É maravilhoso quando navegamos á deriva, não há regras estabelecidas e sim, diversos sites que podemos acessar e que nos ajudam como ferramenta para nossos interesses. Navegar na net não é tão fácil quanto parece, pois se o navegante não tiver todos os dados de que precisa( conhecimento, habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar), a navegação poderá se tornar uma tragédia e os navegadores ficarão perdidos. A internet apresenta milhões de informações que o navegante precisa definir um caminho para não se perder e não cair em tempestades . Na nossa navegação trilhamos alguns caminhos diferentes todos com muitos obstáculos, ou seja, caminhos que não nos interessavam. É exatamente isso que acontece se não focarmos naquilo que queremos pesquisar, poderemos passar um dia navegando sem destino. Apareceram diferenças nos temas encontrados, alguns de grande valia para os pesquisadores , outros inúteis. Na internet há milhares de sites com os mais variados temas que podem garantir a boa pesquisa e interesses diversos para alcançar o que se deseja. Entendemos que navegar sem direção, à deriva, são as inquietudes que nos levam a buscar respostas e encontrar um caminho seguro.
São muitas as informações sendo de grande ajuda para o professor , mas é necessário que ele direcione o seu estudo, pois se assim não o fizer se perderá. Foi o que aconteceu conosco porque não tínhamos em mente um assunto em meta. Entrando nesse site, mesmo sem planejamento, ganhamos informações para futuras pesquisas. Resende Costa, 19 de setembro de 2011, Léia, Imaculada e Elaine
Essa navegação deixou uma boa impressão onde houve interação do professor com os materiais úteis ao cotidiano escolar. Percebemos diferenças de formas , figuras, textos,cores... Tivemos a chance de aprender muito com as navegações e ficamos mais atualizados e mais críticos. Nós fazemos esse tipo de navegação através da escrita , fala e imagens, que nos faz comunicar com outros tipos de texto.Através das diversidades de leitura há uma diversidade de conhecimentos. Assim podemos acompanhar os avanços tecnológicos que aparecem cada vez mais,administrando nossas aulas para o mercado de trabalho.
É um termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens e sons. Na verdade é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Na educação, o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e a produção textual, facilitando a descoberta de alguma informação para que haja aprendizagem. É um processo de busca e construção do conhecimento. E o que acontece em uma sala de aula quando se trabalha com hipertexto? Os alunos acabam aprendendo mais, através de diversas fontes nesse mundo digital. Traz também benefícios no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. E em contra partida, o professor é beneficiado com o conhecimento compartilhado, ou seja, é um recurso usado para organizar material de diferentes disciplinas que ajudam aqueles alunos que têm dificuldade de aprendizagem. É mais uma oportunidade que o professor tem ou teria para auxiliar o educando no avanço do seu crescimento, pois o aluno torna-se ativamente participante em relação ao processo de conhecimento pelo fato de lhe ser facultativo elaborar livremente trajetos de seu interesse. Com a chegada da era digital, mudou a nossa maneira de escrever e de ler. Fez com que a escrita ficasse menos individualista para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa, facilitando assim a construção social do conhecimento.
Em se tratando de tecnologia, usamos o termo “navegação” que é muito usado para comunicarmos nas páginas da Web (internet), onde nós seres humanos somos responsáveis por esse tipo de comunicação, e fazemos isso através da escrita, fala ou imagens, que se denomina hipertexto, que nos permite interagir com outros textos ao mesmo tempo. Essa interação é fantástica, pois, ao mesmo tempo em que lemos um determinado assunto, encontramos várias possibilidades de conhecer outros assuntos abrindo um leque de novidades. Com esse avanço tecnológico em sala de aula, a navegação com o hipertexto, fará os alunos terem contato com as mídias digitais abrindo meios mais fáceis e rápidos em tempo real de forma colaborativa na resolução de seus trabalhos e pesquisas escolares, contribuindo para uma aprendizagem interativa e duradoura. Ângela, Susana Valéria e Suzana Costa.
Navegar é sempre altamente prazeroso, pois a internet tem levado as pessoas a lerem mais e a usarem mais a escrita. Dessa forma, lidar com um produto textual em que se navega, lendo, nos fez analisar a rápida apropriação dos gêneros digitais que circulam na rede, possibilitando a criação de uma maneira diferente de lidar com a escrita e suas normas gráficas. Ao entrar em páginas da internet com o intuito de buscar alguma informação muito específica, certamente navegamos por muitos canais antes de chegar ao que desejamos. Esse caminho é uma construção cheia de curvas, exige conhecimento de várias ordens e uma capacidade de relacionar e associar fatos, dados e que nenhuma leitura de livro vai requerer. Tudo isso é assim porque navegar na internet nos proporciona recorrer por estes caminhos com facilidade. De certo modo, o que ocorre é que a compreensão se torna algo que se constrói ao navegar por vários produtos textuais propiciados por expectativas, interesses, necessidades e outros aspectos que envolvam conhecimentos sólidos. Na realidade, trata-se de uma navegação contínua, pois sugere que as fronteiras entre ler e escrever se tornam mais significativas. Assim, a “leitura” do hipertexto é caracterizada como uma viagem em busca de conhecimentos, com o objetivo de tornar mais compreensível a informação.
