo construtivo e usar deforma consciente. Para tanto é necessário planejar, agir, refletir e possibilitar a construção constante de conhecimentos desta área. Todavia, faz–se
    necessário mudar a prática educativa de modo consciente, transformando a metodologia em um canteiro de obras capaz de absorver novas teorias e fazendo uso de métodos mais atrativos e eficientes.

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  6. Hoje vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente em relação à aprendizagem. Os alunos estão tendo cada vez mais dificuldades para acompanhar os avanços da tecnologia. As informações chegam com muito mais rapidez, cobrando resposta imediata do aluno. Por isso, o ensino nas escolas é visto pela sociedade como um fracasso escolar.
    A sociedade cobra de um lado, mas por outro lado, as escolas precisam ser adaptadas adequadamente às exigências para atender aos alunos, ajudando-os a se inteirar com os avanços tecnológicos.
    Nos dias atuais, a escola não é a única fonte de aprendizagem do aluno, visto que a tecnologia está tomando conta do nosso dia-a-dia, dando oportunidades cada vez maiores de os alunos aprenderem a navegar num mundo mais informatizado. Cabe à escola levar o aluno a pensar e construir seu ponto de vista diante das informações que lhe são impostas. Dessa forma, ele terá liberdade de expor seus pensamentos e opiniões, sendo crítico.
    Portanto, o professor precisa aprender juntamente com o aluno, para que os conhecimentos não estejam restritos apenas dentro de uma sala de aula, pois são amplos podendo alcançar novos horizontes em prol de uma vida mais promissora atingindo mais possibilidades não só intelectuais, mas também profissionais. Futuramente as pessoas que não tiverem acesso aos conhecimentos tecnológicos e que não souberem utilizá-los serão vistos como cidadãos pobres culturalmente.
    Por isso, cabe a cada um de nós, cidadãos, fazer a nossa parte buscando novos conhecimentos e nos esforçar para sempre andarmos rumo ao progresso tecnológico.
    Sildes, Eleana, Maria Isabel,Cidinha

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  7. Sabemos que o avanço tecnológico nas escolas deixa muito a desejar, mas não é por isso, que vamos desanimar. As mudanças só acontecem quando há pessoas capazes de se interligarem com uma ação conjunta e com um objetivo comum.|Os alunos hoje estão tendo cada vez mais dificuldade em acompanhar os avanços tecnológicos, as informações chegam rápido, cobram respostas imediatas.Sabemos que desenvolver um trabalho de qualidade é nossa meta,então temos que inovar para fazer da escola um lugar gostoso, onde possa encontrar amigos, trocar idéias, onde esses alunos se sintam seguro e tenham prazer de aprender, de assumir responsabilidades.O Professor tem que tem que inovar e trazer para sua sala de aula recursos tecnológicos, onde faça de sua sala um ambiente de respeito e interesse,um ambiente gostoso.Por isso cabe a cada um de nós, professores , fazer a nossa parte.
    Regina Resende

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  8. Hoje, a nossa sociedade passa por sérios problemas no que diz respeito à questão da aprendizagem. Vivemos em uma era informatizada, a qual exige cada vez mais do cidadão um conhecimento ou habilidades que envolva uma grande multiplicidade de saberes.
    O texto traz informações bem definidas sobre tecnologia na educação, e é importante que as escolas se mobilizem e rompam com as barreiras e,que todo professor possa desenvolver aulas com mais capacidade, utilizando essa ferramenta tão importante que é a tecnologia. Estamos lidando com muita informação, com diversas tecnologias, porém, é visível que crianças e adultos não conseguem interpretá-las. A grande questão é ter acesso às informações e, ao mesmo tempo transformá-las em conhecimento significativo.
    Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico... E isso só se constrói com muita leitura interpretativa. Para que isso aconteça de maneira concreta, sugere o ensino das novas competências para a gestão do conhecimento. São elas:
    -Competências para a aquisição de informação;
    - Competências para a interpretação da informação;
    - Competências para a análise da informação;
    -Competências para a compreensão da informação;
    - Competências para a comunicação da informação.
    Portanto, a escola, que é um ambiente de aprendizagem, e os profissionais da educação, precisam formar o aluno para que saiba dar sentido a tanta informação e utilizar as novas tecnologias de maneira eficaz, separando as informações úteis em seus projetos de estudos, desenvolvendo a criatividade e o senso crítico. Agindo assim, o aluno se tornará autodidata, tendo em vista um futuro brilhante, cheio de sucesso.
    Cida Machado, Irléia, Miridan Leila, Rosimeyre, Paulo

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  9. A tecnologia está se evoluindo a cada dia mais e essa evolução entra em nossa vida profissional , se não acompanharmos o desenvolvimento, ficaremos defasados em relação ao nosso mundo profissional e a linguagem mundial.
    Temos que captar muitas informações ao mesmo tempo, adquirir novos desafios na nossa profissão.Essas tecnologias instigam transformações em nosso perfil profissional, em nossa maneira de nos relacionar com o mundo atual.
    E não resolve colocar o computador na sala de aula e não ensinar usá-lo de maneira segura.O uso do computador nas escolas é proporcionar situações que desenvolvam habilidades que a realidade atual exige. E através da Internet nossos conhecimentos ficam mais rápidos e práticos. Será que nossa escola, nós professores estamos preparados para receber novas tecnologias?
    Mas se estivermos atentos constataremos mudanças na forma de ver o mundo. Enfim com o uso tecnológico as aulas se tornarão mais dinâmicas e prazerosas. Mas para que o trabalho seja repassado com segurança é preciso conhecer e planejar nossas aulas.

