domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade 1.3

Atividade 1.3: Assistir a um vídeo com entrevista sobre o tema "educação e Tecnologia" e registrar a própria reflexão.

36 comentários:

  1. A internet é mais valiosa para a educação como matéria-prima de construção do que como mídia. É preciso deixar que nossos alunos construam o seu ambiente virtual, pois assim aprendem a ter responsabilidades no seu aprendizado. Devemos evitar as proibições para que se sintam mais motivados a construir seu próprio destino sem medo do erro. A educação deve ser mais prazerosa e efetiva com atividades contínuas estendendo ao longo da vida. Significa que o desejo de aprender acontece independentemente de onde e quando ela venha surgir. O processo de aprendizagem acontece através de desafios e problemas a serem resolvidos e é assim que o novo educador conhece seus alunos, trabalhando com projetos, criando condições de fazer de suas aulas um espaço agradável onde o aprendiz saiba organizar e articular os conhecimentos recebidos. Devemos cultivar na educação, seja on-line ou presencial esse brilho nos olhos, que se vê nos adultos e nas crianças quando vislumbram a possibilidade de atuar no mundo, construindo, destruindo e reconstruindo o seu aprendizado.
    Resende Costa, 5 de setembro de 2011. Imaculada, Léia e Elaine

    ResponderExcluir
  2. PROINFO 10OH
    ATIVIDADE 1.3

    Reflexão:
    O papel do professor, do aluno e da escola é um problema que vem sendo questionado e precisa ser repensado.
    Há uma grande necessidade de termos uma escola menos lecionadora e mais organizadora dos diversos tipos de conhecimento.
    A cada dia a tecnologia evolui, mas é preciso refletir: Será que essa tecnologia está sendo usada como instrumento de libertação?Será que as pessoas estão transformando o conhecimento em algo útil para sua vida?
    Nas diversas áreas, as tecnologias trouxeram encantos e desilusões. A pessoa aprimora seus conhecimentos, tem uma aprendizagem continuada e encontra muitas vezes, um desrespeito e uma remuneração que não esperava.
    Há tantos profissionais capacitados que trabalham como autõnomos por não encontrarem ofertas no mercado de trabalho.
    Se analisarmos as coisas por esse lado, veremos que não adianta tanto conhecimento, se há tantos profissionais infelizes e insatisfeitos no mercado de trabalho.
    Assim sendo, temos que pensar de forma diferente, usar nosso conhecimento para ampliar nossa visão de mundo e nos tornar pessoas melhores. Possuir uma aprendizagem continuada ao longo da vida, usando o conhecimento para ajudar as pessoas a questionarem, mostrando o verdadeiro significado de aprender coisas novas.
    Não devemos buscar o conhecimento como algo obrigatório, mas como algo prazeroso...
    Haja vista que, só assim, teremos profissionais felizes, atuantes e prontos para modificarem a sociedade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  3. Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não
    somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos.
    Na minha atuação como professora de Educação Infantil, procuro desenvolver atividade que
    despertem nos alunos alegria de estar em uma sala de aula.
    No mundo atual onde o professor precisa ser educador, conselheiro, psicólogo, analista pra está
    ajudando seus alunos da melhor maneira possível. Onde os meios de comunicações ajudam e
    prejudicam ao mesmo tempo a educação e deixam as famílias em verdadeiras ilhas dentro de sua
    casa. É necessário que o professor compreenda cada aluno para poder está ajudando. Ser um
    bom educador nos dias atuais depende de muita vontade, coragem, audácia, pois as crianças
    chegam às escolas com grande bagagem de assuntos adquiridos por meios tecnológicos, por isso,
    torna-se bem mais difícil tarefa de ensinar. A nossa clientela é formada por diferentes classes
    sociais, onde no passado só estudava realmente, quem queria aprender e ter o conhecimento,
    não era lei obrigatória.
    O ato de ser professor não é apenas ensinar, ser professor é acender a luz que guiará os passos de um ser humano por toda sua infância, adolescência até a fase adulta, somente esta luz pode
    guiar um ser por entre as ciladas e adversidades que o mundo nos apresenta dia a dia, e para que
    isso aconteça é necessário muita dedicação e empenho por parte do professor, em minha
    opinião, esta é uma profissão iluminada.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. _ Devido às novas tecnologias a escola precisa repensar o seu papel de ensinar, sem se preocupar com o currículo escolar.
    _ É necessário que o conhecimento seja abrangente em todas as áreas, independente da idade para que ninguém fique excluído e sem acesso à aprendizagem.
    _ A escola precisa deixar de ser lecionadora e ser organizadora do conhecimento. Repensar o que é importante para o aluno e deixar que ele explore as situações de aprendizagem.
    _ A escola precisa estar articulada a outros espaços do conhecimento, pois a sociedade oferece muitas oportunidades das quais as pessoas têm acesso.
    _ Educação e vida profissional estão interligadas, por isso a escola deve facilitar aos alunos o acesso às diferentes realidades do mercado de trabalho no qual essa juventude irá se inserir.
    _ A escola deve ter uma metodologia inovadora, flexível, acompanhando os avanços da tecnologia, para que a educação seja mais prazerosa.
    Estes foram os pontos principais da entrevista do Dr. Ladislau Dowbor sobre a educação e tecnologia. Com todas essas considerações com certeza a aprendizagem se estenderá ao longo da vida.
    Cidinha, Eleana, Maria Isabel e Sildes

