domingo, 2 de outubro de 2011

Atividade 2.2

Atividade 2.2 : Navegação em busca do conceito de hipertexto.

31 comentários:

  1. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

    ResponderExcluir
  2. Ao acessar o Google, o que é hipertexto, deparamos com vários links sobre o mesmo assunto. De início clicamos no primeiro site que é de Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre onde foi de grande compreensão para o entendimento do que é hipertexto, reforçou para nós professoras que uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Aprendemos que podemos trabalhar com hipertextos para funções pedagógicas, leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento e aprendizagem no processo educativo no mundo digital. Em seguida, acessamos outros links, que nos proporcionou mais informações sobre o assunto e até vídeos assistimos. Aprendemos muito sobre o tema “hipertexto” e também nos deparamos com assuntos inesperados como o vídeo dos gêmeos que mataram a formiguinha. Navegar pela internet é sempre proveitoso e nem sempre ficamos somente no assunto que estamos estudando, acabamos algumas vezes nos perdendo de tanta imensidão de informações...
    Resende Costa, 19 de setembro de 2011, Imaculada, Léia e Elaine

    ResponderExcluir
  3. Depois de navegar pelas definições do que seja hipertexto, chegamos à conclusão que existem várias maneiras de definir o que é realmente um hipertexto. Ao clicar nos links não complicou em nada, ao contrário do que eu imaginava isso só contribuiu para que eu compreendesse com mais clareza os caminhos que nos leva ao conhecimento digital.
    O hipertexto contribui de maneira que aluno e professor busquem o conhecimento, pesquisando mais rapidamente sobre assuntos diversos, facilitando assim o processo de aprendizagem digital.
    Por outro lado, o hipertexto não acontece somente no mundo digital, pois ele sempre existiu como uso de enciclopédias para se fazer pesquisas.
    Hoje com o avanço tecnológico os alunos fazem suas pesquisas na internet e ao visitar determinados sites têm a oportunidade de clicar em diversos links facilitando um estudo com autonomia e adquirindo vantagens para a construção do conhecimento compartilhado.
    Através do hipertexto o aluno tem participação ativa, podendo ter opiniões diferentes, produzir, destruir, refazer e chegar a novas descobertas que o levará a um mundo mais dinâmico e complexo.
    Hipertexto é uma forma de esconder vários textos dentro de um único texto. É uma maneira resumida de colocar informações que crescem cada vez mais através de links. Essa idéia de hipertexto é antiga e foi colocada na rede no ano de 93 na Suíça.
    Hipertextos são muitos textos interligados entre si, ou seja, através de palavras grifadas e coloridas que são chamadas links. Ao clicar nesses links, o aluno terá acesso a outros textos que trará mais informações a respeito da palavra grifada ou colorida.

    Esse processo citado acima é um processo digital que o torna diferente do linear que é através da leitura.
    Sildes, Maria Isabel, Eleana e Cidinha

    ResponderExcluir
  4. Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma linear em que se inserem links de navegação em palavras-chave.Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso, o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não-hierárquica, cujas características e a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário, ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente outros que estão interligados também serão acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.
    O hipertexto é um termo utilizado pela mídia a fim de transformar relações entre imagens, sons, textos associados, tornando-se um elo pensado entre as pessoas e unidades textuais., realizando assim, a compreensão da leitura. No caso do usuário ter acesso ao hipertexto, também outros terão se estiverem interligados no mesmo momento, havendo assim, a reciprocidade e interação da leitura.
    Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino-aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertextos participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
    Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa trás benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os hipertextos tornam a realidade e a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo fronteiras.
    Cida Machado, Irléia, Miridan, Paulo, Rosimeyre

    ResponderExcluir
  5. Ao navegarmos, vimos várias diversidades de leitura. Podemos usar para trabalhar, estudar, divertir, etc. Podemos saber o que está acontecendo em vários lugares ao mesmo tempo. Hipertexto é um texto que remete ao texto em formato digital, é a forma principal de produzir na Internet. Apresenta as coisas de diversas maneiras, o que compreendemos e como apresentamos. O hipertexto auxilia o ser humano na questão de querer e assimilar o conhecimento, pois não possui uma estrutura linear, sua característica é uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um determinado ponto de um hipertexto outros que estão interligados também são acessados. Usando o hipertexto podemos organizar nossa leitura, adquirir mais conhecimentos, tirar as dúvidas o mais rápido possível. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir pela leitura,torna-se o tempo e o espaço, em relação à construção textual,flexível. O hipertexto pode afetar a forma de atuação do professor e aluno. O professor torna-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem. Torna-se a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas anulando as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. Ele se apresenta não só como forma de produção e transmissão cultural, mas da escrita e leitura para se repensar alguns aspectos da própria educação.

