domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade 2.3

Atividade 2.3: Conceituando hipertexto individualmente. 

31 comentários:

  1. Hipertexto constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação, ou seja as diferentes mídias;sons,animação,texto vídeo,foto.Em resumo,hipertexto é um texto não-linear,sem ponto fixo de entrada e de saída,sem uma hierarquia pré-determinada,sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância,é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Hipertexto é uma maneira de vincular um documento dentro de outro documento no servidor da internet, isto é uma forma resumida de colocar informações que se expande cada vez mais através de links. Roda Viva com Demi Getschko.
    Trabalhar com hipertextos é mais um dos suportes que o professor pode utilizar para auxiliar seus alunos, principalmente aqueles com déficit de aprendizagem. O hipertexto proporciona uma interação mais efetiva entre aluno e professor.
    O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não-linear de leitura. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
    Resende Costa, 19 de setembro de 2011, Imaculada, Léia e Elaine

    ResponderExcluir
  3. Segundo (Bolter e Grusin - 2005) o hipertexto não ocorre apenas no meio digital, ele já existe há milênios como no uso das enciclopédias de papel. Outros, (Landaw -1995) entendem o hipertexto apenas nos ambientes digitais porque permitem acessar qualquer informação através da rede de internet WWW. Independentemente das controversas, o hipertexto pode contribuir de maneira satisfatória no contexto escolar, pois seja pesquisando nos livros ou na agilidade da internet, ele pode incentivar tanto o professor quanto aluno à leitura e à produção individual ou colaborativa do conhecimento, reconstruindo os parâmetros da instituição escolar hoje existente e decadente. “O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. [5]" http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto Lina Morgado (1998), enfatiza a ativa participação do “aluno/leitor” de hipertextos na aquisição de conhecimentos, pela autonomia propiciada pelo meio digital, que desenvolve a responsabilidade quando faculta-lhe os trajetos de acesso e obriga-lhe a interpretar as informações acrescentando comentários e conclusões pessoais. A aprendizagem se dará por descoberta, e é individual, pois cada um fará as próprias associações realizando assim uma aprendizagem implícita e poderá colocar sua visão do assunto e em contrapartida aprender com a visão dos colegas.
    Hipertexto é um processo de navegar através de um caminho mais extenso e ao mesmo tempo mais rápido para se chegar às informações necessárias e adquirir novos conhecimentos através do mundo digital.

    Maria Isabel,Sildes, Eleana e Cidinha

    ResponderExcluir
  4. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao que se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de texto, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
    Pode-se dizer que o termo hipertexto designa um processo de escrita, leitura não-linear e não hierarquizada, que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea. Possibilita ainda que se realize uma trama, ou rede, de acessos sem seguir necessariamente, sequências ou regras.
    O hipertexto constitui a base da internet. Em outras palavras, ao acessarmos um site, por exemplo, escolhemos o caminho que desejamos seguir e, ao clicar o mouse em determinadas frases ou palavras, novos textos saltam aos olhos.
    Cida Machado, Irléia,Miridan, Paulo, Rosimeyre

    ResponderExcluir
  5. Hipertexto é um texto em formato digital, que é integrado a outras informações em forma de bloco de textos.O hipertexto é um tipo de texto que contém hiperlinks que nos levam a outros textos ou outras páginas.Eles passam para o leitor outros sites.O worde wide web é o hipertexto mais conhecido.
    Resende Costa 17/9/2011 Cida Resende/Dirceu Geraldo/ Lucilvania

    ResponderExcluir
  6. ativ. 2.3

    No meu modo de ver, um hipertexto é um conjunto de nós conectados pelas ligações. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem ser, eles próprios, hipertextos.
    Os itens de informação não estão ligados linearmente, como numa corda com nós: cada um deles, ou a maior parte estende as suas ligações em estrela, de modo reticular.
    Regina Resende

    ResponderExcluir
  7. O QUE É HIPERTEXTO?

    Geralmente ouvimos a palavra Hipertexto quando estamos lidando com a Internet. Entendemos que o utilizamos no contexto de “navegação” nas páginas da WEB. Encontramos links que ligam as páginas umas com as outras proporcionando uma leitura diferenciada de texto. Segundo Lemos (2002):

    “Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links”. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online).
    Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.A contribuição do hipertexto para educação está na participação ativa e consciente do estudante, na possibilidade de produzir, refazer, destruir e reconstruir, trazendo novos sentidos, outras descobertas, novos olhares para o mesmo assunto, que é mais dinâmico através do compartilhamento de ideias que o hipertexto nos propicia.
    Os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.