    ResponderExcluir
  6. Reflexão atv. 1.3

    Eu achei maravilhosa essa abordagem do Tema TIC na Educação. O educador atual precisa estar sendo reciclado e buscando aperfeiçoar as maneiras de conhecimento. O papel do professor, do aluno e da escola é um problema que vem sendo questionado e precisa ser repensado. Na minha atuação como professora procuro desenvolver atividades que despertam o interesse do aluno e gosto de estar dentro de uma sala de aula, tento ajuda-los da melhor maneira possível, é necessário ver as dificuldades de cada aluno.
    Repensar o que é importante para o aluno é deixar que ele explore as situações de aprendizagem. No meu modo de ver as escolas devem ter uma metodologia inovadora, flexível acompanhando os avanços da tecnologia, para que a educação seja mais prazerosa, só assim teremos profissionais mais atuantes e mais felizes.

    Regina Resende

    ResponderExcluir
  7. Segundo Ladislau Dowbor, os meios de comunicação e a tecnologia estão presentes na vida de rodos. O que nós precisamos é saber lidar com elas e utilizá-las. Pois não é muito fácil para nós, professores, lidar com tanta novidade. É, então, necessário que hajam capacitações que atendam às necessidades de cada profissional, onde se direcionem os conhecimentos e os tornem atraentes e objetivos.
    Cabe à escola,oferecer meios para que o professor possa se adaptar a essa nova realidade, mas o professor, também deve estar aberto e atento à mudanças.
    Cida Mchado,Irléia, Miridan Leila, Paulo, Rosimeyre

    ResponderExcluir
  8. A educação frente as tecnologias, faz com que a escola do futuro, repense o seu papel no sentido mais amplo, sem se preocupar com o currículo escolar. Hoje,exige muito do professor, por isso deve estar preparado para atender as exigencias que lhe é colocado dentro e fora das escolas. O ponto de partida é a necessidade de conhecimento em todas as áreas independente da idade, para não ficarem excluídos da evolução tecnológica. A escola deve ser articulada com outros espaços do conhecimento, pois a sociedade em si oferece inúmeras oportunidades, das quais quase todos tem acesso. Hoje, a educação e a vida profissional estão interligadas e tem que se constituírem para a vida inteira. A escola deve ter uma metodologia mais flexível e inovadora, adaptada a essa nova realidade tecnológica, contribuindo de forma significativa para a aprendizagem contínua ao longo da vida. Resende Costa 2/9/2011 Cida Resende/Dirceu Geraldo/Lucilvania