    ResponderExcluir
  6. ativ. 2.2




    "Hipertexto, no seu nível mais básico, é um manipulador de bases de dados, que permite ligar páginas informativas usando links que os associam. Num nível mais alargado, hipertexto é um ambiente de software em que se realiza trabalho colaborativo, comunicação, e aquisição de conhecimentos. As características deste software estimulam o cérebro para armazenar e recuperar informação, fazendo uso de links para um acesso rápido e intuitivo".

    Regina Resende

    ResponderExcluir
  7. O QUE É HIPERTEXTO?

    Geralmente ouvimos a palavra Hipertexto quando estamos lidando com a Internet. Entendemos que o utilizamos no contexto de “navegação” nas páginas da WEB. Encontramos links que ligam as páginas umas com as outras proporcionando uma leitura diferenciada de texto. Segundo Lemos (2002):

    “Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links”. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online).
    Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.A contribuição do hipertexto para educação está na participação ativa e consciente do estudante, na possibilidade de produzir, refazer, destruir e reconstruir, trazendo novos sentidos, outras descobertas, novos olhares para o mesmo assunto, que é mais dinâmico através do compartilhamento de ideias que o hipertexto nos propicia.
    Os hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação.

    ResponderExcluir
  8. Ao navegar na rede de computadores, vejo um mundo de possibilidades de leitura, vídeo e sons. Posso usá-la diariamente, ora para trabalhar, estudar, interagir, divertir ou mesmo para entretenimento. Quando navego transporto-me por vários lugares, cidades e países sem nunca ter estado lá e ver o que está acontecendo em tempo real, sem sair de casa.
    Mas voltando a falar de hipertexto existem os hipertextos tradicionais como por exemplos a Bíblia com seus comentários no rodapé da página, e os hipertextos atuais que são textos existentes nas mídias digitais onde eu posso interagir com o próprio texto, com também com as pessoas aqui ou em qualquer parte do mundo, através de email, blogs, etc.
    Com o hipertexto organizo minhas leituras, aumento meus conhecimento, sano todas as minhas dúvidas em tempo hábil, ou seja, ao mesmo tempo em que leio, vou compreendendo tudo que vejo e pesquiso, não deixando para depois e compreendendo rapidamente, com mais facilidade e propriedade com a ajuda do hipertexto interativo mas temos que ter muita atenção pois se distrairmos podemos ter acesso a outras informações que não são pertinentes ao texto e perdermos o sentido da leitura.
    Não tenho experiência em trabalhar com hipertexto em formato digital em sala de aula, mas estou ansioso em usá-lo com os alunos, pois vai ser uma ferramenta atraente ao olhar deles que contribuirá de forma divertida e diferente para um ensino de qualidade com bons resultados.
    “Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez conter uma rede inteira.”(Pierre Levy,1993).
    Ângela, Susana Valéria e Suzana Costa.

    ResponderExcluir
  9. Navegar é sempre altamente prazeroso, pois a internet tem levado as pessoas a lerem mais e a usarem mais a escrita. Dessa forma, lidar com um produto textual em que se navega, lendo, nos fez analisar a rápida apropriação dos gêneros digitais que circulam na rede, possibilitando a criação de uma maneira diferente de lidar com a escrita e suas normas gráficas.
    Ao entrar em páginas da internet com o intuito de buscar alguma informação muito específica, certamente navegamos por muitos canais antes de chegar ao que desejamos.
    Esse caminho é uma construção cheia de curvas, exige conhecimento de várias ordens e uma capacidade de relacionar e associar fatos, dados e que nenhuma leitura de livro vai requerer. Tudo isso é assim porque navegar na internet nos proporciona recorrer por estes caminhos com facilidade.
    De certo modo, o que ocorre é que a compreensão se torna algo que se constrói ao navegar por vários produtos textuais propiciados por expectativas, interesses, necessidades e outros aspectos que envolvam conhecimentos sólidos.
    Na realidade, trata-se de uma navegação contínua, pois sugere que as fronteiras entre ler e escrever se tornam mais significativas.
    Assim, a “leitura” do hipertexto é caracterizada como uma viagem em busca de conhecimentos, com o objetivo de tornar mais compreensível a informação.

