domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade 1.2

 Atividade 1.2: Debate sobre o tema identidade do professor: Quem sou eu como professor e aprendiz. 

49 comentários:

  1. Ser professor
    Quando paramos para refletir sobre o que é ser professor nos dias de hoje, chegamos a uma conclusão que acredito ser quase, ou totalmente unânime: não é nada fácil! Requer paciência, dedicação e comprometimento com a formação cognitiva de alunos das mais variadas origens e características. Não obstante, com a formação valorativa dos mesmos.
    Como em qualquer outra profissão, enfrentamos desafios, obstáculos, que nos levam muitas vezes a desanimar e perguntar, se é isto mesmo que queremos para nossas vidas. O professor de hoje em dia, não é visto como outrora, seja pelos alunos e famílias, que não nos vêem como referência de conduta, ou mesmo pela sociedade civil que credita aos profissionais do magistério, uma das piores escolhas profissionais a serem feitas. É comum ouvirmos alguém comentar: coitados destes professores, os alunos perderam o respeito! E, sem falar dos jovens vestibulandos que estão cada vez mais desanimados em seguir uma carreira de magistério.
    Então, como podemos encontrar incentivo em trabalhar diante de uma realidade tão desestimuladora? Realidade esta, com salários altamente defasados, com constantes notícias de agressões físicas e verbais de alunos a professores em sala de aula; fatos que infelizmente acontecem em todas as esferas educacionais: pública, particular, e até mesmo em instituições de ensino superior. Não podendo esquecer, o descaso dos governantes para com a classe.
    Os problemas são inúmeros como podemos notar, porém, o prazer em ensinar aquilo que aprendemos é indescritível. E a interação aluno/professor? Da mesma forma que repassamos conteúdos, recebemos ensinamentos que nos fazem entender melhor o “Ser Humano”, seus conflitos, medos e sonhos. E assim, acabamos também, por nos conhecer melhor.
    Ser professor é questão de amor, de vocação! Tem que gostar muito do que faz, para dar certo. Caso contrário, não há sentido.

    ResponderExcluir
  2. Ser professor

    Enquanto professora, nunca senti tamanha necessidade de acompanhar as transformações ocorridas na sociedade, que com certeza,interferem no processo escolar, em todas as instituições sociaias e na vida do ser humano.
    Um turbilhão de mudanças e avanços tecnológicos, escola para todos... mudanças na educação e a necessidade de não só entender o processo ensino aprendizagem como também o que querem e necessitam nossos alunos. A preparação para a produção de conhecimento. Eis aí o grande desafio!
    Sinto a necessidade de aprimorar meus conhecimentos em relação a área de trabalho, ampliar os horizontes, buscar ferramentas que auxiliem o acompanhamento da era digital,.
    Enfim, sinto que, embora pequena num mundo tão grande de transformações, creio que necessito aprender a aprender, reaprender afinal, somos eternos aprendizes.


    Rita Castro

    ResponderExcluir
  3. Quem sou eu enquanto professor e aprendiz? Sou uma professora bastante preocupada
    com a aprendizagem de meus alunos; procuro desenvolver uma prática interativa,
    ouvindo suas ideias, respeitando seus valores, tentando diversificar atividades,
    procurando adequar os conteúdos à realidade e necessidade dos educandos na intenção
    de prepará-los para o mercado de trabalho e principalmente para a vida. procuro
    despertar o máximo a curiosidade deles; diria que algumas vezes; . Acho que esta
    questão de despertar interesse e motivar os alunos é muito relativa, depende de vários
    fatores tipo idade, valores, humor estresse, etc. Gosto de trabalhar com projetos porque

    o aluno interage mais com a aula e aquilo que é interessante e importante para alguns
    passa a ser para muitos também porque ele passa a vivenciar isso, procuro nas minhas
    práticas pedagógicas usar de todos os recursos tecnológicos disponíveis no meu
    ambiente de trabalho. Há uma necessidade de mudar na forma de ensinar somente
    quadro e giz já não atrai os alunos pois lá fora eles vivem num mundo muito mais
    atraente e interativo, mas como fazê-la? De que recursos dispomos? Será que estamos
    mesmo preparados para utilizar todos os benefícios das tecnologias e vencer o desafio
    de converter informações em conhecimento? Precisamos refletir e dinamizar nossa
    prática pedagógica, sistematizar e organizar conteúdos interessantes, buscar soluções
    para os problemas que certamente se apresentarão, compartilhando experiências com
    nossos colegas de área de atuação e também com toda a comunidade escolar , ensinando
    e aprendendo com os colegas e até mesmo com os alunos, para que possamos vencer os
    desafios impostos pela sociedade e pela evolução tecnológica.

    ResponderExcluir
  4. Um professor aprendiz é aquele que está sempre pronto a aprender a aprender. É aquele que nunca desiste daqueles alunos que tem dificuldades. Sou uma professora aprendiz, pois a cada aula aprendo um pouco com meus alunos. A troca de informações entre aluno e professor é muito importante. Estou me capacitando e me acho capaz de orientar e coordenar o processo de conhecimento no avanço tecnológico. Procuro ter um bom relacionamento com meus alunos e suas respectivas famílias e também com as colegas de trabalho. No meu ver em uma sala de aula não pode haver somente a transmissão de conhecimentos, mas sim a interação do professor e aluno. O professor deve estar sempre orientando e provocando seus alunos na modificação de suas atitudes, ativando suas mentes e despertando-os para a reflexão sobre o aprendizado. Inovar é preciso!
    Imaculada

    ResponderExcluir
  5. Na sociedade em que vivemos atualmente se torna um grande desafio ser professor, pois a todo instante surge novas tecnologias e grande complexidade social, vários são os grupos sociais inseridos na escola. A sociedade ainda não sabe com clareza quais são os objetivos da escola. Ela está delegando à escola uma série de exigências, inclusive os pais estão deixando para a escola a missão de educar seus filhos, não conseguem assegurar a autoridade necessária.
    Como educador necessário se faz que o professor busque sempre o aperfeiçoamento através de práticas diversificadas de ensino acompanhando os avanços da tecnologia.
    Para que a prática do professor esteja de acordo com que se espera dele, é necessário que ele seja muito mais que um transmissor de conhecimentos, mas que ele compreenda e organize os conhecimentos, buscando refletir sua prática pedagógica, interagindo através da troca de experiências.
    Enfrentando todas essas dificuldades é fundamental que os professores estejam tranqüilos para exercer sua grande missão.
    Como educadora acredito que depende de cada um de nós comprometidos com a educação para que juntos possamos vencer todos os desafios e superar as dificuldades.
    Cidinha