    ResponderExcluir
  9. Atualmente os profissionais precisam estar se aprimorando constantemente para se manterem
    atualizados e vencerem novos desafios, e a
    aprendizagem continuada apresenta-se como uma condição necessária para que estes possam manter sua posição no trabalho.
    . Atividades educacionais com a terceira idade não visam apenas melhorias salariais, mas também uma maneira de ocupar a mente, de se divertir e estar em sintonia com a atualidade.
    . A aprendizagem está se tornando uma atividade contínua, iniciando-se nos primeiros anos de vida e estendendo-se ao longo da vida.
    . A criança antes de entrar na escola é motivada à aprendizagem e assume uma atitude de ativa busca de informação.
    . Durante a educação escolar a predisposição de caçador-ativo de informação é gradativamente oprimida e os estudantes não aprendem mais interagindo com o meio que os cerca e sim sendo formalmente ensinados.
    . As pessoas deveriam aprender a buscar a
    informação, aprender como usá-la e assim apropriarem-se dessa experiência, convertendo-a em algo pessoal.
    . O importante é que a aprendizagem seja
    determinada pelo aprendiz, que quer conhecer mais, motivado pelo prazer de satisfazer suas necessidades e interesses.
    . A função da escola deveria ser a de trabalhar com a predisposição de caçador-ativo e auxiliar o aprendiz a desenvolver a predisposição de
    aprendizagem continuada ao longo da vida.
    . A aprendizagem que acontece na escola e durante a vida profissional deve ser uma extensão da aprendizagem que se dá na infância ou na terceira Idade.
    . A sociedade deveria estar consciente de que as pessoas aprendem de diferentes maneiras e deveria oferecer vários tipos de ambientes de
    aprendizagem.
    . Na sociedade do conhecimento todas as pessoas deverão ser capazes de continuar a aprender ao longo da vida e, ao mesmo tempo, atuar como
    agentes de aprendizagem.
    . A escola não está conseguindo contribuir para o preparo de cidadãos capazes de atuar na sociedade do conhecimento, além de consumir um
    tempo significativo da vida das pessoas.
    . A escola é a que mais pode contribuir e se beneficiar da aprendizagem continuada ao longo da vida e é a que menos tem se mobilizado para tal.

    ResponderExcluir
  10. Consideração sobre a entrevista de DR.Ladislau Dowbor sobre a educação e tecnologia
    _A educação frente à explosão do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel no sentido mais amplo sem se preocupar com o currículo escolar.
    _O ponto de partida é a necessidade de conhecimento em todas as áreas, independente da idade para não ficar excluídos da evolução tecnológica.
    _Repensar e discernir o que é importante para os nossos alunos e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis a fim de ampliar a sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo.
    _A escola deve ser articulada com outros espaços do conhecimento, pois a sociedade em si oferece inúmeras oportunidades das quais todos tem acesso.A educação deve ser mais facilitadora de inserção no mercado de trabalho, levando os alunos a conhecerem diferentes realidades ao mundo no qual essa juventude vá se inserir futuramente. Hoje, educação e vida profissional estão interligadas e tem que se constituir para a vida inteira.A escola deve ter uma metodologia mais flexível, inovadora, adaptada a essa nova realidade tecnológica, alterando seus métodos e abordagens pedagógicas, tornando a educação mais prazerosa e efetiva.Com isso, torna-senecessário que a escola se mobilize no sentido de contribuir de forma significativa para a aprendizagem continua ao longo da vida.

    ResponderExcluir
  11. A escola tem que repensar suas atitudes nos dias de hoje, onde as tecnologias estão fazendo parte do dia-a-dia de todos. Deve se preparar para apresentar aulas que satisfaçam as verdadeiras necessidades dos alunos. Os profissionais devem, também, se qualificar com cursos nas áreas de informatização para que as escolas parem de ficar repetindo as cartilhas antigas e passem a ser um ambiente que se educa, visando os usos das tecnologias no cotidiano das pessoas.
    A educação e tecnologia devem andar juntas, de uma maneira que possa capacitar todos que passarem pela escola, para que se tenha um bom desempenho, ao precisar usar as ferramentas tecnológicas.
    O propósito maior deve ser facilitar uma formação continuada para os profissionais da educação, onde possam ser capazes de fazer um ambiente de aprendizagem qualificado, conhecendo seus alunos, criando condições para que o aprendiz possa desenvolver seus conhecimentos e sejam capazes de enfrentar os desafios do mundo globalizado.
    Com isso todos devem colaborar para que haja uma real integração entre escola e tecnologia. Mas para acontecer esse fato é necessário que a escola seja organizada aglomerando as diversas áreas do conhecimento. Assumindo um papel de educar para a vida em sociedade, mesmo que seja preciso ampliar os horizontes de seus professores frente as mudanças e avanços tecnológicos atuais.As tecnologias devem ser usadas a serviço da educação.

