domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade 2.6



Atividade 2.6: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet.

18 comentários:

  1. PROINFO 100 HORAS – Ensinando e aprendendo com as Tics
    Atividade: 2.6 – Sildes, Eleana, Maria Isabel e Cidinha


    PROJETO CRIANÇA

    Escola Municipal de Educação Infantil "Conjurados Resende Costa"
    Alunos atendidos: 1ª e 2ª etapas
    Duração: uma semana
    Período: outubro

    Objetivos:
    •Valorizar a criança.
    •Homenagear a criança.
    •Valorizar os direitos da criança.
    •Festejar a Semana da criança.
    •Desenvolver a criatividade.
    •Desenvolver a linguagem oral.
    •Desenvolver a atenção e o raciocínio.

    Desenvolvimento:
    •Músicas
    •Confecção do livro “Direitos da Criança”
    •Dramatização
    •Brincadeiras
    •Histórias coletivas
    •Vídeos sobre os direitos da criança
    •Fotos das crianças durante as atividades desenvolvidas

    Culminância:

    •Festa das crianças na escola

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  2. TEMA: Primavera e suas cores / Auto-estima
    DURAÇÃO: 5 dias
    PÚBLICO ALVO: Educação infantil
    AUTORAS: Professoras: Imaculada, Léia e Elaine
    JUSTIFICATIVA:
    Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida da primavera, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. Agindo assim, o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja tornando-se um cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive mudando sua forma de pensar e passando a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
    O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã.

    OBJETIVOS:
    • Trabalhar as diferentes cores através de histórias, pinturas e experiências;
    • Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência;
    • Despertar a auto-estima e o interesse pelos livros.

    CONTEÚDO:
    Atividades orais e escritas;
    Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Brincadeiras;
    Músicas e Danças;;
    Técnicas de pintura;
    Massinha de modelar;
    vídeo : Bom dia todas as cores (Ruth Rocha)
    http://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0

    MATERIAS UTILIZADOS:

    Computador, papéis (sulfite, cartolina, color set, crepom, laminado).
    Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter., EVA, tinta, pincel, projetor digital.

    CULMINÂNCIA:
    Dramatização da história: Bom dia todas as cores.

    AVALIAÇÃO:
    Avaliação continua;
    Atividades desenvolvidas em sala de aula e extra-classe.




    Resende Costa, 3 de outubro de 2011, Léia, Elaine e Imaculada

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  3. Conteúdo: Informática


    Tema: Introdução à informática


    Público alvo: Alunos do 3º e 4°ano


    Objetivo: Capacitar os estudantes para o uso da informática .


    Desenvolvimento:
    1ª aula = Conhecendo o computador.
    Serão apresentados os componentes do computador
    Criação de pastas e documentos
    Importância da organização das pastas

    2ª aula = conhecendo os programas do computador
    Os estudantes aprenderão a utilizar os programas .



    3ª aula =Assistir um filme no computador
    Digitar o resumo do filme assistido.


    4º Aprender a digitar e formatar textos
    Formatar texto, anexando imagens e textos


    Avaliação : os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das atividades

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  4. Projeto de trabalho com as Tics

    Tecnologia utilizada: Data show
    Séries: 2 e 3º anos do Ensino Médio
    Conteúdo: Estado e Democracia
    Objetivo: Lecionar o conteúdo de forma objetiva, proporcionando uma didática não utilizada em minhas aulas, até então.

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  5. Atividade 2.6_ anacarolina e betemaia
    Proinfo 100 h

    Projeto

    Tema
    Aranhas e escorpiões: perigos e cuidados

    Objetivo:
    Informação e conscientização dos alunos do 20. ano do ensino médio, familiares e população, dos grandes riscos que tais animais pesquisados podem trazer para toda uma população, de pequenos ou grandes cidades e ou povoados. Ensinar aos alunos
    Pesquisando e anotando tudo que e em seguida estes, repassar para a população em sua volta como tomar os devidos cuidados e tratamento quando necessário.


