segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Atividade 3.1

Atividade 3.1: Contextualizando a mudança

 Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos, reflita sobre as questões apresentadas a seguir e explicite seu ponto de vista produzindo um pequeno texto (ou tópicos) a ser compartilhado no Fórum.
Ponto de reflexão: - Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

26 comentários:

  1. O DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO
    Para iniciar um diálogo entre educador e educandos, é primordial o carinho, o respeito e o tempero atenção e dedicação. Aprendemos com nossos alunos dando-lhes oportunidade de manifestar suas emoções, seus desejos, seus pensamentos, suas falas, trocando assim nossas experiências, nosso saber. Como disse Guimarães Rosa: "professor é quem, de repente, aprende".
    O professor, além de ser um agente cultural é também um contínuo aprendiz.

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  2. Atividade 3.1
    O compromisso com a educação é imprescindível, fazendo-se necessário que o
    professor se torne um pesquisador em sua prática pedagógica, questionando o seu saber
    e buscando respostas através de pesquisas realizadas no cotidiano de suas atividades .
    Tendo claro que à medida que adquire novos conhecimentos terá condições de propiciar
    uma melhor formação, que consequentemente, responderá às necessidades de
    aprendizagem de seus alunos. Deve trabalhar no coletivo, interagindo com os alunos
    no sentido de um melhor ensino, de uma melhor formação, em que não existam
    transferências de conhecimentos, mas sim, troca de conhecimentos, de saberes e atitudes
    entre professor e aluno, construídos no processo educativo.Se professor e alunos
    tiverem em sala de aula acesso à tecnologia,a interação se dará de maneira mais
    prazerosa, com um diálogo mais aberto, onde professor e alunos estarão aprendendo
    juntos ,obtendo assim uma aprendizagem mais efetiva e afetiva.
    Léia, Flávia, Irnamara e Selma

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  3. Atividade 3.1
    Reflexão individual – Prática dialógica

    Temos uma grande dificuldade em realizar uma prática dialógica em sala de aula, seja por falta de tempo ou mesmo por uma questão de não sabermos ouvir nossos alunos. Na maioria das vezes, nós queremos ser os donos da fala e aos alunos cabe a escuta, estabelecemos uma relação anti-dialógica.
    Devemos rever nossa postura, ter uma atitude mais humilde e estabelecer uma relação horizontal com nossos alunos. O diálogo é essencial a uma prática pedagógica humanizadora (Paulo Freire).
    Através do diálogo, podemos tornar nossos alunos em pessoas críticas e conscientes de suas possibilidades enquanto ser ativo do seu próprio destino.Com a oportunidade da expressão oral e escrita, podemos trabalhar a autonomia deles.
    Quando desenvolvemos uma prática que não leve em consideração a voz e as ideias dos alunos, não damos valor aos conhecimentos que eles trazem para a escola. E nós, enquanto educadores, devemos saber ouvir e participar na elaboração do conhecimento dos nossos alunos.
    Assim sendo, o papel do professor é desafiador e implica disponibilidade para a escuta. O professor deve desenvolver em seus alunos, uma capacidade crítica, a curiosidade para perguntar e torná-los seres pensantes e comunicantes. Dessa forma, professor e aluno ensinam e aprendem simultaneamente e constroem uma relação de respeito mútuo.

    Anatéria

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  4. Segundo Pedro Demo, estamos encalhados no processo do ler, escrever e contar, enquanto nossas crianças estão trocando informações entre si e interagindo com o mundo, através da internet. Assim, nós professores devemos desenvolver atividades através de projetos significativos onde os alunos sintam-se motivados a participar, discutir, debater, pesquisar e interagir com os colegas e outras pessoas usando a tecnologia, que hoje em dia é um recurso que desperta o interesse de todos. Para que haja mudanças no ambiente escolar com dialogo, respeito, cumplicidade, aprendizagem se faz necessário que a escola e família caminhem juntas.
    Resende Costa, 24 de outubro de 2011, Léia, Elaine e Imaculada

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  5. Rogéria,Suely e Luciléa
    Atualmente, educar implica na interação do diálogo entre educador e educando. Assim faz-se necessário algo que norteie essa educação: o conhecimento. Segundo Freire, “o conhecimento deve-se constituir numa ferramenta essencial para entrevir no mundo”. Nós, enquanto educadores, devemos ter verdadeiro prazer em aprender e ensinar com os nossos alunos. Essa técnica não acontece em sala de aula, mais em outros ambientes. Devemos dar oportunidades aos nossos alunos de contextualizar as suas idéias e as suas dúvidas, buscando assim uma alfabetização conjunta e alfabetizada e politizada. Cabe a nós educadores, em parceria com os nossos alunos, promover o dialogo com a tecnologia, a inclusão digital, tendo como resultado o enriquecimento da experiência, da produção e da atuação entre docente e discente.