    ResponderExcluir
  12. A educação e tecnologia devem andar juntas, de uma maneira que possa capacitar todos que passarem pela escola, para que se tenha um bom desempenho, ao precisar usar as ferramentas tecnológicas.
    O propósito maior deve ser facilitar uma formação continuada para os profissionais da educação, onde possam ser capazes de fazer um ambiente de aprendizagem qualificado, conhecendo seus alunos, criando condições para que o aprendiz possa desenvolver seus conhecimentos e sejam capazes de enfrentar os desafios do mundo globalizado.
    E os meios de comunicação estão presentes na vida de todos.Assim, todos devem se empenhar para usufrir deles com precisão.

    ResponderExcluir
  13. PROINFO 100 HORAS – Ensinando e aprendendo com as TICs Atividade 1.3 - Reflexão sobre a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias. Segundo o professor Dowbor a necessidade de conhecimento está aumentando e o volume de informações se tornou imenso. A visão geral é que precisamos de escolas menos lecionadora e sim organizadora de conhecimentos e que não se deve estar preocupada só com o currículo e sim com toda a proposta com relação às mudanças que estão surgindo, pois o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola deve estar pronta para essa mudança. Precisamos compreender o que é necessário a cada um de nós, levando-se em conta a nossa realidade e partir daí, organizarmos essas informações. É necessário que a escola proporcione para as pessoas de diferentes classes e regiões o acesso as informações tecnológicas. Para tanto, ela deve tornar seus espaços escolares em espaços que dêem significado à aprendizagem, levando em consideração essa nova demanda contemporânea. Sandra Gomes, Fernanda Coelho, Cristina Sousa – 29/08/2011

    ResponderExcluir
  14. A entrevista do professor Landislau Dowbor nos faz refletir sobre a educação e a tecnologia, onde ele fala que a escola tem que ser menos lecionadora e mais organizadora.
    O volume de informações repassadas através das mídias se tornou imenso e cabe aos profissionais da educação usá-los a favor do processo ensino aprendizagem se tornando assim uma escola articuladora que promove a interação entre a educação e vida profissional que esse aluno terá no futuro.

    ResponderExcluir
  15. Suely Oliveira e Rogéria
    Considerações finais sobre a entrevista de DR.Ladislau Dowbor sobre a educação e tecnologia
    _A educação frente à explosão do universo do conhecimento e das tecnologias
    correspondentes, faz com que a escola do futuro ,repense o seu papel no sentido mais
    amplo ,sem se preocupar com o currículo escolar.
    _O ponto de partida é a necessidade de conhecimento em todas as áreas, independente da
    idade, para não ficarem excluídos da evolução tecnológica.
    _Repensar e discernir o que é importante para os nossos alunos e fazer com que eles
    explorem as possibilidades disponíveis a fim de ampliar, à sua maneira, as necessidades de
    assimilarem determinados assuntos ou conteúdos.
    _A escola deve ser articulada com outros espaços do conhecimento, pois a sociedade em si
    oferece inúmeras oportunidades, das quais quase todos têm acesso.
    _A educação deve ser mais facilitadora de inserção no mercado de trabalho, levando os alunos
    a conhecerem diferentes realidades ao mundo no qual essa juventude vá se inserir
    futuramente. Hoje, a educação e a vida profissional estão interligadas e têm que se
    constituírem para a vida inteira.
    _ A escola deve ter uma metodologia mais flexível e inovadora, adaptada a essa nova
    realidade tecnológica, alterando seus métodos e suas abordagens pedagógicas, tornando a
    educação mais prazerosa e efetiva.
    _Assim, torna-se necessário que a escola se mobilize, no sentido, de contribuir de forma
    significativa para a aprendizagem continua ao longo da vida.

    ResponderExcluir
  16. Ensinando e Aprendendo com as TIC
    Cursista: Vanda Aparecida de Resende
    Tutora: Goretti
    Ser professor nos dias atuais é um desafio. Hoje preciso me adequar ao mundo voltado para a informática, pois preciso atender as expectativas dos meus alunos, as minhas e as do mundo de uma forma geral.
    O aperfeiçoamento precisa ser constante em qualquer profissão, mas a de professor é enorme, pois a todo o momento esbarramos com a tecnologia e com a sede que os alunos têm de novos conhecimentos.
    Tenho muito que aprender e com esforço constante e inovação acredito estar no caminho certo. A interação enriquece os conhecimentos e é através de muito esforço que conseguirei despertar em meus alunos o gosto pela escola e o conhecimento tecnológico que é tão necessário. Não estou à mercê da sorte.
    Sempre que tenho oportunidade me dedico à formação continuada, assim ao mesmo tempo em que transmito conhecimentos eu aprendo e espero superar este desafio e apropriar-me de novas técnicas de ensinar.
    Resende Costa