    ResponderExcluir
  6. Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não
    somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos.
    Na minha atuação como professora de Educação Infantil, procuro desenvolver atividade que
    despertem nos alunos alegria de estar em uma sala de aula.
    No mundo atual onde o professor precisa ser educador, conselheiro, psicólogo, analista pra está
    ajudando seus alunos da melhor maneira possível. Onde os meios de comunicações ajudam e
    prejudicam ao mesmo tempo a educação e deixam as famílias em verdadeiras ilhas dentro de sua
    casa. É necessário que o professor compreenda cada aluno para poder está ajudando. Ser um
    bom educador nos dias atuais depende de muita vontade, coragem, audácia, pois as crianças
    chegam às escolas com grande bagagem de assuntos adquiridos por meios tecnológicos, por isso,
    torna-se bem mais difícil tarefa de ensinar. A nossa clientela é formada por diferentes classes
    sociais, onde no passado só estudava realmente, quem queria aprender e ter o conhecimento,
    não era lei obrigatória.
    O ato de ser professor não é apenas ensinar, ser professor é acender a luz que guiará os passos
    de um ser humano por toda sua infância, adolescência até a fase adulta, somente esta luz pode
    guiar um ser por entre as ciladas e adversidades que o mundo nos apresenta dia a dia, e para que
    isso aconteça é necessário muita dedicação e empenho por parte do professor, em minha
    opinião, esta é uma profissão iluminada.

    ResponderExcluir
  7. Atualmente, é muito mais difícil ser professor devido às exigências da sociedade, pois ele precisa trabalhar com a diversidade que existe e que no passado não existia. Antes os saberes eram limitados e o professor dominava os conteúdos com muita facilidade, mas hoje isso mudou e a realidade é outra. A sociedade exige mais do professor e ele se sente inseguro diante de tantos avanços tecnológicos, pois parece que quanto mais ele aprende, menos ele sabe. Hoje, o professor não só transmite conhecimentos, mas ele busca as fontes tecnológicas para sempre aprender mais e organiza suas aprendizagens para levá-las à sala de aula. Ele é hoje, um pesquisador que reflete sobre suas pesquisas visando inovar as suas práticas de ensino.
    Assim, o professor está sempre preocupado em aprender mais e com isso vem a incerteza diante da complexidade do seu trabalho.
    Resende Costa
    Eleana

    ResponderExcluir
  8. Ser professora hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ela precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos.
    Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Ufa, quanta coisa um único professor deve obter, sendo que isso não é tudo, existem mais inúmeras coisas que ele precisa, como paciência, criatividade, humildade, carisma, domino próprio.
    A professora de verdade sabe provocar curiosidade, ensina a pesquisar, a separar o joio do trigo, a usar o que se aprende em situações novas, transformando o aprender em compreender".
    Portanto, a profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc. Até mesmo nós como professora aprendemos todos os dias , a formação continuada deve ser constante na vida deles.” O Problema é velocidade,e portanto, para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido, não há nada mais pertinente do que saber pensar."

    Regina Resende

    ResponderExcluir
  9. Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos.A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc.
    Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crí¬tica, mas também formam pessoas.
    Ser professor nos dias de hoje, vai além de saber ensinar, transmitir o conhecimento. Ser professor hoje é saber ouvir a criança, ser criativo, saber lidar com as diversas situações do dia-a-dia escolar, interagir com a realidade do aluno, ter um bom relacionamento com as crianças, com a comunidade escolar. Procuro ser uma pessoa moderna, atualizada, pensando sempre em buscar um histórico da criança para poder compreendê-la. Vejo que os recursos tecnológicos vieram para me ajudar, é uma nova ferramenta de ensino, onde a base do conhecimento tecnológico começa a fazer parte do meu cotidiano. Através da INCLUSÃO DIGITAL, vejo como ferramenta de trabalho de alta qualidade, onde possibilita a criança vivenciar uma experiência diferenciada.

    ResponderExcluir
  10. O que é ser professor hoje?
    Ser professor é buscar sempre mais aprender a aprender para poder repassar conhecimentos para os alunos, é ser reflexível, saber trabalhar com os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos.
    Enfim, ser professor é ajudar o aluno a entender a linguagem mundial, dentro e fora da escola.Vai além de ensinar, transmitir conhecimentos.
    Como professor e aprendiz, me considero uma profissional que atualizo a cada dia, pois não somos donos nem conhecedores do saber e sempre aprendemos com nossos alunos e colegas de trabalho.
    É estar atento as mudanças que vem acontecendo na educação, desafiar as novas tecnologias que instigam a construção do conhecimento.

    Resende Costa 25/8/2011
    Ativ 1.2 -Lucilvania

    ResponderExcluir
  11. Quem sou como professor e aprendiz.

    Hoje em dia ser professor não é uma tarefa fácil, pois além de lidar com
    os saberes tem também que lidar com as tecnologias existentes atualmente.
    Uma das grandes dificuldades de ser professor atualmente é que a
    sociedade não tem tido muita clareza dos objetivos da escola e tem cobrado
    muito dos professores. Alguns pais estão transferindo para os professores e
    a escola a tarefa de educarem seus filhos.
    O professor nunca está pronto, sua formação continua ao longo de toda
    sua vida profissional. Por isso a importância dos cursos de formação
    continuada para que os professores tenham a oportunidade de ampliarem
    seus conhecimentos.
    Como professora, procuro está sempre participando de cursos,
    buscando me aprimorar e ampliar meus conhecimentos, pois somos sempre
    aprendizes.

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante essa reflexão sobre o conceito de hipertexto. Muitas vezes,
    utilizamos as ferramentas computacionais de forma mecanizada e/ou intuitiva e não
    paramos para pensar sobre os vários conceitos implícitos nessas ações.A linguagem
    da internet sem a utilização de hipertextos, não seria tão dinâmica e interativa.
    Como outros colegas já disseram, não é difícil se perder com tanta informação
    disponível e tantos links que simplificam e agilizam a pesquisa. Ainda bem que já
    existem ferramentas que permitem salvar as páginas e organizá-las para acesso
    posterior online ou offline. Navegando por hipertextos, as atenções voltam-se para o
    que é mais importante, como um filtro. Aquelas informações que não nos atendem,podem ser facilmente descartadas. Trata-se, então de uma nova linguagem, uma forma de comunicação multidirecional, marcada pela interxtextualidade.

    ResponderExcluir
  13. Ser professor no mundo globalizado é um grande desafio. É necessário que se busque o aperfeiçoamento constante, para que as aulas se tornem mais atrativas, pois, o aluno atual não tem o professor ou educador como única fonte de aprendizagem. O aluno aprende em casa, ao acessar a internet ou aprende pelos outros meios de comunicação. Com isso, devemos apresentar uma diversidade de conhecimentos, para que possa prender a atenção do aluno, fazendo com que ele realmente se interesse pelo que é apresentado na escola.
    Na escola deve ocorrer a busca pela interação com colegas de profissão onde se possa trocar informações, experiências, enriquecendo as aulas e visando sempre uma aprendizagem significativa para o aluno.
    Contudo, o professor se torna um eterno aprendiz, se mantendo sempre atualizado das novas ferramentas tecnológicas, para facilitar e inovar a prática pedagógica, proporcionando uma melhora contínua na educação.