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  6. Estudar, ensinar e compreender História nas últimas décadas representou um grande desafio: aqueles profissionais que se valiam de questionários enormes que deveriam ser decorados “do começo ao fim” pelos alunos. Essa prática deixou – ainda bem – de ser utilizada na maioria das salas de aula. Hoje, a maior parte dos professores tem consciência de que o estudo do conteúdo deve fazer parte de uma reflexão. A base teórica por mim desenvolvida só se desenrola com os questionamentos advindos com as dúvidas dos alunos. Alguns livros didáticos baseiam-se na metodologia da investigação, o que permite a produção de conceitos pelos próprios alunos.
    Parte da pontuação dos bimestres escolares é destinada a trabalhos escolares. E eu aproveito esse espaço para que os alunos utilizem estratégias diferentes a cada bimestre. Este ano optei por seguir sugestões do próprio livro didático adotado na escola (Projeto Araribá, Editora Moderna). Eis alguns exemplos:
    6º ano:
    Tema: “Escrever a história da minha família”
    Tema: “Elaborar um mapa histórico”
    Tema: “Dramatizar um mito grego”
    Tema: “Construir um quadro cronológico”
    7º ano
    Tema: Produzir um mosaico
    Tema: Produzir um painel
    Tema: Apresentação de trabalhos
    Tema: Produzir uma maquete
    8º ano
    Tema: Criar um folheto turístico
    Tema: Elaborar um jornal da revolução
    Tema: Apresentação de trabalhos
    Tema: Elaborar uma entrevista
    9º ano
    Tema: Escrever um cordel
    Tema: Redigir um manifesto
    Tema: Elaborar uma monografia sobre a Guerra Fria
    Tema: Montar um painel
    Ensino Médio
    Alternam-se atividades orais, produções de texto e questões de vestibulares (objetivas e discursivas)
    Em todas as atividades, as tecnologias estão presentes: desde o meu planejamento, no desenvolvimento das atividades – na escola ou na casa dos alunos – até às considerações finais no processo de avaliação.
    Ana Paula

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  7. Estratégias para desenvolver melhorias na prática com diálogo
    Não há como não falar em diálogo quando o assunto é Educação. É um pressuposto altamente necessário às práticas educacionais/cognitivas desenvolvidas em qualquer lugar do mundo. Afinal de contas, é através do diálogo que as pessoas se solidarizam mais, contribuindo para uma sociedade mais fraterna.
    É cabível pararmos para refletir sobre a interação diálogo aluno/professor desenvolvida e praticada em nossas aulas. Sinceramente é uma prática que acredito desenvolver em sala de aula, bem como a maioria dos profissionais que conheço. É uma concepção pedagógica que já trazemos arraigadas desde a Universidade, que por acreditar que o diálogo é inerente ao processo de aprendizagem, acaba por contribuir para o fortalecimento das Democracias.
    Será possível enfatizar ainda mais o diálogo em nossas aulas? Sempre é possível melhorar e aprimorar tudo na vida! Não tenho dúvida disto! Com a prática constante do diálogo, estaremos, antes de qualquer coisa, contribuindo na formação de cidadãos com consciência de valores, como respeito ao próximo e ao professor – profissional que está cada vez mais desvalorizado pelos estudantes. E não é só isto: estaremos formando membros de uma sociedade cada vez mais coesa e dinâmica. E como não poderíamos deixar de mencionar, com diálogo estamos trocando ideias, aprimorando e produzindo conhecimento.
    Visto isto, devemos realçar ainda mais o diálogo em nosso ofício. Saber ouvir o que os nossos alunos tem a dizer, a reclamar, a sugerir, a ensinar...Talvez assim, uma aula que não esteja alcançando o objetivo esperado, possa obter um resultado positivo. Quem sabe os recursos tecnológicos, tão manuseados pelos jovens de hoje em dia, não possam ajudar neste propósito? As redes sociais (facebook, Orkut, twitter) podem ser uma opção. Podemos incrementar nosso plano de aula, discutir/dialogar com nossos alunos e com nossos colegas. Então, vamos para a prática...