    ResponderExcluir
  17. Atividade 1.3 - Proinfo – 100 horas
    Tecnologias da Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs

    De acordo com a entrevista de Ladislau Sawbor, a escola atual deve repensar suas atitudes, observando que o uso das tecnologias, cada vez mais, fazem parte do cotidiano das pessoas.
    Daí a necessidade dos profissionais da educação se qualificarem em cursos nas áreas de informática para que possam acompanhar as mudanças, preparar aulas mais interessantes e deixar velhos costumes, visando criar um ambiente que se educa, através do uso das novas tecnologias presentes.
    Educação e Tecnologia devem estar juntas de modo que ao passarem pela escola, todos possam usufruir dos benefícios da informática sendo capazes de enfrentar os novos desafios do mundo globalizado.
    É preciso que todos colaborem para que haja uma real integração entre escola e tecnologia. È necessário ampliar os horizontes dos educadores frente aos novos desafios e avanços dos dias atuais. Cabe também a escola encontrar maneiras de facilitar o uso das tecnologias a serviço da educação.

    Elvira Aparecida Medes
    Resende Costa, 2 de setembro de 2011

    ResponderExcluir
  18. [...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)



    Diante da afirmação acima só se pode admitir o quanto os avanços tecnológicos vem nos alertar no sentido de adotarmos uma postura que denote as necessárias e inefáveis mudanças paradigmáticas das quais o processo ensino e aprendizagem encontra-se agora subordinado sob pena de perder sua identidade e tornar-se em certa medida obsoleto.
    Tal obsolescência advém do fato de que a escola, outrora detentora do titulo de melhor espaço desenvolvedor do conhecimento, encontra-se despersonalizada e despersonificada dessa identidade, haja visto que, com o advento da web e a democratização torrencial da informação, todos podem, de posse das informações, transformá-las em conhecimentos.
    Assim, o grande desafio é na realidade gerenciar essas informações e o próprio conhecimento. A escola deverá servir como principal articuladora desse novo processo ensino-aprendizagem que enseja a formação do novo profissional e é preciso antes de tudo deixar, ela a escola, de ser tão lecionadora tanto quanto, presa em si mesma na pretensão de ainda se vê como o mais viável espaço do conhecimento.
    Atualmente mais do que nunca os espaços de conhecimento se multiplicam a cada novo modelo de PC, celular, memórias e programas de comunicação midiáticos, então comunicar-se passou de necessidade para essencialidade e ocorre com a naturalidade com que respiramos. Se for assim, exageros à parte custa-nos educadores admitir que nos comunicamos pouco e que nossos alunos, o mercado de trabalho e acima de tudo, as tecnologias exigem desse novo mestre uma nova postura.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. 1.3- Com a tecnologia, as escolas devem repensar seu papel como formadoras do indivíduo, buscando valorizar o mundo virtual, diferenciando o que é importante para os nossos alunos e possibilitando a assimilação dos conteúdos a serem ensinados.
    A escola deve ser mais inovadora e flexível, buscando a inserção do aluno no mundo digital, para que este possa, no futuro, ter uma vida profissional mais significativa.

    ResponderExcluir
  21. 1.4- o telefone público, computador, o som de CD, a televisão e o DVD são mais utilizados, sendo que o computador está apoiado em uma proposta pedagógica que potencializa a produção do indivíduo como ser pensante e atuante na sociedade em que está inserido, expressando sua opinião e respeitando a opinião do outro.

    ResponderExcluir
  22. Hoje, precisamos mais de conhecimento do que de máquinas.
    Diante do universo do conhecimento, e das tecnologias, a escola precisa ser mais organizadora e articuladora dos diversos espaços de conhecimento.
    O conhecimento não é adquirido apenas na escola, mas também dos meios de comunicação, principalmente da televisão. Cerca de 92% dos domicílios do Brasil tem televisão, se ela fosse usada de maneira inteligente daríamos um grande salto.
    Com o grande número de informações que dos quais nos disponibilizamos, às vezes temos problemas em saber selecioná-las. Precisamos saber ensinar metodologias para que os conhecimentos captados sejam organizados.
    Com essa grande evolução tecnológica as empresas precisam oferecer cursos de formação para seus funcionários, a formação é continuada.
    Por fim, a escola deveria relacionar o trabalho com a escola, o aluno precisa conhecer o que se passa, por exemplo, dentro de um banco ou de um hospital.