    Resende Costa 20/8/2011
    Ativ 1.1 -Lucilvania

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  10. ATIVDADE 1.1- SINTESE DO TEXTO DE JUAN IGNACIO POZO
    A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
    Tecnologias trazem o mundo para a escola, o que denominamos de novas tecnologias refere-se a todas as tecnologias, mídias, ou seja todos dispositivos digitais.Estes dispositivos possibilitam uma comunicação onde estudantes e professores são co-autores no processo de produção do conhecimento. Este fato se dá pelo novo modelo de sociedade informatizada, que tem na escola um ambiente promissor para a utilização das novas TICs, de modo orientado e adequado favorecendo o processo de aprendizagem, de autonomia da comunidade local. O momento é paradoxal, pelo fato da sociedade, incluindo a escola, não estarem preparados para absorver todos os benefícios educacionais das novas TICs. É um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. E sem dúvida o foco das TICs na escola são os alunos.
    Sendo assim, todos os projetos envolvendo as TICs devem consolidar a participação ativa dos alunos, como sujeito na busca de informações, desenvolvendo sua criatividade, co-autoria e senso crítico.
    Para Juan Ignacio Pozo, qualquer indivíduo pode se utilizar das novas TICs, porém são poucos que conseguem dialogar com essas tecnologias, já que as mesmas exigem uma série de elementos cognitivos para a sua compreensão. Neste sentido, a mudança na concepção de aula, a partir das TICs, permite ultrapassar os limites da sala de aula, da ideia de espaço e tempo.
    Assim, teremos a escola no mundo e o mundo na escola. As novas tecnologias nos permitem a uma conectividade que nos acompanha por todos os lugares.
    Ou, como afirma Juan Ignacio, “... a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem e de conversão em estratégias de utilização dessas novas TICs na formação da cidadania.
    Agora os professores têm uma série de instrumentos que propiciam a prática pedagógica: seja um blog, um site de pesquisa, softwares que simulam os fenômenos da natureza e do corpo humano. Ou seja, o currículo passa a ter nas novas TICs uma gama de possibilidades, mesmo que virtuais, de representação dos conteúdos propostos.
    Com todos esses desafios o governo tem disponibilizado programas para a formação continuada de professores na utilização das TICs. Porém,
    programas voltados para a TICs têm como preocupação principal a capacitação dos professores.
    Várias pesquisas têm sido desenvolvidas, tendo como destaque em todos os projetos a formação dos educadores, a prática de uso das tecnologias e a pesquisa científica.
    Contudo, é uma ação que se dá a longo prazo, já que trabalha com a mudança de mentalidade do profissional formado em uma época em que a tecnologia digital era algo muito distante da sociedade e dos cursos de formação dos docentes. Esta é sem dúvida uma mudança radical no tradicional modo de ensinar e de pensar dos professores exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores.

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  11. ATIVDADE 1.1- SINTESE DO TEXTO DE JUAN IGNACIO POZO
    A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
    Tecnologias trazem o mundo para a escola, o que denominamos de novas tecnologias refere-se a todas as tecnologias, mídias, ou seja todos dispositivos digitais.Estes dispositivos possibilitam uma comunicação onde estudantes e professores são co-autores no processo de produção do conhecimento. Este fato se dá pelo novo modelo de sociedade informatizada, que tem na escola um ambiente promissor para a utilização das novas TICs, de modo orientado e adequado favorecendo o processo de aprendizagem, de autonomia da comunidade local. O momento é paradoxal, pelo fato da sociedade, incluindo a escola, não estarem preparados para absorver todos os benefícios educacionais das novas TICs. É um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. E sem dúvida o foco das TICs na escola são os alunos.
    Sendo assim, todos os projetos envolvendo as TICs devem consolidar a participação ativa dos alunos, como sujeito na busca de informações, desenvolvendo sua criatividade, co-autoria e senso crítico.
    Para Juan Ignacio Pozo, qualquer indivíduo pode se utilizar das novas TICs, porém são poucos que conseguem dialogar com essas tecnologias, já que as mesmas exigem uma série de elementos cognitivos para a sua compreensão. Neste sentido, a mudança na concepção de aula, a partir das TICs, permite ultrapassar os limites da sala de aula, da ideia de espaço e tempo.
    Assim, teremos a escola no mundo e o mundo na escola. As novas tecnologias nos permitem a uma conectividade que nos acompanha por todos os lugares.
    Ou, como afirma Juan Ignacio, “... a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem e de conversão em estratégias de utilização dessas novas TICs na formação da cidadania.
    Agora os professores têm uma série de instrumentos que propiciam a prática pedagógica: seja um blog, um site de pesquisa, softwares que simulam os fenômenos da natureza e do corpo humano. Ou seja, o currículo passa a ter nas novas TICs uma gama de possibilidades, mesmo que virtuais, de representação dos conteúdos propostos.
    Com todos esses desafios o governo tem disponibilizado programas para a formação continuada de professores na utilização das TICs. Porém,
    programas voltados para a TICs têm como preocupação principal a capacitação dos professores.
    Várias pesquisas têm sido desenvolvidas, tendo como destaque em todos os projetos a formação dos educadores, a prática de uso das tecnologias e a pesquisa científica.
    Contudo, é uma ação que se dá a longo prazo, já que trabalha com a mudança de mentalidade do profissional formado em uma época em que a tecnologia digital era algo muito distante da sociedade e dos cursos de formação dos docentes. Esta é sem dúvida uma mudança radical no tradicional modo de ensinar e de pensar dos professores exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores.

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  12. ATIVDADE 1.1- SINTESE DO TEXTO DE JUAN IGNACIO POZO
    A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
    Tecnologias trazem o mundo para a escola, o que denominamos de novas tecnologias refere-se a todas as tecnologias, mídias, ou seja todos dispositivos digitais.Estes dispositivos possibilitam uma comunicação onde estudantes e professores são co-autores no processo de produção do conhecimento. Este fato se dá pelo novo modelo de sociedade informatizada, que tem na escola um ambiente promissor para a utilização das novas TICs, de modo orientado e adequado favorecendo o processo de aprendizagem, de autonomia da comunidade local. O momento é paradoxal, pelo fato da sociedade, incluindo a escola, não estarem preparados para absorver todos os benefícios educacionais das novas TICs. É um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. E sem dúvida o foco das TICs na escola são os alunos.
    Sendo assim, todos os projetos envolvendo as TICs devem consolidar a participação ativa dos alunos, como sujeito na busca de informações, desenvolvendo sua criatividade, co-autoria e senso crítico.
    Para Juan Ignacio Pozo, qualquer indivíduo pode se utilizar das novas TICs, porém são poucos que conseguem dialogar com essas tecnologias, já que as mesmas exigem uma série de elementos cognitivos para a sua compreensão. Neste sentido, a mudança na concepção de aula, a partir das TICs, permite ultrapassar os limites da sala de aula, da ideia de espaço e tempo.
    Assim, teremos a escola no mundo e o mundo na escola. As novas tecnologias nos permitem a uma conectividade que nos acompanha por todos os lugares.
    Ou, como afirma Juan Ignacio, “... a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem e de conversão em estratégias de utilização dessas novas TICs na formação da cidadania.
    Agora os professores têm uma série de instrumentos que propiciam a prática pedagógica: seja um blog, um site de pesquisa, softwares que simulam os fenômenos da natureza e do corpo humano. Ou seja, o currículo passa a ter nas novas TICs uma gama de possibilidades, mesmo que virtuais, de representação dos conteúdos propostos.
    Com todos esses desafios o governo tem disponibilizado programas para a formação continuada de professores na utilização das TICs. Porém,
    programas voltados para a TICs têm como preocupação principal a capacitação dos professores.
    Várias pesquisas têm sido desenvolvidas, tendo como destaque em todos os projetos a formação dos educadores, a prática de uso das tecnologias e a pesquisa científica.
    Contudo, é uma ação que se dá a longo prazo, já que trabalha com a mudança de mentalidade do profissional formado em uma época em que a tecnologia digital era algo muito distante da sociedade e dos cursos de formação dos docentes. Esta é sem dúvida uma mudança radical no tradicional modo de ensinar e de pensar dos professores exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores.

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  13. As novas tecnologias são muito importantes no desencadeamento de novas
    informações, pois vivemos numa sociedade informatizada. Estamos lidando com muita
    informação e diversas tecnologias, porém nem sempre as pessoas conseguem interpretá-
    las. A questão é ter acesso às informações e ao mesmo tempo transformá-las em
    conhecimentos significativos.