    ResponderExcluir
  10. PROINFO 100 HORAS – Ensinando e Aprendendo com as TICs
    Atividade 2.2: Impressões sobre hipertexto
    Sandra Gomes Fernanda Coelho Cristina Sousa

    IMPRESSÕES SOBRE HIPERTEXTO É um termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens e sons. Na verdade é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Na educação, o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e a produção textual, facilitando a descoberta de alguma informação para que haja aprendizagem. É um processo de busca e construção do conhecimento. E o que acontece em uma sala de aula quando se trabalha com hipertexto? Os alunos acabam aprendendo mais, através de diversas fontes nesse mundo digital. Traz também benefícios no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. E em contra partida, o professor é beneficiado com o conhecimento compartilhado, ou seja, é um recurso usado para organizar material de diferentes disciplinas que ajudam aqueles alunos que têm dificuldade de aprendizagem. É mais uma oportunidade que o professor tem ou teria para auxiliar o educando no avanço do seu crescimento, pois o aluno torna-se ativamente participante em relação ao processo de conhecimento pelo fato de lhe ser facultativo elaborar livremente trajetos de seu interesse. Com a chegada da era digital, mudou a nossa maneira de escrever e de ler. Fez com que a escrita ficasse menos individualista para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa, facilitando assim a construção social do conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Atividade 2.2 - Proinfo – 100 horas
    Tecnologias da Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs
    Navegar na rede de computadores significa um mundo de novas possibilidades. Posso usá- la para me divertir, obter informações, me manter atualizados, trabalhar, estudar, conhecer novos países sem precisar dais de casa.
    Também posso conhecer novas pessoas através de e-mail ou blogs.
    O interessante que posso fazer tudo isso em tempo hábil porém se exige atenção redobrada para que realmente não perca o foco de sua pesquisa.
    Sendo assim, a educação só terá a ganhar com o uso das novas tecnologias.

    Elvira Aparecida Mendes - 12/9/2011

    ResponderExcluir
  12. Rogéria, Suely Oliveira e Luciléa
    Quando acessamos o Google à procura da definição de ”O que é hipertexto?” Encontramos diversos links com o mesmo tema.

    O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.Um texto pode ter diversas palavras,imagens ou até mesmo sons,que,ao serem clicados,são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

    O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web,no entanto a internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

    ResponderExcluir
  13. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones , gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.( pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
    É uma nova forma de escrita realizada no computador para dentro da qual cada unidade textual pode dar lugar a acessos não sequenciais. Simplificando tecnicamente: o hipertexto é um documento eletrônico composto por páginas e ligações entre elas (link). - Como disse nossa colega Virginia: “É um texto dentro do outro”.
    A compreensão do signifacado de hipertexto nos leva a descobrir que o aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas.
    Desse modo, o hipertexto permite ao aluno uma aprendizagem por descobertas, pois o mesmo participa de uma busca por conhecimento (informações) e portanto, da construção desse conhecimento. Outro ponto importante é que o hipertexto, na sala de aula, pode proporcionar uma aprendizagem dinâmica, colaborativa e adequada à questão da diversidade, das dificuldades de aprendizagem e dos ritmos dos alunos. E para o professor é um suporte para a organização do seu material docente.

    ResponderExcluir
  14. Hipertexto é uma teia de informações organizadas em links de forma não linear. Os links ou palavras-chave remetem ao leitor a outros documentos, outros sites que se abrem através de janelas. O texto como uma teia assume uma estrutura não hierarquica cuja característica é uma forma de organização EM e NA rede. Seja para aprimorar conhecimento, lazer jogar..., enfim o hipertexto nos auxilia a descobrir e/ou criar novos horizontes e adquirir conhecimentos .

    Luciana e Solange Santos

    ResponderExcluir
  15. Realizar esta atividade, navegando livremente pela rede, seguindo os links que me chamavam atenção é realmente uma grande experiência. Como já tenho uma certa prática em se tratando de navegação não me perco mais, mas confesso que no início quando comecei a usar internet me perdia nos links, não conseguia voltar, tinha que fechar e começar tudo de novo; hoje depois de uma boa experiência que tive com educação à distância, tenho bastante intimidade com a grande rede e navego sempre direcionada e consigo realizar os objetivos que me proponho e faço jus ao objetivo primordial da existência da internet que sabemos que é obter informação. Sabemos, no entanto, que com a grande propagação e o fácil acesso ao mundo virtual, tem tornado este meio de informação em meio de entretenimento, não que eu considere isto errado, afinal a rede tem espaço pra tudo, mas é preciso tomar cuidado para não deixarmos essa infinidade de possibilidades tirar nosso foco na busca por mais conhecimento, quem navega à deriva perde o foco e se obtém conhecimento é "acidental".