Há muito tempo usamos a ferramenta da internet para muitos fins. Não sinto dificuldade em manuseá-la e a acho um excelente meio de se realizar pesquisas nas mais demasiadas áreas, bem como um excelente meio de reencontra e conversar com pessoas. Em relação a “Navegar livremente” isto requer do usuário um maior cuidado nas suas pesquisas, pois na hora em que estamos “navegando” pela internet sem um objetivo seguro, nos abre a curiosidade em “passear” por páginas que achamos interessante clicando em vários hiperlinks e com isso podemos ter alguns problemas, como: passar horas na internet e muitas vezes até perder o sono; perder o foco e acabar deixando de concluir o real objetivo da pesquisa. Pessoas passam horas na frente do PC, navegando de site em site, lendo e-mails constantemente e no final das contas, o aproveitamento é nulo. Sendo assim, procuro sempre "navegar"com intuito de aprender mais com os hipertextos mas, nunca perdendo o foco, pois senão a tarefa de pesquisa na internet, possivelmente não terá uma boa produtividade.
Suely Oliveira, Rogéria e Luciléa Em se tratando de tecnologia, usamos o termo “navegação” que é muito usado para comunicarmos nas páginas da Web (internet), onde nós seres humanos somos responsáveis por esse tipo de comunicação, e fazemos isso através da escrita, fala ou imagens, que se denomina hipertexto, que nos permite interagir com outros textos ao mesmo tempo. Essa interação é fantástica, pois, ao mesmo tempo em que lemos um determinado assunto, encontramos várias possibilidades de conhecer outros assuntos abrindo um leque de novidades. Com esse avanço tecnológico em sala de aula, a navegação com o hipertexto, fará os alunos terem contato com as mídias digitais abrindo meios mais fáceis e rápidos em tempo real de forma colaborativa na resolução de seus trabalhos e pesquisas escolares, contribuindo para uma aprendizagem interativa e duradoura.
Atividade 2.1 - Proinfo – 100 horas Tecnologias da Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs 1) Qual a impressão que a navegação do portal do professos deixou em cada grupo? Deixou uma boa impressão, pois os professores puderam encontrar e ler sobre assuntos do cotidiano escolar. 2) Que diferença de percepção resultaram? Diferença de figuras, formas, cores disposição textual, etc. 3) Alguém se perdeu na navegação ? Não 4) Navegar a deriva trouxe – lhes algum ganho? Quais foram? Certamente. Pois sempre temos a oportunidade de aprender ou conhecer alguma coisa nova, além de ficarmos atualizados, fazendo novas reflexões.
É ótimo navegar pela internet e descobrir através de vários sites, links diferentes. A navegação em hipertexto é uma oportunidade de pesquisar determinado site e a partir daí descobrir que dentro de uma pesquisa podemos obter outras informações, ou seja, através de um texto chegamos a outros textos, imagens, vídeos... O mais importante que observamos foi a precisão com que chegamos a determinados assuntos. Eleana , Sildes , Maria Isabel e Cidinha
Ao pesquisar pelo Google o conceito de "hipertexto" , aparecem vários links sobre o assunto. Alguns textos mais simples, outros complexos. O hipertexto vem auxiliar-nos na questão da aquisição e assimilação de conhecimento. Acessamos um ponto e consequentemente outros interligados também são acessados , é um mundo de descobertas e informações que facilita a navegação e acessando aqui e ali , podemos até fugir do assunto. Essa rede de estruturas não linear permite ao usuário interagir de maneira mais dinâmica com a informação.