    ResponderExcluir
  8. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se a outros conjuntos de informações na forma de bloco de textos.É a maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavra chave. Eles remetem ao leitor outros documentos do texto, e a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que tambem podem ser hipertextuais. O hipertexto mais conhecido atualmente é o word wide web." rede de alcance mundial".

    Ângela, Susana Valéria e Suzana Costa.

    ResponderExcluir
  9. Segundo a Wikipédia, hipertexto é um termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links.
    Foram inúmeros os conceitos para definir hipertexto, onde foi possível perceber que trata-se de um conceito relativamente moderno de estruturação da informação eletrônica, que acabou por se tornar um padrão na elaboração de todo o tipo de documentação. Com a chegada da internet, esse tipo de documento eletrônico parece ter ganhado novo impulso, transformando-se na ferramenta essencial de divulgação da informação na net, permitindo ao leitor ir de um bloco de informações a outros situados dentro do texto ou fora dele.
    Lina Morgado diz que “o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.”Por ser o hipertexto um conjunto de elementos ligados por conexões em internet é que favorece essa aprendizagem autônoma através de palavras, imagens, vídeos e documentos.
    Portanto, o hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto.

    ResponderExcluir
  10. Geralmente ouvimos a palavra Hipertexto quando estamos lidando com a Internet. Entendemos que o utilizamos no contexto de “navegação” nas páginas da WEB. Encontramos links que ligam as páginas umas com as outras proporcionando uma leitura diferenciada de texto. Segundo Lemos (2002): “Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links”. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online). Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.A contribuição do hipertexto para educação está na participação ativa e consciente do estudante, na possibilidade de produzir, refazer, destruir e reconstruir, trazendo novos sentidos, outras descobertas, novos olhares para o mesmo assunto, que é mais dinâmico através do compartilhamento de ideias que o hipertexto nos propicia. Os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.

    Cristina, Fernanda, Sandra Gomes

    ResponderExcluir
  11. Proinfo 100 horas
    Atividade 2.3_mariadocarmo
    Texto

    Hipertexto é o conjunto decorrente de palavras em um raciocínio lógico. Este, facilita o entendimento de cada leitor, assimilando o conhecimento onde acontece a interatividade do leitor com a leitura, levando este, a viajar em cada página lida. Através desta interação, acontece a busca de informação e conhecimento do que se procura.
    Entretanto, o hipertexto vem sendo uma grande alternativa no campo da pesquisa, nos trabalhos, nas escolas, empresas. Este, acelera o processo de pesquisa, uma vez que em uma única consulta de algo que necessita no momento poderá vir a encontrar muito mais e surpreender-se com tanta coisa encontrada.
    A grande vantagem de pesquisar na forma de hipertexto é chance de encontrar coisas das quais não procura e utilizá-las mais do que o que se procurava.

    Maria do Carmo e Olga.

    ResponderExcluir
  12. Suely Oliveira, Rogéria e Luciléa
    Hipertexto é uma ferramenta de muita precisão da atualidade que permite a organização de leituras e intercâmbio de idéias, inserindo links. Através destes, podemos navegar na internet, de forma a descobrir e inventar rumos possíveis além dos previsíveis, podendo acessar informações não-lineares e não hierarquizada. Eles direcionam o leitor a outros documentos do texto e também a outros sites, proporcionando assuntos diferenciados, cabendo ao usuário fazer os filtros de informações que os programas de busca oferecem. Um tópico relevante é a utilização dessa ferramenta na educação, pois o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. Ele se apresenta não só como uma forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação, tornando a realidade de abordagem interdisciplinar nos diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Atividade 2.3 - Proinfo – 100 horas
    Tecnologias da Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs

    O que é hipertexto?
    Hipertexto é aquele que nos permite interagir com outros textos, cujo acesso se dá através de referências específicas chamadas links. Essa interação nos permite que ao lermos sobre determinado assunto, encontramos outras várias informações, possibilitando assim um leque de conhecimentos.
    Desta maneira, o hipertexto se torna uma ferramenta importante na educação pois leva o aluno à pesquisa e a produção de novos textos.
    Facilita a aprendizagem, pois ao buscar uma informação o aluno participa de um processo de busca e construção do conhecimento, gerando assim uma forma de aprendizagem mais duradoura.
    Porém se exige uma atenção redobrada de seus usuários para que o foco da pesquisa não seja mudado para outros assuntos, mudando – se assim o tema que se buscava no início da pesquisa.
    O interessante é que cada leitor vai fazer sua escolha, seu caminho a seguir, resultando daí a oportunidade de novos conhecimentos.
    Sendo assim, o hipertexto rompe com aquela estrutura convencional onde pegamos um livro e o lemos de uma maneira só: página pós página.
    O hipertexto nos permite outras maneiras de ler um texto. Faz do leitor um co-autor de um texto final, pois a leitura pode ser feita em muitas ordens, há maior liberdade de navegação.
    Sendo assim, faça uma boa navegação!
    Elvira Aparecida Mendes - 17/9/2011