    Ao nosso redor chegam diariamente informações que vão fazer parte do nosso
    aprendizado e também do que ensinamos uns aos outros numa troca constante de
    experiências, onde o ato de aprender é ao mesmo tempo o de ensinar, porque na vida
    tudo é um aprendizado, nós somos ao mesmo tempo educandos e educadores. A vida é
    uma constante troca.

    O bom ou mau uso dos conhecimentos e das informações que somos portadores só

    depende de nós mesmos, pois a escola deixou de ser a primeira fonte de conhecimentos
    e nem toda a informação que está disponível é de qualidade.

    É necessário mudar a forma de aprender dos alunos, mas também a forma de ensinar
    dos professores, o que pressupõe uma mudança de mentalidade que é talvez a única
    coisa mais difícil de mudar do que os hábitos. Por isso o grande desafio para os
    professores é converter informação em conhecimento, já que os alunos tem acesso às
    informações mas dificuldade de processar essas informações, uma vez que falta a eles
    alguns conhecimentos para aprenderem analisar e filtrar tais informações, cabendo à
    escola ajudá-los nessa tarefa.

    O indivíduo que souber utilizar as novas tecnologias como apoio às atividades de
    aprendizagem poderá acabar com a distância que existe entre ele e a informação
    necessária a sua formação intelectual, social e psicológica.
    Eunice - Ozita

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  14. Atualmente, vivenciamos um momento de muitas discussões acerca do papel da escola e de seu compromisso social. Estas discussões perpassam pela reconstrução de práticas educativas que valorizem o saber do aluno e o incentivem a construir seu próprio conhecimento, cada um dentro de suas particularidades e especificidades .Precisamos ter nossas idéias, ponto de
    vista, mas não necessariamente esquecer as já existentes, complica-se o
    entender sobre que tipo de cidadão formar, os capazes de enfrentaras imprevisibilidades ou sujeitos a aceitar o que lhe é apresentado. Ver-se que na sociedade hoje é necessário e exigido que para acompanhar a evolução quase que assustadora da tecnologia tem que adaptar-se a ela, desenvolvendo nos alunos o conhecimento preciso para enfrentar os desafios da nova ''sociedade da aprendizagem. Com as novas tecnologias abre-se um leque de variáveis
    formas de ensinar, aprender, conhecer, saber, buscar, sendo estes os grandes desafios da educação na sociedade com as atuais demandas.”E notável a necessidade que cada ser humano tem de se aperfeiçoar diariamente para poder compreender e atuar de modo seguro no palco da vida, nasce daí o desejo e a exigência social de aprender constantemente nos estimulando a
    criar novas formas de ensinar e aprender.”Por isso, torna-se cada vez mais necessário mudar a forma de enxergar a realidade das nossas salas de aula, pois o grande desafio nos dias atuais é aprender de modo construtivo e usar de
    forma consciente. Para tanto é necessário planejar, agir, refletir e possibilitar a
    construção constante de conhecimentos desta área. Todavia, faz–se necessário mudar a prática educativa de modo consciente, transformando a
    metodologia em um canteiro de obras capaz de absorver novas teorias e fazendo uso de métodos mais atrativos e eficientes.

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  15. A tecnologia está se evoluindo a cada dia mais e essa evolução entra em nossa vida profissional e social se não acompanharmos o desenvolvimento, ficaremos defasados em relação ao nosso mundo profissional e a linguagem mundial.
    Temos que captar muitas informações ao mesmo tempo, adquirir novos desafios na nossa profissão. Essas tecnologias instigam transformações em nosso perfil profissional e em nossa maneira de nos relacionar com o mundo atual.
    E não resolve colocar o computador na sala de aula e não ensinar usá-lo de maneira adequada e segura. O uso do computador nas escolas é proporcionar situações que desenvolvam habilidades que a realidade atual exige.
    Será que nossa escola, nós professores, estamos preparados para receber novas tecnologias?
    Mas se estivermos atentos constataremos mudanças na forma de ver o mundo. Enfim, com o uso do tecnológico as aulas se tornarão mais dinâmicas e prazerosas. Mas para que o trabalho seja repassado m segurança é preciso conhecer e planejar nossas aulas.

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  16. Na vida acontecem várias mudanças para as quais os seres humanos tem que se adaptar para conseguir um desenvolvimento melhor.
    Na nova sociedade, articulada pela informação rápida e veiculada pela informática, com certeza compreendemos que é necessário atualizar-se, enquanto professor ou mesmo enquanto cidadão, para não correr o risco de ficar de fora de tantos avanços informatizados.
    A Escola, ou mesmo a Educação em si, vem passando por várias transformações ao longo dos anos, que deixa evidente a necessidade de capacitação de todas as pessoas envolvidas com ela. Onde todos possam se tornar hábeis frente aos novos desafios desse mundo atual.
    Assim, o professor dos dias atuais deve ter a preocupação de preparar os alunos para atuarem na sociedade, sempre buscando meios de criar pessoas capazes de ter habilidades para ter responsabilidade e competência frente a esses novos desafios. Não se pode esquecer que o aluno precisa de se alfabetizar de uma maneira que venha facilitar seu letramento na vida em sociedade.
    É comprovado que o computador com todas as suas ferramentas de uso surgiu com o intuito de melhorar a vida das pessoas, e não só conseguiu esse fato, como também conseguiu agilizar o tempo, melhorar os documentos a serem produzidos por alunos e por professores, desenvolver a coordenação motora, a atenção, a ligação entre as pessoas do mundo com a globalização via internet. Entre tantos outros benefícios que traz.
    Com isso ocorre a necessidade de usar em sala de aula esses recursos para que os alunos venham a atingir as competências úteis aos usos dessas novas tecnologias. Levando-as para sua vida cotidiana, tornando-os eficazes com as necessidades atuais. Mas todos devem ser preparados para aprender e ensinar essas novas técnicas de interagir no mundo da leitura e da escrita.

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  17. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
    Hoje, a nossa sociedade passa por problemas no que se diz respeito à aprendizagem. A intensidade da vida atual exige cada vez mais investimento em conhecimento. que envolva uma grande multiplicidade de saberes, que possa levá-lo a uma interação global entre todas as culturas. A grande questão é ter acesso às informações, e, ao mesmo tempo transformá-las em conhecimentos verdadeiros.
    O maior desafio para essa nova modalidade de aprender e ensinar com certeza será para os sistemas educacionais de ensino, nossas escolas, pois se encontram em condições muito desfavoráveis para acompanhar os avanços das tecnologias da informação. Portanto, a escola que é um ambiente de aprendizagem se torna cada vez mais sem atração para os alunos, pois esses na sua maioria já possuem uma vivência significativa com os meios de interação tecnológica.
    Toda essa demanda, ao buscar aprendizagem no ambiente escolar não se sente atraído por não encontrar os meios tecnológicos atraentes e eficientes para que possa avançar no processo do conhecimento, que é o seu objetivo principal.
    Ainda falta muito nas nossas escolas para que possamos contar com uma aprendizagem coerente com as necessidades do mundo moderno e globalizado. Para que os sistemas educacionais possam interagir com as diversidades atuais será preciso que haja um grande esforço e compromisso de toda a sociedade com o processo de ensino aprendizagem que se deseja na sociedade globalizada.