Hipertexto é um texto em formato digital, cujo acesso se dá através de links que tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informações que são disponibilizados para o uso da sociedade, que o denomina conforme a sua compreensão, que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor.Hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multidimensional em que numa pagina trechos de textos que se intercalam com referencias a outras paginas. Que divide um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando sua organização e compreensão.O hipertexto tem como objetivo impulsionar o aluno à pesquisar e à produção textual.O hipertexto traz como vantagem construção do conhecimento compartilhado.Naveguei e encontrei a página Editando Hipertexto de inicio fique preocupada e logo feliz por ter conseguido realizar minha atividade, observei que se eu quiser poderei publicar minhas idéias criando um artigo e publicando no Editando Hipertexto. O termo Hipertexto foi criado pelo escritor filosofo Ted Nelson.Encontrei a pagina wikipédia: Esplanada esta pagina é um espaço de entrada para vários locais que servem para todo o gênero de conversas e perguntas. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. Portal comunitário -Esta página mostra o que está a acontecer atualmente na Wikipédia, modos de como pode interagir com outros Wikipedistas, e é um sítio para colocar ou saber notícias sobre tarefas e atividades atuais.a que fomos navegando encontrei algo diferente e interessante
O site portal do professor é muito vasto. A amplitude gera inúmeras oportunidades para pesquisa. Assim, cabe ao interessado, usufruir do grande e vasto campo de assuntos até postados para o uso. Preparar uma auka com bastaante artifícios tecnológicos, passa a ser mais fácil e acessível a todos. Neste site se encontra muitas tarefas, pesquisas, aulas práticas que podem ser usadas para enriquecer o processo de ensino.
Navegando a deriva sobre o que e hipertexto pude perceber algumas conotações sobre o assunto que são repetitivas.Mas também pude perceber que o hipertexto e muito usado em um texto que precisa ser feitas citações sobre algum autor,para mostrar links de qualquer assunto a ser pesquisado na internet,mostrando de maneira clara onde foi colhida cada fonte de pesquisa.Desta forma o que esta sendo falado pode ser confrontado com o que se pesquisou. Também cheguei a seguinte conclusão que toda pesquisa deve ser embasada por links,que Mostram a autenticidade do artigo que foi pesquisado,de modo que,o pesquisador possa comprovar o que esta escrito e de maneira clara dar a sua opinião não deixando nenhuma sombra de duvida ao que lhe foi pedido. O hipertexto e também uma forma de mostrar outras opiniões sobre determinado assunto para que sejam debatidos e levados a um seminário,onde professor e aluno possam chegar a conclusões muito mais realistas e mais apuradas. Hoje o hipertexto e muito usado ate em livros onde o autor cita algum link para que o leitor confronte o que esta escrito com determinada pesquisa ou ate uma realidade em que lhe e empregada a ficção ou historia do livro. A maneira em que o hipertexto e usado enriquece muito o testemunho do autor de determinada obra,seja ela verídica ou ilusória. Devendo o autor procurar confrontar sua opinião com a de seus leitores.A medida que buscamos conversar e debater sobre determinado assunto e muito bom termos opiniões diversas que mostrem concordância ou divergência daquele assunto em questão.
Ao navegar pelo Portal do Professor encontramos um ambiente virtual cheio de possibilidades. A sua utilização trará bons resultados no processo de ensino e aprendizagem se o professor compreender que ele é um suporte, um instrumento a mais em sua sala de aula. Luciana, Ivana e Jeanete
O Portal do Professor permitiu o contato com experiências de outros professores e isso é muito interessante. Um professor reconstituiu um banquete medieval. Fiquei imaginando como esse momento foi revivido. É nesses momentos que tentamos transpor a tela do computador e tentamos compreender todas as etapas do processo de trabalho de um professor. O Portal proporciona o conato e indagações. Foi muito bom!
O hipertexto auxilia-nos na questão da assimilação de conhecimentos. Cheguei a conclusão que se chega rápido e com precisão a qualquer assunto.A interação é excelente pois conhecemos vários sites, links... e adquirimos as informações necessárias.
Ativ _ 2.2 _ anaflavia_cleideraquel_rossana PROINFO – 100 horas – Tecnologias da educação ensinando e aprendendo com as Tics Atividade 2.2 A navegação fez com que acontecesse interação e aprofundamento do professor através de materiais úteis ao cotidiano escolar. A navegação resultou em diferentes figuras, formas, cores, disposição textual. As vezes nos perdemos na navegação e algumas vezes não soubemos voltar à página inicial. Sempre ganhamos informação na navegação na internet, ficamos atualizados, lemos e refletimos muito.
Ativ _ 2.1 _ anaflavia_cleideraquel_rossana PROINFO – 100 horas – Tecnologias da educação ensinando e aprendendo com as Tics Atividade 2.1 Na rede, internet, encontramos uma infinidade de possibilidades de leitura, vídeos e sons. Quando dispomos da internet diariamente para estudar, trabalhar, interagir e nos divertir. Conseguimos atravessar fronteiras e conhecer várias culturas e lugares, países e cidades sem sairmos do lugar onde estamos. Explicar hipertexto fica mais fácil quando nos remetemos a algo que conhecemos e usamos mais, como nos livros que lemos e que trazem as notas de rodapé que são utilizados para nos informar algo que está implícito no texto. No mundo digital quando acessamos uma página e encontramos nela palavras que nos levam à outras páginas que explicam melhor o termo. Com o hipertexto conseguimos organizar melhor nossos conhecimentos e sanar nossas dúvidas, pois ao mesmo tempo leio, pesquiso, compreendo mais rápido e com mais facilidade. Não podemos nos distrair para não perdermos e ter acesso a informações não pertinentes ao texto e assim perdermos o sentido da leitura. Trabalhar hipertexto em sala de aula ainda me parece impossível, mas espero conseguir informações para trabalhar utilizando-o para obter melhores resultados.