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  8. Atividade -3-1- PROINFO-100 horas-Tecnologias da Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC

    Hoje, nós professores temos, não somente, que lidar com o conhecimento elaborado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social.
    Com as mudanças ocorridas com o passar dos tempos, todos devem estar preparados para enfrentá- las e principalmente, ter a coragem de incluir novos conhecimentos aos que já que se tem. Pois todas as crianças que vão para a escola, são de diferentes grupos sociais e etnias. Cabe a nós conhecermos melhor este universo para melhor atuar nele.
    Para isso devemos recorrer aos recursos tecnológicos (livros digitais, CDs, DVDs, jogos educativos online dos diversos componentes curriculares etc.) para em sala de aula adaptar as novas do ensino, com estratégias como diálogo para conquistar, convencer, motivar a usar mídias, não só para lazer, mas essencialmente na facilitação da aprendizagem. Já sabendo do uso do computador e internet que têm uma grande influência para despertar o interesse, em virtude da infinidade de informação dispostas por meio de links onde o aluno pode navegar espontaneamente ou a partir da direção que o Regente indica. Além da participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas, tem o reforço escolar para os que estão com maior déficit de aprendizagem.
    A escola está em todos os recantos com seus professores criando oportunidades, buscando uma prática com diálogos e discussões coletivas, visando garantir um ensino qualificável para seus alunos.
    Ângela Ribeiro, Susana Valéria e Suzana Costa.

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  9. Ativ.3.1_suelyresende

    Sim, as estratégias que desenvolvo são sempre baseadas nas dificuldades apresentadas pelos alunos dando-lhes oportunidade de expressar seus desejos, idéias, conhecimentos e dificuldades. Citando como exemplo as crianças do 3º ano que apresentam déficit de aprendizagem, ou que estão em fase de alfabetização.Monto projetos de acordo com o objetivo de sanar as dificuldades e curiosidades dos alunos .



    As estratégias utilizadas:
    . Atividades diagnóstica,
    . Roda de conversa;
    . Atividades motivacionais :pesquisas,trabalho em grupo,debates,vídeos ...
    . Atividades interativas, auditivas, e visuais;
    . Atividades práticas

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  10. Na sala de aula não ocorrem reproduções de conhecimento, ocorrem elaborações pessoais de significados a partir de interações intensas, por meio da fala individual e do diálogo com outros sujeitos: os colegas, o professor ou outros interlocutores. É importante, entretanto, que os diálogos produzidos em sala de aula ocorram em torno de situações e problemas (perguntas) significativos para os participantes e quanto mais as falas e os diálogos envolverem os alunos, pela manifestação de idéias e pontos de vista, mais significativas serão as aprendizagens.Dessa forma não podemos ser profissionais que se situam à margem do avanço tecnológico. Para isso podemos tirar proveito dos espaços cridos pelas mídias para formar e nos formarmos discutindo sobre o processo de transição que vivenciamos na educação, refletindo e dialogando sobre como podemos ter e sermos cada vez mais conscientes e educadores cada vez mais participantes e capazes de aproveitar ao Maximo as novas tecnologias. Para tal, nos educadores temos que estar aberto às mudanças e a diversificação das formas de dar aula, de realizar exercícios e de avaliar.

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  11. Quais são as estratégias que utilizamos e/ou consideramos que podem ser úteis para estabelecermos um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?

    Em nossa prática utilizamos conteúdos inovadores, incentivamos a leitura e a criatividade como estratégias para levarmos informações aos alunos sobre o que é bom, planejando o que condiz com a realidade da sala de aula, questionando o que sabem e o que não sabem, debatendo assuntos interessantes e permitindo a expressão de suas opiniões, desafiando-os a aprender favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.
    No nosso dia a dia utilizamos algumas estratégias tais como:
    - trabalho com músicas;
    - jogos;
    - histórias contadas;
    - aulas expositivas;
    - pesquisas;
    - sempre usando o lúdico para tornar as aulas prazerosas.
    Cristina,Fernanda,Sandra Gomes

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  12. Atualmente a tecnologia já é um a realidade nas escolas, e além de trabalhar com as ferramentas básicas,temos que usar os equipamentos modernos.
    Em muitas escolas, os computadores ficamdurante boa parte confinados a salas que só se abrem para aulas de informática, sem se incorporar ao projeto padagógico. Por isso devemos recorrer aos recursos pedagógicos(CDs, DVDs ,jogos educativos...) para dar um sentido ao uso da tecnologia.
    É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico com jogos virtuais.
    A turma tem interesse maior pelos computadores quando ganham a oportunidade de digitar seus trabalhos e fazer pesquisas.
    Aos poucos, os computadores se incorporam ao dia- a- dia das escolas, permitindo os professores a repensar suas práticas, estimulando a busca de novos conhecimentos.
    Resende Costa 25/10/2011
    Ativ. 3.1 Cida Resende –Dirceu Geraldo -Lucilvania