    ResponderExcluir
  14. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones , gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.( pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
    É uma nova forma de escrita realizada no computador para dentro da qual cada unidade textual pode dar lugar a acessos não sequenciais. Simplificando tecnicamente: o hipertexto é um documento eletrônico composto por páginas e ligações entre elas (link). - Como disse nossa colega Virginia: “É um texto dentro do outro”.
    A compreensão do signifacado de hipertexto nos leva a descobrir que o aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
    Desse modo, o hipertexto permite ao aluno uma aprendizagem por descobertas, pois o mesmo participa de uma busca por conhecimento (informações) e portanto, da construção desse conhecimento. Outro ponto importante é que o hipertexto, na sala de aula, pode proporcionar uma aprendizagem dinâmica, colaborativa e adequada à questão da diversidade, das dificuldades de aprendizagem e dos ritmos dos alunos. E para o professor é um suporte para a organização do seu material docente.

    ResponderExcluir
  15. O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.
    O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.
    http://www.ime.usp.br/

    ResponderExcluir
  16. Conceituação de Hipertexto
    A primeira impressão que tenho ao ler o termo “hipertexto” me remete a um “texto grande”. Aí, quando estou navegando na internet vejo que hipertexto é um texto dividido em partes, para os quais o acesso nos é dado pelos links, ou mais popularmente - caminhos.
    No entanto, se resolvermos pesquisar o significado do termo em questão, utilizando uma ferramenta de busca - no caso, o Google - encontramos vários hipertextos que definem o mesmo. De acordo com a definição da Wikipedia: Hipertexto é um “termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências denominadas hiperlinks, ou simplesmente links (...) O sistema mais comum de hipertexto utilizado é o world wibe web.”
    Então, pegando “carona” na definição supracitada, entendo que um hipertexto é um software. Um conteúdo digital dividido em partes não sequenciais, valendo de recursos de hipermídia como sons e imagens ligados através de links. Tentando expandir um pouco mais a conceituação, podemos mencionar que se trata de um conhecimento construído de forma coletiva e interativa.

    ResponderExcluir
  17. MÓDULO II
    Ativ2.3_anacarolina

    O que é hipertexto O texto que remete a um texto em formato digital, ao qual se juntam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências denominadas links. Estes, se da através de trechos ou palavras que se encontram em destaque inserido no texto principal. Os links tem função de interconectar os diversos conjuntos de informação. Assim, navegando em uma pesquisa, com o hipertexto pode-se navegar em uma outra área e descobrir algo que possa surpreender o internauta.
    A vantagem de estar pesquisando no hipertexto é a velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessabilidade, estrutura de rede, transitoriedade e organização multilinear. Alguns pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. É comum fazer uma pequena comparação entre a pesquisa de um verbete em uma enciclopédia, onde consultamos um assunto e este nos direciona a pesquisar outro para completar sua pesquisa. Este tipo de pesquisa, é realizada de forma não linear, permitindo que consultemos determinado o fim, o meio e ou o início, enfim não tem uma ordem para saber e conhecer assunto. Este tipo de pesquisa é independente de uma ordem que a consulta linear nos obrigas e nos direciona a seguir.
    Em sala de aula, em casa, onde se trabalha com hipertexto, os alunos em um sistema de colaboração acabam aprendendo mais e, através de diversas fontes e maneiras. O hipertexto proporciona uma interação mais afetiva entre alunos e professores. Estes tornam realidade à abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as diversas áreas do conhecimento. Enfim, apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão de cultura, mas também de leitura e escrita, para nortear vários aspectos da própria educação.