Ao navegarmos pela busca do significado do que é hipertexto concluímos que a existência de links facilita a compreensão, pois neles são contidas informações que nos ajudam a compreender o significado do mesmo. A leitura por hipertextos nos apresenta uma nova maneira de leitura e pesquisa. Quando navegamos pela internet nos deparamos com textos repletos de links que desperta nossa curiosidade e nos levam a outras páginas ou sites. Durante a navegação vários sites foram acessados, com isso tivemos a oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre hipertextos. Percebemos que através dos hipertextos a aprendizagem acontece de forma ocasional e por descoberta, pois ao tentar buscar uma informação os usuários de hipertextos participam ativamente de um processo de busca e de construção do conhecimento.
Essa navegação deixou uma boa impressão onde houve interação do professor com os materiais úteis ao cotidiano escolar.Percebemos diferença de formas figuras, textos, cores... Tivemos a chance de aprender muito com as navegações e ficamos mais atualizados e mais críticos. Nós fazemos este tipo de navegação através da escrita, fala e imagens, que nos faz comunicar com outros tipos de textos. Através das diversidades de leitura há uma diversidade de conhecimentos. Assim podemos acompanhar os avanços tecnológicos que aparecem cada vez mais, administrando nossas aulas para o mercado de trabalho. Resende Costa 2/11/2011 Ativ. 2.1 Cida Resende –Dirceu Geraldo -Lucilvania
É muito bom quando navegamos á deriva, pois temos acesso a vários sites e consequentemente a várias informações. Porém ao se fazer pesquisas é importante que se tenha em mente um tema a ser pesquisado, para que não se perca na navegação
Navegar pelo portal do professor é de grande valor pois há muitos assuntos bons para ser consultados que possa ajudar e levar para sala de aula. Navegando pode encontrar assuntos úteis para o nosso dia a dia. As redes se abrem e novos campos à experiência conduziram as novas formas de experiências. Navegar a deriva pode encontrar novidades que podem ser boas e más.
Foi muito bom navegar à deriva, pois nos proporcionou acesso a vários sites e nos foi apresentado um leque de novas informações e conhecimentos. Aprender coisas novas, conhecer novas ideias nos traz um embasamento necessário para discutir sobre diversos assuntos. Por estas páginas foi possível descobrir vídeos relacionados a vários temas e disciplinas que enriquecerão nossas aulas.
É maravilhoso quando navegamos á deriva, não há regras estabelecidas e sim, diversos sites que podemos acessar e que nos ajudam como ferramenta para nossos interesses. Navegar na net não é tão fácil quanto parece, pois se o navegante não tiver todos os dados de que precisa( conhecimento, habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar), a navegação poderá se tornar uma tragédia e os navegadores ficarão perdidos. A internet apresenta milhões de informações que o navegante precisa definir um caminho para não se perder e não cair em tempestades . Na nossa navegação trilhamos alguns caminhos diferentes todos com muitos obstáculos, ou seja, caminhos que não nos interessavam. É exatamente isso que acontece se não focarmos naquilo que queremos pesquisar, poderemos passar um dia navegando sem destino. Apareceram diferenças nos temas encontrados, alguns de grande valia para os pesquisadores , outros inúteis. Na internet há milhares de sites com os mais variados temas que podem garantir a boa pesquisa e interesses diversos para alcançar o que se deseja. Entendemos que navegar sem direção, à deriva, são as inquietudes que nos levam a buscar respostas e encontrar um caminho seguro. Léia,Flávia, Irnamara,Selnma
É maravilhoso quando navegamos á deriva, não há regras estabelecidas e
ResponderExcluirsim, diversos sites que podemos acessar e que nos ajudam como ferramenta
para nossos interesses. Navegar na net não é tão fácil quanto parece, pois
se o navegante não tiver todos os dados de que precisa( conhecimento,
habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer
pesquisar), a navegação poderá se tornar uma tragédia e os navegadores
ficarão perdidos. A internet apresenta milhões de informações que o
navegante precisa definir um caminho para não se perder e não cair em
tempestades . Na nossa navegação trilhamos alguns caminhos diferentes
todos com muitos obstáculos, ou seja, caminhos que não nos interessavam.