    ResponderExcluir
  14. Ser professor é vencer desafios a cada dia! É viver intensamente num tempo acelerado, com consciência e sensibilidade. Ser professor é, acima de tudo, buscar despertar no aluno o desejo pelo aprendizado geral, preparando-o para a sociedade através das diversas formas de conhecimento na escola; é desenvolver no mesmo a capacidade de ler e entender o mundo que o cerca e ajudá-lo a desenvolver todo seu potencial como cidadão. Ser professor é ser herói. É apontar caminhos aos alunos,é levá-los a sonhar com um mundo melhor! É, sem dúvida,compreender o outro como ele é, com seu tempo, espaço, dificuldades e como pessoa que é.
    Como professora tenho muita fé no que faço, dispondo sempre a aprender junto com o outro, visando interagir para uma educação melhor.

    ResponderExcluir
  15. PROINFO 100 HORAS – Ensinando e aprendendo com as TICs
    Atividade 1.2 - Quem sou eu como professor e aprendiz?

    Procuro sempre me aperfeiçoar, ir em busca de novos conhecimentos, pois para ser educador atualmente, temos que está abertos para novas aprendizagens, principalmente as tecnológicas.
    Ser professor hoje, é um grande desafio, pois o progresso da tecnologia exige muito da sociedade e toda essa responsabilidade recai sobre nós, pois deveremos estar formando profissionais conscientes e preparados para enfrentar o mundo em todas as suas dimensões. Por isso a necessidade de continuar estudando, aprendendo, trocando experiências, interagindo, construindo e reconstruindo saberes.
    A escola não é mais transmissora de conhecimentos, e sim um ambiente de orientação e direcionamento, onde nada é mais estático e que é possível transformar as informações em conhecimentos construídos coletivamente.

    Sandra Gomes – 22/08/2011

    ResponderExcluir
  16. Quem sou como professor e aprendiz?
    Vivemos numa sociedade que evolui a cada dia, por isso ser professor nos dias atuais se torna um grande desafio, principalmente no que se refere aos conhecimentos tecnológicos. Através dos conhecimentos tecnológicos a postura do professor mudou, antes o professor transmitia o conhecimento enquanto o aluno recebia.
    Ser professor e aprendiz é estar atualizando e aprendendo sempre mais para uma nova cultura de aprendizagem, apropriar das novas tecnologias disponíveis, buscar novas metodologias de ensino contextualizando as informações, não bastando somente ter acesso a informação, mas saber buscá-la em diversas fontes e transformá-las em conhecimento, levando o indivíduo a resolver problemas da vida profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  17. ATIVDADE 1.1- SINTESE DO TEXTO DE JUAN IGNACIO POZO
    A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
    Tecnologias trazem o mundo para a escola, o que denominamos de novas tecnologias refere-se a todas as tecnologias, mídias, ou seja todos dispositivos digitais.Estes dispositivos possibilitam uma comunicação onde estudantes e professores são co-autores no processo de produção do conhecimento. Este fato se dá pelo novo modelo de sociedade informatizada, que tem na escola um ambiente promissor para a utilização das novas TICs, de modo orientado e adequado favorecendo o processo de aprendizagem, de autonomia da comunidade local. O momento é paradoxal, pelo fato da sociedade, incluindo a escola, não estarem preparados para absorver todos os benefícios educacionais das novas TICs. É um universo inesgotável de informações, que predispõe os indivíduos a buscar informações, mas que não consegue produzir novos conhecimentos a partir das TICs. Tudo isso se deve ao que Juan Ignacio caracteriza como uma “nova cultura de aprendizagem”. As TICs estão impondo uma nova forma social de distribuição do conhecimento na sociedade e para a escola. E sem dúvida o foco das TICs na escola são os alunos.
    Sendo assim, todos os projetos envolvendo as TICs devem consolidar a participação ativa dos alunos, como sujeito na busca de informações, desenvolvendo sua criatividade, co-autoria e senso crítico.
    Para Juan Ignacio Pozo, qualquer indivíduo pode se utilizar das novas TICs, porém são poucos que conseguem dialogar com essas tecnologias, já que as mesmas exigem uma série de elementos cognitivos para a sua compreensão. Neste sentido, a mudança na concepção de aula, a partir das TICs, permite ultrapassar os limites da sala de aula, da ideia de espaço e tempo.
    Assim, teremos a escola no mundo e o mundo na escola. As novas tecnologias nos permitem a uma conectividade que nos acompanha por todos os lugares.
    Ou, como afirma Juan Ignacio, “... a escola deve formar alunos que consigam dar sentido à informação e para democratizar a sociedade através das novas habilidades e competências de aprendizagem e de conversão em estratégias de utilização dessas novas TICs na formação da cidadania.
    Agora os professores têm uma série de instrumentos que propiciam a prática pedagógica: seja um blog, um site de pesquisa, softwares que simulam os fenômenos da natureza e do corpo humano. Ou seja, o currículo passa a ter nas novas TICs uma gama de possibilidades, mesmo que virtuais, de representação dos conteúdos propostos.
    Com todos esses desafios o governo tem disponibilizado programas para a formação continuada de professores na utilização das TICs. Porém,
    programas voltados para a TICs têm como preocupação principal a capacitação dos professores.
    Várias pesquisas têm sido desenvolvidas, tendo como destaque em todos os projetos a formação dos educadores, a prática de uso das tecnologias e a pesquisa científica.
    Contudo, é uma ação que se dá a longo prazo, já que trabalha com a mudança de mentalidade do profissional formado em uma época em que a tecnologia digital era algo muito distante da sociedade e dos cursos de formação dos docentes. Esta é sem dúvida uma mudança radical no tradicional modo de ensinar e de pensar dos professores exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores.

    ResponderExcluir
  18. Quem sou eu como professor?
    Segundo Antônio Nóvoa, ser professor hoje em dia não é uma tarefa fácil, porque além de termos que lidar com alguns saberes pedagógicos como era antigamente, precisamos também lidar com a tecnologia e com a complexidade social. Estamos, ao longo de nossa vida profissional, em constantes práticas de formação continuada, buscando nos organizar para adquirirmos competências necessárias para termos capacidade para ensinar e ajudar nossos alunos procurando prepará-los para se tornarem cidadãos que serão capazes de atuarem de forma ativa e participativa na sociedade onde vivem.
    Sendo educadora, procuro formar uma nova mentalidade nos meus alunos, despertando e estimulando o espírito empreendedor de cada um, proporcionando-lhes uma visão ampla de mundo.Identificando as características empreendedoras dos alunos, devo instigar sua capacidade realizadora, promovendo a possibilidade de autoria e autonomia de pensamentos e realizações de seus sonhos. Procuro oportunizar espaços para criatividade e iniciativa de mudanças, construir espaços de aprendizagem que levem os alunos a “aprender a aprender” e a pensar sobre as diversas situações e atuar sobre sua realidade local e global.
    E como nunca estamos prontos e acabados, estou me capacitando para que possa através da educação, formar cidadãos participativos, reflexivos, criativos e investigadores.
    Procuro sempre, refletir sobre minha postura e prática pedagógica e venho buscando novos caminhos, sempre de forma consciente, com amor, dedicação e, acima de tudo, acreditando no potencial do meu aluno. Procuro sempre trabalhar partindo da realidade e mostrando que eles são capazes de alcançar os objetivos, despertando neles a melhora na auto estima e, assim, terão mais vontade de ir para a escola.