    ResponderExcluir
  16. file:///media/MARISTELA/atividade 1.5_maristela.png

    ResponderExcluir
  17. Conceituação de Hipertexto
    A primeira impressão que tenho ao ler o termo “hipertexto” me remete a um “texto grande”. Aí, quando estou navegando na internet vejo que hipertexto é um texto dividido em partes, para os quais o acesso nos é dado pelos links, ou mais popularmente - caminhos.
    No entanto, se resolvermos pesquisar o significado do termo em questão, utilizando uma ferramenta de busca - no caso, o Google - encontramos vários hipertextos que definem o mesmo. De acordo com a definição da Wikipedia: Hipertexto é um “termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências denominadas hiperlinks, ou simplesmente links (...) O sistema mais comum de hipertexto utilizado é o world wibe web.”
    Então, pegando “carona” na definição supracitada, entendo que um hipertexto é um software. Um conteúdo digital dividido em partes não sequenciais, valendo de recursos de hipermídia como sons e imagens ligados através de links. Tentando expandir um pouco mais a conceituação, podemos mencionar que se trata de um conhecimento construído de forma coletiva e interativa.

    ResponderExcluir
  18. O termo Hipertexto designa um processo de escrita/leitura não-linear e não hierarquizada que permite o acesso delimitado a outros textos de forma instantânea.O termo se popularizou com o surgimento do advento internet.Diariamente as pessoas acessam sites para ler alguma coisa.E o fazem de forma natural,sem se dar conta muitas vezes de como são essas praticas,como surgiram,como reagem ao navegar no ciberespaço,por que acessam determinados links e não outros.A enxurrada de apelos visuais que recebemos nos arrasta por trilhas e caminhos possíveis,mas nem sempre planejados.Possibilita ainda que se realize uma trama,ou rede,de acessos sem seguir,necessariamente,sequencias ou regras.O hipertexto constitui a base da internet.Em outras palavras,ao acessarmos um site,por exemplo,escolhemos o caminho que desjamos seguir e,ao clicar o mousse em determinadas frases ou palavras,novos textos nos saltam aos olhos.Esta estrutura textual permite que o leitor ,ao escolher a sequencia de leitura,seja co-autor do texto.

    ResponderExcluir
  19. Mesmo já tendo o hábito de navegar na internet, eu não estava familiarizada com o hipertexto. Realizei a pesquisa no Google com o título: “O que é hipertexto?” e mesmo encontrando um grande número de resultados não tive dificuldades nesse tipo de navegação.
    Foi possível pesquisar sem desviar do tema, sempre voltando quando necessário e, o mais importante, compreendendo o significado de hipertexto. Os link’s fascinam pela riqueza dos conteúdos e pela velocidade das informações, além de proporcionar um tipo de leitura diferente daqui estou acostumada.
    Nessa atividade o ponto principal foi aprimorar meus conhecimentos fazendo uso de mais uma ferramenta digital.
    Luciana, Ivana e Jeanete

    ResponderExcluir
  20. A busca de uma definição ou de uma explicação mais detalhada de conceitos é uma constante na vida do professor. Acostumados a leituras variadas, a preocupação em compreender textos na íntegra faz com que um bom planejamento seja fundamental para que ele tenha firmeza na exposição do conteúdo preparado.
    Essa rotina foi facilitada pelo advento da internet: em sites de buscas podemos fazer uma pesquisa bem completa sobre determinado tema, isso graças ao hipertexto. Um conceito pode ser analisado por diferentes abordagens, e ainda, a inserção do conceito em variadas linhas de pensamento nos permite uma análise mais global, reflexiva e abrangente sobre o tema pesquisado.
    Na busca de um termo geralmente fazemos uma “viagem”. Até então consideramos uma viagem “com volta”, uma vez que ter critérios para orientar a nossa busca faz parte da delimitação de objetivos. Por isso que, quando a pesquisa extrapola o que realmente se pretende sobre ela, devemos voltar para o início: “o que queremos saber ao pesquisar esse conceito?”, devemos sempre questionar. Essa perda de caminho é comum, porém é necessário ser criterioso.
    Como a busca de conceitos já é comum em nossa prática, a pesquisa não foi “desorientada”. O caminho seguiu sem muitos atropelos, mas sempre existe a possibilidade de se perder pelo caminho. E isso aconteceu. Por isso mesmo é que fica difícil de enumerar todos os lugares por onde a pesquisa apontou. Mas foi necessário ficar atento a tudo que era informação para saber a definição de hipertexto.
    Podemos afirmar que essa prática é, na atualidade, fundamental para o preparo de nossas aulas.