    Desenvolvimento
    Os alunos juntamente com o professor deverão consultar os endereços eletrônicos: http://www.todabiologia.com/zoologia/aracnideos.htm http://www.saudeanimal.com.br/perigoso_arac.htm julgar importante em relação aos animais citados individualmente. Depois em grupo, os alunos deverão também assistir ao filme aracnofobia em casa. Em seguida, fazer a socialização das observações e síntese do grupo e juntos elaborar uma um trabalho final que será entregue e avaliado pelo próprio professor.



    Materiais utilizados
    Computadores, livros didático e pesquisa, periódicos, aparelho de DVD.


    Tempo de duração do projeto
    02 aulas para aplicação do projeto e esclarecimento de dúvidas
    02 aulas para a apresentação dos trabalhos e socialização dos grupos


    Avaliação
    Os alunos serão avaliados individualmente pelo comportamento diante de todas as atividades desenvolvidas.

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  6. Projeto de Ensino

    Introdução:Como estamos estudando as regio~es brasileiras trouxe para a sala a seguinte proposta:
    -Pesquisa no laboratório de informática.

    Objetivos:
    *Conhecer melhor todas as regio~es brasileiras,principalmente a nossa-região sudeste;
    *trabalhar com a utilização de computadores para aprender a lançar mão das tecnologias disponíveis;
    *Promover a inclusão digital;

    Metodologia:
    -Como estamos estudando as regiões,a turma será dividida em trios,e cada um irá pesquisar sobre uma região.devendo conhecer todos os aspectos físicos,econômicos,sociais e culturais de cada.
    Serão nonitorados pela professora para que não se pecam diante de tanta informação que o uso da tecnologia nos proporciona.

    Recursos:
    -sala de informática,computadores e livros para nps guiar.

    Período-cronograma:3 semanas,sendo 1 dia por semana.

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  7. Projeto de Ensino

    Introdução:Como estamos estudando as regio~es brasileiras trouxe para a sala a seguinte proposta:
    -Pesquisa no laboratório de informática.

    Objetivos:
    *Conhecer melhor todas as regio~es brasileiras,principalmente a nossa-região sudeste;
    *trabalhar com a utilização de computadores para aprender a lançar mão das tecnologias disponíveis;
    *Promover a inclusão digital;

    Metodologia:
    -Como estamos estudando as regiões,a turma será dividida em trios,e cada um irá pesquisar sobre uma região.devendo conhecer todos os aspectos físicos,econômicos,sociais e culturais de cada.
    Serão nonitorados pela professora para que não se pecam diante de tanta informação que o uso da tecnologia nos proporciona.

    Recursos:
    -sala de informática,computadores e livros para nps guiar.

    Período-cronograma:3 semanas,sendo 1 dia por semana.

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  8. PROJETO: Pesquisa na Internet

    Escola: Municipal “Conjurados Resende Costa”

    Alunos atendidos: 3º Ano do Ensino Fundamental das professoras Ângela, Cida Resende, Susana Valéria, Alexandra, Nilcéia.

    Tema: Meios de Comunicação
    Recursos usados: Recurso humano, quadro, giz, folhas, canetas, lápis, computadores, caderno, borracha,livro, etc.
    Duração: Uma semana.
    Justificativa: Um fato é inegável: cada dia mais os meios comunicação se incorporam, indistintamente, ao cotidiano de todas as camadas sociais da população. Para tanto é necessário que todos estejam preparados para usá-los e assim ter uma vida de mais conforto e expectativas.

    Metodologia: A metodologia aplicada será voltada a levar todos os alunos a compreenderem sobre o tema abordado. Assim, terá aulas expositivas, orientações individuais e em grupos, pesquisa na internet, atividades variadas sobre os meios de comunicação, confecção de cartazes.
    Objetivos: ►Estimular a participação dos alunos em atividades desenvolvidas na escola.
    ►Mostrar maneiras de usar a Internet sem prejudicar os estudos e o meio ambiente.
    ►Levar os alunos a construírem conceitos sobre o uso da Internet como fonte de pesquisa.
    ►Conscientizar a todos sobre a importância da tecnologia e dos meios de comunicação.