    ResponderExcluir
  19. Na atualidade, é muito difícil ser professor, pois os educadores têm um grande desafio: tornar a escola um local mais atrativo. A escola, hoje, não têm que lidar só com conhecimento, mas também com tecnologia, que está sendo vivenciada diretamente com os alunos.
    Os professores de hoje vivem diariamente em cursos de formação, capacitação, etc porém a lógica da formação continuada deve ser centrada nas escolas e deve estar concentrada numa organização dos próprios professores, porque se o professor tiver uma fala diferente da sua ação, nada acontecerá.
    Como educadora, procuro encarar essa nova realidade e levar em conta esses hábitos e preferências dos alunos em suas estratégias pedagógicas, é cada vez mais importante informar e orientar os aprendizes para que adquiram hábitos saudáveis de estudo, limitando as fontes de estimulação e mantendo o foco de atenção nos objetivos e conteúdos a serem estudados. Devem aprender a importância de fazer cada coisa a seu tempo e estabelecer prioridades. Para que sejam hábeis em outro tipo de processamento, é recomendável estimular o quanto antes o gosto pela leitura, e estar preparado para selecionar os conteúdos que são verídicos ou essenciais e descartar o supérfluo.
    Portanto, a nossa responsabilidade como educadores é enorme, pois o modo de formar o aluno em como utilizar a tecnologia pode fazer toda a diferença.

    ResponderExcluir
  20. Ensinando e Aprendendo com as TIC
    Cursista: Vanda Aparecida de Resende
    Tutora: Goretti
    Ser professor nos dias atuais é um desafio. Hoje preciso me adequar ao mundo voltado para a informática, pois preciso atender as expectativas dos meus alunos, as minhas e as do mundo de uma forma geral.
    O aperfeiçoamento precisa ser constante em qualquer profissão, mas a de professor é enorme, pois a todo o momento esbarramos com a tecnologia e com a sede que os alunos têm de novos conhecimentos.
    Tenho muito que aprender e com esforço constante e inovação acredito estar no caminho certo. A interação enriquece os conhecimentos e é através de muito esforço que conseguirei despertar em meus alunos o gosto pela escola e o conhecimento tecnológico que é tão necessário. Não estou à mercê da sorte.
    Sempre que tenho oportunidade me dedico à formação continuada, assim ao mesmo tempo em que transmito conhecimentos eu aprendo e espero superar este desafio e apropriar-me de novas técnicas de ensinar.

    ResponderExcluir
  21. Suely Oliveira, Rogéria e Luciléa
    Com a revolução tecnológica através da informática na sociedade atual, trouxe um novo comportamento para o professor e um novo dinamismo para a produção e socialização do conhecimento e da aprendizagem. Ele deve ser capaz de perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação para transmitir aos alunos e situá-los, buscando atender as demandas que a sociedade exige. Deve ser capaz de desenvolver uma pratica pedagógica integrada aos conteúdos, ter habilidades e flexibilidade às mudanças. Como educadora de hoje, procuro inovar sempre, adequar meus alunos criando oportunidades para que os mesmos usufruam dessa evolução, desenvolvendo situações desafiadoras facilitando o processo de ensino- aprendizagem na busca do saber.

    ResponderExcluir
  22. Atividade 1.2 - Proinfo – 100 horas
    Tecnologias da Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs

    ELVIRA APARECIDA MENDES
    Durante muito tempo a profissão de educadora foi considerada uma missão, uma vocação ou mesmo quase um sacerdócio. Acredito mesmo que éramos mais valorizados no passado, não no sentido financeiro, mas éramos mais respeitados, tínhamos como aliados as famílias e talvez por não lidarmos com todos os grupos sociais isso nos facilitava de algum modo o nosso trabalho. Nem todos freqüentavam a escola, os pais ainda não tinham consciência de que a escola seria o caminho natural e mais curto para uma vida mais digna.
    Hoje recebemos nas escolas todo tipo de alunos, de todas as camadas sociais, daí a dificuldade de lidar com tanta diversidade onde cada um leva os seus valores, seus costumes, suas crenças, etc.
    Também nos favorecia a idéia de que o professor detinha o saber pronto e acabado. Hoje é muito difícil imaginar o papel do professor dessa maneira. O professor deixou de ser um mero transmissor de conhecimento e também não é mais aquela pessoa que só trabalha dentro da sala de aula. O papel do professor é muito mais que isso. Precisamos ter a consciência de que o professor do novo milênio deve participar de uma aprendizagem contínua pois o mundo não para e estamos sempre as voltas com novas descobertas. Devemos aproveitar as oportunidades que nos são oferecidas através dos cursos de capacitação,no compartilhamento de experiências com colegas,na interação com os alunos,através de textos sobre a prática pedagógica,grupos de estudos, seminários,etc.Também precisamos conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis que nos são oferecidas em nosso sistema escolar,além de entender o uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e de aprendizagem. Devemos estar preparados então para aprender a aprender, para assumirmos uma postura de abertura para que possamos adquirir uma mentalidade mais aberta, onde com certeza, novos desafios nos aguardam. RESENDE COSTA, 28 de agosto de 2011

    ResponderExcluir
  23. Ser professor atualmente é estar inserido num contexto desafiador, tanto no que diz respeito a ensinar como aprender. Diante de tantas informações, diante da diversidade existente no universo escolar , diante das cobranças da sociedade e da família torna-se difícil ser um bom professor hoje em dia.
    Portanto, considero que como professora e eterna aprendiz procuro antes de entrar na sala de aula planejar, organizar o meu trabalho sistematicamente e o mais importante conhecer os meus alunos para que eu possa desenvolver um trabalho de qualidade. Através de cursos de capacitação e aperfeiçoamento é possível aprender e apreender os conhecimentos necessários que colaborem para uma prática educativa enriquecedora. É isso que sempre me proponho a fazer para melhorar o meu desempenho.
    Entretanto, não cabe a nós professores educar os alunos para a vida da forma como a sociedade e, principalmente a família exige. Gosto muito de dizer a seguinte frase nas reuniões de pais: “A escola apenas complementa a educação de seus filhos”. Ou seja, a função do professor é fazer com o aluno aprenda a construir seu próprio conhecimento e que saiba utilizá-lo para resolver os problemas que surgirem em sua vida. Já, a educação no que se refere a respeitar o professor, dizer obrigado, pedir licença, enfim, o comportamento de cada um é tarefa dos pais.