    ResponderExcluir
  18. de leitura,seja co-autor do texto. O termo Hipertexto designa um processo de escrita/leitura não-linear e não hierarquizada que permite o acesso delimitado a outros textos de forma instantânea.O termo se popularizou com o surgimento do advento internet.Diariamente as pessoas acessam sites para ler alguma coisa.E o fazem de forma natural,sem se dar conta muitas vezes de como são essas praticas,como surgiram,como reagem ao navegar no ciberespaço,por que acessam determinados links e não outros.A enxurrada de apelos visuais que recebemos nos arrasta por trilhas e caminhos possíveis,mas nem sempre planejados.Possibilita ainda que se realize uma trama,ou rede,de acessos sem seguir,necessariamente,sequencias ou regras.O hipertexto constitui a base da internet.Em outras palavras,ao acessarmos um site,por exemplo,escolhemos o caminho que desjamos seguir e,ao clicar o mousse em determinadas frases ou palavras,novos textos nos saltam aos olhos.Esta estrutura textual permite que o leitor ,ao escolher a sequencia

    ResponderExcluir
  19. Hipertexto é uma cadeia de textos interligados entre si por meio de palavras marcadas.
    É uma maneira de organizar um texto de forma não linear e não hierarquizada que permite o acesso de forma instantânea, em que são inseridos links de navegação em palavras destacadas. Esses links remetem o leitor a outros documentos, ou a outras páginas. Através deles podemos acessar qualquer infromação através da rede de internet.
    Ednéia Socorro Maia
    Nilcéia dos Santos Caputo
    Míriam Lúcia Pinto Resende

    ResponderExcluir
  20. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones , gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.( pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto) É uma nova forma de escrita realizada no computador para dentro da qual cada unidade textual pode dar lugar a acessos não sequenciais. Simplificando tecnicamente: o hipertexto é um documento eletrônico composto por páginas e ligações entre elas (link). - Como disse nossa colega Virginia: “É um texto dentro do outro”. A compreensão do signifacado de hipertexto nos leva a descobrir que o aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas. Desse modo, o hipertexto permite ao aluno uma aprendizagem por descobertas, pois o mesmo participa de uma busca por conhecimento (informações) e portanto, da construção desse conhecimento. Outro ponto importante é que o hipertexto, na sala de aula, pode proporcionar uma aprendizagem dinâmica, colaborativa e adequada à questão da diversidade, das dificuldades de aprendizagem e dos ritmos dos alunos. E para o professor é um suporte para a organização do seu material docente.
    Luciana, Ivana e Jeanete

    ResponderExcluir
  21. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    Essa é a versatilidade apresentada pelo hipertexto. Esse “saber” dinâmico e rapidamente “adquirido” é uma das grandes vantagens de sua utilização.

    A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    Essa abordagem de Roger Chartier e Peter Burker, conhecidos pelos seus estudos sobre História Cultural é fantástica. Com esse exemplo, nos remetemos à escrita da própria Bíblia, que pode ser considerado o hipertexto mais conhecido da História.

    Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    Aqui temos a incorporação das novas tecnologias na Educação. O hipertexto é, sem dúvida, uma das ferramentas mais eficazes da inserção da tecnologia na sala de aula.

    O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas. O termo interativo já pertencia ao campo das artes quando se propunha intervenção do/com apreciador, no entanto o termo interatividade passa a se associar a sistemas da informática, por fazer um contraponto à leitura/escrita das metanarrativas.
    http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/
    Mais uma vez observa-se a historiciadade do hipertexto, que apesar de já presente no passado, conseguiu se lugar de destaque com a evolução da tecnologia computacional.

    O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
    http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/
    Esse dinamismo é uma característica fundamental para o interesse das pessoas pela sua utilização.

    (...) para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
    http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
    O hipertexto não é só uma ferramenta para se utilizar na sala de aula, mas, principalmente, para se utilizar no planejamento das aulas para o professor.

    ResponderExcluir
  22. Atividade 2.3_anatalia.anateria.cida costa
    Conceituando hipertexto
    O que é hipertexto?
    Hipertexto se refere a um texto digital em que se agregam outras informações de maneira não linear, onde os nós ou os elos de ligação entre um documento e outro podem ser palavras, imagens, sons, textos associados ou termos destacados no corpo do texto principal. É uma maneira de organizar um texto, em que se inserem links de navegação em palavras chaves que nos remetem a outros documentos de texto.
    Os hipertextos são informações textuais baseadas em associações de ideias e conceitos que promovem uma leitura interativa que ultrapassa os limites da tradicional forma escrita de textos, enriquecendo e ampliando o texto principal, abrindo ainda mais o leque da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  23. Hipertexto é um processo de escrita e leitura não-linear que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea. Possibilita ainda que se realize uma trama, ou rede, de acessos sem seguir, necessariamente, seqüências ou regras. É um conjunto de nós ligados por conexões.