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  18. ATIVDADE 1.1- SINTESE DO TEXTO DE JUAN IGNACIO POZO
    A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
    Tecnologias trazem o mundo para a escola, o que denominamos de novas tecnologias refere-se a todas as tecnologias, mídias, ou seja todos dispositivos digitais.Estes dispositivos possibilitam uma comunicação onde estudantes e professores são co-autores no processo de produção do conhecimento. Este fato se dá pelo novo modelo de sociedade informatizada, que tem na escola um ambiente promissor para a utilização das novas TICs, de modo orientado e adequado favorecendo o processo de aprendizagem, de autonomia da comunidade local. O momento é paradoxal, pelo fato da sociedade, incluindo a escola, não estarem preparados para absorver todos os benefícios educacionais das novas TICs. É um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. E sem dúvida o foco das TICs na escola são os alunos.
    Sendo assim, todos os projetos envolvendo as TICs devem consolidar a participação ativa dos alunos, como sujeito na busca de informações, desenvolvendo sua criatividade, co-autoria e senso crítico.
    Para Juan Ignacio Pozo, qualquer indivíduo pode se utilizar das novas TICs, porém são poucos que conseguem dialogar com essas tecnologias, já que as mesmas exigem uma série de elementos cognitivos para a sua compreensão. Neste sentido, a mudança na concepção de aula, a partir das TICs, permite ultrapassar os limites da sala de aula, da ideia de espaço e tempo.
    Assim, teremos a escola no mundo e o mundo na escola. As novas tecnologias nos permitem a uma conectividade que nos acompanha por todos os lugares.
    Ou, como afirma Juan Ignacio, “... a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem e de conversão em estratégias de utilização dessas novas TICs na formação da cidadania.
    Agora os professores têm uma série de instrumentos que propiciam a prática pedagógica: seja um blog, um site de pesquisa, softwares que simulam os fenômenos da natureza e do corpo humano. Ou seja, o currículo passa a ter nas novas TICs uma gama de possibilidades, mesmo que virtuais, de representação dos conteúdos propostos.
    Com todos esses desafios o governo tem disponibilizado programas para a formação continuada de professores na utilização das TICs. Porém,

    programas voltados para a TICs têm como preocupação principal a capacitação dos professores.
    Várias pesquisas têm sido desenvolvidas, tendo como destaque em todos os projetos a formação dos educadores, a prática de uso das tecnologias e a pesquisa científica.
    Contudo, é uma ação que se dá a longo prazo, já que trabalha com a mudança de mentalidade do profissional formado em uma época em que a tecnologia digital era algo muito distante da sociedade e dos cursos de formação dos docentes. Esta é sem dúvida uma mudança radical no tradicional modo de ensinar e de pensar dos professores exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores.

    Cristina Sousa,Fernanda Coelho, Sandra Gomes

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  19. Rogéria e Suely Oliveira
    Vivemos em um Cenário sócio cultural que afeta e modificam nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias do mundo virtual. Os computadores começaram a se fazer presentes em todos os lugares e, junto às novas possibilidades de comunicação, de interação e de informação advindas com a internet, provocando transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas, principalmente a de um educador. O mundo virtual veio para organizar e familiarizar o educador para a utilização dos computadores, oferecendo dessa forma, um instrumento tecnológico como meio para desenvolver atividades significativas e refletir sobre os diversos temas que fazem parte de sua prática, juntamente com o impacto desses diversos aspectos na sociedade. A revolução tecnológica, através da informática, trouxe um novo comportamento e um novo dinamismo para a produção e socialização do conhecimento, pois o professor deve adequar a seus alunos criando oportunidades para que os mesmos usufruam dessa evolução em favor da aprendizagem, em busca do conhecimento. Apresentando uma valorização da aprendizagem e a aprendizagem por descoberta, a última acontece ao longo da vida junto ao estudo e formação, uma vez que pode haver momentos individuais e coletivos da aprendizagem em tempos e espaços mais motivadores e diferenciados dos momentos estabelecidos pelos hábitos escolares. O professor da atualidade é um sujeito que professa saberes, valores e atitudes que compartilham relações e interações junto com o educando. Ele elabora a interpretação e reinterpretação compreendendo a realidade que atua e planeja construções de novos cenários, com novas tecnologias e principalmente aprender a lidar com a diversidade no mundo globalizado.

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  20. ATIVDADE 1.1- SINTESE DO TEXTO DE JUAN IGNACIO POZO
    A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
    Tecnologias trazem o mundo para a escola, o que denominamos de novas tecnologias refere-se a todas as tecnologias, mídias, ou seja todos dispositivos digitais.Estes dispositivos possibilitam uma comunicação onde estudantes e professores são co-autores no processo de produção do conhecimento. Este fato se dá pelo novo modelo de sociedade informatizada, que tem na escola um ambiente promissor para a utilização das novas TICs, de modo orientado e adequado favorecendo o processo de aprendizagem, de autonomia da comunidade local. O momento é paradoxal, pelo fato da sociedade, incluindo a escola, não estarem preparados para absorver todos os benefícios educacionais das novas TICs. É um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. E sem dúvida o foco das TICs na escola são os alunos.
    Sendo assim, todos os projetos envolvendo as TICs devem consolidar a participação ativa dos alunos, como sujeito na busca de informações, desenvolvendo sua criatividade, co-autoria e senso crítico.
    Para Juan Ignacio Pozo, qualquer indivíduo pode se utilizar das novas TICs, porém são poucos que conseguem dialogar com essas tecnologias, já que as mesmas exigem uma série de elementos cognitivos para a sua compreensão. Neste sentido, a mudança na concepção de aula, a partir das TICs, permite ultrapassar os limites da sala de aula, da ideia de espaço e tempo.
    Assim, teremos a escola no mundo e o mundo na escola. As novas tecnologias nos permitem a uma conectividade que nos acompanha por todos os lugares.
    Ou, como afirma Juan Ignacio, “... a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem e de conversão em estratégias de utilização dessas novas TICs na formação da cidadania.
    Agora os professores têm uma série de instrumentos que propiciam a prática pedagógica: seja um blog, um site de pesquisa, softwares que simulam os fenômenos da natureza e do corpo humano. Ou seja, o currículo passa a ter nas novas TICs uma gama de possibilidades, mesmo que virtuais, de representação dos conteúdos propostos.
    Com todos esses desafios o governo tem disponibilizado programas para a formação continuada de professores na utilização das TICs. Porém,
    programas voltados para a TICs têm como preocupação principal a capacitação dos professores.
    Várias pesquisas têm sido desenvolvidas, tendo como destaque em todos os projetos a formação dos educadores, a prática de uso das tecnologias e a pesquisa científica.
    Contudo, é uma ação que se dá a longo prazo, já que trabalha com a mudança de mentalidade do profissional formado em uma época em que a tecnologia digital era algo muito distante da sociedade e dos cursos de formação dos docentes. Esta é sem dúvida uma mudança radical no tradicional modo de ensinar e de pensar dos professores exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores.