    ResponderExcluir
  24. A formação dos educadores não se baseia apenas na racionalidade técnica, como apenas executores e donos do "saber" como: eu ensino, o aluno aprende.Na sociedade já não há lugar para esse profissional. Faço parte como a maioria ( espero) de um processo de auto-organização, onde coloco-me como professor/aluno. Ao focar-nos como alunos mudamos a forma de ensinar.Se me vejo como aprendiz , antes do que professor, coloco-me numa atitude atenta, receptiva e tenho mais facilidade em estar no lugar do aluno, de aproximar-me em como ele vê, como ele aprende , o que ele traz de conhecimento ao adentrar a escola e isso modifica meus pontos de vista.Procuro elaborar os conteúdos partindo do princípio de como cada aluno aprende, e assim adquiro uma grande capacidade de adaptar a minha linguagem , de sintonizar e com suas aspirações. Aprendo junto, estou fazendo a ponte entre informação , conhecimento e sabedoria entre teoria e prática, entre o conhecimento adquirido e o novo.
    E as consequências disso é que aprendo mais se incorporo a aprendizagem a mim e ao outro, falamos a mesma "língua" e assim, entendo melhor os mecanismos de aprender, as dificuldades minhas e de meus alunos onde eu me encontro onde eles estão.

    ResponderExcluir
  25. Sou uma profissional da educação que vive sempre á procura de se aperfeiçoar e em busca de novos conhecimentos, pois para ser educador
    atualmente, temos que está aberto para novas aprendizagens, principalmente as tecnológicas. Hoje, o professor mediador tem que saber lidar com as tecnologias e também com a complexidade social, pois esta complexidade
    acentua-se, ainda, pelo fato de que a sociedade tem dificuldades em saber
    para que ela quer à escola, pois essa sociedade ainda não sabe qual é o
    objetivo principal desta instituição escolar.Os tempos mudaram, as pessoas
    também e junto com eles à escola mudou, pois durante muito tempo ela servia
    como um fator de promoção social, só que atualmente, por não saberem o
    papel desta instituição jogam todas as responsabilidades para ela. A clientela
    que chega hoje nas nossas escolas, não importa o nível social, etnia ou religião, elas trazem uma grande bagagem que nos ensinam muito e na sua
    maioria eles já tem formalidade com as novas tecnologias, por isso, muitas vezes às aulas só no quadro e giz não chamam-lhes atenção porque esses educando vivem num mundo onde tudo é colorido e rápido e na sala de aula
    não têm esses atrativos. É aí que entra a questão do professor ser um mediador e buscar junto à sociedade metodologias novas para serem ensinados nas escolas, os conhecimentos que eles tanto precisam para quando saírem da fase escolar poderem colocar em prática na sua vida
    profissional, dando assim, vida a esse conhecimento trazido da sociedade por
    eles para à escola. Então, cresce cada dia mais a responsabilidade da escola
    e de seus profissionais no campo educacional para oferecer à sociedade um
    bom resultado

    ResponderExcluir
  26. Quem sou como professor e aprendiz?
    Minha reflexão sobre o que é ser professor hoje, é considerada sob dois pontos de vista.
    O primeiro seria refletir se sou um professor preocupado com as competências que devo desenvolver: sou um professor organizador de aprendizagem? Será que busco compreender o conhecimento para que eu possa transmitir o aprendizado para a sua construção ? Sou um professor pesquisador, indagador e reflexivo?
    Eu diria que sou ilimitada ao dizer que sim para todas essas perguntas. Sou consciente e sei que um professor precisa estar em constante metamorfose intelectual para que ele possa satisfazer os anseios dos alunos que estão inseridos em um mundo globalizado. Ser professor nessa situação, eu diria que é trabalhoso mas compensador.
    O segundo ponto de vista é mais complicado e até frustrante. Será que ser professor de alunos que são vítimas de um Sistema Educacional medíocre, onde o que vale é dizer que a maioria dos jovens concluíram a Educação Básica é compensador?
    Eu digo que não. Somos massacrados não só pela desvalorização salarial mas, principalmente pelas condições que somos submetidos a trabalhar.
    Temos que dar quantas recuperações forem necessárias (paralela, bimestral,anual, estudo de férias, dependência...) para que o aluno seja promovido; temos que dar trabalhos para facilitar a vida do aluno; no final do ano tem aprova do estado que vai avaliar o professor;módulo 2(no sábado);
    Sem falar das responsabilidades da família que foram transferidas para a escola e quem tem que dar conta é o professor.

    ResponderExcluir
  27. file:///media/ANA CAROLIN/Atividade1.2_anacarolina (2).doc

    ResponderExcluir
  28. Atividade1.2
    Proinfo 100h

    Querer ensinar e não saber como ensinar é um grande desafio para um educador na área da educação. Ser professor, não basta estar sempre muito bem informado, ganhar a atenção e confiança dos alunos, é necessário ser ativo, eficiente e inovador.

    O mundo está a cada dia mais novo e rápido. Então cabe aos educadores buscar a todo instante a informação moderna, virtual e de boa qualidade para que o professor possa conseguir chegar e estar sempre além do aluno para assim, saber solucionar as dúvidas e empasses dos alunos.

    Atualmente, ser professor é muito difícil. Concorrer com uma rede de informações onde de tudo tem muito, é muito preocupante. Hoje, o professor está tendo que trabalhar e pesquisar muito e estar sempre mais atualizado ou pelo menos na mesma intensidade que os alunos. Pois, caso contrário, aquele professor isolado terá grandes transtornos dentro de um processo educacional. O computador passa a ter mais conteúdo que ele.

    Sendo assim, na medida do possível, quanto professora, tento acompanhar as atualizações durante o decorrer do tempo. Saber e conseguir estar sempre informado, é muito difícil, mas na medida do possível tenho conseguido. Aprender com pesquisas, buscas, estudo e até mesmo através do contato com os próprios alunos e colegas de trabalho, também é de grande importância para a aprimoração do conhecimento de um educador e educando. Assim, sou professor e aprendiz diante de tantas transformações.

    ResponderExcluir
  29. Eu me vejo como um professor aprendiz pois neste mundo tecnológico nunca sabemos tudo a cada dia temos que estudar para não ficarmos para trás.
    Hoje o professor deve correr sempre atas de novas tecnologias,maneiras mais interessantes para que alunos não sintam desmotivados com a escola.Tudo que se faz hoje e pensando no aluno e no seu rendimento,seu intelecto.Se o professor não procura atrair seus alunos o mundo tecnológico vai lhe ensinar o que ele não aprende na escola.Mas esta aprendizagem tecnológica deve ser monitorada por alguém com o bom senso de separar o que realmente merece credito do que e apenas papagaiada,e e ai que entra o professor ,que hoje e antes de tudo o facilitador para levar seu alunado a verdadeira aprendizagem significativa que lhe será valida por toda sua vida.Para ser este facilitador o professor deve procurar aprender sempre mais investindo na sua própria aprendizagem.