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  13. Com o passar dos anos, todos temos que nos adequar em todos os sentidos. Na educação temos que desenvolver e orientar as aptidões do educando de acordo com as idéias da sociedade em que se vive, respeitando seus direitos, deveres e suas limitações. A escola procura sempre buscar alternativas diversas para o aluno,seja criando oportunidades de agir e expressar seus desejos, conhecimentos, idéias, curiosidades, ou até mesmo as dificuldades através de musicalização, conversas informais, lúdico, percepções visuais e auditivas, atividades práticas, entre outras, interagindo-o sempre com o mundo que o cerca.

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  14. O diálogo é instrumento importante que utilizamos com os alunos através de várias estratégias como:
    - Atividades dinâmicas
    - Rodinhas de conversas
    - Comentários sobre filmes assistidos
    - Histórias contadas
    Usamos os recursos para a realização das atividades citadas, através de vídeos, busca de sites diversificados, jogos...
    O professor deve ser o mediador trazendo para a escola o uso da tecnologia de qualidade favorecendo a aprendizagem do seu aluno, tornando-o capaz de viver em um mundo mais competitivo que cada vez exige mais deste aluno a interagir com um mundo mais globalizado.

    Cidinha, Eleana, Maria Isabel, Sildes e Vanda

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  15. Além de ensinar estamos sempre aprendendo algo com nossos alunos,por isso é importante que haja respeito, diálogo e oportunidade para que eles possam manifestar seus pensamentos.Devemos saber ouvir e sempre valorizar os conhecimentos de nossos alunos.

    Eunice e Ozita

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  16. Atividade Proinfo – 3.1


    Trabalhando em uma escola na zona rural, deparo com realidades diferentes da minha. Problemas como clima, falta de opções de lazer e divergências de linguagem fazem parte dessa realidades deles. São alunos, em sua maioria, mais passivos, mas não por isso menos participativos. Algumas dúvidas e idéias sempre aparecem e, mesmo que não estejam diretamente relacionadas à matéria em questão, podem ser aproveitadas como fonte de conhecimento. É uma troca prazerosa. Aprende-se muito convivendo com pessoas do campo.
    Outra curiosidade bem latente é a necessidade que eles têm de relatar os fatos acontecidos com eles, a partir de uma mera explanação em sala. Os alunos mais “faladores” gostam de fazer associações, e essa é uma grande oportunidade de avaliar a criatividade e a desenvoltura do aluno.
    Em nossa era tecnológica, e trabalhando com adolescentes que não têm contato direto com muitas das tecnologias, empregamos as que a escola oferece e tentamos colocá-los a par das descobertas, mas por enquanto, uso de tecnologia individual e que possa ser aproveitada em ambiente escolar ainda se mostra distante do nosso trabalho.

    Resende Costa, 5 de novembro de 2011. Nelma e Virgínia.

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  17. Em nossa prática utilizamos conteúdos inovadores, levando informações aos alunos , planejando de acordo com a realidade da sala de aula,questionando aos alunos o que sabem e o que não sabem, deixando que eles dem suas opiniões, assim favorecendo o processo de ensino aprendizagem.No nosso trabalho dia a dia utlizamos trabalhos com músicas,histórias, dramatizações,pesquisas, aulas expositivas,fazendo com que as aulas tornem mais prazerosas e todos os alunos participam dando sugestões.

    Regina Resende,05 de novembro de 2011

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  18. ATIVIDADE 3.1 –PROINFO - 100 HORAS
    TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC


    No mundo atual, os professores tem um grande desafio: lidar com o conhecimento elaborado, com a complexidade social e também com a tecnologia. Com o passar dos tempos ocorrem mudanças e por isso devemos nos preparar para enfrentá-las e, principalmente, ter coragem de incluir novos conhecimentos a nossa prática. As crianças e jovens de hoje, que vão para a escola, são de grupos sociais diferentes. Temos que conhecer melhor esse universo para atuarmos com sucesso.
    Para isso devemos recorrer aos recursos tecnológicos (livros digitais, CDs, DVDs, jogos educativos on line dos diversos componentes curriculares etc.) levar para a sala de aula e adaptar às novas práticas de ensino: dialogar, motivar a usar mídias não só para lazer, mas para facilitar a aprendizagem. O computador e a internet despertam interesse, isso facilita a informação através de links onde o aluno pode navegar espontaneamente ou a partir da direção indicada pelo regente.
    O aluno participa ativamente das aulas e reforça aqueles que estão com maior déficit de aprendizagem.