É exatamente isso que acontece se não focarmos naquilo que queremos
pesquisar, poderemos passar um dia navegando sem destino. Apareceram
diferenças nos temas encontrados, alguns de grande valia para os
pesquisadores , outros inúteis. Na internet há milhares de sites com os mais
variados temas que podem garantir a boa pesquisa e interesses diversos
para alcançar o que se deseja. Entendemos que navegar sem direção, à
deriva, são as inquietudes que nos levam a buscar respostas e encontrar
um caminho seguro.
São muitas as informações sendo de grande ajuda para o professor , mas é necessário que ele direcione o seu estudo, pois se assim não o fizer se perderá. Foi o que aconteceu conosco porque não tínhamos em mente um assunto em meta. Entrando nesse site, mesmo sem planejamento, ganhamos informações
ResponderExcluirpara futuras pesquisas.
Resende Costa, 19 de setembro de 2011, Léia, Imaculada e Elaine
Essa navegação deixou uma boa impressão onde houve interação do professor com os materiais úteis ao cotidiano escolar. Percebemos diferenças de formas , figuras, textos,cores... Tivemos a chance de aprender muito com as navegações e ficamos mais atualizados e mais críticos. Nós fazemos esse tipo de navegação através da escrita , fala e imagens, que nos faz comunicar com outros tipos de texto.Através das diversidades de leitura há uma diversidade de conhecimentos. Assim podemos acompanhar os avanços tecnológicos que aparecem cada vez mais,administrando nossas aulas para o mercado de trabalho.
ResponderExcluirIMPRESSÕES SOBRE HIPERTEXTO
ResponderExcluirÉ um termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens e sons. Na verdade é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.
Na educação, o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e a produção textual, facilitando a descoberta de alguma informação para que haja aprendizagem. É um processo de busca e construção do conhecimento.
E o que acontece em uma sala de aula quando se trabalha com hipertexto? Os alunos acabam aprendendo mais, através de diversas fontes nesse mundo digital. Traz também benefícios no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. E em contra partida, o professor é beneficiado com o conhecimento compartilhado, ou seja, é um recurso usado para organizar material de diferentes disciplinas que ajudam aqueles alunos que têm dificuldade de aprendizagem.
É mais uma oportunidade que o professor tem ou teria para auxiliar o educando no avanço do seu crescimento, pois o aluno torna-se ativamente participante em relação ao processo de conhecimento pelo fato de lhe ser facultativo elaborar livremente trajetos de seu interesse.
Com a chegada da era digital, mudou a nossa maneira de escrever e de ler. Fez com que a escrita ficasse menos individualista para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa, facilitando assim a construção social do conhecimento.
Em se tratando de tecnologia, usamos o termo “navegação” que é muito usado para comunicarmos nas páginas da Web (internet), onde nós seres humanos somos responsáveis por esse tipo de comunicação, e fazemos isso através da escrita, fala ou imagens, que se denomina hipertexto, que nos permite interagir com outros textos ao mesmo tempo. Essa interação é fantástica, pois, ao mesmo tempo em que lemos um determinado assunto, encontramos várias possibilidades de conhecer outros assuntos abrindo um leque de novidades.
ResponderExcluirCom esse avanço tecnológico em sala de aula, a navegação com o hipertexto, fará os alunos terem contato com as mídias digitais abrindo meios mais fáceis e rápidos em tempo real de forma colaborativa na resolução de seus trabalhos e pesquisas escolares, contribuindo para uma aprendizagem interativa e duradoura.
Ângela, Susana Valéria e Suzana Costa.
Navegar é sempre altamente prazeroso, pois a internet tem levado as pessoas a lerem mais e a usarem mais a escrita. Dessa forma, lidar com um produto textual em que se navega, lendo, nos fez analisar a rápida apropriação dos gêneros digitais que circulam na rede, possibilitando a criação de uma maneira diferente de lidar com a escrita e suas normas gráficas.
ResponderExcluirAo entrar em páginas da internet com o intuito de buscar alguma informação muito específica, certamente navegamos por muitos canais antes de chegar ao que desejamos.
Esse caminho é uma construção cheia de curvas, exige conhecimento de várias ordens e uma capacidade de relacionar e associar fatos, dados e que nenhuma leitura de livro vai requerer. Tudo isso é assim porque navegar na internet nos proporciona recorrer por estes caminhos com facilidade.
De certo modo, o que ocorre é que a compreensão se torna algo que se constrói ao navegar por vários produtos textuais propiciados por expectativas, interesses, necessidades e outros aspectos que envolvam conhecimentos sólidos.