    ResponderExcluir
  23. A informação no ambiente escolar passa a ser não mais um meio auxiliar e sim uma necessidade para a inovação do processo educacional

    Ignorar a informatização é o mesmo que não querer evoluir, aprender ou melhor é o mesmo que esquecer tudo que já se sabe.

    A necessidade de ir além das fronteiras físicas da escola tem ficado cada vez mais intensa. Tudo se tornou convencional depois da era tecnologica.

    Uma pessoa que não se interafe com os meios tecnologicos está ficando cada vez mais defasado, e fora da realidae, não mais local e sim mundial.

    ResponderExcluir
  24. De acordo com o professor Ladislau o ser humano não só pode ficar com os ensinamentos apenas do âmbito escolar e sim aquele cultivado ao longo da vida.Nunca estamos prontos sabedores de tudo.E é isto que torna o aprendizado uma rica aventura.Estamos sempre buscando o novo,procurando aprender a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  25. Dr. Ladislau Doubor foi claro ao dizer que a escola deveria ser menos lecionadora e que a televisão , por exemplo, é um veículo mal utilizado. Acrescentamos aqui os celulares , os vídeos games que são dados aos filhos pelos pais sem saber sequer qual o conhecimento que seus filhos adquirirão com os aparelhos.
    Segundo Doubor , a escola deveria deixar de lado a cartilha e introduzir ao currículo escolar as novas tecnologias. O volume de informações que os alunos adquirem é muito grande e há a necessidade do professor junto ao aluno selecioná-las . Temos a tecnologia em nossas mãos, tecnologia da informação que permite fazer o trabalho da inteligência , gerar a propriedade numa ambiente coletivo que, de forma saudável , sem entrar no valor de quem é bom ou é ruim.
    Para refletirmos: Será que realmente usaremos com nossos alunos a tecnologia que agora está disponível aqui na escola? Será?

    Luciana e Solange Santos

    ResponderExcluir
  26. [...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)



    Diante da afirmação acima só se pode admitir o quanto os avanços tecnológicos vem nos alertar no sentido de adotarmos uma postura que denote as necessárias e inefáveis mudanças paradigmáticas das quais o processo ensino e aprendizagem encontra-se agora subordinado sob pena de perder sua identidade e tornar-se em certa medida obsoleto.
    Tal obsolescência advém do fato de que a escola, outrora detentora do titulo de melhor espaço desenvolvedor do conhecimento, encontra-se despersonalizada e despersonificada dessa identidade, haja visto que, com o advento da web e a democratização torrencial da informação, todos podem, de posse das informações, transformá-las em conhecimentos.
    Assim, o grande desafio é na realidade gerenciar essas informações e o próprio conhecimento. A escola deverá servir como principal articuladora desse novo processo ensino-aprendizagem que enseja a formação do novo profissional e é preciso antes de tudo deixar, ela a escola, de ser tão lecionadora tanto quanto, presa em si mesma na pretensão de ainda se vê como o mais viável espaço do conhecimento.
    Atualmente mais do que nunca os espaços de conhecimento se multiplicam a cada novo modelo de PC, celular, memórias e programas de comunicação midiáticos, então comunicar-se passou de necessidade para essencialidade e ocorre com a naturalidade com que respiramos. Se for assim, exageros à parte custa-nos educadores admitir que nos comunicamos pouco e que nossos alunos, o mercado de trabalho e acima de tudo, as tecnologias exigem desse novo mestre uma nova postura.

    Luciana, Ivana e Jeanete

    ResponderExcluir
  27. Considerações sobre a entrevista de DR.Ladislau Dowbor sobre a educação e tecnologia

    • A educação frente à explosão do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel no sentido mais amplo sem se preocupar com o currículo escolar.

    • O ponto de partida é a necessidade de conhecimento em todas as áreas, independente da idade para não ficar excluídos da evolução tecnológica.

    • Repensar e discernir o que é importante para os nossos alunos e fazer com que eles explorem as possibilidades disponíveis a fim de ampliar a sua maneira de ver determinado assunto ou conteúdo.