    Eunice e Ozita

    ResponderExcluir
  24. Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves.Um hipertexto é uma rede complexa de elementos textuais: é composto por unidades que podem identificar-se com páginas, parágrafos, secções, ou volumes
    O Trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece.Bete

    ResponderExcluir
  25. “O conceito de ‘linkar’ ou de ‘ligar’ textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de ‘Lexia’, e seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.” (Wikipédia)
    Só precisamos ter cuidado com a miscelânea entre texto e hipertexto para que, ao invés de ajudar, não possa dificultar a compreensão.
    “A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.” (Wikipédia)
    Ao que parece, o hipertexto fora da Web podia ser mais trabalhosa, uma vez que os lembretes ficavam em um caderno à parte.
    “A televisão, o cinema, e outras áreas das artes e do entretenimento também vêm trabalhando com a idéia do hipertexto, até mesmo para alcançar o público hoje mais hiperativo, que vive uma contemporaneidade fragmentada, numa contagem regressiva do tempo de seus afazeres. Há filmes que apresentam algumas pequenas histórias, que parecem independentes umas das outras, porém a essência de cada uma faz parte de um único enredo desenvolvido pelo autor.” (Infoescola)
    Muitos filmes bem produzidos e idealizados ficam mais ricos com esse recurso. O hipertexto quebra a monotonia do filme e instiga a trama.
    Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar a aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998).
    “Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. Paralelamente aos aspectos positivos os teóricos do hipertexto apontam, também, os problemas que podem advir de seu uso como sistema de ensino e aprendizagem. Para Santos a característica de não linearidade exige atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.” (Unicamp)

    ResponderExcluir
  26. O Hipertexto é o nome que se dá a uma união de conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente link. Navegar com o hipertexto contribui para poder usar o conjunto de informações para participar e melhorar nossa prática. È uma forma de estimular aos educandos a serem curiosos e pesquisarem além do que foi proposto, com destaque dado pelos links.

    ResponderExcluir
  27. Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves.
    Assim sendo, possibilita uma dimensão maior ao texto, acrescentando novos conhecimentos sobre o texto original em que se está lendo.
    O hipertexto impulsiona o aluno a pesquisa e traz como vantagem a construção do conhecimento compartilhado.

    ResponderExcluir
  28. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal”.
    pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    O hipertexto propicia uma leitura enriquecedora a respeito do assunto lido.A cada link acessado,o leitor consegue ampliar o seu conhecimento .
    “Principais características do Hipertexto”
    1. Intertextualidade;
    2. Velocidade;
    3. Precisão;
    4. Dinamismo;
    5. Interatividade;
    6. Acessibilidade;
    7. Estrutura em rede;
    8. Transitoriedade;
    9. Organização multilinear.[3]
    pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    Essas características resumem com clareza o que é um hipertexto.
    “Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.”
    pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
    Para nós,professores,encontramos no hipertexto,mais uma ferramenta que poderá auxiliar e enriquecer o nosso trabalho.

    Renata e Silvanda

    ResponderExcluir
  29. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
    Déia e Solange

    ResponderExcluir
  30. PROINFO 100 HORAS _ Ensinando e Aprendendo com as Tic
    Nome: Vanda Aparecida de Resende
    Tutora: Goretti
    Atividade: 2.3


    Acredita-se que a ideia de hipertexto não nasceu junto com a internet. As primeiras manifestações hipertextuais já acorreram nos manuscritos nos séculos passados. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes virtuais por causa da rapidez que a pessoa tem acesso ao mesmo, mas existem outros que defendem a afirmativa que o hipertexto está nas enciclopédias, livros e outros.
    O hipertexto usado na educação pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual.
    Os usuários do hipertexto, ao tentarem localizar uma informação participam ativamente de um processo de busca e aprendizagem imediata.
    Para auxiliar o aluno na aprendizagem o trabalho com hipertexto é uma alternativa e o conhecimento compartilhado é um bom recurso para organizar e selecionar materiais de diferentes áreas.
    Para se navegar por um caminho mais rápido, onde há informações necessárias e adquirir conhecimentos e troca de informações, o hipertexto é a ferramenta ideal que dá a pessoa a oportunidade de adquirir conhecimentos de forma rápida, eficiente e quase segura.

    ResponderExcluir
  31. Hipertexto constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação, ou seja as diferentes mídias;sons,animação,texto vídeo,foto.Em resumo,hipertexto é um texto não-linear,sem ponto fixo de entrada e de saída,sem uma hierarquia pré-determinada,sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância,é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade.
    Léia, Flávia, Irnamara,Selma

    ResponderExcluir