    ResponderExcluir
  30. Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil. A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc. Requer equilíbrio, tolerância e, principalmente, controle emocional. Muitas vezes deparamos com situações deprimentes: alunos intolerantes, violentos, sem perspectiva de futuro. Outra questão importante é salário o valor hora-aula, infelizmente, não corresponde mais às necessidades básicas do profissional. O professor virou um ‘bóia-fria’. Todo ano corre atrás das aulas fechando seu cargo em várias escolas para conseguir sua sobrevivência básica, nem sempre com a qualidade desejada.
    Sem dúvida ser professor hoje é muito diferente de outras épocas, por tudo aquilo que vivenciamos em termos de avanço no conhecimento, nas tecnologias da informação, na maneira como as pessoas se relaciona, na forma como os filhos são educados, no modo como as famílias são estruturadas. Como disse Antônio Nóvoa em sua na entrevista: ”Hoje, os professores têm que lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a com¬plexidade social, o que não existia no passado. Isto é, quando todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres aos mais ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando toda essa gente está dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum modo, esse desígnio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atinge uma enorme complexidade que não existia no passado.”
    Cabe o professor saber lidar com essas diferenças tentando fazer da escola um lugar agradável e prazeroso para atrair os alunos.
    Ser professor nos dias atuais é um desafio porque hoje o professor não dá mais informação, os alunos chegam com elas!Cabe ao professor ajudar a selecioná-las e transformá-las em conhecimento cientifico, usando suas teorias na prática. Ele deve ‘aprender a aprender’ com os alunos e com toda a comunidade, que precisam participar da escola.
    Eu, como professora, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo. Cada vez mais procurando inteirar com os assuntos de inovações de nossos cotidianos, falamos sobre os assuntos abordados, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade.









    Aluna: Elisabete Aparecida Resende Maia Andrade.

    ResponderExcluir
  31. Em primeiro lugar, o professor será sempre um aprendiz.Tenho que ter responsabilidade em exercer minha profissão e desenvolver meu trabalho numa perspectiva que cada aluno é um pesquisador e acredito que o meu papel é de mediadora e incentivadora na busca de novos conhecimentos e que a escola é um espaço de aprendizagem e pesquisa.
    Diante de nossos afazeres , é nosso desafio levar os integrantes da escola a refletirem sobre a verdadeira causa de estar ali na escola, como uma instituição preparada intencionalmente para incentivar a busca do saber, onde o professor é o condutor dessa busca. Numa visão emancipadora , não só transformar a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formar pessoas.
    Ser professor não é tarefa fácil. Segundo o autor , a própria sociedade tem dificuldade em ter uma clareza de quais devem ser os objetivos da escola.Hoje , sinto que eu e todos os outros professores possuímos várias graduações, porque a própria família acha que devemos ter domínio em psicologia , neuropediatria, enfermagem e até mesmo babá.
    Como aprendiz sei que é importante a competência educativa e atualização constante para realizar um trabalho de qualidade visando as mudanças que acontecem a cada momento e uma aprendizagem contínua que acontece ao longo de toda a vida e ele veio para aprender através da diversidade de ferramentas que as tecnologias nos proporcionam.
    Para completar , de acordo com reportagem de Marita Andrade , haverá um apagão no magistério devido a salários baixos e muitas dificuldades no dia a dia da escola. A sala de aula não é mais a principal opção de trabalho. Segundo Mozart Neves " Se o estado brasileiro não encarar a educação como algo estratégico , não sairemos da condição em que nos encontramos".

    Solange Lídia

    ResponderExcluir
  32. Ser professor nos dias atuais exige uma constante reavaliação do processo de ensino-aprendizagem. Os recursos digitais vieram para ficar e também revolucionar a nossa prática pedagógica. As tecnologias devem funcionar como estímulo permanente à criação e a produção e não apenas como meras ferramentas. Nosso trabalho exige acima de tudo muita dedicação, paciência, inovação e, principalmente, a certeza de que não vamos resolver todos os problemas educacionais que nos cercam. A responsabilidade é de todos.
    Ivana

    ResponderExcluir
  33. QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ?
    Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois precisamos nos dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao nosso desenvolvimento profissional e aos alunos. A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc.
    Como toda a sociedade o trabalho realizado pelos docentes sofreu profundas alterações nos últimos anos. As bases para as transformações estão na própria evolução vivida no mundo. E não apenas tecnológica, mas também de comportamento, pedagógica, na administração do ensino, no comportamento dos alunos e no reconhecimento pelo trabalho.
    Com os baixos salários oferecidos no Brasil, poucos jovens acabam seguindo a carreira. Outro problema é que professores com alto nível de educação acabam deixando a profissão em busca de melhores salários.
    Em outra situação, ser professor tem sido mais uma vivencia de dor do que de dom. A violência nas Escolas ultrapassou todos os limites. Os alunos em geral têm uma grande noção sobre os seus direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, dando-lhes a liberdade no ambiente escolar. No final a violência sobra para todos os membros da comunidade escolar. As pessoas não entendem que junto com o direito vem o dever da obrigação e do respeito humano. Porém nem os pais de alunos e muito menos os alunos entendem essa dinâmica social. Outra dificuldade que os professores encontram é que muitos destes são especialistas em uma área e lecionam em uma outra, devido a falta de professores.Ou seja, são professores que se formaram em outras áreas e estão nas salas de aula, ensinando coisas que não estudaram na graduação. Apesar de todos esses aspectos negativos que envolvem a classe docente, ser professor deve ser muito mais um dom que a própria dor.
    Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crí¬tica, mas também formam pessoas.
    De acordo com a entrevista concedida pelo Antônio Nóvoa, ainda tem muito que fazer pela educação em nosso país. O educador é um ser complexo e limitado, mas sua postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos que negativos, que o ser humano está evoluindo, que pode realizar-se cada vez mais. Pode ser luz no meio de visões derrotistas, negativistas, muito enraizadas em sociedades dependentes como a nossa.