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  21. Hoje vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente em relação à aprendizagem. Os alunos estão tendo cada vez mais dificuldades para acompanhar os avanços da tecnologia. As informações chegam com muito mais rapidez, cobrando resposta imediata do aluno. Por isso, o ensino nas escolas é visto pela sociedade como um fracasso escolar. A sociedade cobra de um lado, mas por outro lado, as escolas precisam ser adaptadas adequadamente às exigências para atender aos alunos, ajudando-os a se inteirar com os avanços tecnológicos. Nos dias atuais, a escola não é única fonte de aprendizagem do aluno, visto que a tecnologia está tomando conta do nosso dia-a-dia, dando oportunidades cada vez maiores dos alunos aprenderem a navegar num mundo mais informatizado. Cabe à escola levar o aluno a pensar e construir seu ponto de vista diante das informações que lhe são impostas. Dessa forma, ele terá liberdade de expor seus pensamentos e opiniões, sendo crítico. Portanto, o professor precisa aprender juntamente com o aluno, para que os conhecimentos não estejam restritos apenas dentro de uma sala de aula, pois são amplos, podendo alcançar novos horizontes em prol de uma vida mais promissora atingindo mais possibilidades não só intelectuais, mas também profissionais. Futuramente as pessoas que não tiverem acesso aos conhecimentos tecnológicos e que não souberem utilizá-los serão vistos como cidadãos pobres culturalmente.
    Por isso, cabe a cada um de nós, cidadãos, fazer a nossa parte buscando novos conhecimentos e nos esforçar para sempre andarmos rumo ao progresso tecnológico.
    Vanda

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  22. PROINFO – 100 HORAS
    ATIVIDADE 1.1
    ENSINANDO E APRENDENDO COM OS TICS
    ELVIRA APARECIDA MENDES
    *De acordo com o texto de Juan Ignácio Pozo,”A sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter Informação em Conhecimento”,vivemos em uma sociedade onde se aprende cada vez mais,embora nunca se falou tanto em fracassos em nosso sistemas educacionais. Com as novas tecnologias a escola deixou de ser a única fonte de conhecimento para os alunos. O desafio da escola atual é ajudar os alunos a utilizar todas essas informações de maneira adequada, possibilitando criar o seu próprio ponto de vista. É necessário o ensino de novas competências onde o aluno aprenda a adquirir informações, saiba interpretá-las, analisá-las e compreendê-las para seu uso no dia a dia. Desta maneira se exige um novo perfil do aluno e professor,que só se tornarão possíveis,se houver uma mudança de postura e mentalidade,para que possam encarar essa nova cultura da aprendizagem.
    RESENDE COSTA, 21 DE AGOSTO DE 2011.

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  23. De acordo com a temática estudada a aprendizagem na sociedade contemporânea apresenta um grande desafio. Ou seja, devido ao enorme número de informações que são repassadas em tempo real, através da tecnologia da informação, a sociedade exige novas formas de aprender e de ensinar. O importante, então, é transformar as informações em conhecimentos. Esse é o desafio da educação.
    A educação escolar precisa se adaptar ao progresso da era da informática e orientar os educandos quanto ao uso positivo e correto da internet, e também inserir em suas aulas essa ferramenta de modo a dinamizar os conteúdos a serem abordados e também usá-la como um meio para despertar o interesse dos alunos.
    As informações estão à disposição de todos os cidadãos e sendo assim, o papel da escola é desenvolver habilidades e capacitar os educandos para que possam transformar essas informações em conhecimentos. A verdade é que , a educação precisa ajudar os alunos a construirem seus próprios conhecimentos, seus próprios pontos de vista. O sistema educacional ... pode formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem (Pozo e Postigo, 2000). Essas palavras expressam claramente o desafio a ser vencido pelas escolas em nossa sociedade.
    Portanto, o processo ensino-aprendizagem deve ser realizado de forma crítica, reflexiva, dinâmica e contextualizada para que possa proporcionar aos educandos o desenvolvimento de suas capacidades de gestão do conhecimento. Enfim, na “sociedade da aprendizagem”, a apropriação de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento é a nova exigência para converter informação em conhecimento.

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  24. É certo que os professores exercem um papel de grande importância no processo de transformação social. A formação do professor vai mais além do que somente dar aulas, não se baseia apenas na racionalidade técnica como apenas executores do "saber" , mas como obervadores, pois os educadores devem conhecer ao máximo cada aluno, quem ele é de onde vem, e assim, desenvolver competências e habilidades para produzir conhecimentos para a teoria e prática de ensinar ( como se ensina e como se aprende) com criativade e criticidade . Nessa era da tecnologia , os educadores devem ser encarados como parceiros na transformação da qualidade da escola, apontando caminhos institucionais ( coletivamente) para enfrentar as novas demandas do mundo globalizado, com competência, profissionalismo , ética e consciência politica. Assim estaremos aptos a oferecer oportunidades educacionais aos novos alunos para construir e reconstruir suas realidades com pensamento reflexivo e crítico. Torna-se necessário ao professor hoje refletir constantemente sua prática, aperfeiçoar-se estudar , ter um diálogo com a família do aluno e com os colegas de profissão, reciclar-se.

    Luciana e Solange Santos

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  25. 1.1- Com as novas tecnologias, a escola deixou de ser a única fonte de conhecimento para os alunos. O desafio da escola atual é possibilitar ao aluno o uso dessas informações de forma adequada e a construção de seu próprio conhecimento. Para que isso aconteça, é preciso que professores e alunos adotem uma postura inovadora frente à educação e à tecnologia

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  26. 1.2- Sou uma professora em busca constante do conhecimento, procurando ser mediadora do mesmo, principalmente em se tratando de tecnologia, pois no mundo atual esta é imprescindível. O ensino é algo a ser promovido, por isso, busco alternativas para dentro da sala de aula, que ''instiguem'' a curiosidade dos alunos, possibilitando a aprendizagem.