    Culminância: Exposição na escola, dos cartazes confeccionados pelos alunos sobre o tema desenvolvido.

    Ângela, Aparecida Resende,Susana Valéria,Suzana Costa

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  9. Projeto PENSAR – Desenvolvimento Cognitivo utilizando Jogos
    INTRODUÇÃO
    Sabemos que a temática de jogos encanta tanto adultos quanto crianças. Assim, desenvolvemos um projeto visando não apenas a estimulação da curiosidade e do conhecimento sobre jogos, mas também, o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o desenvolvimento e socialização da criança, utilizando o processo de mediação como ferramenta.
    Objetivo: desenvolver foco de atenção, concentração, formulação de estratégias, assim como capacidade de tomar decisões, de superar limites, de prestar atenção, de raciocinar, de calcular, de antecipar, de memorizar e recuperar conteúdos memorizados, agir em contexto de regras e tarefas, compartilhar objetivos, desejar aprender, lidar com perdas e ganhos, compreender instruções e ser criativo.
    Público Alvo: Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental
    Duração: um mês
    Desenvolvimento:
    Jogos:
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/spider-typer/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/train-game/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/lightning-librarian/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/simon/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/coconut-curumba/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/frog/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/recycle/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/seasons/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/french-objects/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/animal-african/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/shuttle-launch/
    http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/quick-math/
    Metodologia: Formar grupos de três a quatro alunos para que possam desenvolver as atividades. Fazer discussão em sala de aula. Na semana seguinte fazer rodízio com os grupos e os jogos.
    CULMINÂNCIA
    Após o término das atividades propostas, pedir para os alunos de cada grupo apontar o que mais gostou nos jogos e, conversar com os colegas se os apontamentos são diferentes. Professor e aluno discutirem quais foram as disciplinas encontradas nos jogos. Fazer uma votação com os alunos para colocarem os jogos na ordem de acordo com a preferência dos mesmos.

    CURSISTAS: CRISTINA - FERNANDA E SANDRA GOMES

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  10. Atividade- 2.6




    Disciplinas:ciências, português ,matemática ,informática e arte.

    Tema : Lixo




    Público alvo: Educação infantil, 1º ,2°,3º e 4º anos



















    Justificativa

    A principal função do trabalho sobre o tema lixo é contribuir para a formação de cidadãos cons¬cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-¬ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
    Para atingirmos esses obje¬tivos, mais do que trabalhar com informações e con-ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
    Nessa perspectiva, é importante trabalhar essa questão do lixo,que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e a comunidade.










    .

    OBJETIVOS

    - Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi¬dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
    - Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá¬rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
    - Levar o aluno a aprender a conservar limpos os locais por onde circulam: escola , ruas etc.











    ATIVIDADES

    MATEMÁTICA

    1º e 2º anos ( 1º item : educação infantil)
    - Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
    - conjuntos: agrupando por tipos de
    embalagens, tamanhos, cores, formato.
    - números cardinais e ordinais.
    - Adição e subtração.

    3ºe 4º anos
    - situações-problemas envolvendo emba¬lagens de supermercado trabalhando o
    sistema monetário
    - adição, subtração e multiplicação


    PORTUGUÊS

    1º e 2º anos
    - Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos..
    - Formar frases afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos.
    - Em grupos, apresentar propagandas so¬bre determinado produto.

    3º e 4° anos
    - Produzir textos, murais so¬bre a reciclagem e Meio Ambiente.

    - Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela.
    - utilizar reportagens de jornais e revistas.
    - Interpretação de textos sobre o Meio Am¬biente, envolvendo o lixo.
    - Produzir uma receita em defesa do meio ambiente.
    CIÊNCIAS

    1° e 2º anos ( educação infantil )
    - Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências e escola , de maneira correta.