    ResponderExcluir
  21. No hipertexto estão presentes atualizações freqüentes que fazem referência ao tema pesquisado, estudos de caso, algumas vezes interessantes, que sequer passavam por nosso questionamento. De simples expectadores, podemos virar autores e contribuir com informações sobre o tema. Principalmente em minha área, História, que tendemos analisar os fatos na linearidade, o hipertexto nos apresenta um mundo “transversal”, dinâmico, versátil. O tema central deixa de existir, assim como o que era supérfulo passa a ter importância. Valores são mudados para conseguir transformar o conhecimento em aprendizagem. Mais questionamentos são permitidos e a multiplicidade de visões ampliam o objeto de estudo. Bem de acordo com os novos tempos...
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  22. O hipertexto faz parte da nova cultura digital, onde temos que cada vez mais nos qualificar em cursos para sabermos usar de forma significativa. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem auxiliar no processo ensino aprendizagem com diversidade de atividades tornando o aluno mais curioso e pesquisador do aprendizado
    Utilizando o hipertexto em sala de aula com certeza teremos a diversificação das aulas em que o aluno apenas ouve o professor e aceita suas informações/explicações como única e possível fonte da verdade. Mas esse instrumento, quando utilizado em sala de aula, precisa ser empregado de maneira adequada, tendo claros os objetivos que se quer alcançar. Porque os hipertextos são formados por várias camadas de informação que se sobrepõem e interagem na leitura do documento, na construção do sentido. É um texto que agrega outros textos, permitindo vários pontos de vistas de um mesmo assunto

    ResponderExcluir
  23. Ativ _ 2.2 _ anaflavia_cleideraquel_rossana
    PROINFO – 100 horas – Tecnologias da educação ensinando e aprendendo com as Tics
    Atividade 2.2
    A navegação fez com que acontecesse interação e aprofundamento do professor através de
    materiais úteis ao cotidiano escolar.
    A navegação resultou em diferentes figuras, formas, cores, disposição textual.
    As vezes nos perdemos na navegação e algumas vezes não soubemos voltar à página inicial.
    Sempre ganhamos informação na navegação na internet, ficamos atualizados, lemos e
    refletimos muito.

    ResponderExcluir
  24. Atividade: 2.2
    Ao navegarmos pela busca do significado do que é hipertexto concluímos que a existência de links facilita a compreensão, pois neles são contidas informações que nos ajudam a compreender o significado do mesmo.
    A leitura por hipertextos nos apresenta uma nova maneira de leitura e pesquisa. Quando navegamos pela internet nos deparamos com textos repletos de links que desperta nossa curiosidade e nos levam a outras páginas ou sites.
    Durante a navegação vários sites foram acessados, com isso tivemos a oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre hipertextos.
    Percebemos que através dos hipertextos a aprendizagem acontece de forma ocasional e por descoberta, pois ao tentar buscar uma informação os usuários de hipertextos participam ativamente de um processo de busca e de construção do conhecimento.
    No entanto ao navegar por eles temos que redobrarmos a atenção para que o foco da pesquisa não seja perdido para outros assuntos interessantes que possam surgir durante a navegação.
    Nós navegamos e conseguimos sempre retornarmos ao início da pesquisa sem perdermos o foco principal do qual estávamos pesquisando.
    Devido ao grande número de informações não saberíamos enumerar os assuntos dos quais lemos, pois são extensos, com vastas informações contidas neles.

    ResponderExcluir
  25. Ao navegarmos pelo Google à procura da definição de hipertexto tivemos a oportunidade de acessar vários sites com muitas informações que nos foram importante para que fizéssemos nossa definição de hipertexto.