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  27. ATIVDADE 1.1- SINTESE DO TEXTO DE JUAN IGNACIO POZO
    A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
    Tecnologias trazem o mundo para a escola, o que denominamos de novas tecnologias refere-se a todas as tecnologias, mídias, ou seja todos dispositivos digitais.Estes dispositivos possibilitam uma comunicação onde estudantes e professores são co-autores no processo de produção do conhecimento. Este fato se dá pelo novo modelo de sociedade informatizada, que tem na escola um ambiente promissor para a utilização das novas TICs, de modo orientado e adequado favorecendo o processo de aprendizagem, de autonomia da comunidade local. O momento é paradoxal, pelo fato da sociedade, incluindo a escola, não estarem preparados para absorver todos os benefícios educacionais das novas TICs. É um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. E sem dúvida o foco das TICs na escola são os alunos.
    Sendo assim, todos os projetos envolvendo as TICs devem consolidar a participação ativa dos alunos, como sujeito na busca de informações, desenvolvendo sua criatividade, co-autoria e senso crítico.
    Para Juan Ignacio Pozo, qualquer indivíduo pode se utilizar das novas TICs, porém são poucos que conseguem dialogar com essas tecnologias, já que as mesmas exigem uma série de elementos cognitivos para a sua compreensão. Neste sentido, a mudança na concepção de aula, a partir das TICs, permite ultrapassar os limites da sala de aula, da ideia de espaço e tempo.
    Assim, teremos a escola no mundo e o mundo na escola. As novas tecnologias nos permitem a uma conectividade que nos acompanha por todos os lugares.
    Ou, como afirma Juan Ignacio, “... a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem e de conversão em estratégias de utilização dessas novas TICs na formação da cidadania.
    Agora os professores têm uma série de instrumentos que propiciam a prática pedagógica: seja um blog, um site de pesquisa, softwares que simulam os fenômenos da natureza e do corpo humano. Ou seja, o currículo passa a ter nas novas TICs uma gama de possibilidades, mesmo que virtuais, de representação dos conteúdos propostos.
    Com todos esses desafios o governo tem disponibilizado programas para a formação continuada de professores na utilização das TICs. Porém,
    programas voltados para a TICs têm como preocupação principal a capacitação dos professores.
    Várias pesquisas têm sido desenvolvidas, tendo como destaque em todos os projetos a formação dos educadores, a prática de uso das tecnologias e a pesquisa científica.
    Contudo, é uma ação que se dá a longo prazo, já que trabalha com a mudança de mentalidade do profissional formado em uma época em que a tecnologia digital era algo muito distante da sociedade e dos cursos de formação dos docentes. Esta é sem dúvida uma mudança radical no tradicional modo de ensinar e de pensar dos professores exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores.

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  28. ATIVDADE 1.1- SINTESE DO TEXTO DE JUAN IGNACIO POZO
    A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
    Tecnologias trazem o mundo para a escola, o que denominamos de novas tecnologias refere-se a todas as tecnologias, mídias, ou seja todos dispositivos digitais.Estes dispositivos possibilitam uma comunicação onde estudantes e professores são co-autores no processo de produção do conhecimento. Este fato se dá pelo novo modelo de sociedade informatizada, que tem na escola um ambiente promissor para a utilização das novas TICs, de modo orientado e adequado favorecendo o processo de aprendizagem, de autonomia da comunidade local. O momento é paradoxal, pelo fato da sociedade, incluindo a escola, não estarem preparados para absorver todos os benefícios educacionais das novas TICs. É um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. E sem dúvida o foco das TICs na escola são os alunos.
    Sendo assim, todos os projetos envolvendo as TICs devem consolidar a participação ativa dos alunos, como sujeito na busca de informações, desenvolvendo sua criatividade, co-autoria e senso crítico.
    Para Juan Ignacio Pozo, qualquer indivíduo pode se utilizar das novas TICs, porém são poucos que conseguem dialogar com essas tecnologias, já que as mesmas exigem uma série de elementos cognitivos para a sua compreensão. Neste sentido, a mudança na concepção de aula, a partir das TICs, permite ultrapassar os limites da sala de aula, da ideia de espaço e tempo.
    Assim, teremos a escola no mundo e o mundo na escola. As novas tecnologias nos permitem a uma conectividade que nos acompanha por todos os lugares.
    Ou, como afirma Juan Ignacio, “... a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem e de conversão em estratégias de utilização dessas novas TICs na formação da cidadania.
    Agora os professores têm uma série de instrumentos que propiciam a prática pedagógica: seja um blog, um site de pesquisa, softwares que simulam os fenômenos da natureza e do corpo humano. Ou seja, o currículo passa a ter nas novas TICs uma gama de possibilidades, mesmo que virtuais, de representação dos conteúdos propostos.
    Com todos esses desafios o governo tem disponibilizado programas para a formação continuada de professores na utilização das TICs. Porém,
    programas voltados para a TICs têm como preocupação principal a capacitação dos professores.
    Várias pesquisas têm sido desenvolvidas, tendo como destaque em todos os projetos a formação dos educadores, a prática de uso das tecnologias e a pesquisa científica.
    Contudo, é uma ação que se dá a longo prazo, já que trabalha com a mudança de mentalidade do profissional formado em uma época em que a tecnologia digital era algo muito distante da sociedade e dos cursos de formação dos docentes. Esta é sem dúvida uma mudança radical no tradicional modo de ensinar e de pensar dos professores exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores.

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  29. veito e sucessAtividade-1.1-Neneca-Proinfo -100 horas

    Hoje a sociedade esta se mobilizando mais para que chegue a perfeição.Como disse bem Juan em seu texto ¨cada vez se aprende menos e se fracassa mais...¨Será? eu particularmente digo que a sociedade atual esta buscando muita informação ao mesmo tempo e com isto fica um pouco prejudicada a ¨aprendizagem que a sociedade julga necessária para o crescimento do educando,mas ele busca em sua desordenada aprendizagem o que realmente julga necessário para a sua satisfação profissional.Não para nunca de buscar informar,inovar aprender sempre mais e nesta busca incessante que o homem da nova hera tecnológica vive e vivera de agora em diante.Esta procura não acaba nunca e e isto que a nova educação propõe.
    Diante de tamanha revolução tecnológica e virtual o alunado fica com tudo que é informação veiculando em seu subconsciente e até procura deletar algo que pensa que não lhe fará necessário durante o seu crescimento,seu aprimoramento para o seu futuro sucesso,deixando de lado o que realmente é indispensável para que ele se torne realmente um homem no sentido amplo da palavra:integro,respeitável ,senhor fiel a suas obrigações temporárias de cada momento de sua caminhada durante o seu crescimento profissional.
    Diante deste infinito de informações veiculadas no seu dia a dia o ser humano tem que ser antes de tudo critico e saber avaliar o que realmente lhe interessa nesta avalanche de coisas que lhe são atiradas pelo mundo tecnológico e informal.
    Deste o momento em que o ser humano é exposto a esta infinita rede de informações cabe a quem o apresentou ensiná-lo a usá-la para seu proveito próprio.