    3º e 4º anos
    - Pesquisar sobre o tempo de decomposi¬ção gasto para cada tipo de material.
    - Conhecer os cuidados que se devem Ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo mal acondicionado.
    - Aprender acondicionar o lixo de maneira correta.

    INFORMÁTICA

    Criar junto com os alunos pastas com as atividades realizadas.
    Junto com os alunos passar o livro João Lambão para slides.
    Passar para slides a receita produzida.
    ARTE

    Todas as turmas
    - fazer desenhos de latões de lixo,colorindo de acordo com a separação do lixo.
    - Assistir em slides a história de João Lambão ,reproduzindo em cartazes com desenhos as atitudes de João e as consequências.

    AVALIAÇÃO

    A avaliação acontecerá através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas.








    Léia , Irnamara, Selma e Flávia

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  11. WebQuest -
    2º ano do Ensino Médio – 4º Bimestre
    Escola Municipal Paula Assis
    Introdução
    A independência da América Portuguesa

    A independência do Brasil, enquanto processo histórico desenhou-se muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga. De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nação independente, devemos perceber como as transformações políticas, econômicas e sociais inauguradas com a chegada da família da Corte Lusitana ao país abriram espaço para a possibilidade da independência.
    A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil foi episódio de grande importância para que possamos iniciar as justificativas da nossa independência. Ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo.
    Devemos pensar no processo de independência e a sua repercussão no momento em que se deu e depois a dimensão que o evento adquiriu. Para uma análise mais pormenorizada do assunto, os alunos deverão ler o seguinte texto:
    http://www.portalimpacto.com.br/09/material2010/medio_e_vest/docs/vest/his/f2/aula14_independencia_e_estado_nacional.pdf
    Tarefa
    Procurar em sites da internet imagens que representem o Brasil a partir da vinda da Família Real Portuguesa no Brasil até o fim do Primeiro Reinado. Analisar as várias representações para então produzir textos que as expliquem.
    Elaborar um slide com as imagens acima citadas.
    · Criar numa cartolina uma linha do tempo que insira as imagens analisadas.

    Processo
    § Como a Escola Municipal Paula Assis não tem acesso à internet, os alunos da sala que residem em Resende Costa irão selecionar as imagens que serão analisadas pelos demais alunos.
    § As imagens serão observadas por todos no computador da escola.
    § Após a observação, os alunos se dividirão em equipes para uma análise mais detalhada da imagem.
    A segunda parte da atividade consiste em apresentar as análises em Power Point conforme o conhecimento do grupo. Não é obrigado, mas é importante que se coloque uma música, muito cuidado, é preciso que seja adequada ao tema. Todas as imagens e frases podem ser encontradas nos seguintes sites:
    http://www.brasilescola.com/historiab/independencia-brasil.htm
    http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/07/7-de-setembro-dia-da-independencia-do-brasil/
    http://www.fotosimagens.net/independencia-do-brasil.html
    As imagens e sua contextualização serão impressos e utilizados na montagem da linha do tempo.
    Recursos
    Internet
    Computadores
    Impressoras
    Avaliação
    · .A avaliação será realizada através da análise das apresentações dos temas propostos (1,0).

    · Do desempenho individual durante as apresentações (0,5)

    · Criatividade de cada grupo na realização das tarefas (0,5).

    Conclusão
    Essa atividade irá permitir que os alunos observem parte fundamental para a compreensão da História do Brasil através de uma atividade dinâmica e interativa.

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  12. PROJETO CRIANÇA

    Escola Municipal de Educação Infantil "Conjurados Resende Costa"
    Alunos atendidos: 1ª e 2ª etapas
    Duração: uma semana
    Período: outubro

    Objetivos:
    •Valorizar a criança.
    •Homenagear a criança.
    •Valorizar os direitos da criança.
    •Festejar a Semana da criança.
    •Desenvolver a criatividade.
    •Desenvolver a linguagem oral.
    •Desenvolver a atenção e o raciocínio.