    ResponderExcluir
  34. Somos professores, mas nunca deixamos de ser aprendizes. Essa afirmação pode parecer paradoxal, mas na verdade ela reflete a realidade dos docentes da atualidade. Espera-se tanto de nós, profissionais da educação, que além do saber conquistado nos anos de estudos na Universidade, acabamos obrigados a compreender o próprio conhecimento adquirido. Com a experiência didática adquirida depois de um tempo de serviço, deparamos com lacunas que precisam ser preenchidas. Para tanto, faz-se necessária a formação continuada.
    Diante dessa constatação, sempre busquei me inteirar das “novidades” apresentadas à minha profissão. As especializações ocorreram enquanto não havia definido ainda se tenderia para o caminho da pesquisa acadêmica ou para a experiência didática. Enquanto lecionava no Ensino Superior, essas experiências bastavam, mas sempre estavam aliadas a congressos científicos e a leituras especializadas.
    Depois dessa experiência no Ensino Superior, uma “prática reflexiva” foi decisiva em minha vida. Ao trabalhar com os Ensinos Fundamental e Médio, outros desafios foram surgindo e a partir de então, outras realidades foram apresentadas. Para o desenvolvimento do meu trabalho, sempre me apoiei em relatos de experiências de colegas professores. Nas escolas, um bom trabalho só desenvolve se for feito na coletividade. E a atualização do conhecimento tem sido desafiadora tanto para professores quanto para alunos diante, por exemplo, da variedade de olimpíadas científicas que acontecem em diversas áreas do conhecimento. Assim, pode-se afirmar que a sensação é a de que continuamos a ser muito mais aprendizes do que realmente professores...
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  35. Atividade1.2_Anatéria
    A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM
    Ser professor atualmente é um tanto angustiante. O professor hoje em dia se vê imerso em um conjunto de habilidades que tem de desenvolver e outras tanto que precisa adquirir para melhor lidar com a complexidade social que envolve o âmbito escolar. Além de ministrar sua aula, organizar os conteúdos, planejar as situações de ensino aprendizagem, o professor precisa estar atento ao fato de que a escola é o local dos embates sociais. Nela, estão presentes as mais variadas e distintas raças, etnias e grupos sociais. E isso se agrava mais, pelo fato mencionado por Antônio Nóvoa: a sociedade perdeu a clareza de quais são os objetivos da escola, e assim, coloca sobre o professor e sobre a escola um excesso de missões. Tudo que a sociedade e a família não é capaz de assegurar, de garantir aos seus filhos, acaba sendo colocado como uma exigência sobre a escola e principalmente, sobre o professor .Dessa maneira, os professores são sobrecarregados com uma infinidades de práticas, de exigências e de missões. Em resumo, a sociedade, a família e o poder público exigem demais do professor. Exige-se prática reflexiva, formação continuada, acesso as novas tecnologias ( o que é indispensável a sua prática), muito pouco se oferece em troca. Segundo Nóvoa, houve avanços enormes na formação dos professores, mas há também grandes contradições, pois hoje em dia, o professor não tem prestígio e nem dignidade social. Isto é, antigamente o professor não tinha recursos materiais, não tinha uma formação ampla e muito menos conhecimento e acesso as tecnologias, mas ele era reconhecido, respeitado e valorizado por todos da sociedade.

    ResponderExcluir
  36. PROINFO- 100 horas- Tecnologias da educação ensinando e aprendendo com as TIC
    Atividade 1.2
    Ser professor para mim é como diz Antônio Nóvoa, organizador de aprendizagens, tanto dos
    alunos como a nossa própria aprendizagem, pois a prática docente nos faz cada vez mais
    aprendizes.
    Ser professor é organizar o conhecimento para transformá-lo em acessível para os alunos.
    Resende Costa, 29 de agosto de 2011.
    Ana Flávia Resende

    ResponderExcluir
  37. PROINFO 100 HORAS
    Ensinando e aprendendo com as TICs
    Atividade 1.2
    Data de entrega: 29/08/11
    Aluna: Cristina Maria de Resende Sousa

    Ser professor hoje em dia não é um mero transmissor de conhecimentos, mas
    sim um profissional que tenha um olhar reflexivo e que haja troca de experiências feita
    com os colegas da escola afim de enriquecer a sua prática pedagógica. É importante
    ressaltar também a formação continuada do professor, esta deve ser centrada nas
    escolas.
    Tenho em vista um professor organizador de aprendizagens que procura buscar
    melhores meios, melhores formas e métodos para assegurar aos alunos uma formação
    continuada, estando atento às mudanças das formas de ensinar, ajudando os alunos a
    construírem a sua identidade na sua caminhada como aprendiz.
    Hoje, eu sou uma professora que procura desenvolver o potencial que cada aluno
    tem dentro de si de acordo com suas possibilidades e limitações. É um grande desafio a
    ser enfrentado hoje formar cidadãos para uma sociedade aberta, convivendo com a
    diversidade como um todo neste processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  38. Ser professor hoje é uma tarefa difícil, pois preciso me dedicar muito. Tenho que acompanhar a vida moderna, os desenvolvimentos tecnológicos, interagir com as várias fontes de conhecimentos existentes.
    Preciso me renovar a cada dia e buscar novos saberes.

    Neste contexto sou um mediador da aprendizagem, tenho que participar ativamente do processo de aprender, incentivar os alunos a buscarem novos conhecimentos em várias fontes.

    ResponderExcluir
  39. Sou aquele professor que procura sempre buscar informações novas, através de pesquisas diversas e também trocando idéias entre meus colegas de trabalho.

    ResponderExcluir
  40. É estar sempre ligada e a buscar as mais variadas maneiras que a tecnologia nos permite no ato de ensinar. Cabe ao educador se organizar, se estruturar, desafiando as novas tecnologias para alcançarmos o aprendizado. Como professora, serei sempre uma aprendiz. Me considero uma profissional que, está sempre buscando alternativas, me atuializando com proveito e responsabilidade. Procuro me inovar, trocar informações com colegas de trabalho, aproveitando o rendimento dos alunos, deixando as aulas dinâmicas e prazerosas.

    ResponderExcluir
  41. Um professor deve ter sempre um olhar reflexivo e coerente com a proposta pedagógica da escola para poder desenvolver com confiança, sua prática pedagógica. Vale ressaltar, portanto, que o papel mais importanate do educador é criar meios para fazer o coletivo sem, contudo, eliminar as possibilidades de integração social. Hoje o que se passa no processo educacional com a modernidade e o avanço das novas tecnologias é a nova postura que o professor deve tomar em aprender a lidar com elas, e assim diante do novo, isto é, conseguir interagir com o aluno e assim estabelecer um ambiente agradável e uma boa aprendizagem.

    ResponderExcluir
  42. Não há como discutir, muito menos negar, que um professor exerce um papel fundamental na vida de um cidadão. O tempo passado por uma criança ou jovem na escola é suficiente para, além de receber conhecimentos básicos e específicos, desenvolver aspectos como convivência e responsabilidade.

    Desde sempre, como hoje, um professor não é apenas um educador. Ele é um agente múltiplo, responsável pela formação profissional e pessoal de quem por ele é conduzido. Cada vez mais precisamos de um toque de psicologia, medicina, maternidade e paternidade. São mais frequentes a cada dia alunos que chegam carentes de estudo e de carinho. E não há como desvincular o papel de professor dos demais. Não há como alfabetizar com êxito um aluno que está passando por problemas externos. É preciso prepará-lo primeiro.