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  30. De acordo com a temática estudada a aprendizagem na sociedade contemporânea apresenta um grande desafio. Ou seja, devido ao enorme número de informações que são repassadas em tempo real, através da tecnologia da informação, a sociedade exige novas formas de aprender e de ensinar. O importante, então, é transformar as informações em conhecimentos. Esse é o desafio da educação.
    A educação escolar precisa se adaptar ao progresso da era da informática e orientar os educandos quanto ao uso positivo e correto da internet, e também inserir em suas aulas essa ferramenta de modo a dinamizar os conteúdos a serem abordados e também usá-la como um meio para despertar o interesse dos alunos.
    As informações estão à disposição de todos os cidadãos e sendo assim, o papel da escola é desenvolver habilidades e capacitar os educandos para que possam transformar essas informações em conhecimentos. A verdade é que , a educação precisa ajudar os alunos a construirem seus próprios conhecimentos, seus próprios pontos de vista. O sistema educacional ... pode formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem (Pozo e Postigo, 2000). Essas palavras expressam claramente o desafio a ser vencido pelas escolas em nossa sociedade.
    Portanto, o processo ensino-aprendizagem deve ser realizado de forma crítica, reflexiva, dinâmica e contextualizada para que possa proporcionar aos educandos o desenvolvimento de suas capacidades de gestão do conhecimento. Enfim, na “sociedade da aprendizagem”, a apropriação de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento é a nova exigência para converter informação em conhecimento.

    Luciana, Ivana e Jeanete

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  31. No texto “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento” Juan Ignácio Pozo destaca a existência de uma nova cultura da aprendizagem, onde passamos de simples receptáculos de informações a pessoas capazes de transformar essas informações em conhecimento. Assim, define a sociedade atual como uma sociedade da aprendizagem, mas que em sua própria essência deixa transparecer a sua fragilidade.
    De acordo com o autor, estamos cercados de muitas informações, mas nunca sentimos tanta dificuldade em conseguir aprender. Experimentamos uma crescente incerteza intelectual e pessoal e por isso mesmo precisamos de novas competências cognitivas. Ainda, a informatização do conhecimento tornou muito mais acessíveis todos os saberes ao tornar mais horizontais e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento. E a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos.
    Diante dessas colocações, o autor estabelece alguns pontos cruciais para transpor essa barreira existente entre a sociedade da informação e a sociedade do conhecimento. Para tanto, devemos nos orientar para então orientar nossos alunos nessas novas capacidades de gestão do conhecimento. Objetiva-se, dessa maneira, formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação. E um dos maiores desafios, segundo Pozo, seria estabelecer novas formas de aprender a relacionar-se com esse conhecimento.
    Para alcançar a gestão metacognitiva proposta pelo autor, perpassamos cinco etapas nesse processo de aprendizagem para se chegar ao conhecimento a partir de informações: a aquisição, a interpretação, análise, a compreensão e a comunicação. Seguindo esse roteiro, estaremos orientando a construção do próprio olhar ou da leitura crítica de informações apresentadas a nós professores e aos nossos alunos.
    Ana Paula

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  32. A Sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informações em Conhecimento.
    O professor foi e, sempre será aquele que ensina uma ciência, uma arte ou uma tecnologia. Atualmente não cabe ao professor somente a tarefa de lecionar ou ensinar. Hoje,temos que usar de todas as metodologias e métodos que nos cercam, buscando sempre mais e mais. O professor deve interagir de forma a incluir e direcionar as esses avanços.O professor procura sempre mais e mais, seja buscar na tecnologia, aprendendo a aprender em favor da educação, trabalhando bem os conteúdos, facilitando a compreensão, de acordo com a necessidade de cada aluno. Ser professor é trabalhar com eficácia de forma correta no processo do ensino aprendizagem, trazendo para a sala de aula, dados interessantes, experiências positivas, troca de informações entre professor e aluno.

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  33. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. APRENDENDO COM AS TICS

    Ativ- 1.1_Vera Eunice e Sandra

    Atualmente, o mundo passa por grandes mudanças. Estas são culturais,
    comportamentais e até mesmo intelectuais.

    Há tempos atrás, no mundo educacional, havia uma única maneira de
    ensinar e aprender. O professor repassava ao aluno uma “verdade
    absoluta”, ele era o dono do saber. Cabia ao aluno simplesmente aceitar,
    sem questionar.

    Mas, com as mudanças atuais, com os avanços, essa postura arcaica foi
    questionada, passando a exigir mais do professor e também do aluno.

    Você só pode conseguir mudanças na aprendizagem de um aluno, se
    mudar seu modo de ensinar. É necessário acompanhar o tempo, seguir os
    avanços tecnológicos, para formar cidadãos que correspondam com as
    exigências do mundo atual.

    Para isso é necessário incentivar os alunos a irem além do que aprendem,
    a saberem buscar o conhecimento de forma crítica, otado de estratégias
    eficazes. Os discentes devem ser capazes, de ter a informação, analisá-la,
    compreendê-la e acima de tudo, comunicar esse aprendizado à sociedade.

    Nós precisamos trabalhar a visão de mundo. Caminhando junto com o
    tempo. Buscando aprimorar a cada dia mais. Quem não tem acesso às
    tecnologias, aos novos conhecimentos, fica empobrecido culturalmente,
    sem nenhum embasamento para discutir ou aprender sobre qualquer
    assunto.

    Com tanta informação disponível é preciso deixar o comodismo de lado e
    investir na aprendizagem. Buscar adquirir capacida e de assimilação
    crítica desse conhecimento, dessas informações. O mercado de trabalho
    exige seres pensantes e críticos. Portanto, é preciso repensar e modificar a
    prática pedagógica. Esse é o nosso grande desafio.

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  34. Os computadores começaram a se fazer presentes em todos os lugares e, junto às novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a internet, provocando transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas, principalmente a de um educador.
    O mundo virtual veio para organizar e familiarizar o educador para a utilização dos computadores, oferecendo dessa forma, instrumentos tecnológicos como meio para desenvolver atividades significativas e refletir sobre os diversos temas que fazem parte de sua prática, refletindo também sobre o impacto desses aspectos da sociedade.
    A revolução tecnológica, através da informática, trouxe um novo comportamento e um novo dinamismo para a produção e socialização do conhecimento. Apresentando uma valorização da aprendizagem, aprendizagem por descoberta que acontece ao longo da vida, junto ao estudo e formação, uma vez que pode haver momentos individuais e coletivos de aprendizagem em tempos e espaços mais motivadores e diferenciados dos momentos estabelecidos pelos horários escolares.
    O professor da atualidade é um sujeito que professa saberes, valores e atitudes, que compartilham relações e junto ao educando, elabora a interpretação e reinterpretação do mundo globalizado. Compreendendo a realidade em que atua, planeja a construção de novos cenários, de novos saberes, com a ajuda das novas tecnologias e aprende a lidar com a diversidade do mundo globalizado.

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  35. “Chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia; por outros, de sociedade do conhecimento ou, ainda, de sociedade da aprendizagem, a sociedade atual se carac¬teriza pela rapidez e abrangência de informações.”
    Sem dúvidas a sociedade de hoje é um pouco de cada uma das sociedades citadas acima, se fossemos escolher apenas um dos títulos, para definir a nossa sociedade, ficaria muito difícil decidir por apenas um.