    • A escola deve ser articulada com outros espaços do conhecimento, pois a sociedade em si oferece inúmeras oportunidades das quais todos tem acesso.

    • A educação deve ser mais facilitadora de inserção no mercado de trabalho, levando os alunos a conhecerem diferentes realidades ao mundo no qual essa juventude vá se inserir futuramente. Hoje, educação e vida profissional estão interligadas e tem que se constituir para a vida inteira.

    • A escola deve ter uma metodologia mais flexível, inovadora, adaptada a essa nova realidade tecnológica, alterando seus métodos e abordagens pedagógicas, tornando a educação mais prazerosa e efetiva.

    • Com isso, torna-se necessário que a escola se mobilize no sentido de contribuir de forma significativa para a aprendizagem continua ao longo da vida.


    Ana Paula, Bete e Suely

    ResponderExcluir
  28. A partir da entrevista do prof. Dr. Ladislau Dowbor pude perceber que a aprendizagem acontece em diferentes épocas de nossa vida.. Cada dia mais necessitamos de aumentar o conhecimento, desde as atividades mais simples às mais complexas. O entrevistado em uma de suas falas fez-me entender que as novas tecnologias ajudam as pessoas na terceira idade a ter mais acesso a aprendizagem de maneira mais lúdica, prazerosa, divertida, preenchendo seu tempo e se mantendo atualizado. Em sua entrevista pude perceber sua preocupação com o avanço das tecnologias. Segundo ele, hoje nós temos muito mais necessidade de conhecimento em todas as áreas. É preciso que o ponto de partida mais amplo que a educação. Temos que pensar em escola e educação num sentido mais amplo. Outra coisa que o Professor disse de extrema importância é que a escola tem que ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos. O aluno tem que aprender a organizar suas pesquisas, suas atividades escolares do dia-a-dia.. O Professor quis dizer , que o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola tem que ser mais articuladora desse processo e não simplesmente a cada dia repetir a mesma coisa de sempre.Pois o professor e responsável desta organização, fazendo o aluno entender o conhecimento em que envolve os espaços do seu dia-a-dia dentro de uma escola cheia de informações para o professor e aluno.

    ResponderExcluir
  29. A aprendizagem acontece durante toda a vida. Ela não acontece só no âmbito escolar.
    As crianças antes de entrarem para escola são motivadas para a aprendizagem e assumem uma atitude ativa de busca de informações. O mesmo acontece com as pessoas da terceira idade que buscam fazerem o que gostam e aprender o que não tiveram tempo para aprender quando ainda eram jovens.
    Porém as instituições educacionais voltada para a educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio não trabalham esta motivação. Pois os conteúdos são desvinculados da realidade dos alunos não buscam unir a teoria ensinada com a prática. Já as instituições voltadas para a educação da terceira idade organizam os assuntos curriculares voltados para unir teoria e prática no qual eles sentem prazer em aprenderem.

    ResponderExcluir
  30. PROINFO- 100 HORAS
    ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
    Resende Costa 5/9/2011
    Entrevista: Educação e tecnologia com Ladislau Dowbor
    •Sociedade atual: intensidade e necessidade de conhecimento
    •O professor tem dificuldade de acesso a esses novos conhecimentos
    •Volume de informação imenso
    •A escola deve mudar o seu currículo e ser articuladora, facilitadora e organizadora do conhecimento e da informação
    •Educação introdutória ao mundo, onde educação e vida profissional possam interagir
    •Escola menos lecionadora e mais organizadora, articuladora desse conhecimento.

    ResponderExcluir
  31. Proinfo 100 horas – Ensinando e aprendendo com as TICs
    Cursista: Virgínia Daher de Oliveira Coelho
    Tutora: Maria Goretti Resende

    Entrevista com Dr. Ladislau Dowbor – Educação e Tecnologia

    Novas tecnologias e o futuro da educação

    1º ponto: aumento da densidade de conhecimentos em todas as áreas
    . formação tecnológica de novos profissionais;
    . necessidade de uma escola menos lecionadora e mais organizadora e articuladora do conhecimento;
    . fontes de informações: escola e televisão( que não é usada de maneira inteligente);
    . as empresas vêm se empenhando em se requalificar e por isso, há uma multiplicação de cursos privados (internet, Windows...);
    . a escola deve acompanhar essas mudanças e não apenas repetir a cartilha.