    Voltando para o papel de ministrador de conhecimentos, o professor atualmente tem se sentido entre a cruz e a espada. Em tempos onde há uma imensa facilidade de materiais didáticos e paradidáticos e oportunidades de formação continuada para os profissionais, a falta de retorno e de estímulo pode ser um agravante na qualidade da educação recebida. Há cobrança de resultados, uma vez que recursos são aplicados.

    Quais seriam então as saídas?
    . Aproveitar a formação e o material oferecidos para aprender sempre, pois um professor não é um mestre supremo. Saber que, mesmo assim, um aluno espera que saibamos mais que ele ou, no máximo, sabemos dar as dicas para que eles aprendam. Nosso público confia e espera muito de nós.
    . Nossos alunos, presentes numa mesma turma, não são iguais. Devemos levar em conta as influências externas e as dificuldades individuais.
    . Parafraseando um clichê que a cada dia fica mais correto, professor não é profissão, é vocação. Apesar de todas as dificuldades, devemos ter em mente que somos responsáveis por TODOS OS PROFISSIONAIS do futuro. Temos em nossas mãos massas prontas para serem moldadas.

    Mesmo não sendo a professora perfeita, esta é a primeira visão que tenho de uma turma, dia após dia: uma sala cheia de futuros pais, mães, advogados, pedreiros, lavradores, domésticas, médicos, esperando ser profissionais preparados e realizados.








    Resende Costa, 28 de agosto de 2011.

    ResponderExcluir
  43. Ser professor não é profissão, é uma missão, é caminhar sempre de frente para o sol e nunca permitir que a sombra lhe guie, o afastamento do seu objetivo maior, a educação.
    Como professor é necessário cooperar para que o aluno possa se desenvolver como um cidadão crítico e criativo.
    Procuro me atualizar, pesquisando para que as aulas sejam mais criticas e criativas. Sei que não sei tudo e estou a procura do novo.
    Sempre interagindo com meus colegas.

    ResponderExcluir
  44. A escola vem recebendo transformações, ou seja, na forma de ensinar e aprender. Hoje com a globalização, é necessário que nós educadores mudemos o nosso perfil, pois precisamos estar sintonizados com os recursos informatizados.
    Ser professor e aprendiz é estar constantemente atualizando-se, aprender a aprender, apropriar-se das tecnologias disponíveis, para que possamos formar cidadãos autônomos, flexíveis e eficazes. Sendo assim precisamos estar sempre motivados a buscar novas metodologias de ensino contextualizando as informações, não bastando somente ter acesso a informação, mas saber buscá-la nas diversas fontes e saber também transformá-las em conhecimentos, levando o indivíduo a resolver problemas da vida pessoal e profissional. Para isso, devemos nos sintonizar com o mundo, e isso só é possível se nós educadores formos simultaneamente mestre e aprendiz...
    Ser professor e aprendiz hoje, não é fácil, pois esbarramos em uma série de dificuldades.

    ResponderExcluir
  45. PROINFO 100 HORAS
    QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

    Sou uma professora bastante preocupada com a aprendizagem dos meus alunos.Então, procuro ser dinâmica, criativa e busco aprimorar minha prática e meus conhecimentos.
    Nós professores, vivemos diariamente em processo de aprendizagem. Todos os dias, aprendemos com nossos alunos e conhecemos uma nova realidade.
    É preciso que sejamos eternos aprendizes, uma vez que temos que apropriarmos de novas técnicas e metodologias de ensino que a sociedade atual exige.
    Ressaltando que, sendo o professor um aprendiz, o ensino modifica, a aprendizagem acontece de forma mais significativa e há uma modificação cultural. Digo modificação cultural, porque o professor "quebra" o rótulo de dono do saber, para ser mediador e transformador de conhecimentos.
    Haja vista que, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos críticos, flexíveis e autônomos. Estes estarão capacitados para atuarem e crescerem na sociedade em que estão inseridos.
    Como dizia o filósofo: "Só sei que nada sei".

    ALUNA: SANDRA REIS VALE BELO

    ResponderExcluir
  46. Renata e Silvanda disseram:No mundo em que vivemos, ser professor se tornou uma profissão com múltiplas facetas.O professor de hoje precisa estar sempre se atualizando, tendo uma formação continuada.Ele precisa ter uma visão ampla,total,e não fragmentada do saber.
    Ser professor hoje,então é uma tarefa bem difícil,mas prazerosa,pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, à pesquisa, ao seu desenvolvimento profssional e aos seus alunos.
    Neste contexto então,procuro inovar a minha prática estudando,aprendendo,trocando experiências,interagindo, me inteirando das novas tecnologias para que os meus alunos aprofundem a cada dia os seus conhecimentos e se tornem alunos preparados para se adaptar às mudanças do mundo atual.

    ResponderExcluir
  47. Renata e Silvanda disseram:No mundo em que vivemos, ser professor se tornou uma profissão com múltiplas facetas.O professor de hoje precisa estar sempre se atualizando, tendo uma formação continuada.Ele precisa ter uma visão ampla,total,e não fragmentada do saber.
    Ser professor hoje,então é uma tarefa bem difícil,mas prazerosa,pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, à pesquisa, ao seu desenvolvimento profssional e aos seus alunos.
    Neste contexto então,procuro inovar a minha prática estudando,aprendendo,trocando experiências,interagindo, me inteirando das novas tecnologias para que os meus alunos aprofundem a cada dia os seus conhecimentos e se tornem alunos preparados para se adaptar às mudanças do mundo atual.

    ResponderExcluir
  48. Refletir sobre quem sou como professora e aprendiz parece simples, mas não é uma tarefa fácil.
    Primeiramente temos que assumir sempre a postura de aprendiz. Aprender sempre, buscar , renovar, transformar é estar sempre atenta e alerta a novas inovações para transformarmos nossa prática pedagógica interativa e compatível com as mudanças .
    Diante dessa globalização e o mundo informatizado , onde nossos alunos estão continuamente "plugados" nas novas tecnologias, temos que nos preparar para adequar a elas tornando-as eficientes ferramentas no trabalho educativo.
    É nessa relação segura professor/aluno e na convivência do nosso cotidiano que estamos sempre: ensinando/aprendendo, aprendendo/ensinando,...transformando, rescendo, buscando...

    ResponderExcluir
  49. Ser professor no mundo globalizado é um grande desafio. É necessário que se busque o aperfeiçoamento constante, pois, o aluno atual não tem o professor ou educador como única fonte de aprendizagem. O aluno aprende com o mundo em sua volta. Com isso, devemos sempre manter a motivação e estar atentos às necessidades da atualidade.
    Na escola deve ocorrer a busca pela interação com colegas de profissão onde se possa trocar informações, experiências, enriquecendo as aulas e visando sempre uma aprendizagem significativa para o aluno.
    Contudo, o professor é um eterno aprendiz e deve manter-se sempre atualizado das novas ferramentas tecnológicas, para facilitar e inovar a prática pedagógica, proporcionando uma melhora contínua na educação.

    ResponderExcluir