    Segundo o texto a sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abragência de informações, isto se deve à época que estamos presenciando. Uma época que a educação é “para todos”. Quando eu digo todos estou me referindo desde o mais pobre ao mais rico, do aluno que tem mais dificuldade ao aluno mais esperto e inteligente, do aluno que tem deficiência física ao aluno sem nenhuma deficiência, do aluno que tem problemas psicológicos ao aluno sem nenhum problema. Isto quer dizer, que todos estão tendo à mesma oportunidade de aprender de se informar o que, significa que a informação ficou acessível para a maioria, que antes era só para a minoria.

    Quanto à rapidez, isto se deve à tecnologia cada vez mais acessível à população, gerando um acesso a uma quantidade maior de informações e com maior facilidade. Essa facilidade de encontrar, de produzir e de pesquisar que os meios de comunicação proporcionaram à sociedade, fez com que a procura de conhecimento e aprendizagem aumentasse com o passar dos anos. Hoje estamos diante de uma sociedade que aprende mais rápido e por isso necessita de mais informações. No meio de tantas informações ficamos perdidos e cada vez percebe-se que diante de tanto, sabemos muito pouco, pois o segredo hoje não é saber tudo, isto seria impossível, mas sim saber bem. È onde às vezes nos perdemos e temos a sensação de sabermos nada.

    Os professores de hoje enfrentam um grande problema com os meios de informação alternativa, que hoje os jovens carregam até no bolso. Pra eles qualquer coisa que não seja aquela aula “chata”, com o quadro e o giz ,é legal. Então eu tenho uma sugestão para combater este “vírus” que infectaram nossas salas de aulas. Já que não podemos com ele, então nos juntemos a ele. Como? O jeito será: fazendo uma revolução tecnológica nas salas de aula.

    Então devemos abolir o quadro e o giz? Claro que não, mas para as aulas não ficarem “Chatas” devemos incrementá-las com uma pequena dosagem de tecnologia, os vídeos do you tube são coisas que eles adoram ficar olhando durante horas na internet. Então levaremos vídeos com conteúdos sobre o que estamos ensinando. A internet, a televisão, as imagens, os sons são muito mais atraentes para o aprendizado.

    Devemos usar a tecnologia ao nosso favor, pois assim obteremos um resultado mais rápido, prazeroso e eficiente. Não devemos nos esquecer de que, nós como educadores devemos orientar esses jovens para um trabalho consciente e objetivo. Diante de tantas informações nossos jovens podem ficar perdidos, é por isso que devemos formar cidadãos críticos que saibam selecionar informações verdadeiras e atuais diante de tantas informações ultrapassadas e sem veracidade que os meios de comunicação oferecem.

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  36. Atualmente, não podemos mais adiar o encontro com as tecnologias passíveis de aproveitamento didático. Porém dominar o computador e usá-lo competentemente como recurso de ensino não é uma tarefa fácil, uma vez que é preciso usar este poderoso recurso redimensionando a metodologia de ensino.
    Se a tecnologia é cada vez mais presente na vida e na escola, o professor precisa, em primeiro lugar, descobrir os efeitos pedagógicos de seu uso. O lugar ocupado pelas novas ferramentas de ensino modifica expressamente o papel do professor. Ele não mais pode ser um transmissor de conteúdos, mais um mediador capaz de articular a interação crítica e reflexiva do aluno com os conteúdos de ensino, através dos meios tecnológicos. O conhecimento precisa ser construído coletivamente nessa nova plataforma de acesso às informações, pela mediação efetiva de um educador que perceba, antes de tudo, que a tecnologia é instrumento e não fim.A verdadeira função dos recursos tecnológicos é estarem a serviço das finalidades pedagógicas, porque estas estão decisivas num projeto educativo.
    Para que a tecnologia possa se revelar de maneira significativa como um agente de transformação qualificada de educação, a formação dos professores e sua qualificação nessa tecnológica é fundamental .Todos os envolvidos devem tornar-se capazes de perceber a importância da tecnologia como suporte à educação e ao ensino, percebendo também a necessidade de se apropriar dos novos recursos tecnológicos, sob as perspectiva pedagógica, isto é, para poder usá-los de forma a estabelecer as pontes necessárias para o alcance de seus objetivos educativos.
    O uso da tecnologia, por si só, não promove a melhoria do ensino e da aprendizagem .Só o uso pedagógico da tecnologia, por educadores que possam perceber a si mesmos e a seus alunos como usuários críticos e criativos dos recursos tecnológicos, pode encaminhar a qualificação da educação escolar.

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  37. Renata e Silvanda disseram:Hoje vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente em relação à aprendizagem. Os alunos estão tendo cada vez mais dificuldades para acompanhar os avanços da tecnologia. As informações chegam com muito mais rapidez, cobrando resposta imediata do aluno. Por isso, o ensino nas escolas é visto pela sociedade como um fracasso escolar. A sociedade cobra de um lado, mas por outro lado, as escolas precisam ser adaptadas adequadamente às exigências para atender aos alunos, ajudando-os a se inteirar com os avanços tecnológicos. Nos dias atuais, a escola não é única fonte de aprendizagem do aluno, visto que a tecnologia está tomando conta do nosso dia-a-dia, dando oportunidades cada vez maiores dos alunos aprenderem a navegar num mundo mais informatizado. Cabe à escola levar o aluno a pensar e construir seu ponto de vista diante das informações que lhe são impostas. Dessa forma, ele terá liberdade de expor seus pensamentos e opiniões, sendo crítico. Portanto, o professor precisa aprender juntamente com o aluno, para que os conhecimentos não estejam restritos apenas dentro de uma sala de aula, pois são amplos, podendo alcançar novos horizontes em prol de uma vida mais promissora atingindo mais possibilidades não só intelectuais, mas também profissionais. Futuramente as pessoas que não tiverem acesso aos conhecimentos tecnológicos e que não souberem utilizá-los serão vistos como cidadãos pobres culturalmente.
    Por isso, cabe a cada um de nós, cidadãos, fazer a nossa parte buscando novos conhecimentos e nos esforçar para sempre andarmos rumo ao progresso tecnológico.

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  38. A tecnologia está se evoluindo a cada dia mais e essa evolução entra em nossa vida profissional e social se não acompanharmos o desenvolvimento, ficaremos defasados em relação ao nosso mundo profissional e a linguagem mundial.
    Temos que captar muitas informações ao mesmo tempo, adquirir novos desafios na nossa profissão. Essas tecnologias instigam transformações em nosso perfil profissional e em nossa maneira de nos relacionar com o mundo atual.
    E não resolve colocar o computador na sala de aula e não ensinar usá-lo de maneira adequada e segura. O uso do computador nas escolas é proporcionar situações que desenvolvam habilidades que a realidade atual exige.
    Será que nossa escola, nós professores, estamos preparados para receber novas tecnologias?
    Mas se estivermos atentos constataremos mudanças na forma de ver o mundo. Enfim, com o uso do tecnológico as aulas se tornarão mais dinâmicas e prazerosas. Mas para que o trabalho seja repassado m segurança é preciso conhecer e planejar nossas aulas.
    30 de novembro de 2011

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