Na realidade, trata-se de uma navegação contínua, pois sugere que as fronteiras entre ler e escrever se tornam mais significativas.
Assim, a “leitura” do hipertexto é caracterizada como uma viagem em busca de conhecimentos, com o objetivo de tornar mais compreensível a informação.
Há muito tempo usamos a ferramenta da internet para muitos fins. Não sinto dificuldade em manuseá-la e a acho um excelente meio de se realizar pesquisas nas mais demasiadas áreas, bem como um excelente meio de reencontra e conversar com pessoas.
ResponderExcluirEm relação a “Navegar livremente” isto requer do usuário um maior cuidado nas suas pesquisas, pois na hora em que estamos “navegando” pela internet sem um objetivo seguro, nos abre a curiosidade em “passear” por páginas que achamos interessante clicando em vários hiperlinks e com isso podemos ter alguns problemas, como: passar horas na internet e muitas vezes até perder o sono; perder o foco e acabar deixando de concluir o real objetivo da pesquisa. Pessoas passam horas na frente do PC, navegando de site em site, lendo e-mails constantemente e no final das contas, o aproveitamento é nulo.
Sendo assim, procuro sempre "navegar"com
intuito de aprender mais com os hipertextos mas, nunca perdendo o foco, pois senão a tarefa de pesquisa na internet, possivelmente não terá uma boa produtividade.
Cristina,Fernanda,Sandra Gomes
Suely Oliveira, Rogéria e Luciléa
ResponderExcluirEm se tratando de tecnologia, usamos o termo “navegação” que é muito usado para comunicarmos nas páginas da Web (internet), onde nós seres humanos somos responsáveis por esse tipo de comunicação, e fazemos isso através da escrita, fala ou imagens, que se denomina hipertexto, que nos permite interagir com outros textos ao mesmo tempo. Essa interação é fantástica, pois, ao mesmo tempo em que lemos um determinado assunto, encontramos várias possibilidades de conhecer outros assuntos abrindo um leque de novidades. Com esse avanço tecnológico em sala de aula, a navegação com o hipertexto, fará os alunos terem contato com as mídias digitais abrindo meios mais fáceis e rápidos em tempo real de forma colaborativa na resolução de seus trabalhos e pesquisas escolares, contribuindo para uma aprendizagem interativa e duradoura.
Atividade 2.1 - Proinfo – 100 horas
ResponderExcluirTecnologias da Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs
1) Qual a impressão que a navegação do portal do professos deixou em cada grupo?
Deixou uma boa impressão, pois os professores puderam encontrar e ler sobre assuntos do cotidiano escolar.
2) Que diferença de percepção resultaram?
Diferença de figuras, formas, cores disposição textual, etc.
3) Alguém se perdeu na navegação ?
Não
4) Navegar a deriva trouxe – lhes algum ganho? Quais foram?
Certamente. Pois sempre temos a oportunidade de aprender ou conhecer alguma coisa nova, além de ficarmos atualizados, fazendo novas reflexões.
É ótimo navegar pela internet e descobrir através de vários sites, links diferentes. A navegação em hipertexto é uma oportunidade de pesquisar determinado site e a partir daí descobrir que dentro de uma pesquisa podemos obter outras informações, ou seja, através de um texto chegamos a outros textos, imagens, vídeos...
ResponderExcluirO mais importante que observamos foi a precisão com que chegamos a determinados assuntos.
Eleana , Sildes , Maria Isabel e Cidinha
Ao pesquisar pelo Google o conceito de "hipertexto" , aparecem vários links sobre o assunto. Alguns textos mais simples, outros complexos. O hipertexto vem auxiliar-nos na questão da aquisição e assimilação de conhecimento. Acessamos um ponto e consequentemente outros interligados também são acessados , é um mundo de descobertas e informações que facilita a navegação e acessando aqui e ali , podemos até fugir do assunto. Essa rede de estruturas não linear permite ao usuário interagir de maneira mais dinâmica com a informação.