    Desenvolvimento:
    •Músicas
    •Confecção do livro “Direitos da Criança”
    •Dramatização
    •Brincadeiras
    •Histórias coletivas
    •Vídeos sobre os direitos da criança
    •Fotos das crianças durante as atividades desenvolvidas

    Culminância:

    •Festa das crianças na escola

    Vanda Resende

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  13. Ativ.2.6
    Planejando uma Atividade com Hipertexto ou Internet



    TEMA: Trabalhando com hipertexto

    CONTÉUDO: produção textual, criação de hipertexto

    PÚBLICO ALVO: 5º ano Escolar de Ensino Fundamental.

    DURAÇÃO: 1 aula


    Pré-requisitos em termo de competências desenvolvidas pelos alunos: manuseio do dicionário, noções para produção de texto coletivo de forma colaborativa.


    Objetivos:
    . Definir racismo e preconceito;
    Elaborar um texto coletivo;
    Compreender a igualdade entre as pessoas;
    Ter noção sobre hipertexto e hiperlink;
    Transformar o texto coletivo em um hipertexto.


    DESENVOLVIMENTO:

    Introduzir uma conversa Informal onde os alunos falem o que entendem sobre racismo e preconceito. Ouvir suas opiniões e respeito de posturas e definir coletivamente conceitos sobre racismo e preconceito. Em seguida montar um texto coletivo a partir de suas idéias.

    Após essa etapa, dividir os alunos em grupo para pesquisar no dicionário definições de palavras selecionadas no texto coletivo e que também criem suas próprias definições.

    Num segundo momento levar os alunos a sala de multimídia e explicar e definir com eles o conceito de hipertexto e hiperlink, exemplificando através da navegação de páginas da internet.

    De posse do material produzido pelos alunos a professora digitará o texto coletivo e o texto referente a suas pesquisas num hipertexto.



    RECURSOS:

    .Minidionário;
    .Folhas;
    .Lápis e borracha;
    . Internet.



    AVALIAÇÂO:

    A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento das atividades.
    A Professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção coletiva.



    Regina Resende



    .

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  14. Projeto Pedagógico de Ciências
    Tema: animais
    Público alvo: Educação Infantil, 1º e 2º anos – ensino fundamental
    Objetivo geral: compreender que os animais são seres vivos, bem como a sua importância para os seres humanos.
    Objetivos específicos:
     Classificar os animais de acordo com: alimentação e o habitat;
     Identificar animais domésticos e animais selvagens;
     Relacionar as principais causas de extinção de algumas espécies de animais;
     Identificar animais que podem prejudicar o ser humano.
    Recursos pedagógicos e atividades:
     Deixar que os alunos modelem, com massinha, alguns animais escolhidos por eles e fazer a exposição desses animais;
     Pedir aos alunos que classifiquem os animais, modelados por eles, em domésticos e selvagens;
     Discutir com os alunos que em algumas situações o animal pode atrapalhar o ser humano, e em outras situações esse mesmo animal pode ajudá-lo;
     Explicar que apesar de alguns animais serem nocivos ao homem, não devemos destruí-los, mas sim aprender a nos defender deles;
     Pedir para os alunos levarem gravuras de diversos animais para fazerem a identificação.
    Avaliação: De acordo com as atividades propostas avaliar o interesse e a disposição de cada aluno para a execução das mesmas.
    Resende Costa, 2 de outubro de 2011
    Eunice – Ozita – Rogéria - Suely

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  15. TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO, APRENDENDO COM AS TICS



    Ativ. 1.2 _Vera Eunice

    O que é ser professor hoje?

    Como sou como professor aprendiz?



    Ser professor sempre foi e sempre será um grande desafio!

    Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, o desafio tende, por sua vez, a
    ser cada vez maior. Sendo assim, é fundamental que estejamos sempre abertos a novos
    aprendizados num processo de atualização constante.