    2º ponto: imenso volume de informações
    . “A cabeça não deve ser bem cheia, deve ser bem feita.” (Montaigne) – seleção de informações;
    . os alunos devem aprender a organizar memórias e informações;
    . as metodologias devem ser mais centralizadoras;
    . é necessário fazer o reequilíbrio educacional no Brasil (introduzir no currículo aulas práticas para que, ao sair da escola, o jovem não fique perdido na realidade profissional);
    . disponibilidade de maneira flexível entre trabalho e educação;
    . educação: introdutória ao mundo(jovens)
    Facilitadora de reinserção ( adultos).











    Resende Costa – 4 de setembro de 2011.

    ResponderExcluir
  32. - As tecnologias são importantes , se soubermos utilizá-las corretamente.

    - A sociedade do conhecimento, a escola, precisa repensar o seu papel diante da atual explosão do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes.

    - A densidade de todo conhecimento em todas áreas estão aumentando.

    - A escola tem que ser menos lecionadora e passar a ser mais organizadora e do conhecimento.

    ResponderExcluir
  33. Entrevista: Professor Ladislau Dowbor sobre “Educação e Tecnologia”
    Anote os pontos principais:
    1- Necessidade de conhecimento em todas as áreas;
    2- Dificuldade dos professores;
    3- A educação deve ser articuladora do conhecimento – Tv, Internet ...;
    4- A escola deve ser menos lecionadora;
    5- Necessidade de selecionar o conhecimento – organizar informação;
    6- Interação entre educação e vida profissional.

    Maristela de Oliveira Peluzi

    ResponderExcluir
  34. Renata e Silvanda disseram:A tecnologia está presente em nossa vida,está é uma frase bem conhecida.Mas o assunto em questão, é como essa tecnologia está sendo utilizada em nossa vida e em especial, no nosso caso, na escola.
    A s novas tecnologias, assim como muitas outras coisas em nossa vida, precisam ser utilizadas de maneira consciente e com um objetivo proposto.Com a implantação dessa ferramenta em nossa prática pedagógica, muitos ensinamentos são incorporados.Cabe a cada um de nós, profissional da educação, saber entendê-los e utilizá-los de forma a levar os nossos alunos a produzirem conhecimento.Devemos mostrar a eles que aquele aprendizado não começou nesse momento, mas que ele já veio adquirindo e que não terminará ali, mas que terá um processo contínuo.É muito importante e achamos, que imprescindível, que os nossos alunos estejam envolvidos nesse processo de aprendizagem.É preciso aprender a aprender, ou seja, não só transmitir conhecimentos, mas expor a sua opinião e ouvir as opiniões dos outros.

    ResponderExcluir
  35. Conforme o Professor Ladislau , devemos selecionar as informações para podermos organizar
    os nossos conhecimentos e ter uma escola articuladora, pois o espaço tecnológico está a cada
    dia multiplicando-se, evoluindo ,fazendo com que a escola repense o seu papel. Os meios de
    comunicação e de tecnologia estão presentes na vida de muitos cidadãos sejam eles
    professores ou alunos. O que precisamos hoje, nós professores, é estarmos dispostos a
    receber essas novas informações e organizá-las. Faz-se necessário que as capacitações
    continuadas atendam as necessidades de cada professor, onde os conhecimentos sejam
    direcionados à aprendizagem e que sejam mais atrativos, objetivos e diferenciados,
    assim, o professor terá um norte para aplicar essas novas tecnologias aos seus alunos e
    atingir os objetivos desejados.
    Flavia,Irnamara, Léia e Selma

    ResponderExcluir
  36. É preciso fazer uma reflexão sobre as influências das tecnologias no cotidiano dos indivíduos, pois cada
    época vivida pela humanidade tem características próprias. E, em cada uma dessas épocas, houve aspectos
    positivos e negativos. Assim; acontece hoje, os efeitos da tecnologia têm forte penetrabilidade na existência
    cotidiana dos sujeitos e da coletividade.
    Hoje sabemos que precisamos da tecnologia incorporada em nossa vida principalmente na educação, objetivando um aprendizado que satisfaça as necessidades da atualidade.
    É função do educador canalizar esta ferramenta, para que seja utilizada da melhor maneira.

    ResponderExcluir