ResponderExcluirLuciana e Solange Santos
Hipertexto é um texto em formato digital, cujo acesso se dá através de links que
ResponderExcluirtem a função de interconectar os diversos conjuntos de informações que são
disponibilizados para o uso da sociedade, que o denomina conforme a sua
compreensão, que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de
seu autor.Hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se
baseia. Ele é uma espécie de texto multidimensional em que numa pagina
trechos de textos que se intercalam com referencias a outras paginas. Que divide
um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando sua
organização e compreensão.O hipertexto tem como objetivo impulsionar o
aluno à pesquisar e à produção textual.O hipertexto traz como vantagem
construção do conhecimento compartilhado.Naveguei e encontrei a página
Editando Hipertexto de inicio fique preocupada e logo feliz por ter conseguido
realizar minha atividade, observei que se eu quiser poderei publicar minhas
idéias criando um artigo e publicando no Editando Hipertexto. O termo Hipertexto foi criado pelo escritor filosofo Ted Nelson.Encontrei a pagina wikipédia: Esplanada esta pagina é um espaço de entrada
para vários locais que servem para todo o gênero de conversas e perguntas. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. Portal comunitário -Esta página mostra o que está a acontecer atualmente na Wikipédia, modos de como pode interagir com outros Wikipedistas, e é um sítio para colocar ou saber notícias sobre tarefas e atividades atuais.a que fomos navegando encontrei algo diferente
e interessante
O site portal do professor é muito vasto. A amplitude gera inúmeras oportunidades para pesquisa. Assim, cabe ao interessado, usufruir do grande e vasto campo de assuntos até postados para o uso. Preparar uma auka com bastaante artifícios tecnológicos, passa a ser mais fácil e acessível a todos. Neste site se encontra muitas tarefas, pesquisas, aulas práticas que podem ser usadas para enriquecer o processo de ensino.
ResponderExcluirNavegando a deriva sobre o que e hipertexto pude perceber algumas conotações sobre o assunto que são repetitivas.Mas também pude perceber que o hipertexto e muito usado em um texto que precisa ser feitas citações sobre algum autor,para mostrar links de qualquer assunto a ser pesquisado na internet,mostrando de maneira clara onde foi colhida cada fonte de pesquisa.Desta forma o que esta sendo falado pode ser confrontado com o que se pesquisou.
ResponderExcluirTambém cheguei a seguinte conclusão que toda pesquisa deve ser embasada por links,que
Mostram a autenticidade do artigo que foi pesquisado,de modo que,o pesquisador possa comprovar o que esta escrito e de maneira clara dar a sua opinião não deixando nenhuma sombra de duvida ao que lhe foi pedido.
O hipertexto e também uma forma de mostrar outras opiniões sobre determinado assunto para que sejam debatidos e levados a um seminário,onde professor e aluno possam chegar a conclusões muito mais realistas e mais apuradas.
Hoje o hipertexto e muito usado ate em livros onde o autor cita algum link para que o leitor confronte o que esta escrito com determinada pesquisa ou ate uma realidade em que lhe e empregada a ficção ou historia do livro.
A maneira em que o hipertexto e usado enriquece muito o testemunho do autor de determinada obra,seja ela verídica ou ilusória.
Devendo o autor procurar confrontar sua opinião com a de seus leitores.A medida que buscamos conversar e debater sobre determinado assunto e muito bom termos opiniões diversas que mostrem concordância ou divergência daquele assunto em questão.
Ao navegar pelo Portal do Professor encontramos um ambiente virtual cheio de possibilidades. A sua utilização trará bons resultados no processo de ensino e aprendizagem se o professor compreender que ele é um suporte, um instrumento a mais em sua sala de aula.
ResponderExcluirLuciana, Ivana e Jeanete
O Portal do Professor permitiu o contato com experiências de outros professores e isso é muito interessante. Um professor reconstituiu um banquete medieval. Fiquei imaginando como esse momento foi revivido. É nesses momentos que tentamos transpor a tela do computador e tentamos compreender todas as etapas do processo de trabalho de um professor. O Portal proporciona o conato e indagações. Foi muito bom!
ResponderExcluirO hipertexto auxilia-nos na questão da assimilação de conhecimentos. Cheguei a conclusão que se chega rápido e com precisão a qualquer assunto.A interação é excelente pois conhecemos vários sites, links... e adquirimos as informações necessárias.
ResponderExcluirVanda Resende
Ativ _ 2.2 _ anaflavia_cleideraquel_rossana
ResponderExcluirPROINFO – 100 horas – Tecnologias da educação ensinando e aprendendo com as Tics
Atividade 2.2
A navegação fez com que acontecesse interação e aprofundamento do professor através de
materiais úteis ao cotidiano escolar.
A navegação resultou em diferentes figuras, formas, cores, disposição textual.
As vezes nos perdemos na navegação e algumas vezes não soubemos voltar à página inicial.
Sempre ganhamos informação na navegação na internet, ficamos atualizados, lemos e
refletimos muito.
Ativ _ 2.1 _ anaflavia_cleideraquel_rossana
ResponderExcluirPROINFO – 100 horas – Tecnologias da educação ensinando e aprendendo com as Tics
Atividade 2.1
Na rede, internet, encontramos uma infinidade de possibilidades de leitura, vídeos e sons.
Quando dispomos da internet diariamente para estudar, trabalhar, interagir e nos divertir.