    Devemos ter consciência do tamanho da nossa responsabilidade, uma vez que o nosso
    trabalho capacita cidadãos que irão fazer parte de uma sociedade a ser formada por seres
    humanos mais conscientes, com senso crítico para e frentarem os obstáculos que a vida
    venha a oferecer.

    Na condição de aprendiz, quando tenho oportunidades, agarro-me a elas,
    preocupando-me sempre em adquirir novas metodologias de ensino para que possa atender
    melhor às necessidades dos alunos.

    Sabemos que cada aluno tem a sua realidade e que é muito difícil adequarmos nosso
    trabalho a cada uma delas. Mas, com aulas interativas, através da troca de experiências,
    aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo. Desta forma, há um crescimento profissional, e
    conseqüentemente, melhorias significativas na aprendizagem e no conhecimento de todos.
    Vera Eunice

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  16. Projeto: Meios de Comunicação
    Público alvo: 1º ano do Ensino Fundamental
    Disciplina: Geografia/História
    Objetivos:
    • Compreender a importância dos meios de comunicação;
    • Identificar os meios de comunicação e sua utilidade;
    • Reconhecer a comunicação como sistema de transmissão de informações, notícias, imagens, etc.
    Recursos: Projetor, diversos jornais, pen drive.
    Justificativa: Os meios de comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas e são eles que nos colocam em contato com outras pessoas na troca de informações e conhecimentos que ocorrem em todo mundo.
    Desta maneira a comunicação é uma necessidade básica para que se consiga entender e ser entendido no mundo. Sendo assim, vamos perceber que todos os lugares têm meios de comunicação, tornando importante refletirmos e selecionarmos o que vem de encontro com a formação do imaginário infantil.

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  17. http://portuguesfisico.blogspot.com/2011/10/projeto-interpretando-as-exatas.html

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  18. PROJETO ADOLESCÊNCIA

    ESCOLA MUNICIPAL “PAULA ASSIS”
    Turmas: 8º Ano I e II
    Duração: três semanas
    Professora: Rita Maria Castro Guimarães da Silveira


    JUSTIFICATIVA

    Sendo a adolescência uma fase de profundas mudanças físicas e comportamentais e que muitas das vezes o adolescente desconhece a origem das transformações vividas, não sabe lidar com elas, está a descobrir um “novo mundo, acredito ser necessário um esclarecimento sobre temas que envolvem a adolescência” para que o jovem possa viver essa fase de forma mais tranqüila e equilibrada.
    Assim, partindo do pressuposto de que o esclarecimento e compartilhamento de suas emoções sobre as mudanças na adolescência, riscos e experiências vividos nessa fase, ajudará o adolescente a constatar a “normalidade” do que está vivendo e sentido, contribuirá para uma adolescência mais tranqüila e harmoniosa.

    OBJETIVOS

    _Encarar com naturalidade as transformações vividas na adolescência;

    _Partilhar as emoções e sentimentos a fim de perceber que os colegas e amigos passam também por conflitos próximos aos seus;

    _Viver a adolescência de forma saudável e ciente do risco quanto ao uso de bebidas alcoólicas e drogas;

    _Encarar o namoro de forma a se prevenir quanto a uma gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis.


    METODOLOGIA

    1- Textos trabalhados com os alunos:

    - Transformações vividas na adolescência
    - O adolescente, a família e o circulo de amizades
    - Gravidez na adolescência
    - Geração Pós HIV – Educação Sexual

    2- Produção do mural do que pensa o adolescente
    ( depoimento dos alunos sobre o que pensa e sente o adolescente)


    2- Poesias sobre adolescência


    4- Filme: Diário de uma paixão


    5- Fotos dos alunos para painel


    6- Relatório do filme


    AVALIAÇÃO
    Roda de conversa com os alunos sobre adolescência e quais contribuições o projeto trouxe para eles.

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