    Ana Flávia, Cleide e Rossana

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  19. Segundo Pedro Demo, estamos encalhados no processo do ler, escrever e contar, enquanto nossas crianças estão trocando informações entre si e interagindo com o mundo, através da internet.
    Nós educadores, responsáveis pela formação de cidadãos críticos, aptos para enfrentar o “mundo”, precisamos valorizar a linguagem dos nossos alunos, nos utilizando de ferramentas comuns no seu dia a dia, como é o caso da internet e do celular entre outras, para que tenhamos o que pode ser chamado de uma aprendizagem significativa.
    Para estabelecer um ambiente de livre expressão, que favoreça o diálogo, precisamos despertar, através de projetos, o interesse do aluno para que sinta prazer em participar, discutir, debater, pesquisar, interagir com os colegas e com outras pessoas utilizando blogs, fóruns, e-mails...
    Para que essas mudanças aconteçam, torna-se necessário que o professor tome consciência de que “Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal” (Pedro Demo).

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  20. Na minha prática pedagógica priorizo muito o conhecimento prévio do aluno. O conhecimento prévio do aluno é relevante para que haja diálogo, instigar o aluno é fundamental para que haja interesse pelo conteúdo a ser estudado. Há alguns anos atrás o conhecimento prévio vinha das histórias contadas pelos mais velhos, depois através das notícias de meios de comunicação como rádio, jornais e televisão. Atualmente, com o avanço das tics, esse conhecimento está mais intenso e isso faz com que o diálogo na prática pedagógica seja mais frequente.
    É importante lembrar que qualquer estratégia é válida para fazer acontecer o diálogo nas aulas e o ideal seria que todos os alunos tivessem acesso às mesmas oportunidades de informação, para que o trabalho da sala fosse mais homogêneo e completo.

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  21. A educação atual está muito diferente do que era antes, com os novos recursos tecnológicos os professores podem ousar em seus planejamentos. A tecnologia precisa entrar em nossas escolas tanto para prender mais a atenção dos alunos, como também dar oportunidades para muitos terem o conhecimento de novo aprendizado.

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  22. É muito importante que haja diálogo entre todos os seres humanos e essa importância é maior ainda quando estamos falando de alunos e professores.Nesse caso, o diálogo é primordial para que haja respeito, compreensão, troca e a aprendizagem ocorra em um ambiente agradável.
    Em nossa prática cotidiana, buscamos sempre inovar para que o aluno sinta prazer em participar, pesquisar e ir além do que lhe foi proposto. Haja vista que, é relevante valorizar o conhecimento que o aluno tem e mostrar a ele que não somos donos do saber. A cada dia estamos aprendendo junto com eles e construindo uma relação de respeito e porque não dizer de amor.
    "Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar."

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  23. Nós, professores, lidamos diariamente não só com o conhecimento pronto, mas, também, com toda sua complexidade.
    Em nossa prática devemos utilizar conteúdos inovadores, que incentivem a criatividade do aluno, permitindo o debate e a expressão de suas opiniões, sempre desafiando-os.
    Como a tecnologia é uma realidade, temos que aproveitá-la na escola, incorporando-a a nossos projetos pedagógicos, buscando alternativas para que nossos alunos possam utilizá-la da melhor maneira.
    (Miridan Leila, Cida Machado, Rosimeyre, Paulo, Irléia)

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  24. Neneca
    Hoje não temos alunos parados que na dúvida de alguma coisa,só o que o professor falou é o certo.Eles questionam,mostram suas opiniões e com isto,nos ajuda a incrementar cada vez mais nossas aulas não deixando apenas o que está no livro didático e sim,procurando,pesquisando,aprofundando o assunto tazendo-o para o nosso dia a dia,respeitando assim a aprendizagem de fato.E nós não só ensinamos como aprendemos com nossos alunos.

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  25. A tecnologia nos auxilia positivamente em nossos estudos. A internet fornece através de sites e links informações necessárias para o desenvolvimento de qualquer assunto em questão. Sendo necessário orientação e motivação provocadas pelo professor.

    Assim o aluno passará a se sentir à vontade, olhado nos olhos, chamado pelo nome, ouvido atenciosamente e orientado pelo professor. Isto faz com que a relação entre ambos seja de respeito e crescimento.
    Consequentemente a aprendizagem se processará com sucesso.

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