Conseguimos atravessar fronteiras e conhecer várias culturas e lugares, países e cidades sem
sairmos do lugar onde estamos.
Explicar hipertexto fica mais fácil quando nos remetemos a algo que conhecemos e usamos mais,
como nos livros que lemos e que trazem as notas de rodapé que são utilizados para nos informar
algo que está implícito no texto. No mundo digital quando acessamos uma página e encontramos
nela palavras que nos levam à outras páginas que explicam melhor o termo.
Com o hipertexto conseguimos organizar melhor nossos conhecimentos e sanar nossas
dúvidas, pois ao mesmo tempo leio, pesquiso, compreendo mais rápido e com mais facilidade. Não
podemos nos distrair para não perdermos e ter acesso a informações não pertinentes ao texto e
assim perdermos o sentido da leitura.
Trabalhar hipertexto em sala de aula ainda me parece impossível, mas espero conseguir
informações para trabalhar utilizando-o para obter melhores resultados.
Ao navegarmos pela busca do significado do que é hipertexto concluímos que a existência de links facilita a compreensão, pois neles são contidas informações que nos ajudam a compreender o significado do mesmo.
ResponderExcluirA leitura por hipertextos nos apresenta uma nova maneira de leitura e pesquisa. Quando navegamos pela internet nos deparamos com textos repletos de links que desperta nossa curiosidade e nos levam a outras páginas ou sites.
Durante a navegação vários sites foram acessados, com isso tivemos a oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre hipertextos.
Percebemos que através dos hipertextos a aprendizagem acontece de forma ocasional e por descoberta, pois ao tentar buscar uma informação os usuários de hipertextos participam ativamente de um processo de busca e de construção do conhecimento.
Essa navegação deixou uma boa impressão onde houve interação do professor com os materiais úteis ao cotidiano escolar.Percebemos diferença de formas figuras, textos, cores...
ResponderExcluirTivemos a chance de aprender muito com as navegações e ficamos mais atualizados e mais críticos. Nós fazemos este tipo de navegação através da escrita, fala e imagens, que nos faz comunicar com outros tipos de textos. Através das diversidades de leitura há uma diversidade de conhecimentos. Assim podemos acompanhar os avanços tecnológicos que aparecem cada vez mais, administrando nossas aulas para o mercado de trabalho.
Resende Costa 2/11/2011
Ativ. 2.1 Cida Resende –Dirceu Geraldo -Lucilvania
É muito bom quando navegamos á deriva, pois temos acesso a vários sites e consequentemente a várias informações. Porém ao se fazer pesquisas é importante que se tenha em mente um tema a ser pesquisado, para que não se perca na navegação
ResponderExcluirNavegar pelo portal do professor é de grande valor pois há muitos assuntos bons para ser consultados que possa ajudar e levar para sala de aula. Navegando pode encontrar assuntos úteis para o nosso dia a dia. As redes se abrem e novos campos à experiência conduziram as novas formas de experiências. Navegar a deriva pode encontrar novidades que podem ser boas e más.
ResponderExcluirFoi muito bom navegar à deriva, pois nos proporcionou acesso a vários sites e nos foi apresentado um leque de novas informações e conhecimentos.
ResponderExcluirAprender coisas novas, conhecer novas ideias nos traz um embasamento necessário para discutir sobre diversos assuntos.
Por estas páginas foi possível descobrir vídeos relacionados a vários temas e disciplinas que enriquecerão nossas aulas.
É maravilhoso quando navegamos á deriva, não há regras estabelecidas e
ResponderExcluirsim, diversos sites que podemos acessar e que nos ajudam como ferramenta
para nossos interesses. Navegar na net não é tão fácil quanto parece, pois
se o navegante não tiver todos os dados de que precisa( conhecimento,
habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer
pesquisar), a navegação poderá se tornar uma tragédia e os navegadores
ficarão perdidos. A internet apresenta milhões de informações que o
navegante precisa definir um caminho para não se perder e não cair em
tempestades . Na nossa navegação trilhamos alguns caminhos diferentes
todos com muitos obstáculos, ou seja, caminhos que não nos interessavam.
É exatamente isso que acontece se não focarmos naquilo que queremos
pesquisar, poderemos passar um dia navegando sem destino. Apareceram
diferenças nos temas encontrados, alguns de grande valia para os
pesquisadores , outros inúteis. Na internet há milhares de sites com os mais
variados temas que podem garantir a boa pesquisa e interesses diversos
para alcançar o que se deseja. Entendemos que navegar sem direção, à
deriva, são as inquietudes que nos levam a buscar respostas e encontrar
um caminho seguro.
Léia,Flávia, Irnamara,Selnma