    Eunice e Ozita

    ResponderExcluir
  26. Ao navegarmos, vimos várias diversidades de leitura. Podemos usar para trabalhar, estudar, divertir, etc. Podemos saber o que está acontecendo em vários lugares ao mesmo tempo. Hipertexto é um texto que remete ao texto em formato digital, é a forma principal de produzir na Internet. Apresenta as coisas de diversas maneiras, o que compreendemos e como apresentamos. O hipertexto auxilia o ser humano na questão de querer e assimilar o conhecimento, pois não possui uma estrutura linear, sua característica é uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um determinado ponto de um hipertexto outros que estão interligados também são acessados. Usando o hipertexto podemos organizar nossa leitura, adquirir mais conhecimentos, tirar as dúvidas o mais rápido possível. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir pela leitura,torna-se o tempo e o espaço, em relação à construção textual,flexível. O hipertexto pode afetar a forma de atuação do professor e aluno. O professor torna-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem. Torna-se a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas anulando as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. Ele se apresenta não só como forma de produção e transmissão cultural, mas da escrita e leitura para se repensar alguns aspectos da própria educação.

    ResponderExcluir
  27. No nosso acesso à página do google a procura da definição de hipertexto, encontramos milhares de páginas diferentes, mas que tinham sempre um tema em comum o hipertexto. Pudemos observar que cada página abordava o tema em questão com um propósito diferente sendo que nas primeiras o objetivo era o de definir hipertexto.

    Quando clicamos na página da wikipédia encontramos um texto que definia hipertexto e que tinha vários hiperlinks, que agregam ao texto principal um conjunto de informações extras, que nos ajudou na compreensão deste texto.

    Uma coisa que pudemos observar é o perigo que os hipertextos apresentam para a pesquisa, pois o leitor através dos links pode se perder durante a leitura. Isto não aconteceu com a gente porque nós já estámos familiarizadas com as navegações na internet a partir de consulta de links.

    Durante a navegação acessamos páginas que não esperávamos ver, por exemplo, a postagem de atividades do proinfo 100h de outros alunos. E aprendemos que hipertexto em uma definição rápida e objetiva significa um texto dentro de outro, que hipertexto ou hipermídia pode ser em forma de texto, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou links, que o hipertexto pode ser no meio digital ou não, quer dizer pode acontecer no papel, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido nas narrativas contínuas ( com início, meio e fim).

    No final percebemos que lemos muita coisa e aprendemos muito, mas que precisamos nos concentrar em um objetivo para pesquisar na Web, pois ela é uma grande rede com vários hipertextos que podem nos desviar do assunto principal.

    ResponderExcluir
  28. O Hipertexto é o nome que se dá a uma união de conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente link. Navegar com o hipertexto contribui para poder usar o conjunto de informações para participar e melhorar nossa prática. È uma forma de estimular aos educandos a serem curiosos e pesquisarem além do que foi proposto, com destaque dado pelos links.

    ResponderExcluir
  29. Ao fazermos uma pesquisa no google em busca do conceito de hipertexto e ler algumas páginas sobre o assunto,chegamos à seguinte constatação:
    Hipertexto é um texto em formato digital e seu acesso se dá através de links.
    É uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves.
    Ressaltando que, os hipertextos ultrapassam as barreiras da leitura plana, num grau elevado de interatividade, acessando outros textos que estão interligados.

    Sandra, Vera Eunice e Gláucia

    ResponderExcluir
  30. Ao navegarmos, vimos várias diversidades de leitura. Podemos usar para trabalhar, estudar, divertir, etc. Podemos saber o que está acontecendo em vários lugares ao mesmo tempo. Hipertexto é um texto que remete ao texto em formato digital, é a forma principal de produzir na Internet. Apresenta as coisas de diversas maneiras, o que compreendemos e como apresentamos. O hipertexto auxilia o ser humano na questão de querer e assimilar o conhecimento, pois não possui uma estrutura linear, sua característica é uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um determinado ponto de um hipertexto outros que estão interligados também são acessados. Usando o hipertexto podemos organizar nossa leitura, adquirir mais conhecimentos, tirar as dúvidas o mais rápido possível. O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir pela leitura,torna-se o tempo e o espaço, em relação à construção textual,flexível. O hipertexto pode afetar a forma de atuação do professor e aluno. O professor torna-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem. Torna-se a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas anulando as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. Ele se apresenta não só como forma de produção e transmissão cultural, mas da escrita e leitura para se repensar alguns aspectos da própria educação.

    ResponderExcluir
  31. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
    Léia, Flávia, Irnamara, Selma

    ResponderExcluir